E agora já podes dizer quem fez a repro? Acho que ias ajudar muito a gente a evitar de lá ir...
Ele ainda está a pensar, para responder á questão que lhe fiz.
Serei eu o unico a achar que o quimico é o Americo? É que coincidencias do caraças, tanto um como o outro não são mto a favor de repros, e ambos mandam postas de pescada como se percebecem muito do assunto e na verdade não são capazes de arranjar justificações crediveis para o que dizem... Fernando Pessoa mode: ON.
Não sou o unico que comenta repros no mundo real toda a gente foge de comprar carros reporgramdos, não é?
Chegou de marte hoje? As justificações ja foram dadas, os resultados tambem estão em todos os foruns, motores destruidos, e aquele que dizem que nao , alguns apanhados a mentir.
Mas fora o off-topic, criado por si, as peguntas por aqui nunca sao respondidas, ahaha.....pois é!
mas "hoffmann" , numa coisa eu estou de acordo contigo !
é preciso sempre uma pequena margem de tolerância !
como dizem dizem os velhotes para apertar bem um parafuso, " para ficar bem apertado, é só até um bocadinho antes de partir !
e a experiencia faz o resto !
Isso é na tua terra, por aqui usa-se a chave dinamométrica.
Última edição por O quimico; 08-12-2012 às 23:38.
Agradeço a todos os que tentaram ajudar.
Acontece que o motor foi visto por fotografia que deu a entender que os pistões estavam todos derretidos, mas afinal foi tudo mal entendido. Acontece que o turbo anterior estava a dar passagem de óleo e fez com que o motor ficasse com bastante sujidade, e a foto dava a entender que os pistões estavam todos derretidos.
O motor em causa tem apenas o 2º pistão derretido, e aparentemente foi causado por mau funcionamento do respectivo injector. Isto pode ter sido "agravado" pela última reprogramação que foi feita. De qualquer forma, há-que ter cuidado com a casa que escolhemos para reprogramar o carro. Posso apenas dizer que o carro não foi reprogramado numa casa "de nome", digamos assim. Foi provavelmente um curioso convencido que sabe dar uns toques, e que não soube avaliar o caso correctamente antes de se arriscar a mexer.
Mais uma vez obrigado a todos, e desculpem pelo mal entendido.
Clio III 1.5dCi 105cv ~ 130cv PKE - VENDIDO
BMW e39 530d 184cv (stock)
Honda CR-Z 1.5IMA v-tec 125cv (stock)
Ele não vai pagar nada, e é mesmo por isso que referes que eu não achei bem dizer o nome dele.
De qualquer forma, um bom reprogramador deve verificar o estado do carro, dentro dos parâmetros que estão ao seu alcance sem ter que abrir o motor. Se um dos injectores não estava a trabalhar decentemente, isso talvez pudesse ser detectado... Deve-se fazer uma análise para ter noção dos riscos que se correm ao fazer a alteração, porque é um trabalho de grande responsabilidade. Estou a dizer isto mas não sei que cuidados ele teve relativamente a isso... De qualquer forma a partir do momento em que um carro anda reprogramado durante tantos quilómetros e tantos anos e nunca dá problemas, e depois faz outra reprogramação que dura meia hora, é perfeitamente natural que dali já não se queira mais reprogramação nenhuma, tenha o reprogramador culpa ou não.
Clio III 1.5dCi 105cv ~ 130cv PKE - VENDIDO
BMW e39 530d 184cv (stock)
Honda CR-Z 1.5IMA v-tec 125cv (stock)
Usando o software de diagnóstico!! E fazendo logs com software próprio. Dá p "ver" absolutamente tudo de todos os sensores ligados à ecu. Entender os valores que lá estão é k é so p entendidos.
Só se o chipador mecheu no timing de injeção, teve k a meter a começar mesmo mt antes do PMS e acabar mesmo mt antes do PMI, isso justificava o fumo em excesso e fraco andamento do carro. Mas teria partido uma biela muito antes de derreter o k ker k seja, portanto, disso não foi...
...
A centralina adapta o tempo de injecção de cada injector conforme as necessidades. Isso faz com que o motor tenha mais eficiencia e fique redondinho. É normal encontrar mesmo em carros novos diferenças de cilindro para cilindro (valores de injecção de injector para injector). Há varios factores para que isso acontençam
1 - Compressão em cada cilindro
2 - Funcionamento de cada injector
3 - Quando se muda um injector
Mecatrónica automóvel , diagnóstico e reparação
É como diz.
Uma boa maquina de diagnósticos, põe a nú o estado dum motor. É necessário saber ler os dados apresentados pela maquina de diagnostico. Se se desconfiar de alguma coisa, nada como ver o carro à lupa (com um osciloscópio). Defacto não é necessário abrir o fole das migas para saber o estado dum motor. Sempre, mas sempre, antes de mexer, deve-se conhecer muito bem o que se tem em mãos. Deve-se saber o estado em que sem encontra o material. Não fazer isso, pode trazer (quase sempre traz) dissabores.
Uma anomalia consegue-se sempre detectar, por mais pequenina que seja. Mas para isso é preciso saber detectar, de outro modo passa despercebida mesmo por debaixo do nariz.
Sempre, mas sempre, ver com olhos de ver o que se tem em mãos, antes de meter mãos à obra. Fazer uma analise do que se obteu e decidir avançar ou não. Muito provavelmente, devia-se ter primeiro sujeitado o motor a uma operação de reparação antes de se ter avançado para uma operação de alteração.
Mecatrónica automóvel , diagnóstico e reparação
Se for um bom profissional sabe. Para si pode ser por artes magicas, mas para o técnico não é de todo.
O técnico tem que ter uma panóplia de ferramentas e maquinas (as mesmas duma oficina e mais as dum reprogramador). Sem elas é a mesma coisa que andar ás escuras e ás apalpadelas.
Se assim for, é o mesmo que tentar aparafusar um parafuso com um martelo. O que se diga de passagem, vai dar asneira. Mas eu já vi quem o fizesse e se tenha saído mal. Não recomendo.
Mecatrónica automóvel , diagnóstico e reparação
Consegues saber se um dos pistons tem mais peso que os restantes ? se 1 dos 2 segmentos de óleo já não veda a 100%, se a cambota está equilibrada, se algum dos 4 injectores de óleo está nas 'couves', se as pás do turbo estão coerentes, se a cam está no 'ponto', se as 8v vedam da mesma maneira etc etc ?
Não sabia que existiam sensores específicos para estes problemas que enumerei, mas ok. Agradeço a tua explicação e a do '106XSILx'
Há tempos vi um Subaru já a 2.5 em que foi necessário adquirir uma Motec para se conseguir algo de jeito, pois todos tinham ideias do material, mas nenhum sabia concretamente o que lá tinha sido colocado pelos diferentes preparadores onde o carro passou. E mesmo assim foi o que foi...
Última edição por MrCupra2008; 11-01-2013 às 17:54.
A maioria desses problemas consegue verificar-se com testes de compressão / pressão e apesar de não existirem sensores, existe N de ferramenta para testar tudo o que enumerar-te e que permitem detectar problemas sem recurso a abertura do motor.
Isso associado ao software de diagnostico entre outro equipamento de testes, permitem ao técnico saber perfeitamente o estado de um motor e com isso já se tem base para uma Repro que mais se adequa a cada caso.
Foi isso que te tentaram explicar, mas tu uma vez mais activas-te o Divagação Mode On.
Carros que correram os 4 cantos do mundo, é abrir e passar tudo a pente fino.