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Tópico: PD 130, pistões derretidos

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  1. #1
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    Padrão PD 130, pistões derretidos

    Boa noite pessoal.

    Queria esclarecer um pouco umas dúvidas que tenho sobre os injectores dum pd130. Quais são as causas para subitamente 2 injetores apresentarem valores de injecção errados? Dum dia para outro, podem estar a apresentar valores de débito corretos, e de repente terem uma avaria e debitar em excesso, chegando ao ponto de derreter pistões? As leituras efetuadas neste caso (ao relanti, imediatamente após ter derretido os pistões) foram de aproximadamente:

    Cilindro 1: -3 mg/str
    Cilindro 2: 3 mg/str
    Cilindro 3: -0.8 mg/str
    Cilindro 4: 0.4 mg/str

    Os pistões estão todos derretidos, mas os que se encontram em piores condições são os 2 primeiros, e o 2º foi o único que abriu buraco.
    Aconteceu após ter sido feita uma reprogramação, em que o carro foi testado na estrada e parecia estar tudo bem, e os valores todos em ordem.

    Obrigado
    Última edição por Disturber; 04-12-2012 às 02:21.
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  2. #2
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    isso foi pre-detonação !
    qual o IQ, pressão de rail, e de turbo que metes-te ?! foi mexido o inicio da injecção ?!
    poderia tambem já ser um deles" injectores" ou a cablagem ter alguma deficiência !
    isso dos valores como o 2º abriu não faz a combustão dos gases, deve ser por isso que dá esses valores !
    porque nunca encontrei nenhum carro em que o debito calculado dos injectores fosse o mesmo entre eles!
    mas também á um limite de % de diferença no vag com acho que diz a média !
    sempre mas sempre diagnostico e medição de valores antes !
    fica mal dizer que o carro tem este ou aquele problema, mas evita outros maiores !
    cump"s
    Última edição por mexanico1971; 04-12-2012 às 04:06.

  3. #3
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    Não fui eu que reprogramei o carro, não sei quais foram os valores introduzidos... Eu só queria saber se é possível isto acontecer devido a danos relacionados com desgaste dum momento para outro, supondo que estava tudo nos conformes imediatamente antes e depois da reprogramaçao, ou se poderá ter sido má reprogramaçao, ou a árvore de cames saltar 1 dente na distribuição por exemplo...

    Esqueci de referir que quando o pistão furou não surgiu nenhum aviso no painel.. Simplesmente ouviu-se um tac-tac que acompanhava o ritmo do motor, e bastante fumo branco.
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  4. #4
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    Quem é que foi o rebotelho que fez a reprogramação do aço?
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  5. #5
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    Pistões derretidos?

    O motor estaria bom ou não antes da reprogramação?

  6. #6
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    Citação Mensagem Original de Maraki Ver Post
    Pistões derretidos?

    O motor estaria bom ou não antes da reprogramação?
    Não se sabe, não foi aberto. Por isso é que eu mencionei os valores dos injectores, para obter uma opinião sobre a possibilidade dos injectores terem dum momento para outro uma avaria que provoque excesso de débito. Porque a única coisa que se sabe é que os valores estavam todos nos conformes antes e depois da repro, supostamente... A não ser que o reprogramador tenha mentido ao dizer que verificou isso, e o motor já estivesse com alguma anomalia relacionada com o débito dos injectores, mas eu duvido porque o trabalhar dele sempre foi certinho.

    Eu não acho muito lógico os injectores estarem de boa saúde e dum momento para outro terem uma avaria que cause débito excessivo, penso que isso é algo que pode ir piorando a médio-longo prazo e é detectado um comportamento estranho antes de chegar ao ponto crítico de causar este tipo de danos.
    Quanto a algo que possa acontecer dum momento para outro, também não me parece lógico, porque por exemplo se a cablagem se danificar penso que não causa voltagem excessiva, se partir deixa de haver corrente, e um curto-circuito também não causa voltagem excessiva, para além de este caso provavelmente dar sinal de avaria no painel (coisa que não aconteceu).

    Portanto a questão principal é: será que o injector só debita em excesso se receber voltagem em excesso? Ou poderá haver outro tipo de avaria repentina que cause débito em excesso?
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  7. #7
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    Citação Mensagem Original de Disturber Ver Post
    Não se sabe, não foi aberto. Por isso é que eu mencionei os valores dos injectores, para obter uma opinião sobre a possibilidade dos injectores terem dum momento para outro uma avaria que provoque excesso de débito. Porque a única coisa que se sabe é que os valores estavam todos nos conformes antes e depois da repro, supostamente... A não ser que o reprogramador tenha mentido ao dizer que verificou isso, e o motor já estivesse com alguma anomalia relacionada com o débito dos injectores, mas eu duvido porque o trabalhar dele sempre foi certinho.

    Eu não acho muito lógico os injectores estarem de boa saúde e dum momento para outro terem uma avaria que cause débito excessivo, penso que isso é algo que pode ir piorando a médio-longo prazo e é detectado um comportamento estranho antes de chegar ao ponto crítico de causar este tipo de danos.
    Quanto a algo que possa acontecer dum momento para outro, também não me parece lógico, porque por exemplo se a cablagem se danificar penso que não causa voltagem excessiva, se partir deixa de haver corrente, e um curto-circuito também não causa voltagem excessiva, para além de este caso provavelmente dar sinal de avaria no painel (coisa que não aconteceu).

    Portanto a questão principal é: será que o injector só debita em excesso se receber voltagem em excesso? Ou poderá haver outro tipo de avaria repentina que cause débito em excesso?


    Quem foi/é o rebotelhas que efectuou a alteração da electrónica na viatura?
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  8. #8
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    mas "hoffmann" , numa coisa eu estou de acordo contigo !
    é preciso sempre uma pequena margem de tolerância !
    como dizem dizem os velhotes para apertar bem um parafuso, " para ficar bem apertado, é só até um bocadinho antes de partir !
    e a experiencia faz o resto !

  9. #9
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    Isso é na tua terra, por aqui usa-se a chave dinamométrica.
    Última edição por O quimico; 08-12-2012 às 23:38.

  10. #10
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    boas !
    epá não quero estar aqui a opinar sem saber o que foi feito em concreto !
    mas isto funciona mais ou menos assim !
    todos os sinais aos actuadores funcionam por "aterramento" á unidade !
    no caso dos injectores não é a voltagem em si , mas um sinal em com um determinado impulso que exita o enrolamento do injector e o mantêm aberto por determinado tempo !
    a pre-detonação tambem pode acontecer se a mistura for pobre assim como se for muito rica e não houver queima total, anexado a uma elevada temperatura dentro do cilindro !
    como a acomulação de carvão que se mantêm em incandescência provocando assim as tais pre detonações !
    no caso da mistura pobre se a temperatura no interior do cilindro for muito elevada assim que seja feita a pre-injecção pode ocorrer o chamado "ponto ligth " ainda não tendo o piston atingido o ponto morto superior !
    isto acontece derivado a altas pressões do turbo !
    e o PD não necessita de muito aumento no mapa do turbo !
    mas se olhares bem para os que restou e analisando as alterações podes podes chegar a uma conclusão !
    tudo têm uma explicação !

    cump"s

  11. #11
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    Acho piada, vens aqui colocar dúvidas e não dizes quem foi o REBOTELHAS que te fez a electrónica?!
    O barato sai caro, quando se vai ao zé da esquina que compra mapas aos indivíduos da Letónia já se sabe.
    Diz la qual é o nome da casa do Rebotelho que fez a electrónica sff que eu esclareço já toda a verdade acerca das electrónicas dele...
    Aço
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  12. #12
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    Citação Mensagem Original de Rodolf Ver Post
    Acho piada, vens aqui colocar dúvidas e não dizes quem foi o REBOTELHAS que te fez a electrónica?!
    O barato sai caro, quando se vai ao zé da esquina que compra mapas aos indivíduos da Letónia já se sabe.
    Diz la qual é o nome da casa do Rebotelho que fez a electrónica sff que eu esclareço já toda a verdade acerca das electrónicas dele...
    Aço
    Desculpa, eu não acho correto dizer o nome da pessoa que reprogramou. Mas posso adiantar que concordo com o que disseste, e que penso que foi mesmo isso que se passou. Por vezes, o barato sai caro.
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  13. #13
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    ---Não te protegeste! Andam por ai uns avisos que só alguns sortudos ligam.

    Mesmo sem ser reprogramado qualquer injetores pode entupir, basta acumular verniz nos injetores e já era.
    E entupir significa ou o injetor nao injetar, ou injetar nao uniforme, nao dispersando bem o combustivel.Depois vem as consequências.
    Ás vezes basta por gasoleo mais velho, ele acumula um ranço quando fica muito tempo parado, e se não ligares nehuma, shit happens.

    ---Aqui jaz o reprogramdo, e serve de aviso aos futuros reprogramadores. Carro reprogramdo está mesmo a pediu-las.Motor condenado a longo termo. Quando não há reprogramação as vezes a coisa não vai tanto ao extremo...
    Última edição por O quimico; 07-12-2012 às 02:22.

  14. #14
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    Citação Mensagem Original de mexanico1971 Ver Post
    boas !
    epá não quero estar aqui a opinar sem saber o que foi feito em concreto !
    mas isto funciona mais ou menos assim !
    todos os sinais aos actuadores funcionam por "aterramento" á unidade !
    no caso dos injectores não é a voltagem em si , mas um sinal em com um determinado impulso que exita o enrolamento do injector e o mantêm aberto por determinado tempo !
    a pre-detonação tambem pode acontecer se a mistura for pobre assim como se for muito rica e não houver queima total, anexado a uma elevada temperatura dentro do cilindro !
    como a acomulação de carvão que se mantêm em incandescência provocando assim as tais pre detonações !
    no caso da mistura pobre se a temperatura no interior do cilindro for muito elevada assim que seja feita a pre-injecção pode ocorrer o chamado "ponto ligth " ainda não tendo o piston atingido o ponto morto superior !
    isto acontece derivado a altas pressões do turbo !
    e o PD não necessita de muito aumento no mapa do turbo !
    mas se olhares bem para os que restou e analisando as alterações podes podes chegar a uma conclusão !
    tudo têm uma explicação !

    cump"s
    Obrigado pela explicação.
    Neste caso, só se foi débito excessivo porque o carro ficou a fazer muito mais fumo preto. E tendo em conta que todos os pistões estão derretidos, podemos excluir avaria ou cablagem danificada? E falta ver se a cames saltou na distribuição, porque penso que tb pode ter sido, causando injecção fora de tempo.. Certo?
    Última edição por Disturber; 06-12-2012 às 16:58.
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  15. #15
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    esse carro usa 1 sensor na arvore de cames e outro no volante do motor salvo erro !
    pessoal corrijam-me caso esteja errado !
    não conheço todos os motores ao pormenor !
    se ouve-se desfazamento entre os pontos dava DTC"s !
    a 1300bar"s ou mais, só se o injector agarrar é que deixa de pulverizar !
    secalhar o carro já estava ("reprogramado" ) para fazer algum fumo !
    já me apareceram carros que vieram da Alemanha mexidos "doceman" mas mexidos !
    porque lá as normas de anti-poluição são para cumprir !
    não vale a pena reparar esse motor só em peças vais gastar o preço de um usado !
    dividam o mal pelas aldeias !

    cump"s

  16. #16
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    "...só se o injector agarrar é que deixa de pulverizar ! "

    Estamos sempre a aprender e a ouvir asneiras.
    Última edição por O quimico; 07-12-2012 às 02:24.

  17. #17
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    É útil saber que um injector pode ter uma avaria que abra um buraco num pistão, mas não te esqueças que neste caso tens os outros 3 pistões derretidos também!

    E relativamente aos valores que apresentei no 1º post? Será que dá os 3mg por ciclo devido a avaria? Ou ele poderá estar a apresentar este valor devido ao pistão estar furado? E será que o 1º injector tá com valor de -3mg porque um compensa o outro?

    Dando mais alguns detalhes, este motor esteve reprogramado pela PKE dos 40mil km até aos 160mil aproximadamente, com cerca de 170-175cv linha de escape de 60mm e restante material de origem (eu sei que a linha de 60 com o material de origem é um desperdício, mas isso é irrelevante agora). Depois colocou um turbo maior (proveniente do 150cv), tubagens e IC maiores, e afinação na PKE para cerca de 190cv. E agora, aos 180mil km ou seja 140mil após reprogramação da PKE, trocou o turbo por um 1756vk e fez a afinação no "rebotelhas", que mencionou por alto 220cv.
    Com a repro da PKE ele sempre fumou, mas apenas no momento de aceleração, e depois continuava a fumar mas duma forma mais dispersa. Com esta última, ele ficou a fumar muito mais e de forma continua, e 2 horas depois estava a chamar o reboque.
    Última edição por Disturber; 07-12-2012 às 02:07.
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  18. #18
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    É útil saber que um injector ter uma avaria que abra um buraco num pistão, mas não te esqueças que neste caso tens os outros 3 pistões derretidos também!

    Dando mais alguns detalhes, este motor esteve reprogramado pela PKE dos 40mil km até aos 160mil aproximadamente, com cerca de 170-175cv linha de escape de 60mm e restante material de origem (eu sei que a linha de 60 com o material de origem é um desperdício, mas isso é irrelevante agora). Depois colocou um turbo maior (proveniente do 150cv), tubagens e IC maiores, e afinação na PKE para cerca de 190cv. E agora, aos 180mil km ou seja 140mil apóx reprogramação da PKE, trocou o turbo por um 1756vk e fez a afinação no "rebotelhas", que mencionou por alto 220cv.
    Com a repro da PKE ele sempre fumou, mas apenas no momento de aceleração, e depois continuava a fumar mas duma forma mais dispersa. Com esta última, ele ficou a fumar muito mais e de forma continua, e 2 horas depois estava a chamar o reboque.
    Até num motor a gasolina dá problemas. E num GPL? É trigo limpo farinha amparo, ali não há tolerâncias ou é ou não é.

    Pelos sintomas que descreves, foi da repro mágica, afetou todos os pistons e num até abriu buraco. Uma coisa é fumegar em arranques, outra é fumegar continuamente.
    Já estou a ver o filme todo
    Última edição por O quimico; 07-12-2012 às 02:18.

  19. #19
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    É disso que eu desconfio... ainda para mais o carro não sei queixou de nada, nem mesmo depois de furar o pistão. Se fosse uma avaria qualquer ou até a cames saltar 1 dente como eu referi, provavelmente acendia qq coisa no painel.
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  20. #20
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    É útil saber que um injector pode ter uma avaria que abra um buraco num pistão, mas não te esqueças que neste caso tens os outros 3 pistões derretidos também!

    E relativamente aos valores que apresentei no 1º post? Será que dá os 3mg por ciclo devido a avaria? Ou ele poderá estar a apresentar este valor devido ao pistão estar furado? E será que o 1º injector tá com valor de -3mg porque um compensa o outro?

    Dando mais alguns detalhes, este motor esteve reprogramado pela PKE dos 40mil km até aos 160mil aproximadamente, com cerca de 170-175cv linha de escape de 60mm e restante material de origem (eu sei que a linha de 60 com o material de origem é um desperdício, mas isso é irrelevante agora). Depois colocou um turbo maior (proveniente do 150cv), tubagens e IC maiores, e afinação na PKE para cerca de 190cv. E agora, aos 180mil km ou seja 140mil após reprogramação da PKE, trocou o turbo por um 1756vk e fez a afinação no "rebotelhas", que mencionou por alto 220cv.
    Com a repro da PKE ele sempre fumou, mas apenas no momento de aceleração, e depois continuava a fumar mas duma forma mais dispersa. Com esta última, ele ficou a fumar muito mais e de forma continua, e 2 horas depois estava a chamar o reboque.
    A centralina adapta o tempo de injecção de cada injector conforme as necessidades. Isso faz com que o motor tenha mais eficiencia e fique redondinho. É normal encontrar mesmo em carros novos diferenças de cilindro para cilindro (valores de injecção de injector para injector). Há varios factores para que isso acontençam

    1 - Compressão em cada cilindro
    2 - Funcionamento de cada injector
    3 - Quando se muda um injector
    Mecatrónica automóvel , diagnóstico e reparação

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