Aqui no tuningonline vamos começar a publicar uma série de artigos periódicos que mostram conteúdo interessante para todos os utilizadores, mas que estão disponíveis noutros sites. São cada vez mais os conteúdos disponíveis na web e cada vez é mais difícil conseguirmos acompanhar os mais interessantes.
Nestes artigos, com conteúdo selecionado, daremos também a nossa visão sobre esses assuntos, fomentando também o debate de ideias.
Começamos por dois dos eventos em destaque neste final de ano, o SEMA Show e o Salão de Essen. Este ano não publicamos nenhum artigo sobre estes eventos, pelo que faz mais sentido destacar algumas das reportagens que vimos.
Sema Show
A reportagem do LoweredLifestyle está excelente, com fotos de grande qualidade, dividida em duas partes que podem ser consultadas aqui: Sema Show part 1 e Sema Show part 2. Várias tendências marcaram o evento este ano, nomeadamente os kits de alargamento de carroçaria e os guarda-lamas alargados ao estilo Rocket Bunny, Liberty Walk e RWB. Jantes e pneus de medidas extremas são outra das tendências, assim como o facto de que qualquer coisa com rodas pode ser modificada.
Essen MotorShow
O evento que tem lugar em Essen é o maior da Europa, no que concerne a veículos modificados e peças aftermarket. É uma espécie de SEMA Show do velho continente. Aqui os carros alemães dominam o evento, assim como as empresas do locais, não esquecendo que é a na Alemanha onde o Tuning é mais forte e está mais representado. Nota-se contudo também uma forte influência dos lowriders e hotroads americanos, que estão muito bem representados em alguns países do norte da Europa. Destacamos neste caso a reportagem do site Stancenation, que com poucas fotografias consegue um bom resumo do evento.
Hoonicorn RTR
Há um projeto que se destacou neste mês de dezembro, e é a construção do Hoonicorn RTR para o Ken Block, para as filmagens do for Gymkhana SEVEN. A visualização do filme é mais uma vez obrigatória e certamente que a grande maioria já viu!
O artigo publicado no Speedhunters mostra todo o processo de criação do projeto, que demorou mais de dois anos a construir desde que foi idealizado. O carro teve que ser concebido para ser 4WD e suficientemente fiável para ser usado em provas e demonstrações de Gymkhana. A primeira reação do Ken Block ao ver o carro foi “Holy f**k!” e no final das filmagens disse que foi um dos carros mais espectaculares que conduziu.
The Bag Riders BMW E92 335i
Outro dos carros que se destacou foi este BMW E92 que teve um artigo no site Stance Works sobre o making of de um vídeo promocional. O carro não é novo mas aparece agora com algumas modificações novas, entre as quais o kit de 10 peças da Liberty Walk. O artigo com algumas fotografias e vídeo pode ser visto aqui.
Fotografia
São cada vez mais divulgados os trabalhos de fotógrafos que se dedicam aos automóveis e Tuning. Antes tínhamos acesso às fotografias nas publicações que divulgavam as reportagens e trabalhos fotográficos e muitas vezes a referência ao fotografo era diminuta. Hoje em dia eles próprios promovem melhor esses trabalhos. Escolhemos para este artigo destacar a sessão fotográfica que o Daniel Böswald, que publica os seus trabalhos no site Snabshod.com e página com o mesmo nome, fez para a MTM. Trata-se de um Audi A1 Sportback preparado pela empresa Alemã. As fotos, estão excelentes!
52Outlaw
Trata-se de um site para mostrar a colaboração entre Magnus Walker (se ainda não conhecem, têm que conhecer!) e a Fifteen52. Deste projeto surgiu um novo modelo de jante que é uma reinterpretação de um modelo clássico de jantes Porsche, assim como o vídeo Outlaw Fever.
As jantes são o que de melhor se pode fazer atualmente, recuperando o design do passado. São forjadas em alumínio 6061, construídas em 2 peças, resistentes e leves. Estão disponíveis em várias medidas e acabamentos, e claro concebidas especialmente para Porsche. Todos os detalhes em 52Outlaw.
Autocolantes
Stikers, é esse o tema de outro artigo do SpeedHunters. Porque é que gostamos tanto de ter e colar autocolantes nos nossos carros? O artigo mostra alguns dos autocolantes mais singulares da colecção do autor. Para ele os autocolantes representam a amizada, apoio e suporte a causas, respeito, história e memórias de eventos. O artigo é interessante porque aborda um tema que não é normal ver abordado. Vemos cada vez mais autocolantes nos carros, dispostos segundo uma estética qualquer, ou de forma toda desarrumada. Para muitos, os autocolantes ficam guardados, colar ou não colar? E vocês guardam os autocolantes?