VW Rabbit mk1 – O Modesto – Alexandre

Estamos na presença de um projeto único em Portugal, e muito raro na Europa, baseado no VW Rabbit mk1 e que já obteve o reconhecimento merecido a nível nacional e internacional. Este Rabbit pertence ao Alexandre, que atribuiu o nome “O Modesto” ao seu carro depois da primeira viagem que fez ao evento VW Days, em que o seu carro obteve o devido reconhecimento pelo trabalho efectuado no mesmo.

vw rabbit mk1

O Vokswagen Rabbit é a versão americana do VW Golf mk1. O carro foi comercializado com este nome entre 1975 e 1984 nos Estados Unidos e Canadá. A VW foi o segundo fabricante Europeu a fabricar um carro nos EUA, precisamente com este modelo. A versão americana tem algumas diferenças face à versão europeia, tendo sido americanizada, com os pára-choques mais volumosos, a versão mais angulosa da frente, piscas envolventes, ópticas quadradas, tablier colorido, farolins traseiros mais cumpridos, matricula traseira quadrada e mais alguns pormenores.

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Este projeto começou com o negócio e depois oferta deste Rabbit de 1981 1.6d pelo natal. O carro foi importado dos Estados Unidos em ’84. O carro tinha já sido alvo de um restauro ao nível de chapa mas como esteve parado muitos meses, precisou de ser todo revisto. Isso obrigou a muito empenho, apresendizagem e horas passadas a trabalhar. Foi feito um exaustivo trabalho ao nível da carroçaria para resolver os vários problemas que tinha.

jantes CrazyShineFactory

Um dos grandes trabalhos foi completar a frente americana. Guarda-lamas, grelhas, piscas e opticas quadradas, que distinguem este mk1 de qualquer outro, voltando assim o carro a ter os traços originais. O spoiler do frontal do GTI dá à frente uma desportividade maior.

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Um projeto deste tipo, com uma base exclusiva, antiga e rara no nosso país, é muito dificil encontrar as peças certas e originais para repor o que precisa ser substituido. Hoje-em-dia até há muito onde procurar, sendo que o mercado Mexicano, onde esta versão é popular, é usado muitas vezes pelo Alexandre para procurar componentes mais específicos ou peças para substituir as que não estão em condições.

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Usar um carro destes diáriamente obriga a grandes compromissões e a muitas decisões que têm que ser tomadas de forma consciente. Por outro lado dá um gozo enorme ao Alexandre, poder andar com um carro muito exclusivo e que lhe tem proporcionado momentos de divertimento, amizade e de partilha.

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O interior, na cor vermelho-escuro, provém da versão canadiana do Rabbit e inclui os bancos, forras das portas, volante, tablier, mostradores em milhas por hora, alcatifa, tapetes e os cintos de segurança.

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São muitos os pormenores que identificam este interior como uma versão americanzada. Como extra foi colocada a manete de velocidades do Rabbit GTI, oferecida por um amigo.

pormenores

Ao longo do tempo é preciso também rever muitos pormenores, pois trata-se de um carro com mais de 30 anos. Remoção de moças, substituiçao de borrachas de portas, forro de tejadilho, substituição de pára-brisas e pintura integral, foram algumas das reparações feitas recentemente.

Mas nem tudo é original neste projecto. Uma postura deste tipo, conforme se identifica nas fotos, só foi conseguida com um rebaixamento considerável e pela correcta escolha das medidas das jantes e pneus.

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Nesta reportagem apanhamos O Modesto com o segundo conjunto de jantes, oriundas da CrazyShineFactory, umas jantes multipeça que abrem várias possibilidades de montagem de diferentes centros e até escolher abas de diferentes medidas. As jantes possuem uma largura ligeiramente diferente, assim como o offset entre as da frente e as traseiras. O que é certo é que nas fotos não se consegue transmitir a ideia com que se fica do carro quando o vemos a rolar.

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O outro conjunto de jantes são as BBS RS 047 tripartidas na medida 8×15”. Os pneus usados são os Nankang Ultra Sport NS-II 185/45 R15. Em 2015 o mais certo é vermos este carro já com um novo conjunto de jantes, vamos aguardar para ver o resultado final…

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Refira-se também que o rebaixamento extremo foi conseguido com o recurso a uns coilovers da Raceland.

Ainda não fizemos referência ao motor. Trata-se de um motor 1.6 Diesel, que tem cumprido eficazmente a sua função, quer na utilizaçao diária, quer nas várias viagens até ao VW Days e outros eventos. Por isso não faz parte dos planos do Alexandre a troca do motor.

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Características Técnicas VW Rabbit

motor e transmissão 1.6D remodelado
potencia 54cv
chassis Coilovers Raceland
Topos e bases da suspensão Febi Bilstein
travões Origem
rodas conjunto 1:
BBS RS 047 tripartidas 8×15
Conjunto 2:
CSF 7,1/4 ET 30 na frente e 7,3/4 ET 35 na traseira
Pneus Nankang Ultra Sport NS-II 185/45 R15
exterior Carroçaria 5 portas Rabbit mk1
Cor Mexico Beje
Spoiler frontal Golf GTI mk1
Ragtop renault Twingo
Tampa combustível personalizada
cavas das rodas traseiras trabalhadas
interior Interior completo vermelho-escuro da versão canadiana
Manete Rabbit Mk1 GTI
Multimédia rádio da época

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Para além do destaque para o Show & Shine do VW Days o Rabbit foi também escolhido para o top 10 do Summer On Stance. Tudo isto ganha mais notoriedade pois trata-se de um projecto com uma vertente muito feita em casa, ultrapassando muitas adversidades. O Alexandre não esquece também a ajuda que teve dos amigos neste projecto.

Os interessados em seguir de perto o projecto podem sempre faze-lo no Clube Golf Portugal, onde o Alexandre (Wagen D) partilha habitualmente as novidades sobre o seu carro.

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