Tuning

O que é o tuning?

A tradução aproximada da palavra tuning seria afinação ou optimização. Neste caso, e aplicado aos automóveis, o tuning é a arte de modificar o carro, tornando-o mais performante, mais seguro, mais bonito, diferente do original e em último caso único. O tuning é aplicável a praticamente todos os componentes de um carro: jantes, pneus, suspensão, motor, interior, carroçaria, sistema de escape, instalação áudio, etc.

Todos estes componentes podem ser revistos e melhorados de forma a terem um comportamento superior ou um aspecto que torne um carro “de série” em algo exclusivo e único, que se adapte ao gosto e necessidades de utilização do dono. As alterações feitas, para além de terem preocupações estéticas, devem acrescentar características ao carro de forma a torná-lo mais performante mas também mais seguro em estrada. Com o tuning aplica-se ao automóvel um pouco da personalidade do seu dono.

O tuning é uma cultura. Hoje em dia o termo tuning descreve e engloba todas as vertentes da preparação e modificação automóvel: preparação de motor (engine tuning), optimização electronica (chiptuning), preparação chassis (chassis tuning), alterações de carroçaria (customizing ou carstyling), car audio e mais recentemente In-Car Enterteinment (ICE). O termo tuning descreve todas estas vertentes da alteração automóvel assim como o passatempo e o estilo de vida dos seus adeptos. Hoje em dia o tuning implica normalmente alterações visuais de forma a distinguir os carros dos demais, alterações de jantes por diâmetros maiores, kits de carroçaria, interiores totalmente revistos, rebaixamentos da carroçaria, etc.

O Tuning evolui também ao longo dos anos. Os materiais e estilos que estão em voga atualmente, não são os mesmos de há 10 anos atrás nem serão os mesmos dentro de 10 anos. A cada ano que passa novas tendências vão surgindo e vão sendo adoptadas ou seguidas por gente em todo o mundo que gosta de alterar os seus automóveis. O design e tecnologias dos produtos empregues no tuning também evolui, a par da indústria automóvel. Para além do gozo pessoal, muita gente participa em concentrações, encontros ou exposições onde podem mostrar o seu trabalho ao público em geral ou entre amigos. Quando o interesse pelo tuning é mais desportivo, as pessoas participam com os seus carros em provas de aceleração ou em track-days.

vertentes tuning

A componente do Car-Audio também possui vários tipos de competições destinadas a avaliar a potência sonora (SPL) ou a qualidade do som (Sound Quality). O tuning está intimamente ligado ao desporto automóvel mas a grande maioria dos carros nunca compete. Na maior parte das vezes os carros são modificados apenas para a participação nos vários eventos ou pelo simples prazer de possuir e conduzir um carro diferente, pela paixão desta vertente da cultura automóvel. Existem carros usados diariamente e show cars que apenas participam em eventos.

Pode-se dizer que desde o carro mais barato até ao super carro mais caro do mercado, pode ser objecto de alterações e haverá sempre acessórios e empresas dedicadas à transformação e comercialização de equipamento para modificar tal carro. A exclusividade, beleza e performances de um super-desportivo, por vezes não é suficiente e é sempre possível melhorar vários aspectos desses veículos. Não são poucas as empresas que se dedicam a transformar Porsche, Ferrari, Aston Martin, Lamborghini e outros carros exclusivos. O mercado tuning é também muito forte neste segmento. Alguns preparadores tornaram-se e obtiveram até a classificação de construtores automóveis tal como por ex a Brabus que se dedica a preparar e a vender Mercedes-Benz com a sua própria marca.

tuning carros

Muita gente pode também não compreender a mentalidade de um tuner, por gastar muito dinheiro alterando o carro e investindo num objecto que provavelmente nunca será rentável.

Para quem está de fora, pode parece estranho como uma pessoa pode dedicar tanto tempo aos automóveis, a uma máquina que nos deve levar do ponto A ao ponto B. Para nós um carro é arte, tanto por dentro como por fora. Nunca estamos satisfeitos, passamos muito tempo a pensar cada alteração, horas a limpar o carro, e a garagem é a segunda casa. Quando a paixão fala mais alto, quando é um estilo de vida, será certamente o melhor investimento e uma motivação para viver e uma forma de orgulho e satisfação pessoal.

cultura tuning

Para muitos de nós, um carro é muito mais do que um transporte. É muitas vezes parte das nossas vidas, uma expressão de nós próprios e uma companhia de muitas horas. Somos apaixonados por automóveis e sentimos orgulho no tempo que dedicamos aos mesmos. Vivemos, comemos, dormimos e respiramos automóveis e tuning. O nosso carro é uma extensão de nós próprios, da nossa personalidade.

Muitos constroem até as suas vidas à volta da paixão pelos automóveis, um objecto que inicialmente foi feito para nos transportar, uma máquina, mas que para muitos é muito mais do que isso, mesmo que não estejam ligados profissionalmente aos automóveis.

Mas não são só os carros. A comunidade, as amizades, as partilhas de informação, os eventos em que participamos, as revistas que lemos, tudo isso faz parte de uma cultura automóvel que deve ser preservada e melhorada em cada um de nós.

estilos tuning

Existem diversos estilos de tuning e consoante os gostos únicos de cada um, o poder económico da pessoa, os seus conhecimentos de mecânica, a paixão pela cultura automóvel, a sua faixa etária, e até a marca de carro que possui, pode influenciar a forma como altera o carro.

Nesta secção pretendemos dar uma visão muito precisa do que é preciso saber para compreender a comunidade e os carros tuning. Existem os artigos técnicos (jantes, motor, suspensão, etc) e os artigos de contexto (mercado tuning), e que explicam muitas das áreas onde o tuning tem tido um papel primordial, assim como a história do tuning.