Os pneus e o tuning

A arte do tuning surgiu em simultâneo como o aparecimento dos primeiros automóveis, no início do século passado. Ao contrário do que se possa pensar, este movimento surgiu entre a população com rendimentos mais modestos, que começou a fazer alterações nos carros e nos motores, reinventando máquinas com mais potência, com um orçamento mais acessível. O tuning, cuja tradução literal significa “afinação”, pode dividir-se entre a componente mecânica (alterações na suspensão, carroçaria, etc.), de forma a obter mais potência, menor consumo, melhor desempenho; e a componente estética, que inclui acessórios visíveis, como para-choques, jantes especiais, pneus, tubos de escape, entre outros.

Hoje em dia, o tuning, no qual condutores, profissionais e parceiros investem quantidades consideráveis de tempo, talento e dinheiro, é tido como uma forma de afirmação pessoal e mas também de ostentação. Contudo, não desprezando a beleza e originalidade dos leds e do néon, nem a qualidade de um bom sistema de áudio, há que ter em conta que alterações simples, como a pintura da carroçaria, podem gerar coimas que retiram logo o prazer de conduzir! Uma simples consulta ao IMT ou aconselhamento através de profissionais da área podem evitar alguns dissabores, visto a regulamentação permitir modificações legais sobre componentes tais como chapas de matrícula, retrovisores, buzinas, entre outros.

Há, no entanto, boas apostas que são sinónimo de elegância, mas também de segurança. De uma forma prática, os pneus são a única parte de um automóvel que está em contacto com o terreno, sendo que merecem especial atenção na altura da compra, pois o seu desempenho afeta diretamente o da viatura. Por esse motivo, a par da componente estética, deve existir especial cuidado na escolha destes componentes.

O tuning é uma forma de expressão que não se limita ao facto do carro ser em si barato ou caro, mas em última instância recomenda-se a devida atenção às alterações que pretenda realizar, atendendo à legislação em vigor. Um bom motivo para consultar profissionais atempadamente especializados na área.

Deixe um Comentário