Foi o documento que colocou o mundo a girar: a 29 de janeiro de 1886, Carl Benz registou a patente do seu “veículo com motor a gasolina”. Este foi o dia que marcou o nascimento do automóvel. Mais tarde, no mesmo ano, sem qualquer associação com Benz, Gottlieb Daimler construiu o seu veículo motorizado. Desta forma, o ano de 1886 marcou o início de uma longa história de sucesso da Mercedes-Benz que conta já com 130 anos.
O certificado de nascença do automóvel possui o número DRP 37435. Foi essa a referência da patente de um “veículo com motor a gasolina” que o engenheiro de Mannheim, Carl Benz, registou a 29 de janeiro de 1886, no German Imperial Patent Office em Berlim. Este documento, já com 130 anos, é o testemunho do espírito inovador, da criatividade e da visão empreendedora de Carl Benz. Desde 2011 a patente faz parte do Registo da Memória do Mundo da UNESCO, que também inclui a Bíblia de Gutenberg, a Magna Carta e a obra Mass em B Menor de Johann Sebastian Bach.
Como tudo começou
Carl Benz desenvolveu o primeiro automóvel do mundo em 1885. Para tal, instalou um motor monocilíndrico a quatro tempos de alta rotação (954 cc de cilindrada com uma potência de 0.55 kW/0.75 CV às 400 rpm) disposto na horizontal num chassis construído especialmente para a instalação de um motor. A velocidade máxima era de 16 km/h. Este veículo motorizado de três rodas foi uma estreia absoluta a nível mundial: um veículo totalmente independente e com propulsão própria, alimentado por um motor de combustão interna.
O veículo motorizado foi apresentado ao público a 3 de julho de 1886 na Ringstrasse em Mannheim. No entanto, foi a viagem de longa distância de ida e volta entre Mannheim e Pforzheim em 1888, no patenteado e aperfeiçoado veículo Modelo III, que serviu para demonstrar totalmente a aptidão do automóvel para ser utilizado no dia-a-dia.
Essa viagem não foi realizada pelo próprio Carl Benz, mas antes pela sua esposa Bertha. Numa demonstração de confiança na invenção do seu marido que tinha registado a patente a 29 de janeiro de 1886, Bertha Benz foi acompanhada pelos seus filhos Eugen e Richard – inteiramente sem o conhecimento do inventor – ao volante na sua primeira viagem de longa distância na história do automóvel em agosto de 1888. Bertha e os seus filhos provaram desta forma a eficiência ao nível técnico do conceito de um veículo motorizado. Ao mesmo tempo, demonstraram na prática a aplicação típica de um veículo ligeiro de passageiros que atualmente ainda se mantém. Esta característica foi definida por Carl Benz na sua patente quando se referiu ao “funcionamento de principalmente carruagens ligeiras para o transporte de um a quatro passageiros”.
Em 1886, as invenções pioneiras de Carl Benz e Gottlieb Daimler trouxeram uma nova dimensão revolucionária à mobilidade. Nos últimos 130 anos, as inovações apresentadas pela Mercedes-Benz tiveram como base essa concretização: em benefício da segurança, conforto, eficiência e confiança. Com os desenvolvimentos atuais em áreas como a condução autónoma, os veículos ligados de forma inteligente e a mobilidade elétrica, a Mercedes-Benz está a apresentar o futuro do automóvel. Foi um percurso visionário o qual Carl Benz definiu em 1886 quando patenteou o seu veículo motorizado.
Juntamente com o veículo motorizado de Gottlieb Daimler, que foi desenvolvido também em 1886, o veículo motorizado e patenteado de Carl Benz é o primeiro veículo em exposição que os visitantes poderão encontrar no início das suas visitas ao Museu Mercedes-Benz. O Museu celebra o seu décimo aniversário em 2016, tendo recebido até à data mais de sete milhões de visitantes.