Quem acompanhou o concurso tuning 2010 certamente que ficou impressionado com este projecto tuning, que prova mais uma vez, que se faz bom tuning em Portugal e em especial na região autónoma da Madeira, de onde é originário este projecto.
Este projecto tem por base um Mini Cooper S John Cooper Works de 2006. As alterações efectuadas são bastante completas e muito bem conseguidas, actuando nos principais componentes do carro.
Começando pela componente estética, pode-se dizer que está irrepreensível. O Mini possui o pack chilli, com aerokit completo e pára-choques frontal e traseiro e saias laterais. As grelhas são tipo colmeia e o aileron traseiro é em carbono.
Também em carbono é o tampão da gasolina, os aros dos faróis, puxadores das portas, capas de espelhos, entrada de ar e pega da e tampa da mala. As ópticas são bi-zénon e foram pintadas de preto mate. Os mínimos têm angel eyes com leds brancos. Esteticamente o vermelho da carroçaria combina na perfeição com o preto e o carbono, por isso tudo o que era cromado passou a preto mate.
Ao nível do motor o motor de 210cv sofreu algumas alterações para aumento das performances. Foi colocado um sistema de escape completo de competição da Larini systems. A admissão também foi alterada por uma da Alta Performance, sendo o tubo de admissão em carbono. A borboleta de admissão foi também rectificada. A polie do compressor foi alterada e aperfeiçoada a ingnição com uma bobine MSD e cabos de velas Magnecor R-100. A centralina foi também optimizada com o recurso a uma reprogramação feita pela RL Motorsport.
Mas tal como constantemente temos referido, um carro que anda mais tem também que ser mais seguro em estrada e proporcionar um bom comportamento dinâmico. Assim a suspensão foi totalmente revista, com recursos a coilovers Koni Pro Street, barras anti-aproximação da JCW e um kit completo de casquilhos Powerflex. As jantes escolhidas para este projecto foram as Tenzo R Mach 10 na medida de 7.5×18 polegadas com pneus Toyo R888 225/40.
Igualmente importante é a revisão do sistema de travagem. O dono do carro optou por um sistema com componentes de várias origens. Os discos frontais, ranhurados e perfurados de 355mm de diâmetro são da Wilwood. As bombas de travão frontais são da Brembo, provenientes de um Mitsubishi Lancer EVO 9. As bombas traseiras são da Wilwood e os discos traseiros de 330mm são da Stoptech. Foi também colocado um travão de mão hidráulico e substituídas todas as tubagens por equivalente em malha de aço. A refrigeração foi ainda melhorada com as condutas de ar provenientes dos carros do Mini Challenge.
O interior também foi revisto. Destacam-se os bancos desportivos Recaro Sportster CS em Alcântara preta. Igualmente em Alcântara é o volante desportivo com frisos em carbono. O carbono marca também presença no interior, com o tablier, frisos das portas, e muitos mais componentes a serem revestidos neste material. Foram colocados também tapetes com bandeira de xadrez da JCW e as protecções das soleiras das portas. Nos vidros traseiros foi colocada película e revistos muitos mais detalhes do interior.
Este é assim um projecto completo a todos os níveis, que conseguiu, uma excelente prestação no concurso tuning deste ano, recolhendo opiniões bastante positivas. Para além disso as fotografias (pedrofreitasphoto.com) que disponibilizamos são excelentes e promovem muito bem este projecto e o tuning nacional.
TOL: há quanto tempo possui este carro?
JCW: Desde Agosto de 2006.
TOL: Quando começaram as alterações?
JCW: Desde a compra.
TOL: O que destaca neste projecto que tenha sido realizado no ano de 2010?
JCW: Travagem, e todo o interior.
TOL: Quais os objectivos futuros para este projecto tuning?
JCW: Turbocharged.
TOL: Se fosse enquadrado num estilo de tuning como o denominaria?
JCW: OEM*.
TOL: Qual é a peça/alteração melhor conseguida durante 2010 e porquê?
JCW: Toda a adaptação do kit completo de travagem, porque foi um trabalho de muita precisão e que deu muitas dores de cabeça, mas… valeu todo o esforço e sacrificio.
TOL: Que inspirações tiveste?
JCW: Foi gosto e criatividade pessoal.
TOL: Que tipo de utilização fazes do carro?
JCW: Fim de semana ( do aço!!! ) .
Características Técnicas
motor e transmissão | Kit motor John Cooper Works – 210 cv Escape completo de competição Larini Systems Tubo de admissão em carbono Admissão Alta Performance Pollie Compressor -15% Bobine MSD Cabos de velas Magnecor R-100 Rectificação da borboleta da admissão Reprogramação ECU feita pelo Rui Lopes (RL Motorsport) |
chassis | Coilovers Koni Pro Street Kit Pratos de camber H-Sport Kit completo casquilhos Powerflex Barra anti-aproximação John Cooper Works |
travões | Frente: Bombas de travão Brembo com discos Wilwood Ranhurados e perfurados de 355mm Trás: Bombas de travão Wilwood com discos 330mm ranhurados da Stoptech Bomba central BMW M3 Travão de mão hidráulico com duas bombas de travão wilwood Tubagem completa em malha de aço Óleo travão Dot 5.1 |
rodas | Jantes Tenzo R Mach 10 – 18 x 7,5 Pneus Toyo R888 225/40/18 |
exterior | Faróis Bi-Xénon ( pintados de preto matte ) Pack chilli Grelhas em “colmeia” do aerokit Pára-choques frontal e traseiro do aerokit Saias do aerokit Aileron do aerokit em carbono Tampão da gasolina em carbono Aros dos farois em carbono Puxadores das portas em carbono Capas de espelhos em carbono Entrada de ar em carbono Pega da tampa da mala em carbono Eliminação do limpa vidros traseiro Condutas de ar para os travões ( Mini Challenge ) Minimos angel eyes com led’s brancos Frisos, e tudo o que era cromado passou a preto matte |
interior | Bancos desportivos Recaro Sportster CS todos pretos em alcantara Volante desportivo em alcantara com frisos em carbono Tablier em carbono Tubos verticais do rádio em carbono Frisos interiores em carbono Forra das portas em carbono Alavanca do travão de mão com punho em carbono Alavanca de velocidades com punho em carbono Película nos 3 vidros traseiros Tapetes John Cooper Works com bandeira de xadrez Protecção da soleira das portas John Cooper Works Plásticos interiores todos pintados de preto matte Forro interior em antracite Iluminação interior – Led’s brancos Ligação AUX Sticker “ i love haters ” no tablier |