Muito bom!
Mas eu diria que com o IC e o embolo podes esperar passar a barreira dos 100cvs, isto porque lhe vais dar mais alimento com o embolo e colocar ar mais fresco na combustão com o IC.
Posta novidades quando tiveres fieto esses upgrades.
Boas pessoal deixo então o teste que fui fazer com mais uns amigos a um banco no Algarve (MTEC PERFORMANCE em Messines).
O Carro será um Citroen Saxo 1.5diesel do ano 2000, que acabei por turbinar e pouco mais alterações relevantes terá.
A cavalagem de origem vem publicada como 58cv. tendo no teste acusado quase 90.
Falta ainda instalar intercooler e um embolo da bomba injectora maior(ainda com o de origem), entre outras pequenas coisas, portanto chegando aos 100cv ficarei satisfeito, no entanto estou bastante contente com o resultado.
Abraços.
Muito bom!
Mas eu diria que com o IC e o embolo podes esperar passar a barreira dos 100cvs, isto porque lhe vais dar mais alimento com o embolo e colocar ar mais fresco na combustão com o IC.
Posta novidades quando tiveres fieto esses upgrades.
Sempre pensei em fazer um projeto deste género num Saxo 1.5D comercial, uma vez que tive um, e adorava o comportamento do carro. Só era pena aquilo andar tão pouco...
Mas será que o motor aguenta bem essas potências? Sendo um motor originalmente atmosférico, fico um pouco cético em relação ao comportamento da colaça e da sua junta.
Já agora, a bomba é da Bosch, certo? Que turbo lhe meteste? Mais alguma alteração relevante na mecânica?
Parabéns pelo trabalho!
Última edição por chainReaction; 20-02-2012 às 18:47.
Cumprimentos!
bom trabalho!
Em relação aos internos não reforcei nada embora não me importasse mas o que é que conseguiria arranjar de reforçado para este motor? só talvez algumas peças compativeis de motores a gasolina pois também é um motor "TU" e após procurar bastante acabei por perceber que não existiam juntas de colaça mais altas para o diesel, acabou por ir com uma de origem.
No entanto sem nenhum tipo de reforço para aguentar tudo bem, embora a próxima vez que abra o motor, pois quero fazer uns colectores e linha de oleo diferentes vou aproveitar para ou fazer uma junta por medida ou dar um desbaste minimo no topo dos pistons para baixar um pouco a compressão e me sentir mais confortavel a dar pressão no turbo.
Quanto ao turbo que lá foi instalado não sei confirmar qual é pois não tem nenhuma referência, mas era proveniente duma Opel Combo C 1.7(cdti penso eu).
Para além disso improvisei o canal de alimentação de oleo através de um "T" na valvula de pressão de oleo, fiz colectores de admissão e escape para o efeito(mais uma coisa que não se encontra ja feito) e substitui a tampa da bomba injectora (Bosch) por uma com LDA para compensar na papa conforme pressão de turbo.
o aspecto é este:
DSCN5446.jpg
Nice, vai dando notícias, interessa-me acompanhar este projecto
mt bem, os meus parabens. Atenção que já tens muitas marcas que fazem pistões por medida, assim como juntas. De qualquer maneira, fico a aguardar com entusiasmo mais desenvolvimentos do carro. Boa sorte e bom trabalho
Se alterares a taxa de compressão, cuidado para não a baixares demasiado, senão o motor não ficará a funcionar muito bem quando está sem boost, como por exemplo quando está ao ralenti! Podes até ter problemas para o por a trabalhar...
Se eu estivesse na tua situação, tentaria arranjar uma boa junta que baixasse muito pouco a taxa de compressão. É minha convicção que essa colaça e esses pistões aguentem ainda bastante mais boost, mas já a junta... Se isso chegasse aos 0.8 bar era formidável!
Mas para isso é ponto assente que tens que aumentar ao êmbolo da bomba injetora. Quanto a IC, uma boa opção seria um IC de um 1.6 HDi, pois tem a entrada e a saída ambas em cima, o que te facilitaria a tubagem. E pelas dimensões que tem, é mais que suficiente para essas potências, e deve ser relativamente fácil de colocar numa posição frontal, ao lado do radiador do motor.
Eu pensaria também em refrigerar o óleo do motor.
Se houver novidades vai mostrando aqui. Estarei atento!
Cumprimentos!
eu não tocaria na compressão , já te cuspiu alguma junta?
mete ic e uma egt para vigiar essas temperaturas
cuidado com o aquecimento da cabeça. para a estalares não é preciso muito.
compras juntas com 1/2/3 moscas que se utilizam para compensar os faceamentos dados nas retificações.
umas cam´s e radiadores já ficas com um belo investimento para sacares +100% potência
Concordo com o teu post, mas para isso convém saber a taxa de compressão dele atmosférico, e depois aumentar na junta (rapar na cabeça, ou nos pistons,conforme a preferência dele) para baixar para valores mais adequados a um diesel turbo. E claro, o intercooler e o radiador de óleo são essenciais para a fiabilidade a médio/longo prazo e gasta-se nem 200 euros no material.
Ali o XTC falou em marcas que fazem pistons por medida, o que é uma boa dica, mas isso iria disparar o orçamento para valores proibitivos, e não me parece que seja propriamente necessário para o objectivo em causa. Não sei se é possível, mas não tens material OEM de motores turbo PSA que possas usar? pouparias uns bons cobres, dores de cabeça, e facilitava tudo!
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Sim, obviamente que não se podia fazer as coisas a olhómetro, mas sim com medições e estimativas. Por acaso não sei qual a taxa de compressão original para este motor, mas o ideal será sempre medir, até para ver como está atualmente nessa matéria.
Também acho que fazer pistões por medida seria um balúrdio, e acho que só haveria interesse nisso caso se alterasse a cilindrada. Mas eu não iria por esse caminhos, até porque nunca iria ficar tão bom como com as camisas dos cilindros originais. Aquilo passa por uma série de tratamentos que nenhum torneiro consegue dar...
Também temos que ter em conta que se trata de um motor de injeção indireta. Logo, penso que os pistões aguentem bem a carga. Não deve ser o boost a dar cabo deles. Como o Lopez disse, o ponto mais fraco será a colaça, e a sua junta.
Material de outros motores PSA não creio que se possa aplicar, a não ser a parte da injeção, ou o arrefecimento, ou uma ou outra tubagem... Acho que o que este projeto tem de especial é colocar um carro mais rápido, que até tem um bom chassis para as curvas, sem swap de motores, sem grande aumento de peso - ou seja, sem mexer muito na distribuição de pesos e no seu comportamento - mas acima de tudo, por um baixo custo. Pelo menos a mim, esses projetos é que dão pica, até porque há muita coisa homemade num projeto destes!
Última edição por chainReaction; 26-02-2012 às 16:14.
Cumprimentos!
De facto praticamente tudo é homemade.
Este tópico já tem algum tempo e entretanto já atualizei um pouco mais o projeto tendo adicionado o Intercooler, radiador de óleo embolo de 9mm (original da bomba era 8mm) e refiz o colector de escape.
O turbo é o mesmo (um 14), deixo abaixo algumas fotos do aspecto atual do compartimento do motor.
Quanto ás fraquezas deste motor é realmente como se diz a colaça, pois já tive um problema embora não muito grave de passagem de compressão para a água através de uma ligeira racha na zona de uma das turbulências, de qualquer forma foi tudo retificado e ficou impecável.
O carro tem andado a 0.8 bar como pressão de dia a dia e digo que se aguenta bem melhor do que o esperado e as prestações tendo em conta o motor que é, são espetaculares.
Para breve tentarei fazer mais uma medição em banco com as características novas, mas tendo em conta a diferença que sinto desde a ultima medição estou á espera de mais que os 100cv. (Na verdade 116cv seria a minha meta pois seria o dobro da cavalagem original)...
O novo colector de escape (Ainda não estava acabado).
O aspecto do compartimento de motor com o Intercooler, radiador de óleo e as novas tubagens.
Intercooler de um Fiat Bravo TD100, e radiador de óleo de um Lancia Thema 2.0 turbo 16v.(As 2 coisas a precisarem um toque de pintura provavelmente a preto uma vez que estou a tentar manter tudo o mais discreto possível)
O reposicionamento do filtro de ar (Por fazer um farol com entrada para o filtro para os dias de loucura).
A ligação de alimentação de óleo para o turbo através de um "T" na válvula de pressão de óleo e mais abaixo a bolacha de ligação do óleo ao radiador de óleo tudo feito com tubagem hidráulica feitas por medida.
Espero que tenham gostado e assim que tenha o novo teste em banco postarei por aqui.
Muito fixe, este projecto.
Parabéns pelo projecto. Inspirador...
Tenho dois carrinhos destes e realmente o que lhes falta é só um turbozito. Rebaixados atrás são uma moca a conduzir.
Um deles chegou a colar ponteiro (190) a descer com 4 manos lá dentro. Imagino que com o dobro da potência já deve dar o mesmo a subir
Última edição por NARESERVA; 28-04-2013 às 12:35.
nice !!!!!
muito bom.. Parabens.
Só uma dica, troca a picagem do sinal de pressão da LDA para o tubo de alimentação ao IC.
Assim ganhas em resposta da Bomba na compensação de gasoleo!!!
Pedro Ramalho
RACECOMPdiesel
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