Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 21
Like Tree11Gostos

Tópico: Saxo 1.5 (TD)

  1. #1
    Senior Member Average 2 Avatar de kamikaz33
    Data de Inscrição
    Nov 2011
    Localização
    Olhão
    Mensagens
    184

    Padrão Saxo 1.5 (TD)

    Boas pessoal deixo então o teste que fui fazer com mais uns amigos a um banco no Algarve (MTEC PERFORMANCE em Messines).
    O Carro será um Citroen Saxo 1.5diesel do ano 2000, que acabei por turbinar e pouco mais alterações relevantes terá.
    A cavalagem de origem vem publicada como 58cv. tendo no teste acusado quase 90.
    Falta ainda instalar intercooler e um embolo da bomba injectora maior(ainda com o de origem), entre outras pequenas coisas, portanto chegando aos 100cv ficarei satisfeito, no entanto estou bastante contente com o resultado.
    Abraços.


  2. #2
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Jan 2007
    Mensagens
    797

    Padrão

    Muito bom!

    Mas eu diria que com o IC e o embolo podes esperar passar a barreira dos 100cvs, isto porque lhe vais dar mais alimento com o embolo e colocar ar mais fresco na combustão com o IC.

    Posta novidades quando tiveres fieto esses upgrades.
    GT III gosta disto.

  3. #3
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2011
    Localização
    Norte
    Mensagens
    326

    Padrão

    Sempre pensei em fazer um projeto deste género num Saxo 1.5D comercial, uma vez que tive um, e adorava o comportamento do carro. Só era pena aquilo andar tão pouco...
    Mas será que o motor aguenta bem essas potências? Sendo um motor originalmente atmosférico, fico um pouco cético em relação ao comportamento da colaça e da sua junta.
    Já agora, a bomba é da Bosch, certo? Que turbo lhe meteste? Mais alguma alteração relevante na mecânica?

    Parabéns pelo trabalho!
    Última edição por chainReaction; 20-02-2012 às 18:47.
    Cumprimentos!

  4. #4
    robert / gt III Senior Avatar de GT III
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    euskadi
    Mensagens
    981

    Padrão

    bom trabalho!

  5. #5
    Senior Member Senior Avatar de tomtom
    Data de Inscrição
    Jul 2009
    Mensagens
    948

    Padrão

    ah grande rato!

  6. #6
    Junior Member Novato Avatar de Otto
    Data de Inscrição
    May 2011
    Mensagens
    16

    Padrão

    Não reforçaste os internos?

  7. #7
    Senior Member Average 2 Avatar de kamikaz33
    Data de Inscrição
    Nov 2011
    Localização
    Olhão
    Mensagens
    184

    Padrão

    Em relação aos internos não reforcei nada embora não me importasse mas o que é que conseguiria arranjar de reforçado para este motor? só talvez algumas peças compativeis de motores a gasolina pois também é um motor "TU" e após procurar bastante acabei por perceber que não existiam juntas de colaça mais altas para o diesel, acabou por ir com uma de origem.
    No entanto sem nenhum tipo de reforço para aguentar tudo bem, embora a próxima vez que abra o motor, pois quero fazer uns colectores e linha de oleo diferentes vou aproveitar para ou fazer uma junta por medida ou dar um desbaste minimo no topo dos pistons para baixar um pouco a compressão e me sentir mais confortavel a dar pressão no turbo.

    Quanto ao turbo que lá foi instalado não sei confirmar qual é pois não tem nenhuma referência, mas era proveniente duma Opel Combo C 1.7(cdti penso eu).
    Para além disso improvisei o canal de alimentação de oleo através de um "T" na valvula de pressão de oleo, fiz colectores de admissão e escape para o efeito(mais uma coisa que não se encontra ja feito) e substitui a tampa da bomba injectora (Bosch) por uma com LDA para compensar na papa conforme pressão de turbo.

    o aspecto é este:
    DSCN5446.jpg

  8. #8
    Junior Member Novato Avatar de Otto
    Data de Inscrição
    May 2011
    Mensagens
    16

    Padrão

    Nice, vai dando notícias, interessa-me acompanhar este projecto

  9. #9
    xtc
    xtc está desconectado
    Mkk Performance Senior
    Data de Inscrição
    Aug 2003
    Localização
    Vila Nova do Gasóleo
    Mensagens
    608

    Padrão

    mt bem, os meus parabens. Atenção que já tens muitas marcas que fazem pistões por medida, assim como juntas. De qualquer maneira, fico a aguardar com entusiasmo mais desenvolvimentos do carro. Boa sorte e bom trabalho

  10. #10
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2011
    Localização
    Norte
    Mensagens
    326

    Padrão

    Se alterares a taxa de compressão, cuidado para não a baixares demasiado, senão o motor não ficará a funcionar muito bem quando está sem boost, como por exemplo quando está ao ralenti! Podes até ter problemas para o por a trabalhar...
    Se eu estivesse na tua situação, tentaria arranjar uma boa junta que baixasse muito pouco a taxa de compressão. É minha convicção que essa colaça e esses pistões aguentem ainda bastante mais boost, mas já a junta... Se isso chegasse aos 0.8 bar era formidável!
    Mas para isso é ponto assente que tens que aumentar ao êmbolo da bomba injetora. Quanto a IC, uma boa opção seria um IC de um 1.6 HDi, pois tem a entrada e a saída ambas em cima, o que te facilitaria a tubagem. E pelas dimensões que tem, é mais que suficiente para essas potências, e deve ser relativamente fácil de colocar numa posição frontal, ao lado do radiador do motor.
    Eu pensaria também em refrigerar o óleo do motor.

    Se houver novidades vai mostrando aqui. Estarei atento!
    Cumprimentos!

  11. #11
    robert / gt III Senior Avatar de GT III
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    euskadi
    Mensagens
    981

    Padrão

    eu não tocaria na compressão , já te cuspiu alguma junta?
    mete ic e uma egt para vigiar essas temperaturas

  12. #12
    Senior Member Super user Avatar de Lopez
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    PT
    Mensagens
    1.663

    Padrão

    cuidado com o aquecimento da cabeça. para a estalares não é preciso muito.

    compras juntas com 1/2/3 moscas que se utilizam para compensar os faceamentos dados nas retificações.

    umas cam´s e radiadores já ficas com um belo investimento para sacares +100% potência
    Vendo T2 NOVO com Garagem

    07/07 - Opel Astra Caravan Cosmo Z17DTR

  13. #13
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    2.730

    Padrão

    Citação Mensagem Original de chainReaction Ver Post
    Se alterares a taxa de compressão, cuidado para não a baixares demasiado, senão o motor não ficará a funcionar muito bem quando está sem boost, como por exemplo quando está ao ralenti! Podes até ter problemas para o por a trabalhar...
    Se eu estivesse na tua situação, tentaria arranjar uma boa junta que baixasse muito pouco a taxa de compressão. É minha convicção que essa colaça e esses pistões aguentem ainda bastante mais boost, mas já a junta... Se isso chegasse aos 0.8 bar era formidável!
    Mas para isso é ponto assente que tens que aumentar ao êmbolo da bomba injetora. Quanto a IC, uma boa opção seria um IC de um 1.6 HDi, pois tem a entrada e a saída ambas em cima, o que te facilitaria a tubagem. E pelas dimensões que tem, é mais que suficiente para essas potências, e deve ser relativamente fácil de colocar numa posição frontal, ao lado do radiador do motor.
    Eu pensaria também em refrigerar o óleo do motor.

    Se houver novidades vai mostrando aqui. Estarei atento!
    Concordo com o teu post, mas para isso convém saber a taxa de compressão dele atmosférico, e depois aumentar na junta (rapar na cabeça, ou nos pistons,conforme a preferência dele) para baixar para valores mais adequados a um diesel turbo. E claro, o intercooler e o radiador de óleo são essenciais para a fiabilidade a médio/longo prazo e gasta-se nem 200 euros no material.

    Ali o XTC falou em marcas que fazem pistons por medida, o que é uma boa dica, mas isso iria disparar o orçamento para valores proibitivos, e não me parece que seja propriamente necessário para o objectivo em causa. Não sei se é possível, mas não tens material OEM de motores turbo PSA que possas usar? pouparias uns bons cobres, dores de cabeça, e facilitava tudo!
    Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.

  14. #14
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2011
    Localização
    Norte
    Mensagens
    326

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Ev0luti0n_ Ver Post
    Concordo com o teu post, mas para isso convém saber a taxa de compressão dele atmosférico, e depois aumentar na junta (rapar na cabeça, ou nos pistons,conforme a preferência dele) para baixar para valores mais adequados a um diesel turbo. E claro, o intercooler e o radiador de óleo são essenciais para a fiabilidade a médio/longo prazo e gasta-se nem 200 euros no material.

    Ali o XTC falou em marcas que fazem pistons por medida, o que é uma boa dica, mas isso iria disparar o orçamento para valores proibitivos, e não me parece que seja propriamente necessário para o objectivo em causa. Não sei se é possível, mas não tens material OEM de motores turbo PSA que possas usar? pouparias uns bons cobres, dores de cabeça, e facilitava tudo!
    Sim, obviamente que não se podia fazer as coisas a olhómetro, mas sim com medições e estimativas. Por acaso não sei qual a taxa de compressão original para este motor, mas o ideal será sempre medir, até para ver como está atualmente nessa matéria.
    Também acho que fazer pistões por medida seria um balúrdio, e acho que só haveria interesse nisso caso se alterasse a cilindrada. Mas eu não iria por esse caminhos, até porque nunca iria ficar tão bom como com as camisas dos cilindros originais. Aquilo passa por uma série de tratamentos que nenhum torneiro consegue dar...
    Também temos que ter em conta que se trata de um motor de injeção indireta. Logo, penso que os pistões aguentem bem a carga. Não deve ser o boost a dar cabo deles. Como o Lopez disse, o ponto mais fraco será a colaça, e a sua junta.
    Material de outros motores PSA não creio que se possa aplicar, a não ser a parte da injeção, ou o arrefecimento, ou uma ou outra tubagem... Acho que o que este projeto tem de especial é colocar um carro mais rápido, que até tem um bom chassis para as curvas, sem swap de motores, sem grande aumento de peso - ou seja, sem mexer muito na distribuição de pesos e no seu comportamento - mas acima de tudo, por um baixo custo. Pelo menos a mim, esses projetos é que dão pica, até porque há muita coisa homemade num projeto destes!
    Última edição por chainReaction; 26-02-2012 às 16:14.
    Cumprimentos!

  15. #15
    Senior Member Average 2 Avatar de kamikaz33
    Data de Inscrição
    Nov 2011
    Localização
    Olhão
    Mensagens
    184

    Padrão

    Citação Mensagem Original de chainReaction Ver Post
    Sim, obviamente que não se podia fazer as coisas a olhómetro, mas sim com medições e estimativas. Por acaso não sei qual a taxa de compressão original para este motor, mas o ideal será sempre medir, até para ver como está atualmente nessa matéria.
    Também acho que fazer pistões por medida seria um balúrdio, e acho que só haveria interesse nisso caso se alterasse a cilindrada. Mas eu não iria por esse caminhos, até porque nunca iria ficar tão bom como com as camisas dos cilindros originais. Aquilo passa por uma série de tratamentos que nenhum torneiro consegue dar...
    Também temos que ter em conta que se trata de um motor de injeção indireta. Logo, penso que os pistões aguentem bem a carga. Não deve ser o boost a dar cabo deles. Como o Lopez disse, o ponto mais fraco será a colaça, e a sua junta.
    Material de outros motores PSA não creio que se possa aplicar, a não ser a parte da injeção, ou o arrefecimento, ou uma ou outra tubagem... Acho que o que este projeto tem de especial é colocar um carro mais rápido, que até tem um bom chassis para as curvas, sem swap de motores, sem grande aumento de peso - ou seja, sem mexer muito na distribuição de pesos e no seu comportamento - mas acima de tudo, por um baixo custo. Pelo menos a mim, esses projetos é que dão pica, até porque há muita coisa homemade num projeto destes!
    De facto praticamente tudo é homemade.
    Este tópico já tem algum tempo e entretanto já atualizei um pouco mais o projeto tendo adicionado o Intercooler, radiador de óleo embolo de 9mm (original da bomba era 8mm) e refiz o colector de escape.
    O turbo é o mesmo (um 14), deixo abaixo algumas fotos do aspecto atual do compartimento do motor.
    Quanto ás fraquezas deste motor é realmente como se diz a colaça, pois já tive um problema embora não muito grave de passagem de compressão para a água através de uma ligeira racha na zona de uma das turbulências, de qualquer forma foi tudo retificado e ficou impecável.
    O carro tem andado a 0.8 bar como pressão de dia a dia e digo que se aguenta bem melhor do que o esperado e as prestações tendo em conta o motor que é, são espetaculares.
    Para breve tentarei fazer mais uma medição em banco com as características novas, mas tendo em conta a diferença que sinto desde a ultima medição estou á espera de mais que os 100cv. (Na verdade 116cv seria a minha meta pois seria o dobro da cavalagem original)...

    O novo colector de escape (Ainda não estava acabado).


    O aspecto do compartimento de motor com o Intercooler, radiador de óleo e as novas tubagens.
    Intercooler de um Fiat Bravo TD100, e radiador de óleo de um Lancia Thema 2.0 turbo 16v.(As 2 coisas a precisarem um toque de pintura provavelmente a preto uma vez que estou a tentar manter tudo o mais discreto possível)




    O reposicionamento do filtro de ar (Por fazer um farol com entrada para o filtro para os dias de loucura).


    A ligação de alimentação de óleo para o turbo através de um "T" na válvula de pressão de óleo e mais abaixo a bolacha de ligação do óleo ao radiador de óleo tudo feito com tubagem hidráulica feitas por medida.





    Espero que tenham gostado e assim que tenha o novo teste em banco postarei por aqui.
    Ev0luti0n_ e Jk_Alentejano gostam disto.

  16. #16
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    Muito fixe, este projecto.

  17. #17
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Aug 2012
    Localização
    Torres Novas
    Mensagens
    39

    Padrão

    Parabéns pelo projecto. Inspirador...
    Tenho dois carrinhos destes e realmente o que lhes falta é só um turbozito. Rebaixados atrás são uma moca a conduzir.
    Um deles chegou a colar ponteiro (190) a descer com 4 manos lá dentro. Imagino que com o dobro da potência já deve dar o mesmo a subir
    Última edição por NARESERVA; 28-04-2013 às 12:35.

  18. #18
    robert / gt III Senior Avatar de GT III
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    euskadi
    Mensagens
    981

    Padrão

    nice !!!!!

  19. #19
    Senior Member Senior Avatar de pedro ramalho
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Mensagens
    835

    Padrão

    muito bom.. Parabens.
    Só uma dica, troca a picagem do sinal de pressão da LDA para o tubo de alimentação ao IC.
    Assim ganhas em resposta da Bomba na compensação de gasoleo!!!
    Pedro Ramalho
    RACECOMPdiesel
    Citroen XSARA 1.9 td power by RACECOMPDIESEL
    Citroen C2 VTS 1.6 HDI power by RACECOMPDIESEL

  20. #20
    xtc
    xtc está desconectado
    Mkk Performance Senior
    Data de Inscrição
    Aug 2003
    Localização
    Vila Nova do Gasóleo
    Mensagens
    608

    Padrão

    espetaculo

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. saxo cup
    Por lulurod no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 2
    Última Resp.: 20-07-2009, 07:56
  2. Citroen Saxo Saxo 1.5 DIESEL
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 21-03-2009, 16:50
  3. Citroen Saxo SAXO CUP 1.6 - GPL
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 04-03-2009, 11:00
  4. Compro AX GTi--Saxo cup--Saxo VTS--106 GTi--106 XSi--Honda VTi
    Por Diogix no fórum Automóveis (particulares)
    Respostas: 2
    Última Resp.: 15-11-2008, 14:29
  5. saxo 1.5D
    Por cavalheiro no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 22
    Última Resp.: 30-05-2008, 16:06

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •