Resultados 1 a 20 de 21
Like Tree11Gostos

Tópico: Saxo 1.5 (TD)

Hybrid View

Post Anterior Post Anterior   Próximo Post Próximo Post
  1. #1
    Senior Member Average 2 Avatar de kamikaz33
    Data de Inscrição
    Nov 2011
    Localização
    Olhão
    Mensagens
    184

    Padrão Saxo 1.5 (TD)

    Boas pessoal deixo então o teste que fui fazer com mais uns amigos a um banco no Algarve (MTEC PERFORMANCE em Messines).
    O Carro será um Citroen Saxo 1.5diesel do ano 2000, que acabei por turbinar e pouco mais alterações relevantes terá.
    A cavalagem de origem vem publicada como 58cv. tendo no teste acusado quase 90.
    Falta ainda instalar intercooler e um embolo da bomba injectora maior(ainda com o de origem), entre outras pequenas coisas, portanto chegando aos 100cv ficarei satisfeito, no entanto estou bastante contente com o resultado.
    Abraços.


  2. #2
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Jan 2007
    Mensagens
    797

    Padrão

    Muito bom!

    Mas eu diria que com o IC e o embolo podes esperar passar a barreira dos 100cvs, isto porque lhe vais dar mais alimento com o embolo e colocar ar mais fresco na combustão com o IC.

    Posta novidades quando tiveres fieto esses upgrades.
    GT III gosta disto.

  3. #3
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2011
    Localização
    Norte
    Mensagens
    326

    Padrão

    Sempre pensei em fazer um projeto deste género num Saxo 1.5D comercial, uma vez que tive um, e adorava o comportamento do carro. Só era pena aquilo andar tão pouco...
    Mas será que o motor aguenta bem essas potências? Sendo um motor originalmente atmosférico, fico um pouco cético em relação ao comportamento da colaça e da sua junta.
    Já agora, a bomba é da Bosch, certo? Que turbo lhe meteste? Mais alguma alteração relevante na mecânica?

    Parabéns pelo trabalho!
    Última edição por chainReaction; 20-02-2012 às 18:47.
    Cumprimentos!

  4. #4
    robert / gt III Senior Avatar de GT III
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    euskadi
    Mensagens
    981

    Padrão

    bom trabalho!

  5. #5
    Senior Member Senior Avatar de tomtom
    Data de Inscrição
    Jul 2009
    Mensagens
    948

    Padrão

    ah grande rato!

  6. #6
    Junior Member Novato Avatar de Otto
    Data de Inscrição
    May 2011
    Mensagens
    16

    Padrão

    Não reforçaste os internos?

  7. #7
    Senior Member Average 2 Avatar de kamikaz33
    Data de Inscrição
    Nov 2011
    Localização
    Olhão
    Mensagens
    184

    Padrão

    Em relação aos internos não reforcei nada embora não me importasse mas o que é que conseguiria arranjar de reforçado para este motor? só talvez algumas peças compativeis de motores a gasolina pois também é um motor "TU" e após procurar bastante acabei por perceber que não existiam juntas de colaça mais altas para o diesel, acabou por ir com uma de origem.
    No entanto sem nenhum tipo de reforço para aguentar tudo bem, embora a próxima vez que abra o motor, pois quero fazer uns colectores e linha de oleo diferentes vou aproveitar para ou fazer uma junta por medida ou dar um desbaste minimo no topo dos pistons para baixar um pouco a compressão e me sentir mais confortavel a dar pressão no turbo.

    Quanto ao turbo que lá foi instalado não sei confirmar qual é pois não tem nenhuma referência, mas era proveniente duma Opel Combo C 1.7(cdti penso eu).
    Para além disso improvisei o canal de alimentação de oleo através de um "T" na valvula de pressão de oleo, fiz colectores de admissão e escape para o efeito(mais uma coisa que não se encontra ja feito) e substitui a tampa da bomba injectora (Bosch) por uma com LDA para compensar na papa conforme pressão de turbo.

    o aspecto é este:
    DSCN5446.jpg

  8. #8
    Junior Member Novato Avatar de Otto
    Data de Inscrição
    May 2011
    Mensagens
    16

    Padrão

    Nice, vai dando notícias, interessa-me acompanhar este projecto

  9. #9
    xtc
    xtc está desconectado
    Mkk Performance Senior
    Data de Inscrição
    Aug 2003
    Localização
    Vila Nova do Gasóleo
    Mensagens
    608

    Padrão

    mt bem, os meus parabens. Atenção que já tens muitas marcas que fazem pistões por medida, assim como juntas. De qualquer maneira, fico a aguardar com entusiasmo mais desenvolvimentos do carro. Boa sorte e bom trabalho

  10. #10
    Senior Member Super user Avatar de Lopez
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    PT
    Mensagens
    1.663

    Padrão

    cuidado com o aquecimento da cabeça. para a estalares não é preciso muito.

    compras juntas com 1/2/3 moscas que se utilizam para compensar os faceamentos dados nas retificações.

    umas cam´s e radiadores já ficas com um belo investimento para sacares +100% potência
    Vendo T2 NOVO com Garagem

    07/07 - Opel Astra Caravan Cosmo Z17DTR

  11. #11
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Aug 2012
    Localização
    Torres Novas
    Mensagens
    39

    Padrão

    Parabéns pelo projecto. Inspirador...
    Tenho dois carrinhos destes e realmente o que lhes falta é só um turbozito. Rebaixados atrás são uma moca a conduzir.
    Um deles chegou a colar ponteiro (190) a descer com 4 manos lá dentro. Imagino que com o dobro da potência já deve dar o mesmo a subir
    Última edição por NARESERVA; 28-04-2013 às 12:35.

  12. #12
    robert / gt III Senior Avatar de GT III
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    euskadi
    Mensagens
    981

    Padrão

    nice !!!!!

  13. #13
    Senior Member Senior Avatar de pedro ramalho
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Mensagens
    835

    Padrão

    muito bom.. Parabens.
    Só uma dica, troca a picagem do sinal de pressão da LDA para o tubo de alimentação ao IC.
    Assim ganhas em resposta da Bomba na compensação de gasoleo!!!
    Pedro Ramalho
    RACECOMPdiesel
    Citroen XSARA 1.9 td power by RACECOMPDIESEL
    Citroen C2 VTS 1.6 HDI power by RACECOMPDIESEL

  14. #14
    xtc
    xtc está desconectado
    Mkk Performance Senior
    Data de Inscrição
    Aug 2003
    Localização
    Vila Nova do Gasóleo
    Mensagens
    608

    Padrão

    espetaculo

  15. #15
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    2.730

    Padrão

    Gostei de ver as mods e tá mesmo fixe, feito assim caseirinho! só tenho a apontar uma cena no colector de escape; como optaste por não fazer 4-1, devias ter feito o tubo que liga á falange do turbo um bocado maior, porque juntam ali os gases dos quatro tubos. Mas mesmo assim, deve tar muito engraçado o saxo... e sem esquecer oil/inter-cooler, e tudo o resto muito discreto. FIXE!
    Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.

Tópicos Similares

  1. saxo cup
    Por lulurod no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 2
    Última Resp.: 20-07-2009, 07:56
  2. Citroen Saxo Saxo 1.5 DIESEL
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 21-03-2009, 16:50
  3. Citroen Saxo SAXO CUP 1.6 - GPL
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 04-03-2009, 11:00
  4. Compro AX GTi--Saxo cup--Saxo VTS--106 GTi--106 XSi--Honda VTi
    Por Diogix no fórum Automóveis (particulares)
    Respostas: 2
    Última Resp.: 15-11-2008, 14:29
  5. saxo 1.5D
    Por cavalheiro no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 22
    Última Resp.: 30-05-2008, 16:06

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •