Mensagem Original de
chainReaction
Sim, obviamente que não se podia fazer as coisas a olhómetro, mas sim com medições e estimativas. Por acaso não sei qual a taxa de compressão original para este motor, mas o ideal será sempre medir, até para ver como está atualmente nessa matéria.
Também acho que fazer pistões por medida seria um balúrdio, e acho que só haveria interesse nisso caso se alterasse a cilindrada. Mas eu não iria por esse caminhos, até porque nunca iria ficar tão bom como com as camisas dos cilindros originais. Aquilo passa por uma série de tratamentos que nenhum torneiro consegue dar...
Também temos que ter em conta que se trata de um motor de injeção indireta. Logo, penso que os pistões aguentem bem a carga. Não deve ser o boost a dar cabo deles. Como o Lopez disse, o ponto mais fraco será a colaça, e a sua junta.
Material de outros motores PSA não creio que se possa aplicar, a não ser a parte da injeção, ou o arrefecimento, ou uma ou outra tubagem... Acho que o que este projeto tem de especial é colocar um carro mais rápido, que até tem um bom chassis para as curvas, sem swap de motores, sem grande aumento de peso - ou seja, sem mexer muito na distribuição de pesos e no seu comportamento - mas acima de tudo, por um baixo custo. Pelo menos a mim, esses projetos é que dão pica, até porque há muita coisa homemade num projeto destes! 8)