O período das férias de verão é a altura do ano em que as estradas estão mais ocupadas e em que as pessoas preferem conduzir durante a noite para retirar o máximo proveito dos seus dias de férias. Normalmente há menos trânsito depois de anoitecer, mas o risco de sofrer um acidente aumenta devido à diminuição da visibilidade e fadiga.
condução noturna mais segura
Os acidentes noturnos na Europa, provocam 37% do total de vítimas mortais, como tal deverão tomar-se as devidas precauções para tornar a condução mais segura:
Ligar os médios ao anoitecer para melhorar a visibilidade e ser visto. Deverá conduzir com os médios ligados durante a noite, quando chove ou quando existe pouca visibilidade. Os máximos deverão ser usados sempre que possível, para evitar encadear o tráfego na direcção oposta. Alguns veículos estão equipados com sistema de ajuste automático dos faróis que controla a intensidade das luzes dependendo das condições de luminosidade exterior.
É através do sentido da visão que recebemos 90% da informação necessária para conduzir, e como a percepção visual diminui durante a noite, é mais difícil detetar peões, animais ou sinais de trânsito. Nestes casos, os faróis Full LED são um grande aliado, por gerarem uma luz de qualidade superior às lâmpadas de halógeno, semelhante à luz do dia, melhorando consideravelmente a visibilidade.
Adaptar a velocidade para travar dentro do limite das luzes dos faróis. É recomendável conduzir a uma velocidade inferior à que conduziria durante o dia.
Manter a distância de segurança deixando uma margem de não menos de três segundos entre si e o viatura à sua frente.
Reconhecer os sinais de fadiga antecipadamente, como pálpebras pesadas, dificuldades em manter a viatura no centro da faixa de rodagem ou recordar-se onde conduziu no quilómetro anterior. A sonolência afeta os reflexos e o seu efeito é semelhante a conduzir sob o efeito do álcool. Aos primeiros sinais de fadiga é importante parar e descansar ou dormir, até que seja seguro continuar a sua viagem. Algumas viaturas estão equipados com detetor de fadiga que ao monitorizar permantemente os gestos e decisões ao volante, detecta se está a perder concentração, sugerindo uma pausa através de um sinal acústico acompanhado de uma imagem no painel de instrumentos.
Seguindo estas recomendações não deverá ter problemas em atingir o seu destino de forma segura.