Este é mais um projecto que mostra como o tuning pode valorizar qualquer automóvel desde que seja um projecto bem feito e que tenha por base uma linha condutora. Este projecto iniciou-se em 2009 e é hoje um projecto reconhecido, não só pela qualidade e quantidade de alterações realizadas, mas também pela exclusividade de algumas dessas alterações.
A Audi A4 Green RS4 TDI é também um projecto muito valorizado aqui no fórum, tendo conseguido uma excelente classificação no concurso tuning 2011. Os utilizadores do TOL souberam valorizar a qualidade e empenho nas alterações.
Tal como está hoje, o destaque vai para as jantes Rotiform NUE. A Rotiform é hoje um marca de jantes que ganhou um reconhecimento mundial graças à internet. Uma forte imagem de exclusividade e um marketing agressivo virado para a internet e redes sociais, tornou esta marca um ícone. Contudo em Portugal, não há muitos projectos tuning com estas jantes e provavelmente este é um dos primeiros a exibir este modelo de 5 raios e 19 polegadas, as Rotiform NUE.
Alterações estéticas
Para além das jantes, o aspecto limpo e agressivo deste modelo de 1999, o rabaixamento conseguido através de coilovers, reduz ao máximo o espaço entre a jante e a carroçaria, conseguindo um aspecto quase perfeito. Destacamos também a estética RS4, onde vários componentes deste modelo de culto foram aplicados para melhorar e renovar esta Audi A4. O kit foi aplicado recorrendo a peças originais, o que garante uma qualidade superior e uma maior facilidade em ajustar todas as folgas na carroçaria. Foram também realizados outros retoques na carroçaria, que podem não ser visíveis facilmente mas que dão notoriedade ao trabalha, tal como a retirada dos frisos das portas ou até os últimos retoques dados nas ópticas frontais. Não sendo muito visivel pelos menos atentos, mas a aplicação deste kit obriga a um pequeno alargamento da carroçaria, aqui muito bem conseguido.
Alterações mecânicas
A suspensão foi complementada com uma barra anti-aproximação, também de origem Audi e neste capítulo o destaque vai inteiramente para os travões de origem RS4, que na frente possuem 360mm de diâmetro. O motor de 110cv teve algumas alterações, nomeadamente ao nível do turbo e do sistema de escape.
Também o interior foi alvo de uma remodelação quase completa. Mais uma vez, o Professor recorreu sempre que possível a componentes de origem Audi. Destacam-se as backets Recaro RS4 “high tech tissue” que são sem dúvida uma excelente alteração, complementada pelo volante RS4, manete de velocidades S-Line, trim em carbono RS4, plafoniers, door sills e pedais também RS4. Mas houve ainda tempo para vários pequenos detalhes, nomeadamente na iluminação interior, que se estende também à mala.
Este carro não é certamente um projecto acabado. Todos os interessados poderão seguir este projecto no fórum.
TOL: há quanto tempo possui este carro?
Professor: Desde Feveriro de 2005.
TOL: Quando começaram as alterações?
Professor: Mal a comprei, colocando-lhe as barras em alumínio no tejadilho.
TOL: O que destaca neste projecto que tenha sido realizado no ano de 2011?
Professor: O interior Recaro RS4 OEM, o mini wide body e as jantes Rotiform NUE 19″.
TOL: Quais os objectivos futuros para este projecto tuning?
Professor: Terminar as mods que ainda estão pendentes (forro em preto, quadrante RS4 OEM…) e fazer-lhe as manutenções a tempo e a horas!!!
TOL: Se fosse enquadrado num estilo de tuning como o denominaria?
Professor: OEM+.
TOL: Que inspirações tiveste?
Professor: O modelo RS4 B5, como é notório!!!
TOL: Que tipo de utilização fazes do carro?
Professor: Diária.
Características Técnicas
motor e transmissão | 1.9 TDI AFN 110cv EGR off (com junta cega e desligada via VAGCOM) 1749VA modificado CAT off panela intermédia out panela final RS4 OEM |
chassis | Coilovers Raceland (a rever durante este ano ) Barra AA RS4 OEM |
travões | RS4 B5 OEM 360mm |
rodas | ROTIFORM NUE 19″ Toyo Proxes T1-R 225/35 ZR19 88Y RF |
exterior | RS4 B5 full look: parachoques frontal e traseiro OEM RS4 grelha capot OEM RS4 Espelhos em alumínio escovado RS4 OEM Aileron RS4 Embaladeiras RS4 OEM com mini wide body nas caves de roda e portas traseiras Desfrisamento das portas Lava-faróis OEM RS4 Faróis OEM com fundo negro FN com aros cromados (B8 look) Escovas frontais aerotwin com braços da S4 B7 Escova traseira aerotwin com braço do Golf V Barras do tejadilho em alumínio Antena shark AUDI OEM C âmara de marcha atrás Xenon nos médios (h7 6000k) Follow me home nos FN Duplo FN traseiro Leds nos mínimos, luzes de presença e marcha-atrás. |
interior | Recaro RS4 OEM “High Tech Tissue” Consola 2 DIN com “RNS-X Door cards RS4 OEM (puxadores em preto matte, apoio de braço em pele e leds de alarme junto aos trincos) com trims em carbono RS4 OEM e tampas BOSE Colante RS4 OEM em pele semi-perfurada Manente de velocidades S-Line em pele semi-perfurada Apoio de braço em pele com costuras (iguais às das portas ) Quadrante com CB, aros cinza matte, fundos brancos e iluminação branca Vidros eléctricos traseiros Plafoniers, pilares e borrachas em preto RS4 OEM Via verde em black Rede separadora da mala Rede de carga na mala Door sills RS4 OEM Pedais RS4 B7 OEM Tapetes personalizados Luzes de cortesia vermelhas na mala Leds vermelhos direccionais no plafonier traseiro Full led inside |
Som | BOSE com subwoofer Alarme com chave retráctil OEM B7 Forras extra no compartimento do motor Isolamento Dynamat nas portas Kit emergência OEM |