Marca: Volkswagen
Modelo: Polo 9N
Ano: 2003

Motor:
Filtro de caixa K&N

Suspensão:
Amortecedores Bilstein B8 Sprint
Molas H&R -35mm
Barra Anti-Aproximação Seat Sport
Sinoblocos Seat Sport

Travões:
Origem, nada a declarar

Rodas:

Jantes VW BBS Montreal II 16' (Setembro-Dezembro 2007)
Pneus Goodyear Eagle F1 GS-D2 205/45 R16 (Setembro-Dezembro 2007)

Jantes VW Speedline Santa Monica 17' (Dezembro 2007 - )
Pneus Nankang Ultra Sport NS-II 205/40 R17 (Dezembro 2007 - )

Exterior:
Remoção do lettering da bagageira
Farolins traseiros Polo 9N3 vermelhos
Spoiler Inferior Traseiro GTI
Dupla ponteira escape IEPower 2x76mm
Antena Shark VW
Grelha frontal cromada versão Highline
Pintura de frisos, puxadores das portas e caixas dos espelhos à cor
Mínimos LED
Kit Xénon HID 6000K
Lâmpadas pisca Osram Diadem

Interior:
Aros cromados para manómetros
Apoio de braço Polo 9N3
Plafonier Passat W8
Pedais Audi TT
Tranque e destranque automáticos de portas (Vag-Com)

Som:
MFD1 VW Radio Navigation System
Leitor CD/DVD/DivX/USB
Colunas Blaupunkt p/ portas traseiras
Amplificador de antena

Outros:
Chaves de ponta-e-mola VW

Alterações realizadas em 2007:
Todas as mencionadas anteriormente

TOL: À quanto tempo possui este carro?
Resposta: Desde Março de 2005

TOL: Quando começaram as alterações?
Resposta: Apesar de o projecto ter sido idealizado no final de 2006, apenas no Verão de 2007 comecei com as primeiras "pinceladas".

TOL: O que destaca neste projecto que tenha sido realizado no ano de 2007?
Resposta: A resposta óbvia é... tudo. Há precisamente um ano, o meu carro tinha os frisos pretos, andava com jantes de ferro com os tampões todos sujos e riscados (devido à minha pouco habilidosa condução no primeiro ano de carta), uma suspensão de origem a soprar os últimos fôlegos... Apesar de relativamente bem conservado, o mais difícil era escolher por onde começar. A verdade é que começou, e chego a Janeiro de 2008 com um carro "novo", de cara lavada, ao meu gosto, extremamente seguro, e com a dedicação que os mais próximos do projecto lhe reconhecem da minha parte.

TOL: Quais os objectivos futuros para este projecto tuning?
Resposta: Melhoramento do setup de travagem, uma nova admissão, e melhoramento da iluminação Xénon (colocação de ópticas para o efeito com os respectivos lava-faróis e reguladores automáticos). Cheguei a ter em mente colocar um bloco 1.8T 20V 180cv proveniente de um Ibiza 6L Cupra, mas é uma ideia que, a cada dia que passa, encontro novos obstáculos. Muito por culpa de uma legislação que, digamos, pouco beneficia o Tuning.

TOL: Se fosse enquadrado num estilo de tuning como o denominaria?
Resposta: Definitivamente, OEM+. Peguei em peças de um considerável número de modelos do grupo Volkswagen (Golf IV, Passat 3BG, Ibiza Cupra, Audi TT) , e apliquei no meu Polo.

TOL: Qual é a peça/alteração melhor conseguida durante 2007 e porquê?
Resposta: Esteticamente, a escolha final de jantes. As Santa Monica em 17' viraram uma página no que toca ao rumo do projecto. A escolha foi um acto impulsivo, uma aposta de risco, que considerei que saí a ganhar 15 a zero. No que toca ao resto, definitivamente a suspensão. Mais uma vez, "arrisquei" num setup que não tinha visto em nenhum dos projectos que conheço, de perto ou nem tanto, VAG ou não VAG. E tornei o carro de tal forma seguro, que se um dia tiver um acidente, só poderá ser erro meu e nunca uma falha dinâmica.

TOL: Que inspirações tiveste?
Resposta: O Polo do Leonardo. Apesar de muitos me dizerem que hoje tenho um projecto que me posso orgulhar de estar ao nível dele, continuo a admirar e respeitar, como no dia que vi o projecto no TOL pela primeira vez. Mais ainda depois de o ter visto in-loco. De resto, alguns projectos estrangeiros noutros Clubes Polo, como o alemão e o britânico.

TOL: Que tipo de utilização faz do carro?
Resposta: Inseparável companheiro do dia-a-dia.

TOL: O que diria para convencer os restantes utilizadores a votar neste projecto?
Resposta: Apesar de haver ainda muito a fazer, foi um projecto que nasceu de pequenos nadas, e aos meus olhos, tem vindo a crescer até se tornar uma imagem de marca daquilo que, afinal, todos queremos: o nosso carro, ao nosso gosto.