Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 31

Tópico: É legal? -> PSP

  1. #1
    Senior Member Average 2 Avatar de Neptunus
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Ericeira / Belas
    Mensagens
    152

    Padrão É legal? -> PSP

    Boas,

    Alguém me sabe dizer se é legal a PSP efectuar um bloqueio de estrada sem qualquer aviso prévio, ou seja sem pirilampos acesos nem qualquer outro tipo de sinalização?

    Pergunto isto, devido a um amigo que circulava a alguma velocidade ter repentinamente deparado-se com a carrinha da brigada de intervenção da psp que sem qualquer tipo de sinalização lhe efectuou um bloqueio poucos metros mais à frente, metros esses impossiveis de evitar o acidente.
    Perante tal cenário esse meu amigo foi forçado uma travagem bastante forte e posterior uso de travão de mão, para assim conseguir atravessar a viatura rumo a um espaço livre junto da referida carrinha, uma vez que a manobra da psp foi tal modo repentina que seria impossivel imobilizar a viatura sem albarroar a carrinha da psp.

    Agora eu pergunto, isto é legal? Se não tivesse sido realizada uma manobra apertada e muito arriscada e a viatura albarroa-se a carrinha da psp, como era, quem era responsável?

    O resultado de tudo isto saldou-se em 500€ de multa por desrespeito a uma ordem de paragem de agente da autoridade para fiscalizar a viatura.

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de Raggs
    Data de Inscrição
    Jun 2003
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.513

    Padrão

    "...devido a um amigo que circulava a alguma velocidade..."

    "Se não tivesse sido realizada uma manobra apertada e muito arriscada..."

    Terá sido o bloqueio da PSP ou a velocidade a que o teu amigo circulava, o que causou a situação de perigo?

  3. #3
    sky
    sky está desconectado
    Z32 J spec 99 Super user Avatar de sky
    Data de Inscrição
    Sep 2003
    Localização
    japan
    Mensagens
    5.064

    Padrão

    mesmo que fosse a velocidade elevada pa via, certo que os agentes viram, tomam a decisao que se meter a frente assim sem mais nem menos?

  4. #4
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    129

    Padrão

    Boas eu ja vi um bloqueio desses, em algés onde estava a ser feita uma operação stop "em massa", por volta das 6:50 da manhã e ninguém passava sem soprar o balão ou sem serem visto os documentos.Se é legal?Provavelmente, porque quando fazem este tipo de coisas e porque andam a procura de algo.

    Cumps & Drive safe
    Volvo v50 '07XM 1.6D 110cv+Filtro de caixa KN

  5. #5
    Senior Member Average 2 Avatar de Neptunus
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Ericeira / Belas
    Mensagens
    152

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Raggs Ver Post
    "...devido a um amigo que circulava a alguma velocidade..."

    "Se não tivesse sido realizada uma manobra apertada e muito arriscada..."

    Terá sido o bloqueio da PSP ou a velocidade a que o teu amigo circulava, o que causou a situação de perigo?
    Foi mesmo o bloqueio, foi realizado de uma forma muito repentina e a pouquissimos metros do meu amigo.
    Não houve qualquer tipo de sinalização.

  6. #6
    Senior Member Average 2 Avatar de SM_Silver
    Data de Inscrição
    Feb 2003
    Localização
    Almada
    Mensagens
    400

    Padrão

    "O resultado de tudo isto saldou-se em 500€ de multa por desrespeito a uma ordem de paragem de agente da autoridade para fiscalizar a viatura"

    Ou seja ja o tinham mandado parar e nickles!?

    Se assim foi é perfeitamente normal que tenham feito o que fizeram, caso contrario as regras de conduta nao sao as que foram aplicadas.



    Ja assisti a uma atravessadela dessas em pleno eixo norte sul mas era o corpo de intervenção, atravessou-se a frente de um classe C, apontaram armas e levaram os gajos engaiolados... devem ter feito das boas.

  7. #7
    Senior Member Average 2 Avatar de Neptunus
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Ericeira / Belas
    Mensagens
    152

    Padrão

    Citação Mensagem Original de SM_Silver Ver Post
    "O resultado de tudo isto saldou-se em 500€ de multa por desrespeito a uma ordem de paragem de agente da autoridade para fiscalizar a viatura"

    Ou seja ja o tinham mandado parar e nickles!?

    Se assim foi é perfeitamente normal que tenham feito o que fizeram, caso contrario as regras de conduta nao sao as que foram aplicadas.



    Ja assisti a uma atravessadela dessas em pleno eixo norte sul mas era o corpo de intervenção, atravessou-se a frente de um classe C, apontaram armas e levaram os gajos engaiolados... devem ter feito das boas.
    Nop, não tinha sido mandado parar ainda.
    A questão que se levanta é mesmo se é legal o bloqueio da forma que foi realizado, já que por muito pouco não acabou em acidente.

  8. #8
    Senior Member Super user Avatar de Raggs
    Data de Inscrição
    Jun 2003
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.513

    Padrão

    A "multa" responde à tua dúvida:

    Já o tinham mandado parar e ele não acatou, portanto bloquearam-lhe a passagem.

    Agora se mandaram ou não parar, se ele viu ou não viu a hipotética ordem de paragem; etc etc etc...já depende da prova que vier a ser feita numa hipotética reacção.

    Seja como for, seja por que lado for, a história está mal contada.

  9. #9
    Senior Member Average 2 Avatar de Neptunus
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Ericeira / Belas
    Mensagens
    152

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Raggs Ver Post
    A "multa" responde à tua dúvida:

    Já o tinham mandado parar e ele não acatou, portanto bloquearam-lhe a passagem.

    Agora se mandaram ou não parar, se ele viu ou não viu a hipotética ordem de paragem; etc etc etc...já depende da prova que vier a ser feita numa hipotética reacção.

    Seja como for, seja por que lado for, a história está mal contada.
    A questão aqui é que o mandar parar foi atirar-lhe com uma carrinha para a frente, é esse gesto que pergunto se é legal, anteriormente não houve qualquer ordem de paragem, nem sequer havia policia.

    A multa veio do que se passou de seguida, o meu amigo perdeu a calma e acabou autuado.

    Mas o que quero saber é se sem mais nem menos a Psp pode efectuar um bloqueio que pode resultar em acidente, isto sem um motivo credivel e concreto para tal. E em caso de não ter sido possivel evitar o acidente quem iria assumir a responsabilidade.
    Última edição por Neptunus; 01-10-2007 às 17:25.

  10. #10
    Senior Member Super user Avatar de Raggs
    Data de Inscrição
    Jun 2003
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.513

    Padrão

    Já te respondi.

  11. #11
    Senior Member Average 2 Avatar de Ricardo_Oliveira
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Mensagens
    463

    Padrão

    Neptunus é só para dizer uma "coisinha"... os carros da policia não têm seguro logo se fores envolvido num acidente com tais viaturas tás f****o!! O melhor é andar de pestana aberta e em caso de fiscalizações é melhor obedecer... a não ser que tenhas carro para fugir!!
    Última edição por Ricardo_Oliveira; 02-10-2007 às 01:30.

  12. #12
    Senior Member Average 2 Avatar de Neptunus
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Ericeira / Belas
    Mensagens
    152

    Padrão

    Boas,

    Mas Raggs, há aqui duas situações distintas, o antes, em que uma carrinha da psp que vem no sentido oposto decide sem qualquer aviso atirar-se para a frente de outro carro, quando poderia ter evitado tudo o que se seguiu, bastava apenas ter pelo menos os pirilampos ligados e ter sinalizado a manobra com alguma antecedência, a zona tinha bastante visibilidade, como tal não aconteceu o meu amigo foi apanhado de total surpresa (o unico motivo que aponto para tal só mesmo o facto de o carro em questão ter alterações visiveis).
    Daí não resultou acidente devido a algumas manobras de emergência, antes posso-te garantir que não houve nada que pudesse provocar tal bloqueio.
    A legalidade que pergunto, é se eu ou tu vamos na "nossa" vidinha descansados e por algum motivo alguma autoridade se lembra de nos atirar um carro para a nossa frente ao ponto de dificilmente não provocar um acidente. Descartando a possibilidade um possivel desrespeito anterior já que não foi garantidamente este caso.

    A parte da multa por desobediência veio da atitude errada que o meu amigo teve já depois de ser realizado esse bloqueio, não por nada que tivesse acontecido antes.
    No que toca á multa nem se mete em questão sequer, houve razões fortes para tal.

  13. #13
    Senior Member Super user Avatar de Raggs
    Data de Inscrição
    Jun 2003
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.513

    Padrão

    Neptunus,

    Toda a consideração sobre a legalidade das acondutas adoptadas pelas forças de segurança se prendem com a justificação para as mesmas.

    Obviamente que, se do nada, uma viatura dessas causa um embaraço potenciador de acidente, não há legalidade na conduta. No entanto mediante a justificaçao da conduta, a ponderação da culpa na existência do acidente pode pender mais ou menos para cada lado.

    No caso que estamos a discutir, o facto do teu amigo levar com uma multa por desrespeitar uma ordem de paragem serviu de justificação para o atravessar da carrinha. Deram ordem, não obedeceu, foi bloqueado. Tenha ou não acontecido nesses termos, do lado da autoridade foi justificada a conduta.

    Faz lembrar um bimbo que eu infelizmente conheço que se travou de razões com um taxista por causa de uma diferença de 1 euro face ao taximetro. Tinha razão, mas como se armou em cagão e saiu do taxi "à doutor" a primeira coisa que o taxista fez foi sair também e gritar "AGARRA QUE E LADRÃO!".

    Compreendes? Do plano abstracto pode haver razão pela parte do teu amigo, mas no caso concreto e valoradas as circunstâncias - neste caso o auto que existe - ele está muito apertado e só com mágicas testemunhas é que, eventualmente, se safará.

    Mais...creio que são 2 mesitos sem conduzir, se não estou em erro.

  14. #14
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Mem-Martins/Algueirão
    Mensagens
    1.013

    Padrão

    Pois se fosse um traficante de Droga ou Violador deixavam-no ir!!!
    No nosso país infelizmente é assim!!


    Ha quem nao perceba as cenas, o Rapaz disse praí umas 10x que nao desobedeceu a paragem alguma!

    Incrivel!!!

    Claro que nao podem fazer isso! Usa umas testemunhas e leva isso a Tribunal.

    P.S.: Se eu fosse o teu amigo nao tinha travado repentinamente!

    Cumps
    Peugeot 206 1.4HDI MUX Black*
    195/50/15 GTI*

  15. #15
    Senior Member Average 2 Avatar de Neptunus
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Ericeira / Belas
    Mensagens
    152

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Doell_60 Ver Post
    Pois se fosse um traficante de Droga ou Violador deixavam-no ir!!!
    No nosso país infelizmente é assim!!


    Ha quem nao perceba as cenas, o Rapaz disse praí umas 10x que nao desobedeceu a paragem alguma!

    Incrivel!!!

    Claro que nao podem fazer isso! Usa umas testemunhas e leva isso a Tribunal.

    P.S.: Se eu fosse o teu amigo nao tinha travado repentinamente!

    Cumps
    Era uma hipotese se o meu amigo não tivesse perdido a cabeça depois do sucedido e ter agido da maneira que agiu. Perante tal, ficou apenas a duvida sobre aquilo que causou tudo isto.

  16. #16
    Senior Member Super user Avatar de Raggs
    Data de Inscrição
    Jun 2003
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.513

    Padrão

    Neptunus, assististe à cena?

  17. #17
    Senior Member Average 2 Avatar de Neptunus
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Ericeira / Belas
    Mensagens
    152

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Raggs Ver Post
    Neptunus, assististe à cena?
    Na totalidade não, apenas assisti à parte que meto e coloco em causa.

    Quero referir e deixar claro que não coloquei a questão com o intuito de uma possivel defesa ou contra argumentação do meu amigo, eu apenas condeno e coloco em causa a acção da psp, assim como condeno o comportamento de desrespeito para com a autoridade que o meu amigo tomou posteriormente.

    Apenas coloco a questão sobre uma eventualidade de amanha me poder acontecer uma cena parecida. Havia outras maneiras para a Psp ter abordado o meu amigo sem se fazer todo "aquele filme", afinal ninguém matou nem roubou.

  18. #18
    Senior Member Super user Avatar de pistolas
    Data de Inscrição
    Apr 2007
    Localização
    Vila Real
    Mensagens
    1.586

    Padrão

    Se fosse comigo resolvia a situação de uma forma muito simples....

    Recusava-me a pagar a multa e apresentava queixa contra os agentes da PSP......em tribunal e com um bom advogado ainda me ria um bocado. ( quanto mais o que poderia acontecer seria pagar a multa por excesso de velocidade )

    Isto no caso dos Boinas não terem mandado parar antes dessa situação. porque se realmente foi assim aconteceu essa conduta é simplesmente ilegal inconsciente e repreensivel.

    No caso de realmente eles terem mandado parar e o jovem não ligou e seguiu ao ponto de levar os Boininhas a fazer tal manóbra , então ai pagava a multa e ficava calado, pois nesse caso não tinha argumentos para me defender.

    enfim......de qualquer das formas acho que neste caso as culpas dividem-se para ambos os lados.

    O teu amigo ia a conduzir com excesso de velocidade. ( se foi mandado parar e não parou, ou se ninguém o mandou parar, só ele e quem estava presente é que pode afirmar.)

    Os Bófias deviam pensar que tavam a jogar Need For Speed e resolveram curtir a onda de adrenalina (Cá pra mim havia algum dentro da carrinha com uma PSP )

    Mas temos que nos lembrar de uma coisa.....a propria autoridade não é infalivel, nem 100% correcta, por isso não há nada como consultar um bom advogado pa saber no que é que isso pode dar.

    Cumps e boa sorte.
    Última edição por pistolas; 03-10-2007 às 14:49.

  19. #19
    Senior Member Super user Avatar de Raggs
    Data de Inscrição
    Jun 2003
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.513

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Neptunus Ver Post
    Na totalidade não, apenas assisti à parte que meto e coloco em causa.

    Quero referir e deixar claro que não coloquei a questão com o intuito de uma possivel defesa ou contra argumentação do meu amigo, eu apenas condeno e coloco em causa a acção da psp, assim como condeno o comportamento de desrespeito para com a autoridade que o meu amigo tomou posteriormente.

    Apenas coloco a questão sobre uma eventualidade de amanha me poder acontecer uma cena parecida. Havia outras maneiras para a Psp ter abordado o meu amigo sem se fazer todo "aquele filme", afinal ninguém matou nem roubou.
    Estou curioso, desde o inicio, sobre um ponto: que raio de reacção teve o teu amigo, para tu usares como ressalva?

    Os moinas defenderam-se, face a essa reacção, porque se sentiram obviamente ameçados, como disse o pistolas. Agora tou mortinho de curiosidade quanto ao modo como a reacção decorreu.

  20. #20
    Senior Member Super user Avatar de pistolas
    Data de Inscrição
    Apr 2007
    Localização
    Vila Real
    Mensagens
    1.586

    Padrão

    Bom ...então vamos lá ver......infelismente dádas as minhas várias experiências com juizes e tribunais por casos diversos posso apenas sugeiri o seguinte dádo a situação:

    O teu amigo que não págue multa nenhuma, se já pagou então é esquecer o caso, pois uma vez pága significa o assumir dos erros.

    Se não pagou, não pága, apresenta quiexa contra os agentes da PSP devido á sua conduta imprópria...

    A PSP pode até argumentar o que quizer, "... ai, fizemos aquilo porque não parou no cruzamento quando nos mandamos ..."

    Fácil de contrariar.......2 testemulhas oculares ( podem ter amigos feitos ).....tu próprio és um deles visto teres presenciado tudo.

    O argumento é simples:

    "...Eu por acaso ia a conduzir a trás do chaválo e não vi ninguém a mandar parar ninguém.....quando fui a dar por ela quase que batia na traseira do rapaz devido á estupides que os Sr.´s agentes da PSP fizeram ele teve que travar a fundo para não bater na carrinha da PSP......e nem sequer vi nenhuma luz ou ordem de paragem.....foi tudo muito rápido. " ------ o Advogado faz o resto.


    Pronto..problema resolvido...quanto á multa por desobediência é mais complicado..independetemente do cidadão ter ou não razão , não lhe assiste o direito de desobedecer da autoridade, mas sim o direito de se apresentar como quixoso e lesado perante um juiz. Nesse caso o teu amigo não se sáfa nem a tiro.

    Espero que a minhas experiências, apesar de negativas possam ao menos ser uteis para terceiros.

    Cumps e boa sorte.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Legal e ilegal
    Por ridscra no fórum Geral Tuning
    Respostas: 47
    Última Resp.: 28-07-2016, 16:59
  2. Legal?
    Por Lightning_E36 no fórum Geral Tuning
    Respostas: 23
    Última Resp.: 13-07-2010, 09:46
  3. publicidade legal?
    Por guism no fórum Geral Tuning
    Respostas: 9
    Última Resp.: 25-02-2010, 22:47
  4. É legal?
    Por Saxo_mania no fórum Geral Tuning
    Respostas: 25
    Última Resp.: 28-07-2009, 16:06
  5. Legal ou não?
    Por Burner no fórum Geral Tuning
    Respostas: 2
    Última Resp.: 29-05-2008, 21:59

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •