não conheço o banco...mas é um banco de freio?
É normal dar mais um bocado, mas tanto cv....
O Rei Salomão segredou-me que esse vinha abençoado e pronto para bater records com modificações
Avó de Salomão de volta ao asfalto após longa hibernação
Digna "sucessora" do seu filho mítico Raio Azul
Vamag sem freio
Resposta:
Ora, o eskisito é que o banco não falhou um único teste antes... sempre certinho em tds os motores tanto de origem como alterados e confirmados noutro lado... no entanto, pergunto, pode acontecer um erro em kker momento?
Olhando pas linhas do teste elas refletem exatamente o k acontece no motor, tanto a entrada do turbo as 2 mil e poucas rpm como a entrada do variador das valvulas d escape as 4500+/-. As linhas tb tão direitinhas, tal e qual como vem de fábrica! Só os numeros é k n batem certo...
Outra coisa estranha, o banco acusou mais 20km/h do k o velocimetro do carro, até medimos em 6a p confirmar o suposto corte, no limite imposto de velocidade de fábrica, (260km/h reais). E corta 6ª a 270 de ponteiro mas no banco acusou kuase 290km/h... que explicações pode have p isto?? Medimos a pressão do turbo e está nos 0.8 bar de origem... repro n tem!
Teste em 6ª:
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Que medidas de pneus foi inserida? Ve na folha.
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Já sei qual será o meu novo dyno favorito para o meu vicío...
Vou começar a medir ai nesse dyno
Avó de Salomão de volta ao asfalto após longa hibernação
Digna "sucessora" do seu filho mítico Raio Azul
Registou uma linha de binário já de si influenciada pela ausência de freio, a somar ao facto de o banco calcular a potência atraves do binário para uma RPM superior à real, tem todas as condições favoráveis para dar uma potência exagerada.
Falta de freio aliado a um binário considerável aplicado pelas rodas traduz-se numa aceleração angular elevada.
Como binário é o produto do momento de inércia pela aceleração angular:
T = I.α e I é um valor constante, se α for muito elevado, então o binário também o será.
A potência é o produto do binário pela velocidade angular.
P = T.ω o T é o valor calculado pelo banco ( explicado em cima ), se a velocidade angular também for mal registada, como disseram chegou a ser mais de 20Km/H no final da rotação, então é o descalabro!
As linhas correctas para esse modelo seriam estas:
Powertrain Performance Graph for Volkswagen Golf GTI Edition 30 -07 (169 kW)
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Então, ontem foi medir num Maha.
As 3 primeiras tentativas de medição foram goradas pk o banco começou a patinar... à 4a tentativa acusou 228cv, mas no fim da rotação houve ali muito ruido passado para o dinamometro, não finalizou bem.
No 5o teste, acusou 245cv... o dono do banco disse que não podia ser, tinha k se medir outra vez ( o homem tem um sciroco R, deve ter ficado confuso! ). Esperámos que arrefecesse e no 6o teste acusou 243cv, tão aí aos testes.
Pessoalmente, axo k o banco tem um desvio +/- de 5% em relação ao dinamómetro da vw, pelo que a potência real do motor é mesmo 230cv, isto pela norma europeia ou seja, o k vem no livrete. Ainda me ri c o enorme conhecimento do homem, disse ele que os 277cv da norma din, é k vinham no livrete e que o carro está mexido e k já trabalha com isto à mais de 20 anos, mais n sei k... pá, lá por ter um siroco R, n precisava fazer figura de parvo perante a minha pessoa, mas enfim.
Não houve desvio na velocidade como aconteceu no vamag...
Concluo apenas p dizer k n há 2 testes iguais mesmo nas condições ideais, portanto, n é por alguem vir aki com um teste a marcar 1000cv, que os tem debaixo do capot.
Opiniões, coments, etc, aceitam-se... e se alguém kiser oferecer 1 teste em dino dinamics tb agradeço!
Teste4:
Teste5:
Teste6:
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Esta de boa saude. Tem 240-245cv. Faz-me confusao como ha operadores que nao sabem onde se mede a temperatura de ar admitido. Peguem nas directrizes das normas e ficam logo a saber... Inlet temp é medido, num sobrealimentado por turbo, no inlet do turbo. Por isso pouco ou nada varia da temperatura ambiente.
Na minha modesta opinião andaste a perder tempo e dinheiro, desde quando é preciso fazer tantas tentativas para medir um carro stock? É preciso repetir até dar os valores que pretendemos? Se isso fosse a medir numa afinação tinhas aí trabalho para 2 meses. lol
E no fim continuo a olhar para resultados de 270cvs norma onde penso que deveriam aparecer os tais 230's stock.
Das duas uma, ou tiveste mesmo azar com os bancos/operadores que apanhaste ou o carro pode não estar mesmo stock.
Nas mesmas condições, no mesmo dia e hora e com o carro à mesma temperatura, só não mede valores muito identicos se existir algum problema, ou no banco, ou no carro. É natural que se fizeres um teste a seguir ao outro, o segundo vai fazer menos potência devido ao aquecimento da mecânica, ainda assim num carro stock não será uma diferença abismal.
Como é que é possivel tanta gente fazer confusao com a potencia da norma DIN... nao é essa que aparece no livrete!! Peskisem no google e leiam sobre o assunto.
Ora, se até d origem é dificil acertar, em bancos diferentes, em condiçoes identicas, etc, imaginem o k é em carros alterados... as vezes nem num ano kt maus em 2 meses, s consegue saber ao certo a potencia exata d um motor modificado. So indo a um dinamometro em k a potencia é medida na ponta da cambota e em k todos os parametros do motor estao a ser monotorizados, o resto é palha! Eu medi neste carro pk havia suspeitas d um problema k s confirmou nao existir.
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Nem todas as marcas de automóveis se regem pela norma DIN ( que é alemã ). Existem outras normas as empresas de automóveis declaram a potência, quando o carro sai para o mercado, de acordo com a norma que escolherem.
O mal do valor apresentado DIN70020 é simples... a temperatura de inlet não é nem de longe nem de perto 50ºC. Anda muito próximo da temperatura ambiente. Como usaram a temperatura de intake para a correcção então a norma DIN deu um valor muito elevado. Também a pressão atmosférica é muito baixa. Ou foi medido num sítio elevado ou então o sensor de pressão está elevado ou foi inserido à mão. Pressões atmosférica baixas e temperaturas de inlet elevadas, fazem disparar os valores de correcção pela norma face à potência motor ( calculada ).
Quem usa a temperatura de intake para correcção comete um grave erro e vai contra o que dizem as directrizes das normas.
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Dizes então que a potência que vem no Livrete é a que nos Dynos aparece como potência de motor?Aceito e concordo, mas a diferença que neste dyno é apresentada de uma para a outra mostra a credibilidade do mesmo. eheh
O que dizes faz pouco sentido, aferir a potência num dyno demora minutos, afinar um carro demorar anos era bonito de se ver, num dia bem passado vem de lá exatamente como se gosta, contando que a mecânica esteja em condições, talvez nos tejamos a interpretar mal ou então o meu fraco conhecimento não acompanha o teu know how.
Última edição por FastCupra; 13-12-2012 às 11:55.
E mesmo utilizando um banco de potência dos que fazem jus ao nome, que medem potência à cambota, a correcção de acordo norma X ou Y é sempre realizada, porque as correcções são para se ter como referencial determinadas condições atmosféricas, temperaturas de combustível, etc...
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Resumindo e complicando: Na minha opinião, o carro poderá estar stock sim.. E a gozar de excelente saúde.
Nestes 2 últimos graficos esta stock. Se fosse usada a norma de forma correcta isso ia dar 235 a 240cv algo normal na edição 30anos.
Ter bancos de potencia e nao os saber usar é uma vergonha! Ainda pior cobrar € por um serviço mal prestado algo muito comum em Portugal.
Agora reprogramado!
APR stage1
Coments?!
teste2.jpg
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