Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 23

Tópico: filtro de ar

  1. #1
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jan 2007
    Mensagens
    29

    Padrão filtro de ar

    boas. tenho um 106 1.1. pus um filtro conico mas acho que aumentou um bocado o consumo. não sei se devo por antes um de caixa. qual é a vossa opinião?
    abraço

  2. #2
    Performance Consultant Super user
    Data de Inscrição
    Feb 2008
    Mensagens
    1.676

    Padrão

    Citação Mensagem Original de zorba Ver Post
    boas. tenho um 106 1.1. pus um filtro conico mas acho que aumentou um bocado o consumo. não sei se devo por antes um de caixa. qual é a vossa opinião?
    abraço
    Boa noite,

    caixa, sem dúvida.
    Os filtros cónicos só em aplicações muito específicas é que são eficientes. De outra forma, aspiram ar mais quente, o que se traduz por menos densidade de oxigénio e daí o aumento do consumo.

    Ao dispor.

  3. #3
    Senior Member Senior Avatar de GiJoe
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Localização
    Sta Iria - Lx
    Mensagens
    547

    Padrão

    e..... por acaso não esticas um pouco mais as mudanças pa ouvires o ronco do filtro?????

    Isso faz consumir mais sabias.....:p
    Bravo TD100 Sold!
    Alfa 156 JTD...

  4. #4
    Senior Member Average 2 Avatar de lour1nho
    Data de Inscrição
    Oct 2008
    Localização
    Aveiro
    Mensagens
    488

    Padrão

    axo que a melhor opção é o de caixa e xama mesnos a atenção!!

  5. #5
    Mix
    Mix está desconectado
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2003
    Localização
    odivelas
    Mensagens
    10

    Padrão

    Nesse carro o melhor é o de cx sem duvida.



    Abraço

  6. #6
    Junior Member Novato Avatar de inventor
    Data de Inscrição
    Nov 2008
    Mensagens
    12

    Padrão

    para consumos economicos é sem duvida melhor o de caixa. o que o filtro conico te vai fazer é aumentar a rotaçao, o motor dum carro ao rolantim funciona normalmente entre as 700 e as 1000 rpm, com filtro conico vai passar a trabalhar entre as 1000 e as 1500 rpm (ao rolantim), para alem do que o Meganado escreveu, por isso obviamente vai consumir mais e parece que da mais arranque.

    mas se fizeres uma entrada de ar co capot directa para o flitro ai ja é outra musica, algo deste estilo....

  7. #7
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Dec 2007
    Localização
    Funchal
    Mensagens
    945

    Padrão

    Citação Mensagem Original de inventor Ver Post
    o motor dum carro ao rolantim funciona normalmente entre as 700 e as 1000 rpm, com filtro conico vai passar a trabalhar entre as 1000 e as 1500 rpm (ao rolantim)

    1000 a 1500???? lol nd a ver pelo menos no meu com e sem o filtro conico as rotaçoes ao rolatim sao as mesmas cerca de 900... o que acontece e que as rotaçoes sobem mais rapido um poko kuando aceleras principalmente em mudanças mais baixas....

    Opel Corsa B

  8. #8
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    May 2007
    Localização
    PaRaDiSe CiTy
    Mensagens
    1.558

    Talking

    Citação Mensagem Original de ddonato Ver Post
    1000 a 1500???? lol nd a ver pelo menos no meu com e sem o filtro conico as rotaçoes ao rolatim sao as mesmas cerca de 900... o que acontece e que as rotaçoes sobem mais rapido um poko kuando aceleras principalmente em mudanças mais baixas....
    Será que ele andou a alterar a borboleta???

  9. #9
    Junior Member Novato Avatar de inventor
    Data de Inscrição
    Nov 2008
    Mensagens
    12

    Padrão

    o meu filtro é o de origem, como tudo, no meu carro, excepto o radio, futuramente farois e pintura.
    Com o filtro conico carro tem maior admissao do ar, tem de aumentar a rotaçao do motor porque te suga mais o ar se n faz isso é pq o filtro nao te ta a fazer nada, tanto que so ouves o ar se puxares pelo motor.

  10. #10
    Senior Member Senior Avatar de GiJoe
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Localização
    Sta Iria - Lx
    Mensagens
    547

    Padrão

    USKÊ?

    (10 caracteres)
    Bravo TD100 Sold!
    Alfa 156 JTD...

  11. #11
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Citação Mensagem Original de inventor Ver Post
    o meu filtro é o de origem, como tudo, no meu carro, excepto o radio, futuramente farois e pintura.
    Com o filtro conico carro tem maior admissao do ar, tem de aumentar a rotaçao do motor porque te suga mais o ar se n faz isso é pq o filtro nao te ta a fazer nada, tanto que so ouves o ar se puxares pelo motor.
    O teu nick vem mesmo apropriado!

    Só puxa mais ar se carregares no acelerador...o filtro está lá para "deixar passar" e não para empurrar o ar...logo não faz subir a rotação...se isso acontece no teu verifica a válvula de controlo do ralenti...
    ...

  12. #12
    Junior Member Novato Avatar de inventor
    Data de Inscrição
    Nov 2008
    Mensagens
    12

    Padrão

    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    O teu nick vem mesmo apropriado!

    Só puxa mais ar se carregares no acelerador...o filtro está lá para "deixar passar" e não para empurrar o ar...logo não faz subir a rotação...se isso acontece no teu verifica a válvula de controlo do ralenti...
    ja alguma vez te perguntaste porque é q o filtro conico é conico? nao é so pela estetica.
    a pressao do ar é maior quanto mais no interior do filtro se esta, mas essa pressao vai-se perdendo ao longo do tubo que o ar precorre antes de chegar ao motor propriamente dito (se calhar nao notas isto porque tens um tubo que te da meia volta ao motor), por isso inventaram os turbos mara aumentar essa compressao (do ar que entra para as valvulas) e fazer com que mais ar entre para a combustao (para ser uma combustao maior) como isso nao é suficiente fizeram os intercoolers para refrigerar o ar que entra no turbo (ar frio é mais compressivel que o quente, logo, quanto mais frio tiver o ar menos espaço ocupa no turbo.
    Resumidamente, quanto mais ar for para as valvulas mais potencia tens no motor.
    Em que ano de fisica ficaste?

  13. #13
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Wink Admissão e escape

    Citação Mensagem Original de inventor Ver Post
    ja alguma vez te perguntaste porque é q o filtro conico é conico? nao é so pela estetica.
    a pressao do ar é maior quanto mais no interior do filtro se esta, mas essa pressao vai-se perdendo ao longo do tubo que o ar precorre antes de chegar ao motor propriamente dito (se calhar nao notas isto porque tens um tubo que te da meia volta ao motor), por isso inventaram os turbos mara aumentar essa compressao (do ar que entra para as valvulas) e fazer com que mais ar entre para a combustao (para ser uma combustao maior) como isso nao é suficiente fizeram os intercoolers para refrigerar o ar que entra no turbo (ar frio é mais compressivel que o quente, logo, quanto mais frio tiver o ar menos espaço ocupa no turbo.
    Resumidamente, quanto mais ar for para as valvulas mais potencia tens no motor.
    Em que ano de fisica ficaste?
    O livro com o titulo "Scientific Design of Exhaust & Intake Systems" deve explicar tudo e tem as formulas matemáticas.

  14. #14
    Senior Member Average 2 Avatar de ctr_ic_lx
    Data de Inscrição
    Aug 2008
    Mensagens
    373

    Padrão

    Citação Mensagem Original de 106XSiLx Ver Post
    O livro com o titulo "Scientific Design of Exhaust & Intake Systems" deve explicar tudo e tem as formulas matemáticas.
    Há cá cd um. É só mecânicos no tuning ONLINE... Mas nos carros deles nem o óleo ou pastilhas sabem mudar...
    Vive por algo...

  15. #15
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    SMA
    Mensagens
    2.004

    Padrão

    como isso nao é suficiente fizeram os intercoolers para refrigerar o ar que entra no turbo (ar frio é mais compressivel que o quente, logo, quanto mais frio tiver o ar menos espaço ocupa no turbo.
    LOOOOOOL
    de certeza que sabes onde fica montado e o intercooler e por que lado faz o motor admissao e escape?
    o IC arrefe o ar aquecido no turbo aquando da compressão para o deixar mais denso e para que com a utilização o motor n perca rendimento devido ao aquecimento do turbo... entre outras coisas...

    XAD + XADT

  16. #16
    Senior Member Super user Avatar de leobxb
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    Barreiro
    Mensagens
    3.157

    Padrão

    Citação Mensagem Original de inventor Ver Post
    para consumos economicos é sem duvida melhor o de caixa. o que o filtro conico te vai fazer é aumentar a rotaçao, o motor dum carro ao rolantim funciona normalmente entre as 700 e as 1000 rpm, com filtro conico vai passar a trabalhar entre as 1000 e as 1500 rpm (ao rolantim), para alem do que o Meganado escreveu, por isso obviamente vai consumir mais e parece que da mais arranque.

    mas se fizeres uma entrada de ar co capot directa para o flitro ai ja é outra musica, algo deste estilo....
    não tenho dúvidas que o teu nick seja inventor...

    Amigo é como te disseram, nesses motores de baixa cilindrada não compensa muito ter um filtro cónico, sentes alguma diferença mas nao é muita, sobretudo nos consumos, porque é normal, entra mais ar, tem de entrar mais gasolina para manter a relação estequeométrica.
    Se realmente queres aumentar um bocadinho o rendimento com o filtro de ar, no sensor da temperatura do ar (normalmente ao pé do massa de ar) metes uma resistência e o que ele te vai fazer, a resistência vai-te dizer a temperatura do ar, e quanto menor for a temperatura que damos ao sensor, mais gasolina ele injecta (para aquecer rapidamente quando o motor está frio), então mete-se a tal resistência, e ele sempre estará a injectar gasolina como se o motor estivesse a 10ºC. Mas atenção, há muitos motores em que isso nao resulta, no meu por exemplo, 318i, começa a ser muita gasolina para pouco ar, há noutros, que resulta bem.

    Agora, pessoalmente, prefiro de caixa porque dá menos nas vistas, não faz tanto ronco e o carro não se mexe, e há filtros de caixa muito bons. Os consumos acho que vai ser a mesma coisa, tanto num filtro como noutro, o princípio é entrar mais ar, logo automaticamente entra mais gasolina. Mas se calhar no cónico o consumo seja maior porque consegue fazer que o ar entre mais frio do que no de caixa... não sei.

    e essa história do ralanti alterado pro causa do filtro é mito... um carro a gasolina normal deve fazer 750+-50, com filtro ganha no máximo 50rpms.
    1500rmps de ralanti era se tivesse o motor passo a passo estragado.

    cumps.
    Última edição por leobxb; 11-11-2008 às 01:09.

  17. #17
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Wink Distancia

    Citação Mensagem Original de ctr_ic_lx Ver Post
    Há cá cd um. É só mecânicos no tuning ONLINE... Mas nos carros deles nem o óleo ou pastilhas sabem mudar...
    Desses mecânicos, aconselho vivamente que mantenha uma certa distancia ... são um verdadeiro desastre ... aliás, aconselho que fuja deles como do diabo da cruz.

    Por falar nisso ... acho que foi isso que aconteceu ao meu carro ... teve demasiado perto dum deles quando esteve no concessionário ... foi num fosforo em que deu cabo do motor do meu carro ...

    Distancia ... distancia meu caro ... é um concelho de amigo ... distancia

  18. #18
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Wink Filtro de caixa é melhor

    Citação Mensagem Original de zorba Ver Post
    boas. tenho um 106 1.1. pus um filtro conico mas acho que aumentou um bocado o consumo. não sei se devo por antes um de caixa. qual é a vossa opinião?
    abraço
    O filtro de caixa é o que eu recomendo. O que se deve estar a passar é que o filtro cónico está a apanhar com ar quente do motor. Com isso, o ar que entra no motor é em menor quantidade e vai quente. Existe um sensor para detectar a auto detonação e o que faz é atrasar a ignição para evitar que o motor seja danificado.

    Tente experimentar meter a entrada do filtro cónico num local que apanhe directamente com ar fresco. Um local poderá ser na frente do radiador ou ao lado, mas sempre de maneira que não apanhe o ar já aquecido pelo radiador. O problema vai ser que não deve ter muito espaço. O meu carro é muito parecido com o seu e não estou a ver outro lugar aonde possa meter o filtro. Talvez com uma puxada de ar na parte de baixo do parachoques ...

  19. #19
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Citação Mensagem Original de inventor Ver Post
    ja alguma vez te perguntaste porque é q o filtro conico é conico? nao é so pela estetica.
    a pressao do ar é maior quanto mais no interior do filtro se esta, mas essa pressao vai-se perdendo ao longo do tubo que o ar precorre antes de chegar ao motor propriamente dito (se calhar nao notas isto porque tens um tubo que te da meia volta ao motor), por isso inventaram os turbos mara aumentar essa compressao (do ar que entra para as valvulas) e fazer com que mais ar entre para a combustao (para ser uma combustao maior) como isso nao é suficiente fizeram os intercoolers para refrigerar o ar que entra no turbo (ar frio é mais compressivel que o quente, logo, quanto mais frio tiver o ar menos espaço ocupa no turbo.
    Resumidamente, quanto mais ar for para as valvulas mais potencia tens no motor.
    Em que ano de fisica ficaste?
    Sabes o k te digo? Tas "abariadinho da cabeça..."

    Não te culpo, kd fui trabalhar pa vw tb lá havia "mecanicos" que pensavam k o turbo funcionava como tu dizes...

    Olha, aconselho-te a ler, ler mt, investiga, descobre e depois, numa altura em k consigas desmontar completamente um motor e voltar a monta-lo teoricamente, experimenta faze-lo na realidade depois, kd realmente o souberes fazer, volta aki e explica ao pessoal k tem dúvidas como se faz...ok? Nessa altura saberás como tudo funciona...
    ...

  20. #20
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Citação Mensagem Original de leobxb Ver Post
    não tenho dúvidas que o teu nick seja inventor...


    Se realmente queres aumentar um bocadinho o rendimento com o filtro de ar, no sensor da temperatura do ar (normalmente ao pé do massa de ar) metes uma resistência e o que ele te vai fazer, a resistência vai-te dizer a temperatura do ar, e quanto menor for a temperatura que damos ao sensor, mais gasolina ele injecta (para aquecer rapidamente quando o motor está frio), então mete-se a tal resistência, e ele sempre estará a injectar gasolina como se o motor estivesse a 10ºC. Mas atenção, há muitos motores em que isso nao resulta, no meu por exemplo, 318i, começa a ser muita gasolina para pouco ar, há noutros, que resulta bem.

    cumps.
    Isso é tipo evry mod nos carros a gasolina...mas olha uma coisa, se se usar um variador de resistência o efeito será constante ao longo da rotação...digo eu... n sei se já alguém fez isso e se realmente confirma o funcionamento, se já tens isso montado n keres experimentar e verificar se funciona?
    ...

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Respostas: 13
    Última Resp.: 22-03-2011, 11:48
  2. Filtro K&N
    Por Macela no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 4
    Última Resp.: 18-05-2009, 17:07
  3. Vendo Filtro KN - motores HDI's e Filtro BMC para motores TDI's
    Por pedro ramalho no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 24
    Última Resp.: 13-04-2009, 16:56
  4. Filtro K&N
    Por xavi87 no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 0
    Última Resp.: 13-02-2008, 00:59
  5. Filtro cónico VS Filtro de caixa
    Por VW Golf Lover no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 6
    Última Resp.: 30-12-2006, 14:39

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •