Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 41 a 60 de 106

Tópico: Espaçadores de Vias

  1. #41
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    Trofa/Braga/Porto de Mós
    Mensagens
    2.236

    Padrão

    Citação Mensagem Original de rcampos Ver Post
    Boas!
    Venho emitir também a minha opiniao de que o carro vai ficar mais subvirador (fugir de frente) ao alargar o eixo traseiro.
    Com um eixo mais largo, seja a frente seja atrás, há menos transferencias de massa, o que leva a que haja mais aderencia total desse eixo(a soma das duas rodas), logo o eixo mais largo fica a agarrar mais. Isto acontece porque a relacao peso_sobre_o_pneu/aderencia_do_pneu nao e linear. O dobro do peso num pneu nao produz o dobro da aderencia em curva! Como tal, em curva estamos a tirar peso da roda de dentro e a aplica-lo na de fora, o que obviamente reduz a aderencia na de dentro e aumenta na de fora. O problema é que a aderencia que se aumenta na roda de fora é INFERIOR à que se tira na roda de dentro. Logo, é fácil de ver que quanto menos transferència de peso houver em curva, maior será a aderencia (em curva). Como um eixo mais largo diminui a transferencia de massa, vai aumentar a aderencia.

    Se neste caso o eixo de tras for alargado, ess eixo ficará a agarrar mais do que antes e nao menos.
    Se o carro de origem fugir de frente (subvirador, como sao maior parte do carros de traccao a frente), ao darmos mais aderencia ao eixo traseiro, ele vai continuar subvirador, eventualmente poderse-á notar ainda mais, pois como aumentámos a capacidade do eixo traseiro agarrar em curva, se o carro antes nao chegava ao limite do eixo de trás (a frente é que fugia, nao a traseira), agora ainda vai ficar mais longe do limite, pois a frente nao foi alterada e continua a fugir antes da de trás.

    Se o carro for neutro, com espacadores atras vai ficar a fugir de frente, pois agora quando chegar o limite da frente, a traseira ainda tem traccao, lgoo vai fugir de frente.

    Se o carro for sobrevirador (traseira foge primeiro), ao aumentarmos o eixo traseiro o carro vai ficar mais neutro, pois o limite da traseira vai-se aproximar do da frente e vao fugir as duas mais similarmente.

    Esta ultima parte generaliza um pouco, pois normalmente um carro nao é 100% sub ou sobre virador. Normalmente há um eixo que foge mais do que o outro, mas ambos fogem um pouco.

    Agora se aumentarmos ambos os eixos, o equilibrio frente/trás mantem-se, mas o carro fica com mais aderencia (menos transferencia de massa). Como produz mais forca ao curvar, vai aplicar mais tensao no chassi e em varios, mas todos sabemos que nao se fazem omoletes sem ovos. E em alguns casos esse stress PODERÁ (nao digo que assim seja) até ser irrisório: interessa assim tanto se um rolamento dura 150.000km ou 152.000km?

    Peco desculpa pelo ortografia, mas estou num teclado alemao!

    Raul Campos
    Continuo a dizer que não é bem assim. Tens razão no que tás a dizer, apenas tou a dizer que se a distância entre vias do eixo que tem tracção for inferior ao outro o carro foge!

  2. #42
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    Trofa/Braga/Porto de Mós
    Mensagens
    2.236

    Padrão

    FrEaKZoIdE:

    Em relação aos meus post que referiste e "traduzindo" palavra a palavra:

    "Entendo porque é que queres só atras no teu Peugeot. Ele tem umas vias muito largas à frente em relação à traseira.
    Os perigos são sobreviragem."

    Fiz esta afirmação pois já coloquei (na realidade, não em jogos) umas jantes e pneus mais largos num Peugeot 206 e as rodas da frente saiam imenso do carro, ou seja, "Ele tem umas vias muito largas à frente em relação à traseira.", por isso entendia perfeitamente ele querer só colocar atrás por motivos estéticos, para a traseira acompanhar a frente. E continuei a dizer que essa alteração tinha como perigo a sobreviragem.



    Em relação ao teres dito subvirador eu corrigi-te para sobrevirador.



    Em relação a eu "trocar as tintas"... DIZ-ME ONDE. Tenho ficado com a mesma opinião, mesmo depois de vários post muito bons de pessoal.


    Agora uma pergunta: Porque é que as vias da maioria dos carros de produção são superiores no eixo motriz?

  3. #43
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    Trofa/Braga/Porto de Mós
    Mensagens
    2.236

    Padrão

    Estática, cinemática, etc., são assuntos muito interessantes, mas apenas estou a falar da minha experiência (e de outros) no "terreno".

  4. #44
    Junior Member Novato Avatar de andr3
    Data de Inscrição
    May 2007
    Mensagens
    8

    Padrão centro

    ouvi dizer que o carro com espaçadores em alta velocidade nota-se um vibrar incomodativo...porque o espaçador apenas encosta e é apertado com os perolos ficado com o andar sempre um folga por mais pequena que seja... e disseram-me que se mandar-mos traçar um centro no espaçador(num torneiro) para entrar na jante e depois sim apertar os perolos que isso nao acontecia...
    alguem ja teve esta experiencia? ou se nao quer comentar... agradeço...

  5. #45
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Mar 2006
    Mensagens
    7

    Padrão

    Citação Mensagem Original de andr3 Ver Post
    ouvi dizer que o carro com espaçadores em alta velocidade nota-se um vibrar incomodativo...porque o espaçador apenas encosta e é apertado com os perolos ficado com o andar sempre um folga por mais pequena que seja... e disseram-me que se mandar-mos traçar um centro no espaçador(num torneiro) para entrar na jante e depois sim apertar os perolos que isso nao acontecia...
    alguem ja teve esta experiencia? ou se nao quer comentar... agradeço...

    Sao espacadores concentricos. Nao e preciso mandar fazer a um torneiro. Ha disso da Eibach, H&R, Momo, entre outras. E essencial serem concerntricos (terem esse "lip" onde monta a roda, tal como a jante) para que nao fiquem desequilibrados, e acima de tudo para que a forca nao seja suportada pelos parafusos, mas simp elo cubo!!

    Un H&R de 20mm 5x100 custam +/- 75€

    Os espacadores sao usados tambem por grandes marcas, como a porsche, que os "oferece" como opcao para as suas maquinas!

    Raul Campos

  6. #46
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    Trofa/Braga/Porto de Mós
    Mensagens
    2.236

    Padrão

    Citação Mensagem Original de andr3 Ver Post
    ouvi dizer que o carro com espaçadores em alta velocidade nota-se um vibrar incomodativo...porque o espaçador apenas encosta e é apertado com os perolos ficado com o andar sempre um folga por mais pequena que seja... e disseram-me que se mandar-mos traçar um centro no espaçador(num torneiro) para entrar na jante e depois sim apertar os perolos que isso nao acontecia...
    alguem ja teve esta experiencia? ou se nao quer comentar... agradeço...
    Num torneiro fica melhor e podes alargar a medida que quiseres. 5mm, 10 mm, 20mm, 16,32mm , etc.
    E o preço é parecido.

  7. #47
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Mar 2006
    Mensagens
    7

    Padrão

    Citação Mensagem Original de SquareWheels Ver Post
    FrEaKZoIdE:

    Agora uma pergunta: Porque é que as vias da maioria dos carros de produção são superiores no eixo motriz?

    Isso é porque o eixo motriz tem sempre + tendencia para fugir porque tem mais forcas aplicadas. Nao so vai ter a forca causada na curva, como tambem vai ter a forca causada pelo motor. Quanto mais potencia tiver o carro, mais provavelmente tem o eixo motriz maior. Se fores numa curva e acelarares a fundo qual é o eixo que vai fugir? O motriz, independentemente se é o de trás ou da frente!

    Por ex: o Golf IV (e todos os outros com essa plataforma) tem o eixo da frente 20mm maior do que o de trás. Isso compensa a natureza subviradora o carro, pois tem o motor e a traccao à frente. Se nesse carro se aumentar o eixo traseiro, ele NUNCA vai ficar mais sobrevirador! Antes pelo contrario, o eixo traseiro passará a agarrar ainda mais do que o eixo dianteiro!

    Um Porsche 911 tem o eixo de trás maior, e ainda bem, porque senao aquela traseira era uma bailarina!! Tem o motor em cima, bem como a traccao! Dá-se-lhe gás e lá vai ela!


    Raul Campos

  8. #48
    Senior Member Super user Avatar de FrEaKZoIdE
    Data de Inscrição
    Apr 2003
    Localização
    Matosinhos
    Mensagens
    4.835

    Padrão

    rcampos,
    Admiro o facto de ainda teres paciecia para responder!

    E já agora, boas respotas! acho que consegues passar bem a mensagem!
    Built, not bought!

  9. #49
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    Trofa/Braga/Porto de Mós
    Mensagens
    2.236

    Padrão

    Citação Mensagem Original de rcampos Ver Post
    (...)Se nesse carro se aumentar o eixo traseiro, ele NUNCA vai ficar mais sobrevirador! Antes pelo contrario, o eixo traseiro passará a agarrar ainda mais do que o eixo dianteiro!(...)
    Testaste ou disseram-te?

  10. #50
    Junior Member Novato Avatar de andr3
    Data de Inscrição
    May 2007
    Mensagens
    8

    Padrão ...

    obrigado malta...nada como varias opinioes para se chegar a boas conclusoes...
    vou continuar a equipar o 206 e a contar com a vossa experiencia...
    hasta...

  11. #51
    Senior Member Super user Avatar de FrEaKZoIdE
    Data de Inscrição
    Apr 2003
    Localização
    Matosinhos
    Mensagens
    4.835

    Padrão

    SquareWheels,
    no teu.. quando testaste.... tinhas pneus identicos À frente e tras?
    Tinhas a pressao correcta? Nao estavam ressequidos?

    Pq basta ter a minima noçao de fisica para ver que o que dizes nao faz sentido!
    Built, not bought!

  12. #52
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    Trofa/Braga/Porto de Mós
    Mensagens
    2.236

    Padrão

    Citação Mensagem Original de FrEaKZoIdE Ver Post
    SquareWheels,
    no teu.. quando testaste.... tinhas pneus identicos À frente e tras?
    Tinhas a pressao correcta? Nao estavam ressequidos?

    Pq basta ter a minima noçao de fisica para ver que o que dizes nao faz sentido!
    Se calhar não me estou a fazer entender. O que tu dizes ( mais muito pessoal por cá) até tem toda a lógica do ponto de vista físico. Eu pensava como tu quando era mais novo, mas quando comecei a alterar carros comecei a ver que a coisa não é bem assim.

    Aqui vão alguns carros que já preparei ou ajudei a preparar:
    Land Rover Série II-A;
    Volkswagen Polo G40;
    Renault 5 GT Turbo;
    Minissssss;
    BMW 2002;
    BMW E21 - Competição;
    Land Rover Defender - Trial;
    Opel Manta A - Competição;
    BMW E30 - Competição.

    Como podes ver são FWD, RWD e AWD.

  13. #53
    Senior Member Super user Avatar de FrEaKZoIdE
    Data de Inscrição
    Apr 2003
    Localização
    Matosinhos
    Mensagens
    4.835

    Padrão

    Os das competiçoes ganharam alguma coisa? Se nao.. já sabes pq!
    (piada facil)

    E entao da tua experiencia todos tiveram comportamentos identicos? Todos ficaram sobre viradores?

    Pelos teus conselhos.. uns espaçadores 2cm em cada roda traseira.. e consigo equilibrar a tendencia sub-viradora do G, nao?

    Já agora gostava de saber pormenores dessa preparaçao do G40!
    Built, not bought!

  14. #54
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    Trofa/Braga/Porto de Mós
    Mensagens
    2.236

    Padrão

    Citação Mensagem Original de FrEaKZoIdE Ver Post
    Os das competiçoes ganharam alguma coisa? Se nao.. já sabes pq!
    (piada facil)
    Podes verificar o comportamento deles num dos próximos eventos do PTCC-Braga, do Rali de Vila Nova de Cerveira, Rali de Vila Verde, Circuito da Boavista, etc..

    Citação Mensagem Original de FrEaKZoIdE Ver Post
    Já agora gostava de saber pormenores dessa preparaçao do G40!
    É um carro de estrada. De motor apenas tem filtro, colectores do GT, panela, poli diferente e IC BMW. Tinha jantes mais largas atrás (amortecedores/molas stock). Segurava-se melhor em curva (em aceleração), mas em mudanças bruscas de apoios ou em travagem em curva (embora não se deva fazer) fugia largo. Voltamos à geometria inicial e ficou melhor. Mas anda aí muito FWD com a traseira mais larga, G40 inclusive. Se andam assim é porque não têm problemas (acho). Ou então não puxam ao limite com eles. Não sei.

    Fisicamente tem toda a lógica uma traseira mais larga agarrar mais, mas "no terreno" não se passa bem assim, pelo menos comigo. E foi mais do que uma vez.

  15. #55
    Senior Member Average 2 Avatar de Pinguim
    Data de Inscrição
    Jan 2003
    Localização
    Massamá
    Mensagens
    139

    Padrão

    É engraçado o que uma simples dúvida pode originar...já fiquei completamente trocado em relação a colocar ou não espaçadores de vias no meu Mégane...

    Abraço
    - Paz e Sossego - Nuno de Deus - A.K.A - Pinguim - Team Imported Dreams Co-Founder!
    -´92 EDM Civic EG9 VTi - JDM SiR FERIO Wannabe - Projecto GENKI!
    - Tuned By Gouki´s Garage & Vteco.performance...

  16. #56
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    Trofa/Braga/Porto de Mós
    Mensagens
    2.236

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Pinguim Ver Post
    É engraçado o que uma simples dúvida pode originar...já fiquei completamente trocado em relação a colocar ou não espaçadores de vias no meu Mégane...

    Abraço

    O ideal era poderes experimentar antes de comprar. Até pode ser que possas colocar a traseira tipo Dragster e nada aconteça...

  17. #57
    TOLices Crew Member #2 Super user Avatar de minhOfles
    Data de Inscrição
    Apr 2003
    Localização
    Porto
    Mensagens
    3.950

    Padrão

    Minha opinião: se alargares, alarga igual à frente e atrás, e não abuses do alargamento.
    Weds Sport TC005 || Impul Hoshino Racing RSIII


  18. #58
    Senior Member Average 2 Avatar de Pinguim
    Data de Inscrição
    Jan 2003
    Localização
    Massamá
    Mensagens
    139

    Padrão

    Mas SquareWheels, eu não estava a pensar em por a traseira mais larga que a frente...apenas perguntei se poderia utilizar este tipo de produto no dia-a-dia sem ter problemas de maior com a suspensão do meu Megane, e a vossa opinião!

    Abraço
    - Paz e Sossego - Nuno de Deus - A.K.A - Pinguim - Team Imported Dreams Co-Founder!
    -´92 EDM Civic EG9 VTi - JDM SiR FERIO Wannabe - Projecto GENKI!
    - Tuned By Gouki´s Garage & Vteco.performance...

  19. #59
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    Trofa/Braga/Porto de Mós
    Mensagens
    2.236

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Pinguim Ver Post
    Mas SquareWheels, eu não estava a pensar em por a traseira mais larga que a frente...apenas perguntei se poderia utilizar este tipo de produto no dia-a-dia sem ter problemas de maior com a suspensão do meu Megane, e a vossa opinião!

    Abraço

    O minhOfles já respondeu, curto e grosso... E bem.

  20. #60
    Senior Member Super user Avatar de germani
    Data de Inscrição
    May 2007
    Localização
    portugal
    Mensagens
    1.600

    Padrão

    Citação Mensagem Original de andr3 Ver Post
    quero por uns espaçadores atrás no meu 206 mas nao há frente...
    quais os reais perigos que se corre e com que frequencia acontecem???
    nao será só filmes "verbais"...
    obrigado...
    è so os rolamentos que sofrem um bocado mais mas nada de grave!!

Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. [VenDo] Espaçadores de Vias 4*108
    Por ShArK3 no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 0
    Última Resp.: 24-01-2009, 23:27
  2. Procuro Espaçadores de vias
    Por NewModelN15 no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 1
    Última Resp.: 17-06-2008, 09:55
  3. espaçadores de vias...
    Por spiker no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 0
    Última Resp.: 26-09-2007, 20:07
  4. espaçadores de vias
    Por spiker no fórum outros
    Respostas: 0
    Última Resp.: 26-09-2007, 19:12
  5. Espaçadores de vias, passam?
    Por Humble no fórum Ligação ao solo
    Respostas: 4
    Última Resp.: 25-07-2007, 21:48

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •