Mensagem Original de
rcampos
Boas!
Venho emitir também a minha opiniao de que o carro vai ficar mais subvirador (fugir de frente) ao alargar o eixo traseiro.
Com um eixo mais largo, seja a frente seja atrás, há menos transferencias de massa, o que leva a que haja mais aderencia total desse eixo(a soma das duas rodas), logo o eixo mais largo fica a agarrar mais. Isto acontece porque a relacao peso_sobre_o_pneu/aderencia_do_pneu nao e linear. O dobro do peso num pneu nao produz o dobro da aderencia em curva! Como tal, em curva estamos a tirar peso da roda de dentro e a aplica-lo na de fora, o que obviamente reduz a aderencia na de dentro e aumenta na de fora. O problema é que a aderencia que se aumenta na roda de fora é INFERIOR à que se tira na roda de dentro. Logo, é fácil de ver que quanto menos transferència de peso houver em curva, maior será a aderencia (em curva). Como um eixo mais largo diminui a transferencia de massa, vai aumentar a aderencia.
Se neste caso o eixo de tras for alargado, ess eixo ficará a agarrar mais do que antes e nao menos.
Se o carro de origem fugir de frente (subvirador, como sao maior parte do carros de traccao a frente), ao darmos mais aderencia ao eixo traseiro, ele vai continuar subvirador, eventualmente poderse-á notar ainda mais, pois como aumentámos a capacidade do eixo traseiro agarrar em curva, se o carro antes nao chegava ao limite do eixo de trás (a frente é que fugia, nao a traseira), agora ainda vai ficar mais longe do limite, pois a frente nao foi alterada e continua a fugir antes da de trás.
Se o carro for neutro, com espacadores atras vai ficar a fugir de frente, pois agora quando chegar o limite da frente, a traseira ainda tem traccao, lgoo vai fugir de frente.
Se o carro for sobrevirador (traseira foge primeiro), ao aumentarmos o eixo traseiro o carro vai ficar mais neutro, pois o limite da traseira vai-se aproximar do da frente e vao fugir as duas mais similarmente.
Esta ultima parte generaliza um pouco, pois normalmente um carro nao é 100% sub ou sobre virador. Normalmente há um eixo que foge mais do que o outro, mas ambos fogem um pouco.
Agora se aumentarmos ambos os eixos, o equilibrio frente/trás mantem-se, mas o carro fica com mais aderencia (menos transferencia de massa). Como produz mais forca ao curvar, vai aplicar mais tensao no chassi e em varios, mas todos sabemos que nao se fazem omoletes sem ovos. E em alguns casos esse stress PODERÁ (nao digo que assim seja) até ser irrisório: interessa assim tanto se um rolamento dura 150.000km ou 152.000km?
Peco desculpa pelo ortografia, mas estou num teclado alemao!
Raul Campos