se meter nos 2 eixos fico isento de problemas? e prestacoes do carro?
obrigado
boas!
u tenho um puma e vou passar das 15" de origem com 195 pa umas oz superturismo 17" com 205 e vou por espaçadores com centro pa jante de 2 cm atras e 1.6cm a frente...
visto k n tou mt dentro do assunto agradeço opiniões
cumps
pois é ja fiz a alteração e dps de aproximadamente 80km n noto k o karro fuja, mas vou fikar atento. passar os de trás de 20mm pa 16mm na da pois rocava, o k dava era por os da frente tb com 20mm.
cumps
Olha que nao!
Um carro de F1 tem o eixo traseiro mais largo para que? Para tentar "agarrar" o eixo traseiro que é sujeito a acelareçoes.
E por isso mesmo é que num carro de rua normal (com traçao dianteira), o eixo da frente é mais largo, para o tentar "agarrar" melhor em curva e sob acelaraçao!
Já nos smart fortwo, como tem traçao traseira, nota-se que o eixo traseiro é o mais largo!
Basta pensar um pco.. em curva, estando a roda mais "saida" vai suportar melhor com o "rolo" do chassis!
Última edição por FrEaKZoIdE; 22-05-2007 às 09:25.
Built, not bought!
Nao dizes nada que reforce a tua ideia! Só vais contra ela! Por isso a tua perpotencia.. é completamente dispensavel.
Num carro com tracçao dianteira o eixo dianteiro é mais largo, como tu proprio dizes, para aguntar com a força que é feito sob acelareçoes profundas.
Numa coisa acho que estamos de acordo, qto mais largo o eixo, melhor tracçao nesse eixo, certo?
Ora se num carro com traçao dianteira vais colocar espaçadores na traseira, estás a reforça a tracçao no eixo traseiro e a sacrificar no diantei, logo ganhando uma tendencia de fugir de frente, também chamada de tendencia sub-viradora!
Se nao é assim, gostava que me explicasses entao a tua teoria de colocar espaçadores na traseira, num carro com tracçao dianteira e este ganhar tendencia sobre-viradora. porque nos posts anteriores nao explicas nada disso!
se quiseres fazer experiencias de setups.. tens um joguinho fantastico que simula mto bem este tipo de coisas: Live For Speed.
Built, not bought!
A minha duvida é que segundo a tua ideia.. um carro com espaçadores atras.. fica sobre-virador!
Chama-me burro.. mas nao vejo qq explicação para tal nos teus posts! Toca lá isso por miudos então! Tipo assim a explicação que dei!
Built, not bought!
Nesta aqui também estou com o FrEaKZoIdE, se aumentares a largura do eixo traseiro num FWD, a traseira vai agarrar mais, logo o carro quando muito foge mais de frente por assim dizer, ficando mais sub-virador, e não sobre-virador! Cá p'ra mim isto às tantas é confusão com palavras e não com ideias.
[abraçO]
Weds Sport TC005 || Impul Hoshino Racing RSIII
Se calhar não fui muito claro e espero que os meus post não tenham sido considerados "uma entrada a pés juntos".
Estou à disposição para qualquer esclarecimento.
Fiquem bem.
Boas!
Venho emitir também a minha opiniao de que o carro vai ficar mais subvirador (fugir de frente) ao alargar o eixo traseiro.
Com um eixo mais largo, seja a frente seja atrás, há menos transferencias de massa, o que leva a que haja mais aderencia total desse eixo(a soma das duas rodas), logo o eixo mais largo fica a agarrar mais. Isto acontece porque a relacao peso_sobre_o_pneu/aderencia_do_pneu nao e linear. O dobro do peso num pneu nao produz o dobro da aderencia em curva! Como tal, em curva estamos a tirar peso da roda de dentro e a aplica-lo na de fora, o que obviamente reduz a aderencia na de dentro e aumenta na de fora. O problema é que a aderencia que se aumenta na roda de fora é INFERIOR à que se tira na roda de dentro. Logo, é fácil de ver que quanto menos transferència de peso houver em curva, maior será a aderencia (em curva). Como um eixo mais largo diminui a transferencia de massa, vai aumentar a aderencia.
Se neste caso o eixo de tras for alargado, ess eixo ficará a agarrar mais do que antes e nao menos.
Se o carro de origem fugir de frente (subvirador, como sao maior parte do carros de traccao a frente), ao darmos mais aderencia ao eixo traseiro, ele vai continuar subvirador, eventualmente poderse-á notar ainda mais, pois como aumentámos a capacidade do eixo traseiro agarrar em curva, se o carro antes nao chegava ao limite do eixo de trás (a frente é que fugia, nao a traseira), agora ainda vai ficar mais longe do limite, pois a frente nao foi alterada e continua a fugir antes da de trás.
Se o carro for neutro, com espacadores atras vai ficar a fugir de frente, pois agora quando chegar o limite da frente, a traseira ainda tem traccao, lgoo vai fugir de frente.
Se o carro for sobrevirador (traseira foge primeiro), ao aumentarmos o eixo traseiro o carro vai ficar mais neutro, pois o limite da traseira vai-se aproximar do da frente e vao fugir as duas mais similarmente.
Esta ultima parte generaliza um pouco, pois normalmente um carro nao é 100% sub ou sobre virador. Normalmente há um eixo que foge mais do que o outro, mas ambos fogem um pouco.
Agora se aumentarmos ambos os eixos, o equilibrio frente/trás mantem-se, mas o carro fica com mais aderencia (menos transferencia de massa). Como produz mais forca ao curvar, vai aplicar mais tensao no chassi e em varios, mas todos sabemos que nao se fazem omoletes sem ovos. E em alguns casos esse stress PODERÁ (nao digo que assim seja) até ser irrisório: interessa assim tanto se um rolamento dura 150.000km ou 152.000km?
Peco desculpa pelo ortografia, mas estou num teclado alemao!
Raul Campos
Última edição por rcampos; 22-05-2007 às 15:01.
A conversa esta muito intressante...eu tenh um pug 306 e queru meter espaçadores depois de ler bem os post's e não querer um carro nem com tendencias sub nem sobre lol vou por nos dois eixos agora a minha pergunta é onde comprar e quais comprar?ja agora preços? apesar de saber que são caros...
Mto obrigado
SquareWheels... repara:
isto sao tudo quotes teus:
Entendo porque é que queres só atras no teu Peugeot. Ele tem umas vias muito largas à frente em relação à traseira.
Os perigos são sobreviragem.Depois mais tarde, voltas a trocar as tintas! Decide lá afinal o que queres dizer!Originally Posted by SquareWheelsOriginally Posted by FrEaKZoIdE
O unico inconveniente é que o carro poderá ficar com uma tendencia subviradora!
Sobrevirador.
Built, not bought!