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Tópico: "Aumento de potencia em tratores"

  1. #61
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    Portugal é o segundo país da Europa com mais mortos e feridos graves em acidentes com tractores agrícolas - 31 mortos em 2008 - só superado pela Grécia que registou 44 mortos no mesmo ano.



    Para combater este problema, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) lançou hoje uma campanha nacional de prevenção da sinistralidade rodoviária com tractores agrícolas. A cerimónia decorreu em Santarém, o distrito do país que, entre 2000 e 2009, registou a maior percentagem de mortos (10,4 por cento) e de feridos graves (21,2 por cento).



    Segundo o secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, o objectivo da campanha é o de esclarecer os condutores destes veículos para as normas de segurança e "tentar fazer com que a redução do número destes acidentes se aproxime da redução verificada na restante sinistralidade rodoviária".


    Na última década, entre 2000 e 2009, houve uma redução de 18 por cento no número de vítimas mortais em acidentes com tractores, um número ainda assim inferior aos 54 por cento de redução nas outras tipologias de acidentes rodoviários.


    Neste últimos dez anos (2000-2010), morreram 380 pessoas vítimas destes acidentes, a maioria (71 por cento) devido ao capotamento do veículo, segundo dados fornecidos pela ANSR. Outro dado relevante é que, nos casos de capotamento dos tratores, o número de vítimas mortais supera o número de feridos graves, ao contrário do que acontece nos outros acidentes rodoviários.



    Segundo Paulo Marques, presidente da ANSR, a taxa de mortalidade nos condutores de veículos agrícolas é oito vezes superior à dos condutores de automóveis ligeiros e pesados e é o quádruplo dos condutores de motociclos e ciclomotores.



    não é melhor chipar os carros?
    Desculpa-me lá, mas esses acidentes não acontecem propriamente por excesso de velocidade ou coisas que tais. O objectivo aqui era aumentar-lhe a potência e binário para maior disponibilidade em trabalho, segundo percebi. Com certeza que não era para andar a toda a hora e momento a ver se o tractor "andava mais" , ou coisa do género. Até porque quem anda com um tractor em campo ou em caminhos mais fracos, não anda com ele à máxima velocidade que ele consegue atingir aí. Vê lá na estatística quantos acidentes desses ocorreram em estradas pavimentadas...
    Não vejo rigorasamente relação nenhuma entre a sinistralidade e a potência de um tractor. Isso é uma falsa questão. Até porque na maior parte das marcas, há gamas de tractores em que na prática os tractores só diferem na potência de uns para os outros. O chassis e as dimensões são idênticos. E não é por isso que os mais potentes são mais perigosos.
    Só quem não conhece a realidade do que é trabalhar com um tractor em Portugal é que pode achar que aumentar-lhe a potência é potenciar o risco de acidente... Se vires nas estatísticas, os tractores envolvidos nestes acidentes são quase sempre tractores antigos e muito negligenciados em termos de dispositivos de segurança. E quase sempre estavam a trabalhar em terrenos perigosamente acidentados.
    Mas acho uma certa piada dizeres se o melhor não é chipar carros, como se aí não tivesse influência na sinistralidade.
    Última edição por chainReaction; 17-05-2011 às 18:10.
    Cumprimentos!

  2. #62
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    olha amigo queres uma boa solução para isso entra em contacto kmg que vendo-te um kubota novo e ainda recebo o teu de retoma. (kubotA e os toyotas dos tractores hehehe)

  3. #63
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    olha amigo queres uma boa solução para isso entra em contacto kmg que vendo-te um kubota novo e ainda recebo o teu de retoma. (kubotA e os toyotas dos tractores hehehe)
    Nada que chegue a um Deutz-Fahr dos antigos...
    Cumprimentos!

  4. #64
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    olha amigo queres uma boa solução para isso entra em contacto kmg que vendo-te um kubota novo e ainda recebo o teu de retoma. (kubotA e os toyotas dos tractores hehehe)
    eheh, acabei de comprar um same explorer 110cv, bicho potente

  5. #65
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    Desculpa-me lá, mas esses acidentes não acontecem propriamente por excesso de velocidade ou coisas que tais. O objectivo aqui era aumentar-lhe a potência e binário para maior disponibilidade em trabalho, segundo percebi. Com certeza que não era para andar a toda a hora e momento a ver se o tractor "andava mais" , ou coisa do género. Até porque quem anda com um tractor em campo ou em caminhos mais fracos, não anda com ele à máxima velocidade que ele consegue atingir aí. Vê lá na estatística quantos acidentes desses ocorreram em estradas pavimentadas...
    Não vejo rigorasamente relação nenhuma entre a sinistralidade e a potência de um tractor. Isso é uma falsa questão. Até porque na maior parte das marcas, há gamas de tractores em que na prática os tractores só diferem na potência de uns para os outros. O chassis e as dimensões são idênticos. E não é por isso que os mais potentes são mais perigosos.
    Só quem não conhece a realidade do que é trabalhar com um tractor em Portugal é que pode achar que aumentar-lhe a potência é potenciar o risco de acidente... Se vires nas estatísticas, os tractores envolvidos nestes acidentes são quase sempre tractores antigos e muito negligenciados em termos de dispositivos de segurança. E quase sempre estavam a trabalhar em terrenos perigosamente acidentados.
    Mas acho uma certa piada dizeres se o melhor não é chipar carros, como se aí não tivesse influência na sinistralidade.
    O que o Rui quis dizer é que a utilização de pequenos/médios tractores agrícolas é extremamente perigosa e a taxa de mortalidade é assustadora!

    Quando estás a trabalhar (lavrar, frezar, etc) não precisas de muita potência, apenas uma boa tracção e muito cuidado para não tombares o bicho e ficares debaixo dele
    Vendo T2 NOVO com Garagem

    07/07 - Opel Astra Caravan Cosmo Z17DTR

  6. #66
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    Quando estás a trabalhar (lavrar, frezar, etc) não precisas de muita potência, apenas uma boa tracção e muito cuidado para não tombares o bicho e ficares debaixo dele
    Só esta parte já mostra o que tu percebes de tractores e de trabalhares com eles... É exactamente a trabalhar com eles que tu precisas da potência. Ou achas que existem tractores de 200cv ou mais para quê? Só para transporte? Ou para competição?

    E achas mesmo que o maior perigo de capotar um tractor é a lavrar e a frezar, e porque ele tem muita potência? A fazer esse tipo de trabalhos pode-te acontecer isso nas extremidades dos campos. Que tem isso a ver com a potência do tractor? Zero! Tanto cai abaixo de um valado o que tem 50cv, como o que tem 150cv!

    E que essas máquinas são perigosas, bem, acho que os usa sabe melhor que ninguém. Esse perigo vem da potência do motor? Obviamente que não... Então de onde vem esse perigo? Pequenos e médios tractores são por norma usados em terrenos acidentados, e em trabalhos delicados em termos de segurança. Grande parte desse tipo de tractores usados em Portugal são já muito velhos, e nem sistemas como o arco de segurança traziam de origem. Mesmo os que traziam esses sistemas de segurança, são por vezes muito negligenciados.

    Agora, quem provavelmente nunca trabalhou com um tractor num campo, vê uma notícia de jornal a dar conta de que a taxa de mortalidade nos acidentes de tractor são elevados, e pensa para os seus botões que os tractores são máquinas dificílimas de controlar, e que o melhor é não lhes dar mais potência, pois ainda será pior para dominar a fera... A meu ver, e já trabalhei muito com tractores(e ainda trabalho), isso é simplesmente ridículo. Ainda para mais num fórum de tuning! Acho que é dar numa de falso moralista...
    Cumprimentos!

  7. #67
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    Só esta parte já mostra o que tu percebes de tractores e de trabalhares com eles... É exactamente a trabalhar com eles que tu precisas da potência. Ou achas que existem tractores de 200cv ou mais para quê? Só para transporte? Ou para competição?

    E achas mesmo que o maior perigo de capotar um tractor é a lavrar e a frezar, e porque ele tem muita potência? A fazer esse tipo de trabalhos pode-te acontecer isso nas extremidades dos campos. Que tem isso a ver com a potência do tractor? Zero! Tanto cai abaixo de um valado o que tem 50cv, como o que tem 150cv!
    Serviços que não domino prefiro pagar para fazerem!
    Para ficares debaixo dum tanto faz ter 10 ou 1000 cavalos!
    Num tractor agrícola geralmente trabalhas com poucas rotações, logo se tiveres uma boa tracção não precisas de + potência do que origem, apenas binário!
    A falar no diabo :
    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/no...actor131532157
    "
    Em Castelo Branco
    Homem morre em acidente com tractor

    Um homem de 52 anos morreu na manhã deste domingo debaixo do tractor que manobrava, no Bairro do Valongo, em Castelo Branco, informou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) daquela cidade.


    O alerta para o acidente foi feito às 9h39 e ao local deslocaram-se elementos dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, apoiados por duas viaturas, uma equipa do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) e elementos da PSP de Castelo Branco.
    Tratou-se do "capotamento de um tractor agrícola", na sequência do qual o condutor ficou encarcerado debaixo do veículo, adiantou à agência Lusa fonte da PSP."
    Vendo T2 NOVO com Garagem

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  8. #68
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    É óbvio que se trabalha a baixa rotação: é raro o tractor que chega às 2500 r.p.m., quanto mais ultrapassá-las. Porque é que achas que um tractor com mais de 100cv já é considerado um tractor potente?
    Agora diz-me que tem a tracção a ver com um trabalho em que uses a tomada força, por exemplo... Não interessa a potência? Só o binário? Pois então eu relembro-te que a potência (em kw) é igual ao binário (N.m) vezes a rotação do motor (r.p.m.), a dividir por uma constante cujo valor não me recordo. Mas com um pouco de pesquisa isso também se apura. Como vês, a potência e o binário estão intimamente ligados. Portanto, se interessa aumentar o binário, também interessa aumentar a potência.

    Mais: para ficar debaixo de um tractor não é igual ele ter 10 ou 1000cv. sabes porquê? Porque normalmente um tractor com 100cv ou mais é cabinado. Os acidentes que tu vês no correio da manhã e afins, concerteza que não acontecem com tractores cabinados.

    Mas acho piada que digas que pagues para te fazerem o serviço de tractor, e depois falas de tractores como se soubesses do que estás a falar. É um mundo à parte. Não vás pelo que te parece, nem faças muitas analogias com os carros, pois para se ser bom tractorista e se poder dizer que se percebe do assunto, fazem falta muitas horinhas aos comandos de muitas máquinas destas.

    Mas não leves a mal isto que te estou a dizer. Agora não me venham é com as tretas que aumentar a eficácia ou a potência de um trator agrícola é perigoso ou torna a máquina mais perigosa! Isso é paleio de quem não pesca nada do assunto e pensa que pesca...
    Cumprimentos!

  9. #69
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    eheh, acabei de comprar um same explorer 110cv, bicho potente
    E o Claas? Trocaste-o? O Same é novo? Ainda se fazem desses modelos? Ando completamente a leste do mercado, agora...
    Cumprimentos!

  10. #70
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    E o Claas? Trocaste-o? O Same é novo? Ainda se fazem desses modelos? Ando completamente a leste do mercado, agora...
    boas, sim ainda se fazem, lol. belas maquinas, mas tenho que ter cuidado com o binário dele, loooooooooool.
    O claas ainda ca anda, mas assim não é preciso alterar...

  11. #71
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    É óbvio que se trabalha a baixa rotação: é raro o tractor que chega às 2500 r.p.m., quanto mais ultrapassá-las. Porque é que achas que um tractor com mais de 100cv já é considerado um tractor potente?

    Mais: para ficar debaixo de um tractor não é igual ele ter 10 ou 1000cv. sabes porquê? Porque normalmente um tractor com 100cv ou mais é cabinado. Os acidentes que tu vês no correio da manhã e afins, concerteza que não acontecem com tractores cabinados.


    Realmente a potencia não tem nada a ver com os acidentes, primeiro porque por mais potencia que se dê a um tractor a sua velocidade será sempre a mesma, limitada pelas baixas rpm do motor e pelas caixas curtas dos mesmos. Segundo é muito mais provavel existir um acidente com um tractor pequeno do que com um grande, devido a coisas já aqui faladas, arco, terros ingremes, etc, falta de cabine/ arco.

    Não generalizem tudo o veêm nas noticias a tractores grandes e nem só a tractores, pois na agricultura não existe só tractores assassinos.
    A falta de protecções, usos abusivos e excesso de confiança são a potencia extra para acidentes graves.

  12. #72
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    Não generalizem tudo o veêm nas noticias a tractores grandes e nem só a tractores, pois na agricultura não existe só tractores assassinos.
    A falta de protecções, usos abusivos e excesso de confiança são a potencia extra para acidentes graves.
    Ora nem mais!

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    boas, sim ainda se fazem, lol. belas maquinas, mas tenho que ter cuidado com o binário dele, loooooooooool.
    Parto do princípio que o compraste novo! Esses modelos eram muito populares principalmente para os madeireiros.
    Boa sorte com a máquina, e acima de tudo, bom trabalho!
    Cumprimentos!

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