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Tópico: "Aumento de potencia em tratores"

  1. #1
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    Padrão "Aumento de potencia em tratores"

    Antes de mais boa noite ao pessoal do forum.
    é o meu primeiro poste neste forum por isso se for aqui o local errado para falar da minha duvida agradeço que me avisem.
    Bem eu estou interessado em avançar com um projecto para aumentar os cv de um trator agricola.
    Penso nao ser uma coisa muito usual mas ainda assim agradecia ajuda.
    estou a pensar para ja em colocar um intercoler, pois o motor tem turbo mas nao ic, logo o motor anda quase em cima do vermelho.
    Entao gostava de saber qual o tamanho ideal do ic.
    De notar que a rpm maxima do motor é de 2600, tem 4530cc e 80cv de origem (se interessar alguma coisa para o caso)
    Abraços

  2. #2
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    isso quer é um turbo maior do que tem para ter mais força e depois mais uns toques e logo verás a diferença do bixo

  3. #3
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    O intercooler pouco ajudará, mesmo à velocidade máxima permitida de 40km/h.

  4. #4
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    Citação Mensagem Original de skurly Ver Post
    isso quer é um turbo maior do que tem para ter mais força e depois mais uns toques e logo verás a diferença do bixo
    boas,
    eu penso que o turbo é suficiente porque existem outras motorizaçoes de 110cv e mesmo motor que usam este turbo, só que tem injecção eletronica e mais umas tretas.
    E tambem dado o motor ja andar sempre mesmo a chegar ao vermelho nao posso fazer grande coisa enquanto nao meter um intercooler.
    Mas para isso gostava de saber qual a dimensao mais correcta

  5. #5
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    Citação Mensagem Original de tuningonline Ver Post
    O intercooler pouco ajudará, mesmo à velocidade máxima permitida de 40km/h.
    Neste caso penso que ira ajudar muito pois o motor possui uma ventuinha solidaria com ele que faz passar um enorme fluxo de ar atraves do radiador, proporcional às rpm do motor.

  6. #6
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    por experiencia propria, no todo-o-terreno sao precisamente os jipes que nao teem ic, os que teem a melhor resposta. à velocidade que se ultrapassam obstaculos nao ha circulaçao de ar que arrefeça o ar que atravessa o intercooler. se queres melhorar neste aspecto, mete antes um radiador maior com ventoinhas electricas

    vê que turbo usa esse motor. Talvez um 2556s fique bem num motor dessa cilindrada

    qual é o uso que vais dar a esse trator? no inverno deve ser excelente atravessar uns lamaçais com trator. com eixo rigido atras dificilmente atasca

  7. #7
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    Qual é o tractor? Não é por acaso um John Deere? Basta dar-lhe mais débito à bomba...
    Cumprimentos!

  8. #8
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    Citação Mensagem Original de chainReaction Ver Post
    Qual é o tractor? Não é por acaso um John Deere? Basta dar-lhe mais débito à bomba...
    sim o motor é da john deere e a bomba é da stanadyne

  9. #9
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    Citação Mensagem Original de BrunoCTR Ver Post
    por experiencia propria, no todo-o-terreno sao precisamente os jipes que nao teem ic, os que teem a melhor resposta. à velocidade que se ultrapassam obstaculos nao ha circulaçao de ar que arrefeça o ar que atravessa o intercooler. se queres melhorar neste aspecto, mete antes um radiador maior com ventoinhas electricas

    vê que turbo usa esse motor. Talvez um 2556s fique bem num motor dessa cilindrada

    qual é o uso que vais dar a esse trator? no inverno deve ser excelente atravessar uns lamaçais com trator. com eixo rigido atras dificilmente atasca
    xD, vá que o gasoleo agricola é mais barato mas mesmo assim cada vez que encho o deposito sao quase 150€ e tendo em conta o consumo que ele mesmo assim ja faz "brincar" com ele não é opcçao.
    Prefiro btt

  10. #10
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    Citação Mensagem Original de Tales Ver Post
    sim o motor é da john deere e a bomba é da stanadyne

    Vai aí ao Zé da esquina mais próximo que tenha uma oficina de tractores e pede-lhe para te por isso com mais "garra". Não te assustes é com o aumento dos consumos...
    Mas acerca desses motores, eles usam pouco pressão de turbo, ao contrário de outras marcas - os motores Perkins que se encontravam nas JCB usavam mais pressão, por exemplo. Eles preferem aumentar à cilindrada - no caso do teu, tem 4530cc, como vês é muita cilindrada para apenas 80cv. Não te enganes com essa das potências diferentes e motores iguais. O de 110cv usa o mesmo bloco, mas as peças internas são diferentes - cambotas e bielas bem mais reforçadas para aguentar o binário extra.
    Da minha experiência pessoal, posso dizer-te que trabalhei com um 6210 (90cv de origem) que estava mexido para debitar cerca de 100~105cv. Mexia-se bem, mas sempre aconselharam a não andar sempre de "cavilha" com aquilo. Os consumos eram assustadores para os meus standards... Neste momento tenho em casa um 6010 (75cv sem turbo), e acho que faz bom trabalho de campo para o que consome. Em transporte é molengão, isso é!
    Cumprimentos!

  11. #11
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    Ah! A respeito de usar um tractor destes pra lazer, o meu comentário é:

    LOLOLOLOLOLOLOLOLOL!!!

    Isto não anda a ar e vento...
    Cumprimentos!

  12. #12
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    Citação Mensagem Original de chainReaction Ver Post
    Vai aí ao Zé da esquina mais próximo que tenha uma oficina de tractores e pede-lhe para te por isso com mais "garra". Não te assustes é com o aumento dos consumos...
    Mas acerca desses motores, eles usam pouco pressão de turbo, ao contrário de outras marcas - os motores Perkins que se encontravam nas JCB usavam mais pressão, por exemplo. Eles preferem aumentar à cilindrada - no caso do teu, tem 4530cc, como vês é muita cilindrada para apenas 80cv. Não te enganes com essa das potências diferentes e motores iguais. O de 110cv usa o mesmo bloco, mas as peças internas são diferentes - cambotas e bielas bem mais reforçadas para aguentar o binário extra.
    Da minha experiência pessoal, posso dizer-te que trabalhei com um 6210 (90cv de origem) que estava mexido para debitar cerca de 100~105cv. Mexia-se bem, mas sempre aconselharam a não andar sempre de "cavilha" com aquilo. Os consumos eram assustadores para os meus standards... Neste momento tenho em casa um 6010 (75cv sem turbo), e acho que faz bom trabalho de campo para o que consome. Em transporte é molengão, isso é!
    Pois mas ao aumentar o consumo a temperatura do motor irá subir, e isso é impossivel de acontecer pois o motor anda sempre em regime maximo e mais um traço e a temperatura está no vermelho, daí eu querer o intercooler para o arrefecer.
    Quanto ao motor existe o 70cv atmosferico, o 80cv turbo e o 90 turbo, tambem existe o 100 turbo mas a injecção é eletronica.
    Relativamente aos 3 primeiros posso assegurar que são exactamente os mesmos por fora e por dentro e o de 100cv penso também ser igual.
    Contudo tendo em conta os cc e com um ic penso poder aumentar o consumo e a potencia.
    Actualmente está a consumir em regime maximo 16.73l/h

  13. #13
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    Lindo, não sabia que também se chipava tratores agrícolas
    Esse será o meu proximo projecto, fiquei fã
    A ver se alguém me arranja chipador para isso, para passear depois nas aldeias do norte
    Gostava de saber se a AM, MB ou outra, fazem repros nos tratores
    Avó de Salomão de volta ao asfalto após longa hibernação
    Digna "sucessora" do seu filho mítico Raio Azul

  14. #14
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    Citação Mensagem Original de Black Smoke Raio Azul Ver Post
    Lindo, não sabia que também se chipava tratores agrícolas
    Esse será o meu proximo projecto, fiquei fã
    A ver se alguém me arranja chipador para isso, para passear depois nas aldeias do norte
    Gostava de saber se a AM, MB ou outra, fazem repros nos tratores
    fazer fazem é preciso é pagares

  15. #15
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    Citação Mensagem Original de Tales Ver Post
    Pois mas ao aumentar o consumo a temperatura do motor irá subir, e isso é impossivel de acontecer pois o motor anda sempre em regime maximo e mais um traço e a temperatura está no vermelho, daí eu querer o intercooler para o arrefecer.
    Quanto ao motor existe o 70cv atmosferico, o 80cv turbo e o 90 turbo, tambem existe o 100 turbo mas a injecção é eletronica.
    Relativamente aos 3 primeiros posso assegurar que são exactamente os mesmos por fora e por dentro e o de 100cv penso também ser igual.
    Contudo tendo em conta os cc e com um ic penso poder aumentar o consumo e a potencia.
    Actualmente está a consumir em regime maximo 16.73l/h
    O atmosférico é de 75cv, não de 70cv. O intercooler não serve para arrefecer o motor, mas sim para arrefecer o ar da admissão do motor, com o intuito da fazer entrar no motor o máximo de oxigénio possível. Acho estranho isso aquecer assim tanto! Já verificaste o sistema de arrefecimento do motor? Esses tractores têm uma boa ventoinha para andarem sempre fresquinhos.
    Cumprimentos!

  16. #16
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    Citação Mensagem Original de chainReaction Ver Post
    O atmosférico é de 75cv, não de 70cv. O intercooler não serve para arrefecer o motor, mas sim para arrefecer o ar da admissão do motor, com o intuito da fazer entrar no motor o máximo de oxigénio possível. Acho estranho isso aquecer assim tanto! Já verificaste o sistema de arrefecimento do motor? Esses tractores têm uma boa ventoinha para andarem sempre fresquinhos.
    Sim já verifiquei tudo e também já vi outro trator igual e também anda quentinho.
    Na oficina existia o modelo 426 que nao tem turbo e esse anda mais fresco, daí eu querer colocar o intercooler

  17. #17
    JT
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    o IC sem "velocidade" não vai fazer praticamente nada

  18. #18
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    Citação Mensagem Original de JT Ver Post
    o IC sem "velocidade" não vai fazer praticamente nada
    Duas ventoinhas valentes e spray de agua?
    5000 RPM´s onde os diesel acabam e os verdadeiros carros começam
    Detalhe Automóvel

  19. #19
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    Citação Mensagem Original de JT Ver Post
    o IC sem "velocidade" não vai fazer praticamente nada
    Daí os motores desta natureza terem uma grande ventuinha para fazer a circulação de ar, e também não tou a querer meter nada que não exista na área. hoje em dia todos dos tratores com turbo têm ic, e nao andam a 100 a hora.

  20. #20
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    Citação Mensagem Original de FilipeJA Ver Post
    Duas ventoinhas valentes e spray de agua?
    xD o pior é o pó com a água, lol

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