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Tópico: Umm a melhor maneira de abrir este topico

  1. #21
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Oct 2004
    Mensagens
    110

    Padrão

    UMM Cournil Entrepreneur

    ESTRUTURA:
    Chassis constituído por duas longarinas e cinco travessas em aço de secção rectangular com uma espessura de 4 mm. Carroçaria em chapa de 2 mm, soldada ao chassis formando um monobloco.


    DIMENSÕES
    Comprimento 3850 mm

    Largura 1570 mm

    Altura 1980 mm

    Via dianteira e traseira 1340/1270 mm

    Distância do eixo da frente à frente do veículo 640 mm

    Distância do eixo traseiro à retaguarda do veículo 700 mm

    Distância entre eixos consecutivos 2540 mm

    Comprimento de carga 1540 mm
    DESEMPENHO FORA DE ESTRADA
    Distância ao solo
    230 mm


    PESOS

    Tara
    1550 Kg

    Peso bruto
    2600 Kg

    Peso máximo tecnicamente admissível no eixo da frente
    1135 Kg

    Peso máximo tecnicamente admissível no eixo traseiro
    1590 Kg


    MOTOR
    Peugeot diesel

    Posição
    Longitudinal, na zona anterior do veículo, atrás do eixo dianteiro

    Ciclo
    4 tempos

    Número e disposição dos cilindros 4, em linha
    Versão 490Motor Peugeot XDP 4.90 Versão 494Motor Peugeot XD2P 4.94
    Cilindrada 2112 cc 2304 cc
    Diâmetro x curso 90 mm x 83 mm 94 mm x 83 mm
    Razão de compressão 22.4/1 22.2/1
    Potência máxima 62 CV a 4500 RPM 67 CV a 4500 RPM
    Binário máximo 12.3 Kg.m a 2200 RPM 13.7 Kg.m a 2200 RPM
    Capacidade do depósito de combustível 60 l
    Posição do depósito de combustível No lado esquerdo do veículo, à frente do eixo traseiro
    Sistema eléctrico 12 V / 95 amp/h
    Alternador 500 W

    TRANSMISSÃO
    2WD ou 4WD

    Embraiagem
    Monodisco a seco. Diâmetro 241 mm.

    Caixa de velocidades
    4 velocidades

    Relações
    1ª 3.730
    2ª 2.194
    3ª 1.408
    4ª 1.000
    MA 4.900
    Caixa de transferência
    Normal 0.966:1
    Reduzida 2.026:1
    Eixos Diferencial traseiro com autoblocante
    Relação 5.38
    Velocidade máxima 120 Km/ h

    SUSPENSÃO
    4 molas de lâminas semi-elipticas longitudinais e 4 amortecedores telescópicos de duplo efeito, 1 por roda.

    Pneumáticos
    650R16, 700R16


    DIRECÇÃO
    Gemmer, tipo pinhão e cremalheira.
    Desmultiplicação
    20.4:1
    Raio mínimo de viragem
    5.26 m


    VERSÕES

    Capota em lona;
    Tecto rígido em fibra, ou em metal;
    Comercial – 2 lugares, tecto rígido;
    Pick-Up

    OPCIONAIS

    - Guincho;
    - Tomada de força;




    UMM Alter II Diesel Atmosférico • Diesel Turbo Intercooler


    ESTRUTURA:
    Chassis de secção rectangular com 120x60 mm de 4 mm de espessura, reforçada por 3 travessas.
    Carroçaria em chapa de 2 mm de espessura totalmente soldada ao chassis


    DIMENSÕES Versão curta Versão longa
    Comprimento 4139 mm
    4857 mm
    Largura 1690 mm
    1690 mm
    Altura 1955 mm
    1955 mm
    Superfície de carga comprimento 1540 mm
    2218 mm
    Superfície de carga comprimento 1500 mm
    1500 mm
    Superfície de carga comprimento 1200 mm
    1200 mm
    Distância entre eixos 2560 mm
    3078 mm
    Via dianteira 1366 mm
    1342 mm
    Via traseira 1366 mm
    1342 mm
    Distância ao solo 230 mm 230 mm
    Distância ao solo em carga 200 mm 200 mm
    Peso em ordem de marcha 1610 Kg 1700 kg
    Peso bruto 2720 Kg 2720 Kg
    Ângulo de ataque 48 º 48 º
    Ângulo de saída s/ gancho de reboque 44 º 44 º
    Ângulo lateral 40 º 40 º
    Ângulo interior 38 º 28 º
    PERFORMANCES
    Velocidade máxima
    120 Km • 140 km
    120 Km • 140 km
    Diâmetro de viragem
    11,85 m
    13 m
    Rampa máxima
    45 º
    45
    Peso rebocável c/ travão
    3500 kg
    3500 kg
    Peso rebocável s/ travão
    1000 kg
    1000 kg
    Vau
    500 mm
    500 mm

    MOTOR
    4 cilindros em linha arrefecida a água

    Diâmetro x curso
    94x90 mm

    Cilindrada
    2498

    Taxa de compressão
    23/1 • 21/1

    Potência máxima
    76 (66.7) às 4500 rpm • 110 (102) às 4150 rpm

    Potência máxima
    57 (49. às 4500 rpm • 81 (74.7) às 4150 rpm

    Binário máximo
    15.1 (14.2) às 2500 rpm • 24.4 (21.6) às 2000 rpm


    EQUIPAMENTO ELÉCTRiCO

    Bateria 12/63 V/Ah
    Alternador
    750 W • 1000 W


    ALIMENTAÇÃO

    Capacidade depósito combustível 60 l

    TRANSMISSÃO

    Embraiagem
    monodisco a seco
    Caixa de velocidades - 1ª
    3.86/1
    Caixa de velocidades - 2ª
    2.18/1
    Caixa de velocidades - 3ª
    1.44/1
    Caixa de velocidades - 4ª
    1/1
    Caixa de velocidades - 5ª
    0.85/1
    Caixa de velocidades - marcha atrás
    3.59/1
    Caixa de transferência - normal
    0.966/1
    Caixa de transferência - reduzida
    2.087/1

    EIXOS

    Grupo cónico
    5.38:1 à F e T. • 4.88:1 à F e T.
    Capacidade F.
    1180
    Capacidade T.
    1750
    Sistema auto blocante T. tipo "track-block"


    SUSPENSÃO
    Molas semi-elipticas longitudinais e 4 amortecedores telescópicos de duplo efeito à F. e T.

    Pneumáticos
    205R16 ou 700R16 - 205R16 ou 700R16 • 205R16 ou 700R16 - 205R16 ou 700R16


    DIRECÇÃO
    Mecânica • Assistida
    Desmultiplicação
    20.2/1 • 18.2/1
    Raio mínimo de viragem
    5.26 m

    SISTEMA DE TRAVAGEM
    Hidraúlico, duplo circuito servo freio

    Frente
    Disco Ventilado

    Atrás
    Tambor


    VERSÕES

    Curto – capota rígida ou capota em elon
    Comercial
    2 lug.


    Banco traseiro transversal de 2 lug. mais 2 bancos individuais
    6 lug.


    Bancos traseiros longitudinais de 3 lug cada
    8 lug.

    Longo – capota em elon
    Comercial
    2 lug.


    Bancos traseiros longitudinais de 4 lug cada
    9 lug.

    Pick up curta
    2 lug.

    Pick up longa
    2 lug.

    Chassis – cabine
    2 lug.


    CORES Branco, amarelo torrado, amarelo limão, azul claro, azul marine, vermelho brilhante, vermelho escuro, etc





    UMM Alter 2000

    ESTRUTURA:
    Chassis constituído por duas longarinas e seis travessas em aço de secção rectangular com uma espessura de 4 mm. Carroçaria em chapa de 2 mm, soldada ao chassis formando um monobloco.


    DIMENSÕES Versão curta Versão longa
    Comprimento 4139 mm
    4857 mm
    Largura 1690 mm
    1690 mm
    Altura 1955 mm
    1955 mm
    Via dianteira e traseira 1360 mm
    1360 mm
    Distância do eixo da frente à frente do veículo 688 mm
    688 mm
    Distância do eixo traseiro à retaguarda do veículo 747 mm
    1048 mm
    Distância entre eixos consecutivos 2560 mm
    3078 mm
    Comprimento de carga 1540 mm
    2218 mm
    Largura de carga 1500 mm
    1500 mm
    Altura de carga 1200 mm 1200 mm
    DESEMPENHO FORA DE ESTRADA
    Distância ao solo
    230 mm
    230 mm
    Ângulo de ataque
    48º
    48º
    Ângulo de saída
    44º
    44º
    Ângulo ventral
    38º
    28º
    Ângulo lateral
    40º
    40º
    Rampa máxima 45º 45º
    PESOS
    Tara 1580 to 1620 Kg 1670 Kg
    Carga no eixo da frente 890 to 900 Kg 920 Kg
    Carga no eixo traseiro 690 to 720 Kg 750 Kg
    Peso bruto 2720 Kg 2720 Kg
    Carga máxima tecnicamente admissível no eixo da frente 1180 Kg 1180 Kg
    Carga máxima tecnicamente admissível no eixo traseiro 1750 Kg 1750 Kg
    Peso máximo admíssivel num atrelado sem travões 1000 Kg 1000 Kg
    Peso máximo admíssivel num atrelado com travões 2280 Kg 2280 Kg

    MOTOR
    Peugeot turbo diesel com intercooler

    Posição
    Longitudinal, na zona anterior do veículo, atrás do eixo dianteiro

    Ciclo
    4 tempos

    Número e disposição dos cilindros
    4, em linha

    Cilindrada
    2088 cc

    Diâmetro x curso
    85 mm x 92 mm

    Potência máxima 80 Kw (110 CV) a 4300 RPM
    Binário máximo 250 N.m a 2000 RPM
    Capacidade do depósito de combustível 60 l
    Posição do depósito de combustível No lado esquerdo do veículo, à frente do eixo traseiro
    Consumo médio de combustível 12 l/100 Km
    Voltagem do sistema eléctrico 12 V
    Alternador
    1000 W


    TRANSMISSÃO
    2WD or 4WD

    Embraiagem
    Monodisco a seco

    Caixa de velocidades
    5 velocidades

    Relações
    1ª 4.03
    2ª 2.39
    3ª 1.52
    4ª 1.00
    5º 0.72
    MA 3.76
    Caixa de transferência 2 velocidades
    Normal 0.966:1
    Reduzida 2.087:1
    Eixos Eixo da frente com cubos livres automáticosDiferencial traseiro com autoblocante
    Relação 4.625
    Velocidade máxima 150 Km/ h

    SUSPENSÃO
    4 molas de lâminas semi-elipticas longitudinais e 4 amortecedores telescopicos de duplo efeito, 1 por roda. Opção de duplo amortecedor por roda.

    Pneumáticos
    650R16, 700R16, 750R16, 235/75R15, 205R16, 205/80R16, 235/70R16


    DIRECÇÃO
    Assistida
    Desmultiplicação
    18.2:1
    Raio minimo de viragem
    5.26 m

    SISTEMA DE TRAVAGEM
    Servo assistência com a utilização de um compensador de carga, 2 discos à frente e 2 tambores na traseira

    Diâmetro dos discos
    286 mm

    Diâmetro dos tambores
    280 mm


    VERSÕES

    Curto – capota rígida ou capota em elon
    Comercial
    2 lug.


    Banco traseiro transversal de 2 lug. mais 2 bancos individuais
    6 lug.


    Bancos traseiros longitudinais de 3 lug cada
    8 lug.

    Longo – capota em elon
    Comercial
    2 lug.


    Bancos traseiros longitudinais de 4 lug cada
    9 lug.

    Pick up curta
    2 lug.

    Pick up longa
    2 lug.

    Chassis – cabine
    2 lug.


    CORES Branco, amarelo torrado, amarelo limão, azul claro, azul marine, vermelho brilhante, vermelho escuro, etc


    EQUIPAMENTO SÉRIE
    - Direcção Assistida;
    - Volante regulável em altura;
    - Desembraiadores de cubos das rodas dianteiras automáticos;
    - Diferencial traseiro com autoblocante;
    - Protecção da caixa de transferência;
    - Para-choques dianteiro em metal;
    - Protecções laterais em plástico (arcos das rodas);
    - Degrau de acesso traseiro;
    - Roda sobressalente montada em suporte traseiro;
    - Pálas de borracha para rodas traseiras/deflectores de lama;
    - Porta-luvas com chave;
    - Pré instalação de rádio;
    - Roll bar (nas versões capota em elon);

    OPCIONAL PRODUÇÃO
    - Protecção frontal;
    - Protecção motor;
    - Snorkel;
    - Guincho;
    - Luzes estanques*;
    - Duplo amortecedor por roda;
    - Filtro de ar de competição;
    - 2º elemento de filtro de ar;
    - Jantes especiais e pneus mais largos;
    - Termómetro de água;
    - Ar condicionado***;
    - Bancos em pele***;
    - Tablier em chapa**;
    - Tapetes de borracha;
    - Suporte para duas rodas sobressalentes no tejadilho*;
    - Suporte para jerrycans*;
    - Esfera de reboque (suporte e ligações eléctricas);
    - Para-choques traseiros em metal;
    - Palas de borracha para rodas dianteiras/deflectores de lama;
    - Pintura metalizada;

    * Apenas disponíveis no Pack Sahara.
    ** Apenas disponível no Pack Safari, conjuntamente com tapetes em borracha.
    *** Apenas disponível no Pack Lux

    Packs:
    - Sahara;
    - Safari;
    - Lux;
    - Competição;

    OPCIONAL SOBRESSALENTES
    - Farois especiais;
    - Baquets;
    - Volante de competição;
    - Conta rotações;
    - Rádio e sistema de som;
    - CB*;
    - GPS*;
    - Alarme;
    - Palamenta de pioneiro*;

  2. #22
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    UMM é uma coisa táo linda!!!!!

    É mesmo pena não serem mais produzidos....a ideia de k é um hummer portugues tá mal!!O hummer é k é o UMM americano!!!!

    é mesmo impressionante como ás vezes ter boas ideias não chega!!Pois o hummer e o smart são bem parecidos com o UMM e com o Sado 500, só k os tugas sairao primeiro!!mas na altura errada ou nao devidamente publicitados,uma pena mesmo....

    Espero k não aconteça o mesmo com o Vinci....

    Mas uma coisa é certa UMM PARA SEMPRE!!!

    Cumps....

    PS:já alguem esperimentou subir escadas num UMM???LINDO!!!!!
    Estamos sempre a aprender...

  3. #23
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    Varias versoes do UMM

  4. #24
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    Mais..............

  5. #25
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  6. #26
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    O UMM que esteve quase para sair.....


  7. #27
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    Uma ideia ao que podia ser um Umm nos nossos dias, feito por um colega de outro forum....


  8. #28
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    Mais 2........




  9. #29
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    La esta, nos esboços ainda fica mais claro, a semelhança do Hummer com o umm ! Talvez a União Metalo Mecanica deva arranjar aconselhamento juridico, e pedir a hummer um reembolso por terem copiado o projecto sem licença.

  10. #30
    Member Novato
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    boas,
    eu tenhu um UMM alter turbo e para monte n keru outro..sobe td..td mxm..

    agora o meu ta em fase de restauro e ainda vai ficar melhor

    cumps

  11. #31
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
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    Citação Mensagem Original de FuLixado Ver Post
    boas,
    eu tenhu um UMM alter turbo e para monte n keru outro..sobe td..td mxm..

    agora o meu ta em fase de restauro e ainda vai ficar melhor

    cumps
    O UMM é dos poucos jipes de "homens". Agora os jipes já não têm a mesma essência. Os últimos que ainda conseguiam ser "puro-e-duros" foram os Patrois, Samurais, Nivas e Defenders. Agora querem jipes com pneus de estrada, ar condicionado e ABS... já ninguem se queixa de dores de costas e nos braços
    Audi A3 Sportback 1.9 TDi '07
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  12. #32
    Member Novato
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    Citação Mensagem Original de SquareWheels Ver Post
    O UMM é dos poucos jipes de "homens". Agora os jipes já não têm a mesma essência. Os últimos que ainda conseguiam ser "puro-e-duros" foram os Patrois, Samurais, Nivas e Defenders. Agora querem jipes com pneus de estrada, ar condicionado e ABS... já ninguem se queixa de dores de costas e nos braços
    o meu sobrinho kando ve os novos"jipes",vira-se pa mim e dix.."o tio,olha um carro com rodas tao grandes" e eu digo"e um jipe" e ele diz..a entao akele so serve para brincar na areia"..lol..isto de um miudo de 12 anos..ele e o meu heroi...lool

  13. #33
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
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    o meu sobrinho kando ve os novos"jipes",vira-se pa mim e dix.."o tio,olha um carro com rodas tao grandes" e eu digo"e um jipe" e ele diz..a entao akele so serve para brincar na areia"..lol..isto de um miudo de 12 anos..ele e o meu heroi...lool
    O puto tem futuro... percebe de carros...
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  14. #34
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    Padrão

    Boas,
    Eu sou feliz proprietario de um UMM Cournil de 1984, jipe mais velho que eu, mas nunca que deixou ficar mal, sempre me levou onde eu queria ir.
    Uma coisa posso dizer, é uma maquina infernal, apesar de ser antigo nao me deixa de supreender.

    O bom - Não deixa ficar mal, qualquer um consegue fazer a revisão ao motor e arranjar peças facilmente, corta e solda, Fazemos o que quisermos com ele, entre outras coisas muito boas.

    O mau - ainda nao consegui encontrar, eheheh

    Cumprimentos

  15. #35
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    Padrão Umm

    O mentor ( agricultor francês) do projecto conhecido como UMM tinha como objectivo criar uma maquina que desempenha-se 3 funções, fosse um meio de transporte, que fosse tractor agricula, e acima de tudo que fosse uma maquina de trabalho. Para esse objectivo projectou uma maquina de aparencia estranha. Essa aparencia devesse ao facto de que 1º se pensou na função so depois na beleza. Assim o UMM tem angulos de entrada e saida muito bons, foi criada com materiais faceis de substituir, e acima de tudo foram usadas peças de uma marca (peugeot) e de um modelo (504) que tinha provas dadas mas tambem um enorme stock.
    Quem e dono ou ja foi, sabe que a mecanica do umm não e nada complicada e que essa simplicidade reduz as avarias, mas acima de tudo quando avaria e facil de reparar. Quem não viu UMMs com mais de 20 anos no mato a deixar estas novas maquinas mal.
    A quem diga que que os umm sofrem muito desgaste quando se utilizão no todo o terreno ou trial,mas isso e normal não, a maquina ja tem o desgaste de 20 de existencia, não se pode esperar outra coisa.
    Eu gosto do UMM não so por estes motivos todos,mas tambem por ser um orgulho português, fabricado em portugal e de patente portuguêsa.

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    Por white-shark no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 2
    Última Resp.: 09-01-1970, 18:39

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