Tubos dos travões em malha de aço.
Boas psl,
Após ter alterado a travagem frontal da minha A6 para a travagem da S6, isto com mangas de eixo, bombas, discos e pastilhas, noto na realidade um poder de travagem superior ao de origem.
Continuo ainda, tal como antes, a sentir os travões muito esponjosos, o que não gosto. Gosto de sentir o pedal "duro" !!!
Tenho bomba central de travões também NOVA e sangrei o circuito com DOT 4 HP (Altas prestações).
O que poderei fazer ou alterar para ficar com a travagem mais "dura", ou seja, o pedal mais sensível !!!?
O "BLACK" _____________________ A "Azulona" ___________________ O "SILVER"
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Tubos dos travões em malha de aço.
Tubos em malha de aço, e melhora a especificação do teu óleo de travões.
Porque? oleo dot 4 nao serve? É a mesma coisa que dot5, a unica diferença e a temperatura de ebuliçao dos oleos, e diga-se a verdade, nenhum carro que ande por ai na estrada chega sequer perto de aquecer o oleo dos travoes perto do seu ponto de ebuliçao. Importa que o oleo seje novo, agora ser dot4, dot 5, ser especial, normal ou xpto do nice é tudo a mesma coisa.
Melhores resultados é colocar por exemplo discos tarox g88 ou f2000 e pastilhas tarox tambem.
Última edição por FilipeJA; 14-03-2012 às 13:14.
5000 RPM´s onde os diesel acabam e os verdadeiros carros começamDetalhe Automóvel
Tubos malha de aço conforme já referiram: Traves e sistemas de travagem de alta performance
Estava mais a pensar na viscosidade do mesmo e não no ponto de ebulição.
Não vejo é o que é que uns discos e umas pastilhas novas podem fazer quanto à esponjosidade dos travões, uma vez que o problema tem mais a ver com o circuito hidráulico. Além disso, ele disse que tinha colocado discos e pastilhas.
O único que calculo que possa mudar um bocado isso, além do que já foi referido, é um servo-freio diferente. Mas posso estar a dizer uma grande asneira.
Última edição por Jorge Hora; 14-03-2012 às 22:25.
Eu não concordo contigo que DOT4 e DOT5 seja a mesma coisa. Além dos pontos de ebulição, são oleos completamente diferentes. Os mais idênticos são o DOT4 e DOT5.1. Ambos têm por base polietileno-glicol que por sua vez é higroscopico, ou seja, absorve água.
O DOT5 tem uma base siliconada e nem todos os sistemas hidraulicos de travagem o pode levar. Além do mais, se o teu sistema vem de origem com DOT3, 4 ou 5.1 (duvido muito do primeiro e deste ultimo), este tem que ser todo limpo e só depois levar o oleo DOT5. DOT3/4/5.1 e DOT5 são incompativeis. E existem oleos DOT4 com especificações muito melhores que muitos DOT5.1, por exemplo, Motul RBF660 DOT4. Tenho no meu carro e recomendo.
O ponto de ebulição conta e muito. Imagina que tens uma condução mais espirituosa e és exigente com os travões. Se tiveres um oleo em que o ponto de ebulição é menor, vais o pedal esponjoso mais cedo. Na minha opinião, o pedal esponjoso pode também ser devido a 3 factos: 1 - circuito mal sangrado (basta uma bolha pequena de ar para estragar tudo); 2 - tubagem em condições deficientes e/ou mesmo o próprio material delas provocar isso (borracha) - coloca malha de aço; 3 - disseste que colocaste uma bomba central nova junto com as pinças e o restante material. A bomba que colocaste é igual a origem? Pode estar aí o problema. A bomba central pode não ter capacidade para bombar oleo suficiente a fim de actuar eficazmente (manter o feeling igual a OEM) as pinças (as pinças têm embolos de maior diametro?) O pedal afunda mais do que antes?
As normas têm a ver com o ponto de ebulição do oleo e não com a viscosidade deste. Para mim, o servo-freio não é muito importante para o problema em si. Se fosse eu, nesta alteração e se o problema persistisse após revisionar novamente toda a instalação, colocaria uma bomba central de maior diametro. O servo-freio manteria.
Obrigado pelas ajudas.
1. Vou sangrar o circuito novamente.
2. Se o problema presistir vou montar então tubos em malha de Aço. (Já arranjei quem os faça).
3. A bomba central NOVA coloquei 2 meses antes de mudar a travagem. É igual à OEM.
Nota que o carro de onde tirei a travagem do S6 têm uma bomba central igual.
As bombas têm 2 embolos bem maiores que as outras e que só tinham um embolo.
Na altura o pedal ficou esponjoso, mas parece-me que não tanto como agora.
Tenho DOT 4 HP (High Performance) com uma viscosidade de 700m/s inferior ao DOT 5.1 que têm uma viscosidade de 900m/s. Para informação o DOT 4 (Normal) têm uma viscosidade de 1800m/s.
Obrigado.
Abraço,
Última edição por Vinny; 15-03-2012 às 02:33.
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Qual a marca de oleo que usas?
Estive a pesquisar e existem duas versões de cilindros mestre para a tua carrinha e um deles é igual á dos S6. Se o teu é a de versão igual, é menos uma coisa com que tens que te chatear.
Parece-me que o teu problema é mesmo a falta de malhas de aço e o sangramento deficiente do sistema.
Cumps
Viva
A bomba central foi cheia de óleo antes de ser montada? As bombas centrais mais novas só fora do carro é que se consegue retirar todo o ar lá de dentro... Quanto ao óleo, ATE TYP200 e fica muito bem servido.
Como a bomba central é OEM a questão de alteraçãoes na relação entre o diametro do êmbolo da bomba e dos êmbolos das pinças não se coloca, só estou a ver ar na bomba central ou circuito mal sangrado.
Boa sorte
carlos barata
Boas,
volta a sangrar o sistema (com maquina de pressão ).
Podes ter que sangrar a bomba do ABS, mas isso só com VAG Com.
Abracos
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quanto tempo ja andaste? e se andares mais um tempo e sangrares novamente?
eu vou ter esse problema com os meus também.
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Pelas especificações do oleo parece ser bastante interessante, mas o teu raciocinio em relação á viscosidade está errado. É mais baixo de facto mas a -40ºC. A 100ºC (provavelmente uma temperatura mais proxima da normal de funcionamento) o valor da viscosidade é mais proximo do que te indiquei (e uso no meu carro).
Mesmo assim, apesar de ser um oleo bastante interessante eu continuaria a preferir o Motul pelos pontos de ebulição bastante superiores. Neste caso 325º a seco e 205º a humido, contra os 265º e 175º respectivamente, do Bosch.
Anyway, relativamente ao teu "problema" sangra e depois deixa o feedback.
tive o mesmo problema esta semana quando meti os 312 no tdi..
sangrei varias vezes e nao conseguia um bom pedal, entao decidi mudar de "tactica" no intervalo de sangrar cada pinca sangrava o master cylinder tambem e adicionava oleo de travoes, ficou impecavel! (fiz isto para as 4 rodas mesmo so tendo trocado os da frente.
ArtofSpeed.net
Exactamente o meu problema.
Eu também era para mudar para 312 mm, mas, consegui a travagem Frontal do S6 e alterei para 321 mm.
Explica lá como é isso. Sangras a pinça e depois o master cylinder ?
Como é que sangras o master Cylinder ? Podes descrever os passos mais em pormenor ?
Obrigado.
Abraço,
Vinny
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vou tentar ser o mais preciso possivel
1. Encher o deposito do oleo dos travoes
2. Sangrar pinca 1
3. adicionar oleo dos travoes
4. sangrar o master cylinder (tens la um sangrador na ponta, tirava foto mas nao consigo visto que o meu carro tem volante a direita e nao tem la muito espaco, mas e facil de o veres no teu carro)
5. adicionar oleo
6. sangrar pinca 2
7. adicionar oleo
8. sangrar master cylinder
9. adicionar oleo
10. sangrar pinca 3
11. adicionar oleo
12. sangrar master cylinder
13. adicionar oleo
14. sangrar pinca 4
15. sangrar master cylinder
16.adicionar oleo
17 - TESTAR
processo demorado mas depois de MUITAS e MUITAS tentativas foi a unica maneira que consegui
pois o que acontece visto estares a trocar pincas e q o master cylinder tende a secar e quando seca voltas a ter ar no sistema:s
alguma duvida apita
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