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Tópico: Travões Esponjosos - Como solucionar ?

  1. #1
    o "Velhinho" Average 2 Avatar de Vinny
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    Padrão Travões Esponjosos - Como solucionar ?

    Boas psl,

    Após ter alterado a travagem frontal da minha A6 para a travagem da S6, isto com mangas de eixo, bombas, discos e pastilhas, noto na realidade um poder de travagem superior ao de origem.

    Continuo ainda, tal como antes, a sentir os travões muito esponjosos, o que não gosto. Gosto de sentir o pedal "duro" !!!

    Tenho bomba central de travões também NOVA e sangrei o circuito com DOT 4 HP (Altas prestações).
    O que poderei fazer ou alterar para ficar com a travagem mais "dura", ou seja, o pedal mais sensível !!!?
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  2. #2
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    Tubos dos travões em malha de aço.

  3. #3
    Senior Member Senior Avatar de Jorge Hora
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    Tubos em malha de aço, e melhora a especificação do teu óleo de travões.

  4. #4
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    Citação Mensagem Original de Jorge Hora Ver Post
    Tubos em malha de aço, e melhora a especificação do teu óleo de travões.
    Porque? oleo dot 4 nao serve? É a mesma coisa que dot5, a unica diferença e a temperatura de ebuliçao dos oleos, e diga-se a verdade, nenhum carro que ande por ai na estrada chega sequer perto de aquecer o oleo dos travoes perto do seu ponto de ebuliçao. Importa que o oleo seje novo, agora ser dot4, dot 5, ser especial, normal ou xpto do nice é tudo a mesma coisa.

    Melhores resultados é colocar por exemplo discos tarox g88 ou f2000 e pastilhas tarox tambem.
    Última edição por FilipeJA; 14-03-2012 às 13:14.
    5000 RPM´s onde os diesel acabam e os verdadeiros carros começam
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  5. #5
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    Tubos malha de aço conforme já referiram: Traves e sistemas de travagem de alta performance

  6. #6
    Senior Member Senior Avatar de Jorge Hora
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    Citação Mensagem Original de FilipeJA Ver Post
    Porque? oleo dot 4 nao serve? É a mesma coisa que dot5, a unica diferença e a temperatura de ebuliçao dos oleos, e diga-se a verdade, nenhum carro que ande por ai na estrada chega sequer perto de aquecer o oleo dos travoes perto do seu ponto de ebuliçao. Importa que o oleo seje novo, agora ser dot4, dot 5, ser especial, normal ou xpto do nice é tudo a mesma coisa.

    Melhores resultados é colocar por exemplo discos tarox g88 ou f2000 e pastilhas tarox tambem.
    Estava mais a pensar na viscosidade do mesmo e não no ponto de ebulição.

    Não vejo é o que é que uns discos e umas pastilhas novas podem fazer quanto à esponjosidade dos travões, uma vez que o problema tem mais a ver com o circuito hidráulico. Além disso, ele disse que tinha colocado discos e pastilhas.

    O único que calculo que possa mudar um bocado isso, além do que já foi referido, é um servo-freio diferente. Mas posso estar a dizer uma grande asneira.
    Última edição por Jorge Hora; 14-03-2012 às 22:25.

  7. #7
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    Citação Mensagem Original de FilipeJA Ver Post
    Porque? oleo dot 4 nao serve? É a mesma coisa que dot5, a unica diferença e a temperatura de ebuliçao dos oleos, e diga-se a verdade, nenhum carro que ande por ai na estrada chega sequer perto de aquecer o oleo dos travoes perto do seu ponto de ebuliçao. Importa que o oleo seje novo, agora ser dot4, dot 5, ser especial, normal ou xpto do nice é tudo a mesma coisa.

    Melhores resultados é colocar por exemplo discos tarox g88 ou f2000 e pastilhas tarox tambem.
    Eu não concordo contigo que DOT4 e DOT5 seja a mesma coisa. Além dos pontos de ebulição, são oleos completamente diferentes. Os mais idênticos são o DOT4 e DOT5.1. Ambos têm por base polietileno-glicol que por sua vez é higroscopico, ou seja, absorve água.

    O DOT5 tem uma base siliconada e nem todos os sistemas hidraulicos de travagem o pode levar. Além do mais, se o teu sistema vem de origem com DOT3, 4 ou 5.1 (duvido muito do primeiro e deste ultimo), este tem que ser todo limpo e só depois levar o oleo DOT5. DOT3/4/5.1 e DOT5 são incompativeis. E existem oleos DOT4 com especificações muito melhores que muitos DOT5.1, por exemplo, Motul RBF660 DOT4. Tenho no meu carro e recomendo.

    O ponto de ebulição conta e muito. Imagina que tens uma condução mais espirituosa e és exigente com os travões. Se tiveres um oleo em que o ponto de ebulição é menor, vais o pedal esponjoso mais cedo. Na minha opinião, o pedal esponjoso pode também ser devido a 3 factos: 1 - circuito mal sangrado (basta uma bolha pequena de ar para estragar tudo); 2 - tubagem em condições deficientes e/ou mesmo o próprio material delas provocar isso (borracha) - coloca malha de aço; 3 - disseste que colocaste uma bomba central nova junto com as pinças e o restante material. A bomba que colocaste é igual a origem? Pode estar aí o problema. A bomba central pode não ter capacidade para bombar oleo suficiente a fim de actuar eficazmente (manter o feeling igual a OEM) as pinças (as pinças têm embolos de maior diametro?) O pedal afunda mais do que antes?

    Citação Mensagem Original de Jorge Hora Ver Post
    Estava mais a pensar na viscosidade do mesmo e não no ponto de ebulição.

    Não vejo é o que é que uns discos e umas pastilhas novas podem fazer quanto à esponjosidade dos travões, uma vez que isso tem a ver com o circuito hidráulico. Além disso, ele disse que tinha colocado discos e pastilhas.

    O único que calculo que possa mudar um bocado isso, além do que já foi referido, é um servo-freio diferente. Mas posso estar a dizer uma grande asneira.
    As normas têm a ver com o ponto de ebulição do oleo e não com a viscosidade deste. Para mim, o servo-freio não é muito importante para o problema em si. Se fosse eu, nesta alteração e se o problema persistisse após revisionar novamente toda a instalação, colocaria uma bomba central de maior diametro. O servo-freio manteria.
    tuningonline, ng0x e Jorge Hora gostam disto.

  8. #8
    o "Velhinho" Average 2 Avatar de Vinny
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    Citação Mensagem Original de blayde Ver Post
    Eu não concordo contigo que DOT4 e DOT5 seja a mesma coisa. Além dos pontos de ebulição, são oleos completamente diferentes. Os mais idênticos são o DOT4 e DOT5.1. Ambos têm por base polietileno-glicol que por sua vez é higroscopico, ou seja, absorve água.

    O DOT5 tem uma base siliconada e nem todos os sistemas hidraulicos de travagem o pode levar. Além do mais, se o teu sistema vem de origem com DOT3, 4 ou 5.1 (duvido muito do primeiro e deste ultimo), este tem que ser todo limpo e só depois levar o oleo DOT5. DOT3/4/5.1 e DOT5 são incompativeis. E existem oleos DOT4 com especificações muito melhores que muitos DOT5.1, por exemplo, Motul RBF660 DOT4. Tenho no meu carro e recomendo.

    O ponto de ebulição conta e muito. Imagina que tens uma condução mais espirituosa e és exigente com os travões. Se tiveres um oleo em que o ponto de ebulição é menor, vais o pedal esponjoso mais cedo. Na minha opinião, o pedal esponjoso pode também ser devido a 3 factos: 1 - circuito mal sangrado (basta uma bolha pequena de ar para estragar tudo); 2 - tubagem em condições deficientes e/ou mesmo o próprio material delas provocar isso (borracha) - coloca malha de aço; 3 - disseste que colocaste uma bomba central nova junto com as pinças e o restante material. A bomba que colocaste é igual a origem? Pode estar aí o problema. A bomba central pode não ter capacidade para bombar oleo suficiente a fim de actuar eficazmente (manter o feeling igual a OEM) as pinças (as pinças têm embolos de maior diametro?) O pedal afunda mais do que antes?



    As normas têm a ver com o ponto de ebulição do oleo e não com a viscosidade deste. Para mim, o servo-freio não é muito importante para o problema em si. Se fosse eu, nesta alteração e se o problema persistisse após revisionar novamente toda a instalação, colocaria uma bomba central de maior diametro. O servo-freio manteria.
    Obrigado pelas ajudas.

    1. Vou sangrar o circuito novamente.
    2. Se o problema presistir vou montar então tubos em malha de Aço. (Já arranjei quem os faça).
    3. A bomba central NOVA coloquei 2 meses antes de mudar a travagem. É igual à OEM.
    Nota que o carro de onde tirei a travagem do S6 têm uma bomba central igual.
    As bombas têm 2 embolos bem maiores que as outras e que só tinham um embolo.
    Na altura o pedal ficou esponjoso, mas parece-me que não tanto como agora.

    Tenho DOT 4 HP (High Performance) com uma viscosidade de 700m/s inferior ao DOT 5.1 que têm uma viscosidade de 900m/s. Para informação o DOT 4 (Normal) têm uma viscosidade de 1800m/s.

    Obrigado.
    Abraço,
    Última edição por Vinny; 15-03-2012 às 02:33.
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  9. #9
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    Citação Mensagem Original de Vinny Ver Post
    Obrigado pelas ajudas.

    1. Vou sangrar o circuito novamente.
    2. Se o problema presistir vou montar então tubos em malha de Aço. (Já arranjei quem os faça).
    3. A bomba central NOVA coloquei 2 meses antes de mudar a travagem. É igual à OEM.
    Nota que o carro de onde tirei a travagem do S6 têm uma bomba central igual.
    As bombas têm 2 embolos bem maiores que as outras e que só tinham um embolo.
    Na altura o pedal ficou esponjoso, mas parece-me que não tanto como agora.

    Tenho DOT 4 HP (High Performance) com uma viscosidade de 700m/s inferior ao DOT 5.1 que têm uma viscosidade de 900m/s. Para informação o DOT 4 (Normal) têm uma viscosidade de 1800m/s.

    Obrigado.
    Abraço,
    Qual a marca de oleo que usas?

    Estive a pesquisar e existem duas versões de cilindros mestre para a tua carrinha e um deles é igual á dos S6. Se o teu é a de versão igual, é menos uma coisa com que tens que te chatear.

    Parece-me que o teu problema é mesmo a falta de malhas de aço e o sangramento deficiente do sistema.

    Cumps

  10. #10
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    em casa ainda...
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    Viva

    A bomba central foi cheia de óleo antes de ser montada? As bombas centrais mais novas só fora do carro é que se consegue retirar todo o ar lá de dentro... Quanto ao óleo, ATE TYP200 e fica muito bem servido.
    Como a bomba central é OEM a questão de alteraçãoes na relação entre o diametro do êmbolo da bomba e dos êmbolos das pinças não se coloca, só estou a ver ar na bomba central ou circuito mal sangrado.
    Boa sorte

    carlos barata

  11. #11
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    Boas,

    volta a sangrar o sistema (com maquina de pressão ).
    Podes ter que sangrar a bomba do ABS, mas isso só com VAG Com.

    Abracos

  12. #12
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    Citação Mensagem Original de blayde Ver Post
    Qual a marca de oleo que usas?

    Estive a pesquisar e existem duas versões de cilindros mestre para a tua carrinha e um deles é igual á dos S6. Se o teu é a de versão igual, é menos uma coisa com que tens que te chatear.

    Parece-me que o teu problema é mesmo a falta de malhas de aço e o sangramento deficiente do sistema.

    Cumps
    Oleo DOT 4 HP da Bosch.
    Este fds já vou tirar a prova dos 9.
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  13. #13
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    Citação Mensagem Original de diplomata Ver Post
    Viva

    A bomba central foi cheia de óleo antes de ser montada? As bombas centrais mais novas só fora do carro é que se consegue retirar todo o ar lá de dentro... Quanto ao óleo, ATE TYP200 e fica muito bem servido.
    Como a bomba central é OEM a questão de alteraçãoes na relação entre o diametro do êmbolo da bomba e dos êmbolos das pinças não se coloca, só estou a ver ar na bomba central ou circuito mal sangrado.
    Boa sorte

    carlos barata
    A Bomba central é LUCAS igual à OEM.
    Não vi a montagem, mas, posso perguntar ao mecânico. Mas, com a bomba de vacuo não se consegue sangrar em condições ?
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  14. #14
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    Citação Mensagem Original de tokimguedes Ver Post
    Boas,

    volta a sangrar o sistema (com maquina de pressão ).
    Podes ter que sangrar a bomba do ABS, mas isso só com VAG Com.

    Abracos
    A bomba do ABS foi sangrada com a KTS da Bosch, mas o resultado é o mesmo. Penso eu de que ? ...
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  15. #15
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    quanto tempo ja andaste? e se andares mais um tempo e sangrares novamente?

    eu vou ter esse problema com os meus também.

  16. #16
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    Citação Mensagem Original de tuningonline Ver Post
    quanto tempo ja andaste? e se andares mais um tempo e sangrares novamente?

    eu vou ter esse problema com os meus também.
    Já fiz aí uns 2000 km.
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  17. #17
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    Citação Mensagem Original de Vinny Ver Post
    Oleo DOT 4 HP da Bosch.
    Este fds já vou tirar a prova dos 9.
    Pelas especificações do oleo parece ser bastante interessante, mas o teu raciocinio em relação á viscosidade está errado. É mais baixo de facto mas a -40ºC. A 100ºC (provavelmente uma temperatura mais proxima da normal de funcionamento) o valor da viscosidade é mais proximo do que te indiquei (e uso no meu carro).

    Mesmo assim, apesar de ser um oleo bastante interessante eu continuaria a preferir o Motul pelos pontos de ebulição bastante superiores. Neste caso 325º a seco e 205º a humido, contra os 265º e 175º respectivamente, do Bosch.

    Anyway, relativamente ao teu "problema" sangra e depois deixa o feedback.

  18. #18
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    tive o mesmo problema esta semana quando meti os 312 no tdi..
    sangrei varias vezes e nao conseguia um bom pedal, entao decidi mudar de "tactica" no intervalo de sangrar cada pinca sangrava o master cylinder tambem e adicionava oleo de travoes, ficou impecavel! (fiz isto para as 4 rodas mesmo so tendo trocado os da frente.
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  19. #19
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    Citação Mensagem Original de KikO Ver Post
    tive o mesmo problema esta semana quando meti os 312 no tdi..
    sangrei varias vezes e nao conseguia um bom pedal, entao decidi mudar de "tactica" no intervalo de sangrar cada pinca sangrava o master cylinder tambem e adicionava oleo de travoes, ficou impecavel! (fiz isto para as 4 rodas mesmo so tendo trocado os da frente.
    Exactamente o meu problema.
    Eu também era para mudar para 312 mm, mas, consegui a travagem Frontal do S6 e alterei para 321 mm.
    Explica lá como é isso. Sangras a pinça e depois o master cylinder ?
    Como é que sangras o master Cylinder ? Podes descrever os passos mais em pormenor ?

    Obrigado.
    Abraço,
    Vinny
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  20. #20
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    vou tentar ser o mais preciso possivel

    1. Encher o deposito do oleo dos travoes
    2. Sangrar pinca 1
    3. adicionar oleo dos travoes
    4. sangrar o master cylinder (tens la um sangrador na ponta, tirava foto mas nao consigo visto que o meu carro tem volante a direita e nao tem la muito espaco, mas e facil de o veres no teu carro)
    5. adicionar oleo
    6. sangrar pinca 2
    7. adicionar oleo
    8. sangrar master cylinder
    9. adicionar oleo
    10. sangrar pinca 3
    11. adicionar oleo
    12. sangrar master cylinder
    13. adicionar oleo
    14. sangrar pinca 4
    15. sangrar master cylinder
    16.adicionar oleo
    17 - TESTAR


    processo demorado mas depois de MUITAS e MUITAS tentativas foi a unica maneira que consegui

    pois o que acontece visto estares a trocar pincas e q o master cylinder tende a secar e quando seca voltas a ter ar no sistema:s

    alguma duvida apita
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