Resultados 1 a 16 de 16

Tópico: Problema de ralentim

  1. #1
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2008
    Mensagens
    230

    Padrão Problema de ralentim

    Boas pessoal! Aqui vai o meu problema...

    O meu motor C14SE não faz o controlo do ralentim, não faz o passo-a-passo funcionar. Fiz um teste aos 4 fios e nenhum está partido ou mal ligado, arranjaram-me uns esquemas para efectuar testes ao sistema multec m, aqui vão os testes e seus resultados:

    teste 8: Resistência do estabilizador do ralentim- conectar C8 + C9 e C5 + C6 - valor teórico 45-65 Ohm - Valor obtido nenhum (não sei fazer o teste)

    Teste 28 Controlo do sinal do estabilizador de ralenti- conectar na ficha A+C e B+D - valor teórico 5.5-7 V A/C - Valor obtido: A+D-5.5 e B+C-0

    Duvido que seja centralina danificada porque daria erro,será que é falta de massa? quando se montou o motor houve alguns problemas com massa,e este motor veio de um astra que usa bateria de 74 amp e o corsa de 44 amp.

    Que poderá ser?

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Padrão Valvula do ralenti

    Citação Mensagem Original de Lucky_13 Ver Post
    Boas pessoal! Aqui vai o meu problema...

    O meu motor C14SE não faz o controlo do ralentim, não faz o passo-a-passo funcionar. Fiz um teste aos 4 fios e nenhum está partido ou mal ligado, arranjaram-me uns esquemas para efectuar testes ao sistema multec m, aqui vão os testes e seus resultados:

    teste 8: Resistência do estabilizador do ralentim- conectar C8 + C9 e C5 + C6 - valor teórico 45-65 Ohm - Valor obtido nenhum (não sei fazer o teste)

    Teste 28 Controlo do sinal do estabilizador de ralenti- conectar na ficha A+C e B+D - valor teórico 5.5-7 V A/C - Valor obtido: A+D-5.5 e B+C-0

    Duvido que seja centralina danificada porque daria erro,será que é falta de massa? quando se montou o motor houve alguns problemas com massa,e este motor veio de um astra que usa bateria de 74 amp e o corsa de 44 amp.

    Que poderá ser?
    Os dados de teste são do autodata ?
    Já experimentou com uma bateria ligado ao actuador ver se o piston entra e saí ? Em principio se for bosch é barato, mas se for magnetti marelli prepare-se para abrir os cordões à bolsa.

    Normalmente, o sintoma é o carro ao ralenti, começar a fazer acelerações sozinho, até que fica muito acelerado sempre.

    Relativamente à bateria, esteja descansado que não é daí.

  3. #3
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2008
    Mensagens
    230

    Padrão

    Do actuador não é porque ele é novo. Os testes são do autodata para o sistema do meu motor.

  4. #4
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Lucky_13 Ver Post
    Do actuador não é porque ele é novo. Os testes são do autodata para o sistema do meu motor.
    Quais são os sintomas ?

  5. #5
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2008
    Mensagens
    230

    Padrão

    O actuador não actua... Não faz nada!

  6. #6
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Red face Boa sorte com o projecto

    Citação Mensagem Original de Lucky_13 Ver Post
    O actuador não actua... Não faz nada!
    O motor foi transplantado dum outro carro, certo ? Teve que fazer adaptações portanto.

    As ligações da cablagem do motor estão mal feitas. No autodata, tem uma secção sobre as cablagens. É ver por lá.

    Tem que ver se está bem ligado e se está ligado nos lugares correctos.

  7. #7
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2008
    Mensagens
    230

    Padrão

    Foi trasplantado de um astra de 94, todas as ligacoes sao compativeis,e o motor veio com cablagem e centralina. Não foi preciso fazer nenhuma adaptacao e quando se montou a parte electrica guiamo-nos pelos documentos do autodata.

  8. #8
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Red face Duvidas

    Consegue meter o motor a trabalhar ?
    Que sintomas tem ?
    Vai-se a baixo ?
    O relanti está instável ?

    Porque diz que o actuador não actua. Não faz nada. Em que se baseia para afirmar isso ?

    Que erro a centralina tinha memorizado ? Já apagou os erros ? Atenção que pode ser necessário usar mesmo um scanner especifico para essa centralina.

    Estou a fazer estas perguntas todas porque estou completamente à nora. Eu sei que que não sou grande espingarda, mas não estou a ver o que se passa.

    Em caso de dificuldade é ver com um osciloscópio o que se passa na cablagem. Um break-out-box irá ajudar muito, caso haja um. Senão vai ter que fazer o back probing nas fichas e fazer piercing nos fios.

  9. #9
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2008
    Mensagens
    230

    Padrão

    O motor trabalha perfeitamente,foi usado um passo-a-passo avariado com o espigao regulado á mão para ter um ralentim correcto á temperatura de funcionamento,mas tem a ficha desligada. O actuador não funciona porque ao montar o passo-a-passo novo e ligar a ficha o ralentim sobe sem parar e não estabiliza nas rotações correctas... A centralina não tem nenhum erro guardado.

  10. #10
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Red face Mais umas ideias

    Citação Mensagem Original de Lucky_13 Ver Post
    O motor trabalha perfeitamente,foi usado um passo-a-passo avariado com o espigao regulado á mão para ter um ralentim correcto á temperatura de funcionamento,mas tem a ficha desligada. O actuador não funciona porque ao montar o passo-a-passo novo e ligar a ficha o ralentim sobe sem parar e não estabiliza nas rotações correctas... A centralina não tem nenhum erro guardado.
    Já considerou a hipótese de a nova válvula esteja com defeito ? A hipótese de isso acontecer é ínfima, mas não é impossivel.

    Que erro tinha na centralina ? Já limpou o erro ? Chamo a atenção, que pode vir a ser necessário usar um scanner especifico para apagar o erro.

    Segundo o que percebi, os códigos de erro dessa centralina, não dá para ficar a saber se a centralina está avariada. No entanto, quase todos os códigos de erro põem como hipótese a ECU ter pifado.

    Eu consultei um modelo dum Opel corsa A de 91 com esse código de motor. Portanto, não sei se é a mesma centralina que tem o Astra.

    Outra coisa que pode tentar saber é os valores em Volts nos fios com o motor a trabalhar. Depois, para alterar a mistura é simular uma fuga no colector de admissão. Retire um tubo que vá ter ao colector de admissão. Ao fazer isso, a centralina irá tentar compensar mandando umas voltagens diferentes para o actuador, fazendo o piston da valvula, sair e entrar.

    Por agora, não tenho mais ideias.

  11. #11
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2008
    Mensagens
    230

    Padrão

    Sim,a centralina é igual! Ok,vou tentar isso!

    Obrigado

  12. #12
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Aug 2008
    Mensagens
    3

    Padrão

    Limpar sensor IACV

  13. #13
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2008
    Mensagens
    230

    Padrão

    Que sensor é esse e onde está?

  14. #14
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Talking Valvula do relanti - IACV

    Citação Mensagem Original de Lucky_13 Ver Post
    Que sensor é esse e onde está?
    É a válvula que controla o relanti. Na realidade o IACV não é um sensor, mas um actuador.

  15. #15
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Wink Limpar vs novo

    Citação Mensagem Original de mainuno Ver Post
    Limpar sensor IACV
    Pelo que percebi, o actuador IACV está completamente nas lonas. Limpar ás vezes não dá em nada, pois o servo está danificado na maioria das vezes.

  16. #16
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2008
    Mensagens
    230

    Padrão

    O actuador IACV é novo!! Antes de o comprar experimentei 2 que funcionavam noutros carros...

Tópicos Similares

  1. 106 xsi 1.3 ralentim instável...
    Por jcasquilho no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 13
    Última Resp.: 23-06-2010, 23:40
  2. Impreza Wrx Sti ao ralentim!!!
    Por Tostamista no fórum TOLices
    Respostas: 0
    Última Resp.: 18-10-2008, 11:59
  3. problemas de ralentim
    Por fabri no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 10
    Última Resp.: 08-02-2008, 22:55
  4. sensores do ralentim do 106 ??
    Por fabri no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 0
    Última Resp.: 08-02-2008, 21:32
  5. 1.9Di-D ruido ao ralentim
    Por jimmy no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 9
    Última Resp.: 25-09-2006, 19:25

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •