Resultados 1 a 14 de 14

Tópico: 106 xsi 1.3 ralentim instável...

  1. #1
    Senior Member Senior Avatar de jcasquilho
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Localização
    povoa de santo adriao
    Mensagens
    739

    Padrão 106 xsi 1.3 ralentim instável...

    boas
    o meu xsi esta com o relentim muito instavel, mesmo depois de quente ele n faz relentim assim que largo o acelarador vai logo abaixo. ja andei a ver todas as valvulas e tubinhos no colector de admiçao e parece tudo bem, liguei a maquina de diagnosticos e nao tem avarias...
    hoje reparei que a minha centralina é uma magneti marelli 1aw bp. 40 e a do xsi 1.3 penso que é uma magneti marelli 1aw 8p. 40, sera disto? de que carro sera esta centralina?

    obrigado, cumps

    Peugeot 106 xsi



  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Wink Tente verificar isto ...

    Citação Mensagem Original de jcasquilho Ver Post
    boas
    o meu xsi esta com o relentim muito instavel, mesmo depois de quente ele n faz relentim assim que largo o acelarador vai logo abaixo. ja andei a ver todas as valvulas e tubinhos no colector de admiçao e parece tudo bem, liguei a maquina de diagnosticos e nao tem avarias...
    hoje reparei que a minha centralina é uma magneti marelli 1aw bp. 40 e a do xsi 1.3 penso que é uma magneti marelli 1aw 8p. 40, sera disto? de que carro sera esta centralina?

    obrigado, cumps
    Há a hipótese de ser a válvula que regula a pressão da gasolina ter enviado a alma ao criador. A válvula que me refiro, fica por baixo da rampa de injecção e vai um tubinho para o colector.

    Quando eu andei de oficina em oficina fui parar à Difersport e eles meteram uma esfera dentro do tubo que liga a valvula da gasolina ao colector de admissão. Como resultado, o carro a quente estava inguiavel pois assim que tirava o pé do acelerador, as rotações caiam tanto que o carro pura e simplesmente desligava-se.

    Se não for disto ... pode ser:
    Um problema de fuga no colector de admissão, por um dos tubinhos que ligam ao colector. Recomendo vivamente que compre tubo e substitua, mesmo que julgue que não seja necessário. Compra na Peugeot. Eu posso vender-te um bocadinho de tubo, pois comprei um rolo com 24 metros e sobrou.

    O filtro da gasolina
    A bomba da gasolina pifada e não dá pressão suficiente, a pressão deve andar entre os 2,3 e os 2,7 bar quando está desligado o control do vacuo e deve andar pelos 1,8 a 2,2 bar quando está a ser regulado pelo control de vacuo.

    A ventilação do deposito de gasolina está bloqueada , verifica o funcionamento da valvula da purga dos gases de gasolina (EVAP) - Canister purge valve
    Tubos da gasolina dobrados ou bloqueados
    Problemas nos injectores

  3. #3
    Senior Member Senior Avatar de jcasquilho
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Localização
    povoa de santo adriao
    Mensagens
    739

    Padrão

    amanha ja tenho por onde me entreter..
    quando desligo o tubo que vem dos gases da gasolina ele fica a fazer relentim mas fica entre as 2000 3000rpm visto que fica com entrada de ar no colector..
    injectores vao ser limpos por ultra sons, vo afinar válvulas tb pode ser falta de compressao e depois logo se ve como fica e vou ver a sonda.
    pelo que tenho ouvido o relentim instavel nestes carro é normal.. mas o que me chamou a atençao foi a centralina.

    Peugeot 106 xsi



  4. #4
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Unhappy

    Citação Mensagem Original de jcasquilho Ver Post
    amanha ja tenho por onde me entreter..
    quando desligo o tubo que vem dos gases da gasolina ele fica a fazer relentim mas fica entre as 2000 3000rpm visto que fica com entrada de ar no colector..
    injectores vao ser limpos por ultra sons, vo afinar válvulas tb pode ser falta de compressao e depois logo se ve como fica e vou ver a sonda.
    pelo que tenho ouvido o relentim instavel nestes carro é normal.. mas o que me chamou a atençao foi a centralina.
    A sua centralina tem o codigo pouco legivel. O modelo é mesmo Magnetti Marreli IAW 8P .40

    Se o ralenti estiver instável (tipo a fazer acelerações sozinho até às 3.000 rpm) é a válvula que regula o ralenti (motor passo a passo). Se quizer podemos tentar os 2 ver o carro, eu moro perto. Não posso medir a compressão porque não tenho como. Para afinar válvulas recomendo o Rogério da DiferSport. O meu é lá que vai quando precisa afinar válvulas. As válvulas de escape são afinadas a 0,40 mm e as de admissão são a 0,20 mm

    O ralenti do meu é muito certinho
    Última edição por 106XSiLx; 20-05-2009 às 00:08.

  5. #5
    Senior Member Senior Avatar de jcasquilho
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Localização
    povoa de santo adriao
    Mensagens
    739

    Padrão

    as válvulas vão ser afinados pelo meu pai ele é mecânico, hoje andamos de volta dele mas nao tivemos tempo para testar a sonda e afinar as válvulas e ver outras coisas mas amanha vou tentar fazer isso. eu abri mais este topico por causa da centralina porque esta la mesmo bem legível o "b" e o meu pai disse logo que ela nao devia ser de la.
    ele nem chega a fazer relentim desliga mal largo o acelerador, so faz se desligar o tubo da admiçao.
    desde ja obrigado
    Última edição por jcasquilho; 20-05-2009 às 00:21.

    Peugeot 106 xsi



  6. #6
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Padrão

    Citação Mensagem Original de jcasquilho Ver Post
    as válvulas vão ser afinados pelo meu pai ele é mecânico, hoje andamos de volta dele mas nao tivemos tempo para testar a sonda e afinar as válvulas e ver outras coisas mas amanha vou tentar fazer isso. eu abri mais este topico por causa da centralina porque esta la mesmo bem legível o "b" e o meu pai disse logo que ela nao devia ser de la.
    ele nem chega a fazer relentim desliga mal largo o acelerador, so faz se desligar o tubo da admiçao.
    desde ja obrigado
    Quando conseguir ter o carro direitinho, dê-me uma apitadela, pois gostaria de efectuar um log da sua centralina com o meu equipamento de diagnostico. Assim, poderia comparar a minha centralina com a sua.

  7. #7
    Senior Member Senior Avatar de jcasquilho
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Localização
    povoa de santo adriao
    Mensagens
    739

    Padrão

    logo ao fim do dia vou fazer uma revisao geral ao carro, depois digo qualquer coisa.. mas deve ser mesmo a centralina porque ja la andaram a mexer nela porque faltalhe um parafuso de aperto ao carro e tem um numero diferente no modelo, quando liguei a maquina de diagnosticos nao consegui entrar na centralina pelo motor 1.3 teve que ser pelo motor 1.1 por isso so tive acesso as avarias e nao ao teste dos sensores. tudo indica que seja a centralina..

    Peugeot 106 xsi



  8. #8
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Padrão

    Citação Mensagem Original de jcasquilho Ver Post
    logo ao fim do dia vou fazer uma revisao geral ao carro, depois digo qualquer coisa.. mas deve ser mesmo a centralina porque ja la andaram a mexer nela porque faltalhe um parafuso de aperto ao carro e tem um numero diferente no modelo, quando liguei a maquina de diagnosticos nao consegui entrar na centralina pelo motor 1.3 teve que ser pelo motor 1.1 por isso so tive acesso as avarias e nao ao teste dos sensores. tudo indica que seja a centralina..
    Qual é a marca do aparelho de diagnosticos ?

    Não é preciso uma maquina xpto para fazer os diagnosticos aos sensores e aos actuadores. Consegue-se saber os codigos de erro atravez da lampada do check engine no painel de instrumentos (aliás é a unica maneira). Para apagar os erros e efectuar os testes sem o equipamento xpto, basta uns fios e uma lampada. Não se consegue é ver os dados datastream com um fio e uma lampada. Para isso é preciso haver uma comunicação perfeita entre o aparelho de diagnosticos e a centralina.

    106 1.1i TU1ML/Z (HDZ) 1991 - 1997 Mono - Jetronic 60@5800
    106 1.1i TU1ML/Z (HDZ) 1993 - 1996 Magnetti Marelli FDG6 60@6200
    106 1.1i TU1M (HDY) 1997 - 1999 Motronic MA3.1 54@6200
    106 1.1i TU1M (HDZ) 1997 - 2001 Motronic MA3.1 60@6200

    106 1.3i TU2J2L/Z (MFZ) 1994 - 1997 Magnetti Marelli 8P 100@7200

    106 1.6i TU5J2 (NFW) 1994 - 1996 Magnetti Marelli 8P 100@6200
    106 1.6i TU5J2 (NFY) 1994 - 1996 Magnetti Marelli 8P 100@6200
    106 1.6i TU5J2 (NFY) 1994 - 1996 Magnetti Marelli 8P 100@6200

    106 1.6i TU5JP (NFZ) 1997 - 2001 Motronic MP5.2 90@5600
    106 1.6i TU5J2/L3 (NFW) 1997 - 2000 Motronic MP5.2 103@6200
    Última edição por 106XSiLx; 20-05-2009 às 13:16.

  9. #9
    Senior Member Average 2 Avatar de Mister_P
    Data de Inscrição
    Mar 2003
    Localização
    Alenquer
    Mensagens
    493

    Padrão

    ve o tubo que ta ligado a centralina e ao colector de admissao. se tiver desligado/estragado o carro fica te como te queixas.

    numa curva perto de ti...

  10. #10
    Senior Member Senior Avatar de jcasquilho
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Localização
    povoa de santo adriao
    Mensagens
    739

    Padrão

    obigado pelas respostas ,as ja descobri o problema, centralina estraga. ontem consegui dar a volta a um conhecido meu que tem um rallye para me emprestar a centralina dele quando a mudei o carro ficou logo a trabalhar normal, a minha centralina tinha a ficha com aspecto de andar la agua. agora tenho que comprar uma nova pa la por. ha e as valvulas estavam todas abertas tive que afinalas todas.
    obrigado

    Peugeot 106 xsi



  11. #11
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Jun 2010
    Mensagens
    1

    Padrão

    Olá Rapaziada,

    Eu estou com um problema muito idêntico ao que referem em cima.
    Tenho o meu ralenti instável e passa das 10000 para as 30000 constantemente.Chego a estar parado nos semáforos e a malta fica a olhar para mim como se fosse um maçarico acelera acabado de receber um carro.Por vezes tenho de engatar a 1 velocidade e largar a embraiagem para disfarçar as coisas.
    O problema é que já fui a vários mecânicos e nenhum me sabe dizer o que se passa.Penso que aqui há malta competente para me ajudar.Seria possivel ir ter contigo 106xsiLX?
    Já foi verificada a sonda bop, o motor passo a passo e dá a sensação da anomalia vir da admissão.Já pensei na bomba de gasolina, centralina, ou injecção...

    HELP please ))

    Kini

  12. #12
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Padrão Motor passo-a-passo Magnetti Marelli do XSi 1.3

    Citação Mensagem Original de kini Ver Post
    Olá Rapaziada,

    Eu estou com um problema muito idêntico ao que referem em cima.
    Tenho o meu ralenti instável e passa das 10000 para as 30000 constantemente.Chego a estar parado nos semáforos e a malta fica a olhar para mim como se fosse um maçarico acelera acabado de receber um carro.Por vezes tenho de engatar a 1 velocidade e largar a embraiagem para disfarçar as coisas.
    O problema é que já fui a vários mecânicos e nenhum me sabe dizer o que se passa.Penso que aqui há malta competente para me ajudar.Seria possivel ir ter contigo 106xsiLX?
    Já foi verificada a sonda bop, o motor passo a passo e dá a sensação da anomalia vir da admissão.Já pensei na bomba de gasolina, centralina, ou injecção...

    HELP please ))

    Kini
    Acho que o motor que controla o ralenti está nas lonas. O piston do motor passo-a-passo do ralenti fica trancado e quando isso acontece o ralenti vai para os 3.000 rpm. Pode tentar o seguinte:

    Retire o actuador que controla o ralenti (motor passo-a-passo). Este está agarrado ao corpo da borboleta por 2 parafusos. Ao retirar deve encontrar o piston do actuador com "toneladas" de carvão e com uma espécie de goma preta pegajosa.

    Com um produto para limpeza de carburadores, geralmente em lata, tente retirar a porcaria que está no actuador do controle do relanti e deite para dentro do canal do piston (abundantemente que não estraga nada) e deixe escorrer de modo a limpar tudo. Depois deite para dentro do canal do piston óleo fininho de preferência para limpeza de terminais eléctricos).

    Com um pano ou outra coisa que dê para enfiar no orifício aonde entra o piston no corpo da borboleta, limpe o mais que puder (vai sair montes de lixo).

    Monte e ligue o motor e veja se deu alguma coisa de jeito. se deu, pode passar a segunda fase. Se não deu, vai ser necessário um motor novo (+/- 150,00 €).

    Chamo a atenção, que o trabalho só fica bem feito se fizer o que se segue, mas não é absolutamente obrigatório fazer-lo. Para isso tem que voltar a retirar o motor passo-a-passo do lugar.

    Ligue o carro e deite bastante liquido de limpeza de carburadores para o buraco aonde entra o piston do actuador do ralenti. Vai precisar de acelerar para o carro não se ir abaixo (não se assuste que o carro vai parecer maluco ao acelerar que nem um maluco, depois desacelera sozinho). A limpeza dos canais alternativos do corpo da borboleta com esta operação devem ficar limpos. Deite bastante liquido de limpesa pela abertura da borboleta (não deixe o carro ir abaixo). Vai sair montes de fumo pelo escape que é o lixo e o produto de limpeza.

    Monte tudo.

    Agora que tem o corpo da borboleta limpo e os canais alternativos ao canal principal da borboleta, a centralina vai ficar completamente maluca e baralhada.

    O que se passa é que a centralina memorizou um erro, pois detectou que o motor passo a passo "desapareceu" e por outro lado memorizou uns parâmetros estranhos relativamente à entrada de ar. Fazer um reset aos erros da centralina, à mão ou com a maquina de diagnostico (pode ser com uma maquina de diagnósticos com o utilitário de reset ou com uns fios na porta de dados). Outra maneira é desligar a centralina por uns tempos até ela perder tudo o que tem memorizado (mapas e erros).

    A seguir tem que ensinar a centralina a que agora tem a o corpo da borboleta limpo. De inicio vai ficar com um ralenti muito baixo, mas depois a centralina vai reaprender a por o ralenti certinho e que é por volta dos 1.000 rpm
    Última edição por 106XSiLx; 19-06-2010 às 22:42.

  13. #13
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Wink Mais um teste

    Citação Mensagem Original de kini Ver Post
    Olá Rapaziada,

    Eu estou com um problema muito idêntico ao que referem em cima.
    Tenho o meu ralenti instável e passa das 10000 para as 30000 constantemente.Chego a estar parado nos semáforos e a malta fica a olhar para mim como se fosse um maçarico acelera acabado de receber um carro.Por vezes tenho de engatar a 1 velocidade e largar a embraiagem para disfarçar as coisas.
    O problema é que já fui a vários mecânicos e nenhum me sabe dizer o que se passa.Penso que aqui há malta competente para me ajudar.Seria possivel ir ter contigo 106xsiLX?
    Já foi verificada a sonda bop, o motor passo a passo e dá a sensação da anomalia vir da admissão.Já pensei na bomba de gasolina, centralina, ou injecção...

    HELP please ))

    Kini
    É pouco provável, mas já agora verifique ...

    Verifique a cablagem do motor, veja as ligações do motor passo-a-passo à centralina (são 4 fios) e os terminais macho e femea das fichas. Verifique se tem algum erro memorizado na centralina relativamente ao actuador do relanti (motor passo-a-passo). Suponho que se tiver um frio quebrado acenda a luz do check engine no painel de instrumentos.

    Pode ligar o motor passo-a-passo à bateria e verificar se o piston sai e recolhe conforme a ligação é feita e depois invertida (cuidado com os terminais que escolhe para fazer a experiência).

  14. #14
    Senior Member Super user Avatar de Helopez
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Localização
    Nuorte
    Mensagens
    1.181

    Padrão

    Citação Mensagem Original de 106XSiLx Ver Post
    É pouco provável, mas já agora verifique ...

    Verifique a cablagem do motor, veja as ligações do motor passo-a-passo à centralina (são 4 fios) e os terminais macho e femea das fichas. Verifique se tem algum erro memorizado na centralina relativamente ao actuador do relanti (motor passo-a-passo). Suponho que se tiver um frio quebrado acenda a luz do check engine no painel de instrumentos.

    Pode ligar o motor passo-a-passo à bateria e verificar se o piston sai e recolhe conforme a ligação é feita e depois invertida (cuidado com os terminais que escolhe para fazer a experiência).
    passo a passo nunca mais sai do sitio!

Tópicos Similares

  1. Problema de ralentim
    Por Lucky_13 no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 15
    Última Resp.: 11-11-2010, 10:47
  2. Impreza Wrx Sti ao ralentim!!!
    Por Tostamista no fórum TOLices
    Respostas: 0
    Última Resp.: 18-10-2008, 11:59
  3. problemas de ralentim
    Por fabri no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 10
    Última Resp.: 08-02-2008, 22:55
  4. sensores do ralentim do 106 ??
    Por fabri no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 0
    Última Resp.: 08-02-2008, 21:32
  5. 1.9Di-D ruido ao ralentim
    Por jimmy no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 9
    Última Resp.: 25-09-2006, 19:25

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •