Resultados 1 a 15 de 15
Like Tree1Gostos
  • 1 Escrito por TDiste971

Tópico: [Problema] 1.9TDI Falta de Potência aleatória abaixo das 3000RPM

  1. #1
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Mar 2013
    Mensagens
    3

    Padrão [Problema] 1.9TDI Falta de Potência aleatória abaixo das 3000RPM

    Boa tarde.

    Tenho seguido alguns tópicos silenciosamente a estudar outros casos em vários fóruns para tentar instruir-me sobre todas as matérias envolvidas neste assunto mas chegou a altura de expor o problema e esperar por algum tipo de ajuda.

    A verdade é que não associo os sintomas do carro exactamente com nenhum caso que tenha lido até hoje (e já li bastantes, acreditem).

    O carro é um Seat Ibiza 6J 1.9TDI PD105 BLS reprogramado há menos de 5000km.
    Este sintoma foi detectado pela primeira vez uns 3 ou 4 dias após a reprogramação mas acredito que a dita reprogramação apenas o tenha vindo a tornar visível (e não a causá-lo).

    À primeira vista somos impulsionados a atribuir isto a um problema comum e muito falado/debatido em que os típicos culpados são N75, MAF, EGR ou Geometria do turbo presa. No entanto, após ler e re-ler mil e um casos desses e após vários LOGs em estrada com o VCDS não consigo apontar o dedo a "ninguém".

    O carro anda normal a maioria do tempo até que, de um momento para o outro (imagine-se um cenário em que vamos em nacional e saímos de faixa para fazer uma ultrapassagem), mete-se o pé no fundo e a potência a que se está habituado não vem. O carro acelera e ganha RPM mas sem "alma" nenhuma até chegar às 3000RPM. Ao ultrapassar essas RPM dá um coice e a potência "normal" esperada re-aparece e puxa "até onde quisermos".

    Quando o carro está normal puxa normalmente em todas as mudanças e regimes sem limitações na velocidade (logo aqui deixa a MAF um bocado de parte na lista dos suspeitos, digo eu).

    O carro não faz qualquer fumo e não acusa quaisquer erros no VCDS. Tem tido sempre as revisões em dia e leva óleo Castrol Edge 5W-30 com a norma para grupo VW com filtro de partículas. O carro tanto faz voltinhas como voltas grandes pelo que o DPF deverá estar limpo. Não leva nem levou com acelerações a frio e não é nunca desligado imediatamente após conduções mais severas.

    Quanto ao LOG que deixo abaixo: tenho os meus palpites mas gostava de ouvir opiniões/ideias. Esta imagem é só a parte final de uma viagem de cerca de 35km. Tratou-se de uma viagem de AE a 80 / 90 km/h (de propósito para o teste). Por não dar para colocar o LOG da viagem toda com 10 metros de gráfico não podem ver as EGT e outras coisas fora da situação anormal. Mas confiem... andam em valores no máximo (não constantes) 450º de EGT antes do turbo.

    Desde já agradeço muito a todos os que perderam tempo/paciencia a ler isto tudo.
    Fico à espera dessas dicas.
    Cumprimentos!

    https://www.dropbox.com/s/c87baj6ygm...f metade.jpg?m

    EDIT: Esqueci-me de meter link para a imagem..
    Última edição por lyrics; 06-03-2013 às 23:48.

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de Ricardo Gomes
    Data de Inscrição
    May 2009
    Mensagens
    1.335

    Padrão

    É difícil, mas eu diria que ha algum erro no controlo da geometria ou algum sensor/sonda com avaria, estes problemas são chatos, pior ainda quando não acontecem sempre
    "UM CARRO É MAIS QUE UM VICIO, o patamar é o infinito....."

  3. #3
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Nov 2012
    Localização
    Madeira
    Mensagens
    109

    Padrão

    a chamada "avaria fugitiva" que por vezes nem fica registada é do pior para identificar a origem

  4. #4
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Mar 2013
    Mensagens
    3

    Padrão

    Mesmo.. são do pior que há.. Para já vai ser feito um despiste ao problema por partes.. Começando já pela EGR. Vamos ver se dá frutos.

  5. #5
    Senior Member Average 2 Avatar de mexanico1971
    Data de Inscrição
    Feb 2009
    Localização
    terceiro calhau a contar do sol
    Mensagens
    405

    Padrão

    quem faz uma repro e tem experiencia numa edc16 sabe que á partida deve anular logo a egr !
    a temperatura dos gases sobe quase para o dobro !
    mas podes fazer esse test com o rosstech ! se quando fechares a egr o motor subir de rotação, é porque está boa !
    o log está um bocado imperceptível e não consigo desce-lo !
    outra das coisas que o pessoal faz é comprar mapas a empresas on-line fora de portugal, muitos desses mapas já trazem os DTC"s desligados.
    quer dizer, mesmo que exista anomalia no ciclo a unidade não assinala o mesmo !
    não sei se será esse o caso !
    mas se tens o vcds é meio caminho pra dares com o gato !
    ou então volta a meter o mapa de origem !
    a unidade pode estar a fazer adaptações, e o processador da mesma não está a corresponder !
    já agora isso ainda tem a fap ?!
    ou já foi o miolo fora ?!

  6. #6
    Senior Member Super user Avatar de Bora
    Data de Inscrição
    Oct 2008
    Localização
    Lagoa (Algarve) / Newark (USA)
    Mensagens
    1.810

    Padrão

    Em primeiro e vamos indo por exclusão de partes e ate fácil, é ver se todos os tubos de vácuo estão ligados e sem cortes.. já que também provocam tal quebra na resposta....

  7. #7
    Senior Member Average 2 Avatar de Nott
    Data de Inscrição
    Aug 2006
    Mensagens
    447

    Padrão

    Isso já me aconteceu com um gttdi, no meu caso era do turbo que nem sempre fechava a geometria, ficando aberta não tens pressão de turbo, se não tens pressão de turbo não tens potência..

  8. #8
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Mar 2013
    Localização
    Guadeloupe
    Mensagens
    8

    Padrão

    Olá,

    Eu bordo não incluídos em tudo, porque eu não falo Português.
    Mas se você pode feito um LOG com VCDS começa 1500RPM para 4500RPM aceleração total.
    Salva o grupo 11 (pressão do turbo).

    Sem reprogramado você tem o mesmo problema?

  9. #9
    Senior Member Average 2 Avatar de mexanico1971
    Data de Inscrição
    Feb 2009
    Localização
    terceiro calhau a contar do sol
    Mensagens
    405

    Padrão

    Citação Mensagem Original de TDiste971 Ver Post
    Olá,

    Eu bordo não incluídos em tudo, porque eu não falo Português.
    Mas se você pode feito um LOG com VCDS começa 1500RPM para 4500RPM aceleração total.
    Salva o grupo 11 (pressão do turbo).

    Sem reprogramado você tem o mesmo problema?
    Hey ! hablando en español entendemos mejor !
    salut

    com a terceira engranada !
    ou tresunda ! e aquela depois da secunda !

    mas eu tambem vou para a geometria presa se a vavula não estiver estragada !
    Última edição por mexanico1971; 30-04-2013 às 02:49.

  10. #10
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Mar 2013
    Localização
    Guadeloupe
    Mensagens
    8

    Padrão

    com a terceira engrenada.
    mexanico1971 gosta disto.

  11. #11
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Mar 2013
    Mensagens
    3

    Padrão

    Boas.
    Antes de mais um grande obrigado a todos pelas respostas em tentativa de ajudar.
    Em update à situação, como eu tínha falado, a EGR foi desactivada electronicamente. Infelizmente não tenho tido tempo para perseguir esta "anomalia" mas posso dar resposta a algumas questões que foram sendo colocadas:

    mexanico1971
    Quanto ao teste à EGR: Não será necessário visto que a dita já foi desactivada da electrónica.
    Quanto à electrónica: Não se trata desse tipo de situação. A electrónica é de uma casa Nacional e tudo o que são limitadores e afins foram deixados intocados.
    Quanto à FAP: Sim, ainda tem a FAP no sítio, intocada e a funcionar.
    - Relativamente ao comentário final: "Se a válvula não estiver estragada" -> Qual é a válvula a que te referes?


    Nott
    Essa situação acontecia muito frequentemente? No meu caso não é frequente e, quando não acontece, o carro responde indiscutivelmente bem (dentro daquilo que é esperado).
    - Nesse caso foi turbo fora para limpeza? Há alguma forma de "observar" o funcionamento da geometria (testes ou sei lá) sem desmontar?
    - Se eu fizer log à pressão do turbo no momento em que está a decorrer este comportamento deverei conseguir ver se a culpa está na geometria, diria eu.. não?


    TDister971
    Não sei se ao colocar o mapa original o problema desaparece. Isso ainda não foi feito e só o deverei fazer se e quando tiver esgotado os testes mais simples sem desmontar/alterar grande coisa. Vou tentar apanhar a anomalia enquanto faço LOG ao grupo 11 e quando apanhar coloco aqui.



    Eu tínha excluído a possibilidade de ser culpa da FAP inicialmente porque em uma das vezes que isto aconteceu eu tínha feito uma regeneração forçada na AE pouco tempo antes. Mas sinceramente neste momento já ando desconfiado que possa ser algo relacionado com a FAP.

    Pergunta para quem souber responder: Imagine-se que o carro numa viagem entende que está nas condições necessárias para iniciar uma regeneração passiva e dá inicio à mesma..
    Se nós lhe pedimos uma puxada a fundo ele vai "cancelar" / "pausar" a regeneração momentaneamente até que as condições sejam novamente garantidas (sendo uma delas velocidade constante).. certo?

    A ideia que tenho é que sim.

    Então pergunto: Esse cancelamento/pausa na regeneração é "decidido" pelo carro sempre nas mesmas RPM?

    A teoria é:
    - Carro em velocidade constante em condições ideais para regenerar;
    - Carro começa a regenerar passivamente;
    - Condutor pisa pedal (imaginemos que seja em terceira velocidade);
    - Carro avalia as alterações e percebe que o condutor está a pedir potência;
    - Condições para regenerar não se verificam;
    - Ao atingir 3000 RPM, carro cancela a regeneração e, por consequência, devolve a potência que estava "empatada" na regeneração, originando o coice que se sente.

    O que vos parece?
    Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda.
    Cumpts
    Última edição por lyrics; 13-04-2013 às 14:28.

  12. #12
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    152

    Padrão

    Pelo que percebi isso não faz sempre, certo?? Como tal, e como tens repro, e isso debita mais fumarada a entrar na FAP, não poderá ser a mesma a regenerar quando sentes essa falta de potencia?
    dci adicted

  13. #13
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Mar 2013
    Localização
    Guadeloupe
    Mensagens
    8

    Padrão

    Boas,

    Teste LOG groupo 11 em terceira velocidade, 1500 -> 4500 RPM e postar o log.

    Teste LOG groupo 11 em quarta velocidade, 1500 -> 4500 RPM e postar o log.

    É possível que o reprogramado não está configurado corretamente.
    Eu não acho que este é o FAP.

  14. #14
    Senior Member Average 2 Avatar de BILLKID
    Data de Inscrição
    Jan 2003
    Localização
    Cacem
    Mensagens
    480

    Padrão

    Citação Mensagem Original de TDiste971 Ver Post
    Boas,

    Teste LOG groupo 11 em terceira velocidade, 1500 -> 4500 RPM e postar o log.

    Teste LOG groupo 11 em quarta velocidade, 1500 -> 4500 RPM e postar o log.

    É possível que o reprogramado não está configurado corretamente.
    Eu não acho que este é o FAP.
    +1 ... aposto mais no controlo da geometria ou a mesma está presa
    MB E220 CDI
    VW Passat Variant 1.9 TDI
    SMART F2 CDI

  15. #15
    L_C
    L_C está desconectado
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Feb 2014
    Mensagens
    1

    Padrão

    Boas,

    este tópico já tem algum tempo, pelo que pergunto se o problema já está solucionado. É que tenho o mesmo problema num audi A3 1.9 tdi de 99. Não sei dizer se foi reprogramado, foi importado há cerca de 5 anos e nunca averiguei isso, mas não me parece que tenha sido.
    Começou a fazer-me isso há cerca de dois meses... entretanto os injectores começaram a "cantar" e rectificou-se a bomba. depois dessa rectificação ficou tudo a funcionar direitinho (turbo e cantorias). Mas ontem fiz viagem de 600 km e foi um martírio, ora activa, ora desactiva...

    obrigado!

Tópicos Similares

  1. [AJUDA] Audi a3 1.9TDI 90cv com falta de pressão...
    Por André Barcelos no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 3
    Última Resp.: 20-03-2011, 23:35
  2. A moda das calças abaixo da cintura
    Por cRaZyzMaN no fórum TOLices
    Respostas: 68
    Última Resp.: 14-05-2010, 20:46
  3. Falta de potência em corsa 1.7 dti
    Por hemus_rabel no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 1
    Última Resp.: 25-09-2007, 12:30
  4. Saxo 1.5 falha acima das 3000rpm
    Por Excalli no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 4
    Última Resp.: 22-01-2007, 21:44
  5. Carro com falta de potência
    Por redleyiam no fórum Manutenção
    Respostas: 1
    Última Resp.: 09-01-1970, 17:58

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •