Boa tarde.
Tenho seguido alguns tópicos silenciosamente a estudar outros casos em vários fóruns para tentar instruir-me sobre todas as matérias envolvidas neste assunto mas chegou a altura de expor o problema e esperar por algum tipo de ajuda.
A verdade é que não associo os sintomas do carro exactamente com nenhum caso que tenha lido até hoje (e já li bastantes, acreditem).
O carro é um Seat Ibiza 6J 1.9TDI PD105 BLS reprogramado há menos de 5000km.
Este sintoma foi detectado pela primeira vez uns 3 ou 4 dias após a reprogramação mas acredito que a dita reprogramação apenas o tenha vindo a tornar visível (e não a causá-lo).
À primeira vista somos impulsionados a atribuir isto a um problema comum e muito falado/debatido em que os típicos culpados são N75, MAF, EGR ou Geometria do turbo presa. No entanto, após ler e re-ler mil e um casos desses e após vários LOGs em estrada com o VCDS não consigo apontar o dedo a "ninguém".
O carro anda normal a maioria do tempo até que, de um momento para o outro (imagine-se um cenário em que vamos em nacional e saímos de faixa para fazer uma ultrapassagem), mete-se o pé no fundo e a potência a que se está habituado não vem. O carro acelera e ganha RPM mas sem "alma" nenhuma até chegar às 3000RPM. Ao ultrapassar essas RPM dá um coice e a potência "normal" esperada re-aparece e puxa "até onde quisermos".
Quando o carro está normal puxa normalmente em todas as mudanças e regimes sem limitações na velocidade (logo aqui deixa a MAF um bocado de parte na lista dos suspeitos, digo eu).
O carro não faz qualquer fumo e não acusa quaisquer erros no VCDS. Tem tido sempre as revisões em dia e leva óleo Castrol Edge 5W-30 com a norma para grupo VW com filtro de partículas. O carro tanto faz voltinhas como voltas grandes pelo que o DPF deverá estar limpo. Não leva nem levou com acelerações a frio e não é nunca desligado imediatamente após conduções mais severas.
Quanto ao LOG que deixo abaixo: tenho os meus palpites mas gostava de ouvir opiniões/ideias. Esta imagem é só a parte final de uma viagem de cerca de 35km. Tratou-se de uma viagem de AE a 80 / 90 km/h (de propósito para o teste). Por não dar para colocar o LOG da viagem toda com 10 metros de gráfico não podem ver as EGT e outras coisas fora da situação anormal. Mas confiem... andam em valores no máximo (não constantes) 450º de EGT antes do turbo.
Desde já agradeço muito a todos os que perderam tempo/paciencia a ler isto tudo.
Fico à espera dessas dicas.
Cumprimentos!
https://www.dropbox.com/s/c87baj6ygm...f metade.jpg?m
EDIT: Esqueci-me de meter link para a imagem..