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  • 1 Escrito por TDiste971

Tópico: [Problema] 1.9TDI Falta de Potência aleatória abaixo das 3000RPM

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  1. #1
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    Padrão [Problema] 1.9TDI Falta de Potência aleatória abaixo das 3000RPM

    Boa tarde.

    Tenho seguido alguns tópicos silenciosamente a estudar outros casos em vários fóruns para tentar instruir-me sobre todas as matérias envolvidas neste assunto mas chegou a altura de expor o problema e esperar por algum tipo de ajuda.

    A verdade é que não associo os sintomas do carro exactamente com nenhum caso que tenha lido até hoje (e já li bastantes, acreditem).

    O carro é um Seat Ibiza 6J 1.9TDI PD105 BLS reprogramado há menos de 5000km.
    Este sintoma foi detectado pela primeira vez uns 3 ou 4 dias após a reprogramação mas acredito que a dita reprogramação apenas o tenha vindo a tornar visível (e não a causá-lo).

    À primeira vista somos impulsionados a atribuir isto a um problema comum e muito falado/debatido em que os típicos culpados são N75, MAF, EGR ou Geometria do turbo presa. No entanto, após ler e re-ler mil e um casos desses e após vários LOGs em estrada com o VCDS não consigo apontar o dedo a "ninguém".

    O carro anda normal a maioria do tempo até que, de um momento para o outro (imagine-se um cenário em que vamos em nacional e saímos de faixa para fazer uma ultrapassagem), mete-se o pé no fundo e a potência a que se está habituado não vem. O carro acelera e ganha RPM mas sem "alma" nenhuma até chegar às 3000RPM. Ao ultrapassar essas RPM dá um coice e a potência "normal" esperada re-aparece e puxa "até onde quisermos".

    Quando o carro está normal puxa normalmente em todas as mudanças e regimes sem limitações na velocidade (logo aqui deixa a MAF um bocado de parte na lista dos suspeitos, digo eu).

    O carro não faz qualquer fumo e não acusa quaisquer erros no VCDS. Tem tido sempre as revisões em dia e leva óleo Castrol Edge 5W-30 com a norma para grupo VW com filtro de partículas. O carro tanto faz voltinhas como voltas grandes pelo que o DPF deverá estar limpo. Não leva nem levou com acelerações a frio e não é nunca desligado imediatamente após conduções mais severas.

    Quanto ao LOG que deixo abaixo: tenho os meus palpites mas gostava de ouvir opiniões/ideias. Esta imagem é só a parte final de uma viagem de cerca de 35km. Tratou-se de uma viagem de AE a 80 / 90 km/h (de propósito para o teste). Por não dar para colocar o LOG da viagem toda com 10 metros de gráfico não podem ver as EGT e outras coisas fora da situação anormal. Mas confiem... andam em valores no máximo (não constantes) 450º de EGT antes do turbo.

    Desde já agradeço muito a todos os que perderam tempo/paciencia a ler isto tudo.
    Fico à espera dessas dicas.
    Cumprimentos!

    https://www.dropbox.com/s/c87baj6ygm...f metade.jpg?m

    EDIT: Esqueci-me de meter link para a imagem..
    Última edição por lyrics; 06-03-2013 às 23:48.

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de Ricardo Gomes
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    É difícil, mas eu diria que ha algum erro no controlo da geometria ou algum sensor/sonda com avaria, estes problemas são chatos, pior ainda quando não acontecem sempre
    "UM CARRO É MAIS QUE UM VICIO, o patamar é o infinito....."

  3. #3
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    a chamada "avaria fugitiva" que por vezes nem fica registada é do pior para identificar a origem

  4. #4
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    Mesmo.. são do pior que há.. Para já vai ser feito um despiste ao problema por partes.. Começando já pela EGR. Vamos ver se dá frutos.

  5. #5
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    quem faz uma repro e tem experiencia numa edc16 sabe que á partida deve anular logo a egr !
    a temperatura dos gases sobe quase para o dobro !
    mas podes fazer esse test com o rosstech ! se quando fechares a egr o motor subir de rotação, é porque está boa !
    o log está um bocado imperceptível e não consigo desce-lo !
    outra das coisas que o pessoal faz é comprar mapas a empresas on-line fora de portugal, muitos desses mapas já trazem os DTC"s desligados.
    quer dizer, mesmo que exista anomalia no ciclo a unidade não assinala o mesmo !
    não sei se será esse o caso !
    mas se tens o vcds é meio caminho pra dares com o gato !
    ou então volta a meter o mapa de origem !
    a unidade pode estar a fazer adaptações, e o processador da mesma não está a corresponder !
    já agora isso ainda tem a fap ?!
    ou já foi o miolo fora ?!

  6. #6
    Senior Member Super user Avatar de Bora
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    Em primeiro e vamos indo por exclusão de partes e ate fácil, é ver se todos os tubos de vácuo estão ligados e sem cortes.. já que também provocam tal quebra na resposta....

  7. #7
    Senior Member Average 2 Avatar de Nott
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    Isso já me aconteceu com um gttdi, no meu caso era do turbo que nem sempre fechava a geometria, ficando aberta não tens pressão de turbo, se não tens pressão de turbo não tens potência..

  8. #8
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    Olá,

    Eu bordo não incluídos em tudo, porque eu não falo Português.
    Mas se você pode feito um LOG com VCDS começa 1500RPM para 4500RPM aceleração total.
    Salva o grupo 11 (pressão do turbo).

    Sem reprogramado você tem o mesmo problema?

  9. #9
    Senior Member Average 2 Avatar de mexanico1971
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    Citação Mensagem Original de TDiste971 Ver Post
    Olá,

    Eu bordo não incluídos em tudo, porque eu não falo Português.
    Mas se você pode feito um LOG com VCDS começa 1500RPM para 4500RPM aceleração total.
    Salva o grupo 11 (pressão do turbo).

    Sem reprogramado você tem o mesmo problema?
    Hey ! hablando en español entendemos mejor !
    salut

    com a terceira engranada !
    ou tresunda ! e aquela depois da secunda !

    mas eu tambem vou para a geometria presa se a vavula não estiver estragada !
    Última edição por mexanico1971; 30-04-2013 às 02:49.

  10. #10
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    com a terceira engrenada.
    mexanico1971 gosta disto.

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