Resultados 1 a 8 de 8
Like Tree2Gostos
  • 1 Escrito por FrEaKZoIdE
  • 1 Escrito por Ev0luti0n_

Tópico: Comprimento dos tubos - Coletores de escape (Dúvida)

  1. #1
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão Comprimento dos tubos - Coletores de escape (Dúvida)

    Coloco a questão aqui porque nem tem a haver com gasolina nem com diesel especificamente.
    Nos motores atmosféricos, o comprimento dos 4 tubos tem que ser igual depois das saídas até à união de todos, seja em 2 ou 1, não importa pro caso.
    Nos motores com turbo, como é?! Há quem diga que também é preciso ter os tubos iguais... eu nunca notei diferença por serem diferentes. Casos como os motores dos patrol, dos alguns tdi, nunca vi nada de diferente ou significativo por terem os tubos diferentes. Os motors bmw, aplicados em carroçarias se espaço (E30 turbo por exemplo), o turbo não tem espaço, se o motor for de 6 cilindros pior, os honda, têm que se desviar po lado, os psa também... faria alguma diferença se fossem a direito ou com o mesmo comprimento?
    Quem tenha conhecimentos sobre o assunto, por favor, partilhe e quem não tenha, também pode argumentar sobre isso
    ...

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de FrEaKZoIdE
    Data de Inscrição
    Apr 2003
    Localização
    Matosinhos
    Mensagens
    4.835

    Padrão

    Tanto em atmosféricos como em turbo tens vários exemplos de carros com colectores com tamanho diferente.
    Os Subaru têm o barulho que toda a gente conhece porque os colectores do lado do passageiro são mais curtos que os do lado do condutor. Mas há colectores que poe o carro com barulho "normal" (youtube: equal length vs unequal length headers)
    Pegando novamente no caso dos Subaru, com colectores de tamanho igual permite maior potencia. A justificação que os "expert" dão é simples:
    Se pensares que cada cilindro a quando da combustão envia um "impulso" (gases) que tem a velocidade máxima imediatamente à saída do bloco e vai perdendo velocidade ao longo do colector (devido ao atrito do ar, e das paredes do colector), os gases que vão chegar ao turbo chegam a velocidade diferentes, o que faz com que o turbo tenha varições de rotações (não sei dizer quanto).
    Além disso o lado dos tubos mais longo faz com que o escoamento de gases seja mais rapido e diferentes timmings de ignição entre os cilindros.

    Isto é o que supostamente acontece, mas não te sei contabilizar os ganhos/perdas.
    mexanico1971 gosta disto.
    Built, not bought!

  3. #3
    Senior Member Average 2 Avatar de tekzz
    Data de Inscrição
    Apr 2012
    Localização
    Matosinhos, Porto
    Mensagens
    433

    Padrão

    Então pelo que percebi, estes colectores com os tubos de comprimento diferente só serve para dar um som "único"? xD

    Um bocado ridículo digo eu, quando compro um carro como um Subaru quero ter performance não um som bonito

    BTW, obrigado pela partilha FrEaKZoIdE, sempre a aprender

  4. #4
    Senior Member Super user Avatar de FrEaKZoIdE
    Data de Inscrição
    Apr 2003
    Localização
    Matosinhos
    Mensagens
    4.835

    Padrão

    No caso da Subaru, não se trata de um som bonito, mas sim controlo de custos de produção.
    A disposição do motor é que faz com que a solução mais facil (e eventualmente económica) seja colocar os coletores com tamanhos diferentes.
    Built, not bought!

  5. #5
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Citação Mensagem Original de FrEaKZoIdE Ver Post
    Tanto em atmosféricos como em turbo tens vários exemplos de carros com colectores com tamanho diferente.
    Os Subaru têm o barulho que toda a gente conhece porque os colectores do lado do passageiro são mais curtos que os do lado do condutor. Mas há colectores que poe o carro com barulho "normal" (youtube: equal length vs unequal length headers)
    Pegando novamente no caso dos Subaru, com colectores de tamanho igual permite maior potencia. A justificação que os "expert" dão é simples:
    Se pensares que cada cilindro a quando da combustão envia um "impulso" (gases) que tem a velocidade máxima imediatamente à saída do bloco e vai perdendo velocidade ao longo do colector (devido ao atrito do ar, e das paredes do colector), os gases que vão chegar ao turbo chegam a velocidade diferentes, o que faz com que o turbo tenha varições de rotações (não sei dizer quanto).
    Além disso o lado dos tubos mais longo faz com que o escoamento de gases seja mais rapido e diferentes timmings de ignição entre os cilindros.

    Isto é o que supostamente acontece, mas não te sei contabilizar os ganhos/perdas.
    Pois, tem toda a lógica, sim senhor
    No entanto, é bastante difícil encontrar coletores com o mesmo comprimento de tubo para quase todas as aplicações que se queiram fazer, ou seja, para motores que vêm sem turbo de fábrica, já comprei alguns e nunca me tinha preocupado com o assunto, tipo, já alguém fez e aprovou, então vou meter o que esse alguem fez,,, e tem funcionado!
    Mas agora apareceu-me esta duvida existencial, precisamente pelo motivo que explicaste... também não é fácil averiguar por mim porque não é nada fácil fazer diferente do que já existe no mercado, diferente no sentido de melhorar. Por exemplo para o impreza há várias marcas a vender os coletores com a mesma distância nos 4 tubos e há muitas preparações a manter os coletores de origem... suponho que o mesmo comprimento de tubo seja melhor mas infelizmente ainda n consegui comprovar nem comparar o mesmo motor num caso especifico, o que leva à questão: será assim tão importante?!
    ...

  6. #6
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    2.730

    Padrão

    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    Coloco a questão aqui porque nem tem a haver com gasolina nem com diesel especificamente.
    Nos motores atmosféricos, o comprimento dos 4 tubos tem que ser igual depois das saídas até à união de todos, seja em 2 ou 1, não importa pro caso.
    Nos motores com turbo, como é?! Há quem diga que também é preciso ter os tubos iguais... eu nunca notei diferença por serem diferentes. Casos como os motores dos patrol, dos alguns tdi, nunca vi nada de diferente ou significativo por terem os tubos diferentes. Os motors bmw, aplicados em carroçarias se espaço (E30 turbo por exemplo), o turbo não tem espaço, se o motor for de 6 cilindros pior, os honda, têm que se desviar po lado, os psa também... faria alguma diferença se fossem a direito ou com o mesmo comprimento?
    Quem tenha conhecimentos sobre o assunto, por favor, partilhe e quem não tenha, também pode argumentar sobre isso
    No maximum boost, um dos livros que mais gostei de ler, diz assim:

    "[...]the choice of tube sizes will usually be ditacted by port size and the size of the turbine inlet on the turbocharger. Where a clear-cut choice does not exist, it is best to select the smaller of the sizes available, thus increasing exhaust gas velocity." (escolher sempre o tamanho mais pequeno da tubagem para aumentar a velocidade dos gases)

    "What constitutes a proper exhaust manifold? [...] internal streamlining is important, to avoid pumping losses. Another critical design feature is flow velocity. Exhaust gas must not be forced to speed up and slow down, since it will lose considerable energy otherwise available to the turbine. Smooth, constant-velocity flow is ideal. Heat retention is important. [...]
    A design that allows exhaust gas pulses to arrive at the turbine at regularly spaced intervals is ideal but difficult to achieve."

    ->curvas suaves na tubagem (coisa que se vê muito pouco. colectores de escape bem desenhados...)
    ->o mais grosso possível, para reter bué calor. Como se os colectores e turbo fossem "um só". Mais calor retido, menos lag no total.
    ->por último, o ideal é os tubos serem todos da mesma medida, embora nem sempre seja possível. Constrangimento de espaço, acima de tudo. O ideal é não prejudicar o fluxo dos gases e a altura a que chegam ao turbo, obtendo assim o maior rendimento possível.

    Isto no maximum boost, que é só motores turbo (aquilo que a malta gosta... :P). Sei que nos atmosféricos, já entram outras coisas em jogo nos colectores. 4-2-1, tamanho dos tubos, curvas, mid/high range torque, etc, etc...
    Última edição por Ev0luti0n_; 13-04-2015 às 01:07.
    mexanico1971 gosta disto.
    Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.

  7. #7
    Senior Member Average 2 Avatar de mexanico1971
    Data de Inscrição
    Feb 2009
    Localização
    terceiro calhau a contar do sol
    Mensagens
    405

    Padrão

    mas basicamente nos atmosféricos o comprimento é semelhante é como se fize-se parte da camara de expansão !
    as motas são um bom exemplo !

  8. #8
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Ev0luti0n_, onde é que se arranja esse livro?
    ...

Tópicos Similares

  1. Coletores Escape - Prós e contras
    Por RubenTeixeira no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 6
    Última Resp.: 26-02-2015, 21:47
  2. Vendo coletores de escape para ibizas
    Por Tiago_I_Fr no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 6
    Última Resp.: 28-05-2013, 14:38
  3. Tubos de escape
    Por Jokoloko no fórum Geral Tuning
    Respostas: 3
    Última Resp.: 07-04-2013, 21:21
  4. Coletores de Escape
    Por mendonça no fórum Geral Tuning
    Respostas: 0
    Última Resp.: 29-06-2011, 00:17
  5. Procuro coletores de escape Devil para 106
    Por jcasquilho no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 0
    Última Resp.: 27-02-2011, 19:55

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •