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  • 1 Escrito por tekzz
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Tópico: Coletores Escape - Prós e contras

  1. #1
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    Padrão Coletores Escape - Prós e contras

    Boas
    Crio este tópico com o fim de responder a esta minha questão o que poderá vir a ser útil para outros futuramente

    Recentemente adquiri um carro para peças e este veio com coletores 4-1 inox e gostaria de saber as razões para o meter no meu, e possivelmente ganhar performance, a custo zero

    Prezo por ter tanta disponibilidade no acelerador quanto possível, mas isso não signifique que passe muito tempo a acelerar. Tanto quanto sei os coletores 4-1 dão mais performance a rotações mais altas, e eu grande parte do tempo não passo das 4000.
    E também quanto sei, uns coletores 4-2-1 dão melhores resultados até às 4000.

    Ora bem, os coletores que tenho não são uns 4-2-1 "racing", são stock. Enquanto que os 4-1 já não são "stock". Posso então ganhar potência mesmo a rotações mais baixas?

    O que devo fazer?
    Deixo também uma foto dos coletores, como podem ver eles têm uma panela, provavelmente para fazer maior compressão de forma a não perder em baixas


  2. #2
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    Tal como disses-te com os coletores 4-1 ganhas potencia em rotações altas.

    Se não passas das 4000rpm não compensa o swap como é claro pois vais perder alguma potencia em rpm baixas e médias...

    Agora tu é que sabes xD Sabes como conduzes e como aceleras mas como dizes, não vai compensar o swap
    RubenTeixeira gosta disto.

  3. #3
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    Citação Mensagem Original de tekzz Ver Post
    Tal como disses-te com os coletores 4-1 ganhas potencia em rotações altas.

    Se não passas das 4000rpm não compensa o swap como é claro pois vais perder alguma potencia em rpm baixas e médias...

    Agora tu é que sabes xD Sabes como conduzes e como aceleras mas como dizes, não vai compensar o swap
    Os cavalos que vi a perderem em gráficos era um aftermarket 4-2-1 vs aftermarket 4-1, e ai os 4-1 perdiam em baixas. Mas contra um stock as baixas não poderão ser melhores?

  4. #4
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    Comparando aos stock, esses 4-1 vais ganhar em toda a faixa de rotação visto teres uns runners maiores, agora se fosse aftermarket 4-2-1 Vs 4-1 era melhor para o que keres os 4-2-1

    Existe para honda 4-2-2-1 que é melhor para todas as faixas de rotação

    A meu ver tenta os colectores, apenas perdes praí 1 hora na troca e vês se notas ou não diferença
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    Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
    Colt 1.6 GLXi XX-XX-AM ____ Trackday Car
    Civic Eg6 Vti XX-XX-FA ____ 189.2Cv 178.5Nw.m

    Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo

    Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html

    Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html

  5. #5
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    Citação Mensagem Original de Danyy24 Ver Post
    Comparando aos stock, esses 4-1 vais ganhar em toda a faixa de rotação visto teres uns runners maiores, agora se fosse aftermarket 4-2-1 Vs 4-1 era melhor para o que keres os 4-2-1

    Existe para honda 4-2-2-1 que é melhor para todas as faixas de rotação

    A meu ver tenta os colectores, apenas perdes praí 1 hora na troca e vês se notas ou não diferença
    Vou ver se o faço isso, são 10/15 euros para a junta de escape e valem bem a pena se com isso conseguir ganhar potência, ainda que seja pouca

  6. #6
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    Um amigo meu tem um dos swifts gti atmosférico mais fortes de Portugal e ele tem 4x1, diz k perdeu um pouco em baixas e k n se nota muito. Onde se nota e bem, segundo ele, é nos ganhos em médias/altas, portanto, se ele diz, eu acredito e no seguimento do que é normal em qualquer motor atmosférico, em altas funcionam sempre muito bem.
    Para teres uma faixa melhor só como disse o Danyy24: 4x2x1.
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    ...

  7. #7
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    Esse swift forte que tem de mods?

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