Resultados 1 a 16 de 16

Tópico: Legal ou Ilegal? Dúvida!

  1. #1
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2006
    Localização
    Vale de Cambra
    Mensagens
    203

    Padrão Legal ou Ilegal? Dúvida!

    Boas a todos, bem já que este é um forúm sobre tuning acho que aqui me poderão esclareçer melhor esta dúvida que tenho já há algum tempo. Portanto a dúvida tem a ver com o seguinte:
    É legal ou ilegal a remoção de piscas laterais em carros que os trazem de origem? Neste meu caso no Golf 3, remoção de piscas laterais e consequente alisamento dos guarda-lamas para ficarem "clean".
    É obrigatório o carro ter esses piscas, ou piscas na parte lateral sejam os de origem ou outros, ou até rectrovisores com o pisca incluido quando não estão na carroceria? Ou pode-se remover e não colocar nenhum tipo de piscas na parte lateral do carro? Gostaria de fazer isso no meu Golf 3 mas não sei se isso será ilegal aos olhos das IPO...
    Se me puderem esclareçer com argumentos fortes e legeslativos se conseguirem agradeço.

    Cumps

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de WolfDesign
    Data de Inscrição
    Dec 2005
    Mensagens
    2.738

    Padrão

    epa no codigo ensinam que as unicas luzes laterais que sao obrigatórias sao pra veiculos com 6 ou mais metros de comprimento, e essas luzes estao distanciadas entre si 3m. Por esta logica, axo k podes remover os piscas laterais.

  3. #3
    Senior Member Average 2 Avatar de SaxoTuning
    Data de Inscrição
    Oct 2005
    Localização
    Mafra/Lisboa
    Mensagens
    451

    Padrão

    Em principio podes remover, mas habilitas-te sempre na IPO a teres uma anotação (ou chumbo)...

    Pelo que me disseram onde costumo ir com o meu carro, o carro pode não ter alguns acessórios/componentes que tem de origem. O que interessa é que os que tem, têm que trabalhar e estar conforme a lei. Por exemplo, podes remover a escova do vidro traseiro e (em principio) não terás nenhum problema mas se a tiveres mas não trabalhar tas tramado...

  4. #4
    Senior Member Super user Avatar de WolfDesign
    Data de Inscrição
    Dec 2005
    Mensagens
    2.738

    Padrão

    isso tb pode ser dakelas coisas como os farois de marcha-a-traz, não são obrigatórios (ao contrario do k mta gente pensa), mas se o carro os tem de origem, somos obrigados a mante-los em condiçoes, mas s o carro nao os tiver d origem, n podem pegar.
    O caso dos piscas laterais pode ser uma coisa do genero.

  5. #5
    Pocket Rocket Fan Average 2 Avatar de mELIANTE
    Data de Inscrição
    Apr 2004
    Localização
    Leça do Balio - Matosinhos
    Mensagens
    350

    Padrão

    yep,muita coisa é considerada acessorio.no meu carro a escova de tras nao funcionava e eu tirei-a.nas IPOs nunca me disseram nada.farois de nevoeiro da frente,a mesma coisa,por isso...acho que piscas laterais nao é obrigatorio,portanto podes tirar a vontade.

  6. #6
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Nov 2006
    Mensagens
    356

    Padrão

    Deixa os piscas no lugar...da mais oportunidade de avisar as outras pessoas que andam na estrada......
    Por alguma razao os fabricantes de carros os metem la......
    (mas e so a minha opiniao....)
    345hp/390lb......189Mph....alguem quer brincar?

  7. #7
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Aug 2003
    Localização
    Barreiro
    Mensagens
    1.905

    Padrão

    O meu carro antigo nao tinha disso e nc me perguntaram se isso era de origem ou era de "tuning"

    Além disso, mesmo que o carro tenha e queiras tirar, nao tens problemas, eles nao implicam com isso.

    É como a escova de trás, se tiveres tem que tar a trabalhar, se nao tiveres, nao tens.


  8. #8
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2006
    Localização
    Vale de Cambra
    Mensagens
    203

    Padrão

    Sim, o problema está em que eles sabem o que os carros trazem de origem ou não..tipo a escova traseira todos sabem que os Golf tem escova de fabrica, se apareçes sem ela na IPO são capazes de perguntar por ela, dizes que tiraste, e eles dizem-te que isso é ilegal e chumbam. Agora o que eu posso fazer é dizer que o carro veio assim para as minhas mãos directamente da Alemanha onde isso é permitido sem kk problema, e se ele pode circular em estradas alemãs assim também pode circular em Portugal assim já que estradas são sempre estradas e os carros são iguais lá ou cá....já que o meu carro é importado de lá... obrigado pelas opiniões mas queria algo assim mais concreto, como por exemplo código da estrada e leis de transformação de automoveis...

  9. #9
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    May 2005
    Mensagens
    106

    Padrão

    Deixa os piscas no lugar...da mais oportunidade de avisar as outras pessoas que andam na estrada......
    Por alguma razao os fabricantes de carros os metem la......
    (mas e so a minha opiniao....)
    Mas qual piscas? Em portugal aquase ninquem usa piscas lolololol, mais vale tira-los

  10. #10
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Aug 2003
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.037

    Padrão

    Eu tenho um BMW E30, e o meu não tem pisca na lateral, no entanto existem BMW com pisca lateral.
    Uns tem outro não (Vem assim de origem)

  11. #11
    Senior Member Average 2 Avatar de SaxoTuning
    Data de Inscrição
    Oct 2005
    Localização
    Mafra/Lisboa
    Mensagens
    451

    Padrão

    Citação Mensagem Original de VW Golf Lover
    leis de transformação de automoveis...

    Tens noção que estás a pedir o que não existe não tens?!

  12. #12
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2006
    Localização
    Vale de Cambra
    Mensagens
    203

    Padrão

    Citação Mensagem Original de SaxoTuning
    Citação Mensagem Original de VW Golf Lover
    leis de transformação de automoveis...

    Tens noção que estás a pedir o que não existe não tens?!
    Ora...lá está...como podem proibir ou autorizar sem nem legislação há? Se não legislação não há poder legal da multa...dizem não vem de origem no carro...e? isso só por si não é valido...Se apresentarem a justificação legislativa da multa acho que está tudo muito bem, agora justificarem-se sem base legal, acho errado. Se me multam por execeder a velocidade, multam pk o sinal diz máximo 120km/h, tá correcto e tenho que pagar a multa, agora se me multam porque o meu carro tem um parachoques diferente do de origem, mas que não apresentam perigo nenhum para o carro nem para os outros, tem que justificar o porquê da multa, a multa é a vontade dos bófias e não com base em leis especificas de proibição ou autorização....Outra coisa cómica é comprar o material com certificado alemão por exemplo, com autorização de circulação no veículo X e em Portugal esse certificado dado plas autoridades alemãs ao comprar o material não valer nada cá....em que ficamos? o material só é válido nos carros e estradas alemãs? eles tem alguma diferença para nós? Estamos ambos na UE onde há livre circulação mas plos vistos não há igualdade legislativa entre Portugal e os restantes membros da UE... somos sp os atrasadinhos da cauda da Europa....deve ser por sermos o ultimo país a contar da rússia

  13. #13
    Senior Member Super user Avatar de ColtGLi
    Data de Inscrição
    Jan 2005
    Localização
    Zurique
    Mensagens
    1.785

    Padrão

    Boas

    O meu carro traz farois de nevoeiro de origem á frente e como eles deixaram de funcionar tive que os tirar, pois se eles tiverem lá e não funcionarem reprova, é o mesmo caso que já foi dito pelo user mELIANTE com a escova de trás. Tirei, fui á inspecção e passou..

    Cumps
    08/99 Mitsubishi Lancer Evolution 6
    05/74 Datsun 1200 Deluxe

  14. #14
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Aug 2003
    Localização
    Barreiro
    Mensagens
    1.905

    Padrão

    O pessoal dos ipo's resume-se a: tem no carro, tem que estar a funcionar, nao tem no carro... nao tem!

    Axo que nao é necessário mais discussão pk nao se trata directamente de tuning.

    O carro do meu pai nao tem pisca de origem e nc lhe perguntaram pelo pisca.


  15. #15
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2006
    Localização
    Vale de Cambra
    Mensagens
    203

    Padrão

    Obrigado a todos então pelo esclarecimento

  16. #16
    Senior Member Senior Avatar de OutlaW
    Data de Inscrição
    Feb 2003
    Localização
    Monção, Viana do Castelo
    Mensagens
    725

    Padrão

    Citação Mensagem Original de SCOOBYWRXPPPLONDRES
    da mais oportunidade de avisar as outras pessoas que andam na estrada......
    Scooby, já estás no UK há muito tempo nao ?
    Em PT, os carros são vendidos com 2 listas de extras.
    Numa das listas vem o AC e ou Radio, e na outra vem os piscas.
    90% dos carros vendidos em Lisboa, vêm com a 1º das listas, resultado... pelo menos em Lisboa o pisca nao é muito usado.
    Pelo menos é a minha opinião ...

Tópicos Similares

  1. Legal e ilegal
    Por ridscra no fórum Geral Tuning
    Respostas: 47
    Última Resp.: 28-07-2016, 16:59
  2. Legal ou ilegal!?
    Por RazorV no fórum Geral Tuning
    Respostas: 15
    Última Resp.: 22-03-2011, 20:58
  3. É legal?
    Por Saxo_mania no fórum Geral Tuning
    Respostas: 25
    Última Resp.: 28-07-2009, 16:06
  4. Legal ou não?
    Por Burner no fórum Geral Tuning
    Respostas: 2
    Última Resp.: 29-05-2008, 21:59
  5. Kit abarth ilegal ?
    Por dsoares no fórum Geral Tuning
    Respostas: 56
    Última Resp.: 30-11-2007, 17:35

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •