Pode ser algum apoio do motor nas lonas... Quantos anos/kms tem o carro? Eu ia para o apoio da caixa, mas é um sintoma algo raro!
Viva pessoal
Tenho um ligeiro problema (é mais o incómodo que outra coisa)
Pretendia acima de td saber de antemão do que se trata
O carro após percorrer vários km's (tipo 15) sempre que estou a reduzir veloc (imaginemos em 3ª) qd começo a chegar-me às 1500rpm o veículo começa a fazer uma ressonância - se carregar o pedal de embraiagem deixa de fazer; o mesmo em 4ª, 2ª em 1ª ; 5ª e 6ª nao se nota
Com o carro parado após a viagem p.ex, se carregar na embraiagem (mm sem mudança engrenada) e der um ligeiro tok e rápido no acelerador (até às 1500 rpm é o suficiente) abana o carro ligeiramente e qd reduz a rpm faz a ressonância
se não carregar na embraiagem não abana o carro.. mas a ressonancia aparece à mm mas em menor quantidade à medida que se aproxima das rpm de ralenti.
Se efectuar marcha atrás a ressonancia torna-se até mais audível
Alguém poderá dizer com exactidão o que poderá estar a passar-se?
A embraiagem nao patina embora note que em 1ª para arrancar se for um pouco a subir o carro treme um pouco até pegar a mudança de resto tá impec
Pode ser algum apoio do motor nas lonas... Quantos anos/kms tem o carro? Eu ia para o apoio da caixa, mas é um sintoma algo raro!
5 anos/200000kms
Apoio de motor: será? eu qd o ligo nada treme nem a frio nem a quente mas poderá ser o causador da ressonancia?
Apoio de cx: isso não afectaria o punho; ou seja o facto de ele abanar?
A manifestacao dos problemas as vezes nada tem a ver com o que pensamos. Dou-te um exemplo: o apoio do motor da frente do meu Golf 2 está "morto" e só se nota ao acelerar, dá uma espécie de solavanco!
No teu caso e com essa quilometragem apostaria nisso, mas atenção nada é seguro! Podem ser os topos dos amortecedores por exemplo, que ao passar por aquele binário a volta das 1500 te façam essa vibracao/ressonancia.
Agora uma pergunta, a ressonancia é tipo vibracao ou mesmo um barulho?
É que se for um barulho nada tem a ver com o que falei antes, nesse caso iria mais para a linha de escape/catalizador/turbo/admissao, etc...
neste caso ressonancia = barulho mas para existir o barulho tb deve haver a vibração mas com o carro ligado não se nota; o barulho parece que vem da parte de baixo da cx
mas ali naquela zona tb anda o CAT
Pq dizes q pode ser o turbo? ele puxa nice sem qq restrição
gracias amigo
catalizador não deve ser andei a bater naquilo e nao se ouve grande coisa la dentro; o flexivel é q faz mais barulho; mas deve ser mm assim
Rolamento de encosto; é bem possível;alguém me sabe dizer que outros sintomas poderá apresentar?
Obrigado a todos
realmente qd tiro o pé da embraiagem ouve-se um ligeiro barulho de rolamento
no entanto não sinto o pedal a vibrar
e isso explicará entao o barulho qd faz reduções?
nights amigo; se puderes mais uma vez transmite lá ao ibizaclub que por aqui não há mta gente a querer dar ajuda
Sim.. ao arrancar se travar o pedal vibra mas é coisa minima
O q noto mais é ao fazer marcha atras (por ex. com travão de mão metido) nesse momento de esforço faz um barulho parecido com um tilintar de escape...
portanto esse barulho será o rolamento entao não é?
obrigado pela ajuda
1- pelos vistos está td bem; nada abana dentro do catalizador os apoios estão todos intactos com as respectivas borrachas etc; o flexivel abana um bocado mas deve ser o normal até pq é essa a função dele
2- isso nao sei; mas a vibração é apenas em desaceleração e a quente; isso não implicaria a manete vibrar/mexer?
3-com carro relanti e ao desligar seja com ou sem pé na embraiagem não acusa qualquer sintoma
Obrigado a todos