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Tópico: Ibiza 130cv + Problema

  1. #1
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    Padrão Ibiza 130cv + Problema

    Viva pessoal

    Tenho um ligeiro problema (é mais o incómodo que outra coisa)

    Pretendia acima de td saber de antemão do que se trata

    O carro após percorrer vários km's (tipo 15) sempre que estou a reduzir veloc (imaginemos em 3ª) qd começo a chegar-me às 1500rpm o veículo começa a fazer uma ressonância - se carregar o pedal de embraiagem deixa de fazer; o mesmo em 4ª, 2ª em 1ª ; 5ª e 6ª nao se nota

    Com o carro parado após a viagem p.ex, se carregar na embraiagem (mm sem mudança engrenada) e der um ligeiro tok e rápido no acelerador (até às 1500 rpm é o suficiente) abana o carro ligeiramente e qd reduz a rpm faz a ressonância
    se não carregar na embraiagem não abana o carro.. mas a ressonancia aparece à mm mas em menor quantidade à medida que se aproxima das rpm de ralenti.
    Se efectuar marcha atrás a ressonancia torna-se até mais audível

    Alguém poderá dizer com exactidão o que poderá estar a passar-se?

    A embraiagem nao patina embora note que em 1ª para arrancar se for um pouco a subir o carro treme um pouco até pegar a mudança de resto tá impec

  2. #2
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    Pode ser algum apoio do motor nas lonas... Quantos anos/kms tem o carro? Eu ia para o apoio da caixa, mas é um sintoma algo raro!


  3. #3
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    5 anos/200000kms
    Apoio de motor: será? eu qd o ligo nada treme nem a frio nem a quente mas poderá ser o causador da ressonancia?

    Apoio de cx: isso não afectaria o punho; ou seja o facto de ele abanar?

  4. #4
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    Citação Mensagem Original de ibizasportazul Ver Post
    5 anos/200000kms
    Apoio de motor: será? eu qd o ligo nada treme nem a frio nem a quente mas poderá ser o causador da ressonancia?

    Apoio de cx: isso não afectaria o punho; ou seja o facto de ele abanar?
    A manifestacao dos problemas as vezes nada tem a ver com o que pensamos. Dou-te um exemplo: o apoio do motor da frente do meu Golf 2 está "morto" e só se nota ao acelerar, dá uma espécie de solavanco!

    No teu caso e com essa quilometragem apostaria nisso, mas atenção nada é seguro! Podem ser os topos dos amortecedores por exemplo, que ao passar por aquele binário a volta das 1500 te façam essa vibracao/ressonancia.

    Agora uma pergunta, a ressonancia é tipo vibracao ou mesmo um barulho?
    É que se for um barulho nada tem a ver com o que falei antes, nesse caso iria mais para a linha de escape/catalizador/turbo/admissao, etc...


  5. #5
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    neste caso ressonancia = barulho mas para existir o barulho tb deve haver a vibração mas com o carro ligado não se nota; o barulho parece que vem da parte de baixo da cx
    mas ali naquela zona tb anda o CAT

    Pq dizes q pode ser o turbo? ele puxa nice sem qq restrição

  6. #6
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    Citação Mensagem Original de White Cupra Ver Post
    Não será o rolamento de encosto ?
    Citação Mensagem Original de PlastikMan Ver Post
    O miolo do catalisador deve estar solto pela velhice... os sintomas correspondem totalmente à descrição dada.. mesmo assim, pode ser outra coisa, mas eu começaria por pôr o carro num elevador e dar-lhe uns toquezinhos com o martelo (no catalisador, claro..)... boa sorte lá pó teu amigo e se for realmente o catalisador, ele q meta isso directo...

    Cortesy from ibizaclubpt

  7. #7
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    gracias amigo

    catalizador não deve ser andei a bater naquilo e nao se ouve grande coisa la dentro; o flexivel é q faz mais barulho; mas deve ser mm assim

    Rolamento de encosto; é bem possível;alguém me sabe dizer que outros sintomas poderá apresentar?

    Obrigado a todos

  8. #8
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    Citação Mensagem Original de White Cupra Ver Post
    No caso do rolamento de encosto normalmente ao relantim, por exemplo quando metes o carro a trabalhar, e mais a frio, sentes uma vibração e ouve-se...
    Carrega-se no pedal da embraiagem e ele cala.se....

    por vezes carregas e tiras o pe e parece que melhora, mas depois la volta...

    Outro sintoma, é ao fazer por exemplo ponto de embraiagem, e começas a andar, se manteres um pouco o pe em cima da embraiagem, sentirás o pedal a vibrar...
    aqui fica mais uma ajudinha

  9. #9
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    realmente qd tiro o pé da embraiagem ouve-se um ligeiro barulho de rolamento
    no entanto não sinto o pedal a vibrar
    e isso explicará entao o barulho qd faz reduções?

    nights amigo; se puderes mais uma vez transmite lá ao ibizaclub que por aqui não há mta gente a querer dar ajuda

  10. #10
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    Citação Mensagem Original de ibizasportazul Ver Post
    realmente qd tiro o pé da embraiagem ouve-se um ligeiro barulho de rolamento
    no entanto não sinto o pedal a vibrar
    e isso explicará entao o barulho qd faz reduções?

    nights amigo; se puderes mais uma vez transmite lá ao ibizaclub que por aqui não há mta gente a querer dar ajuda
    tenta fazer como se fosses a arrancar mas continua com o pé no travão. vê se sentes alguma coisa.

  11. #11
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    Sim.. ao arrancar se travar o pedal vibra mas é coisa minima

    O q noto mais é ao fazer marcha atras (por ex. com travão de mão metido) nesse momento de esforço faz um barulho parecido com um tilintar de escape...
    portanto esse barulho será o rolamento entao não é?

    obrigado pela ajuda

  12. #12
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    aqui tens pá... orienta-te


    Citação Mensagem Original de Super3 Ver Post
    Pois o meu sofre de um problema mto similar! Começou a fazer qnd tinha ceramica e continua agora com kevlar, mesmo tendo levado um rolamento novo e segundo a casa onde montei o rolamento é hidralico e não empena.
    Pelo que tenho lido e me tem dito pode ser o volante do motor nas lonas.
    Os sintomas são os seguintes:
    -Pedal em cima ouvesse um ligeiro ''chocalho'' ( parece algo solto / uma vezes mais que outras)
    -Qnd se pressiona o pedal +/- até meio ainda faz mais barulho dai para baixo nada!

  13. #13
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    Citação Mensagem Original de Caan Ver Post
    no meu entender que é pouco...

    1 - linha de escape solta algum apoio da linha, flexivel do escape partido ou rachado ou miolo do catalizador (ressonancia alta no enterior do carro)

    2 - apoios da caixa de velocidade, poderas ter algum dos 3 apoios partidos, pasmados que nao façam a sua função. (ressonancia metalica uma determinada aceleração)

    3 - Volante bimassa ou rolamento da caixa de velocidades. (ressonancia apenas com o carro ao relantim sem pedal na embraiagem, quando desligas o carro sem pressionar a embraiagem grila)

    nao vejo outro problema que possa existir pela ressonancia de que falas.
    aqui fica + umas opiniões

  14. #14
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    Citação Mensagem Original de nights Ver Post
    Originally Posted by Super3 View Post
    Pois o meu sofre de um problema mto similar! Começou a fazer qnd tinha ceramica e continua agora com kevlar, mesmo tendo levado um rolamento novo e segundo a casa onde montei o rolamento é hidralico e não empena.
    Pelo que tenho lido e me tem dito pode ser o volante do motor nas lonas.
    Os sintomas são os seguintes:
    -Pedal em cima ouvesse um ligeiro ''chocalho'' ( parece algo solto / uma vezes mais que outras)
    -Qnd se pressiona o pedal +/- até meio ainda faz mais barulho dai para baixo nada!

    O meu só tem 2 posições; em cima nota-se o chocalho.. carregando seja a meio a fundo etc.. não faz

  15. #15
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    Citação Mensagem Original de nights Ver Post
    Originally Posted by Caan View Post
    no meu entender que é pouco...

    1 - linha de escape solta algum apoio da linha, flexivel do escape partido ou rachado ou miolo do catalizador (ressonancia alta no enterior do carro)

    2 - apoios da caixa de velocidade, poderas ter algum dos 3 apoios partidos, pasmados que nao façam a sua função. (ressonancia metalica uma determinada aceleração)

    3 - Volante bimassa ou rolamento da caixa de velocidades. (ressonancia apenas com o carro ao relantim sem pedal na embraiagem, quando desligas o carro sem pressionar a embraiagem grila)

    nao vejo outro problema que possa existir pela ressonancia de que falas.
    1- pelos vistos está td bem; nada abana dentro do catalizador os apoios estão todos intactos com as respectivas borrachas etc; o flexivel abana um bocado mas deve ser o normal até pq é essa a função dele

    2- isso nao sei; mas a vibração é apenas em desaceleração e a quente; isso não implicaria a manete vibrar/mexer?

    3-com carro relanti e ao desligar seja com ou sem pé na embraiagem não acusa qualquer sintoma

    Obrigado a todos

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