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Tópico: Dúvida em motor PSA 1.6 8v - Ajuda!

  1. #1
    MB Power Super user Avatar de HellRaiser
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    Padrão Dúvida em motor PSA 1.6 8v - Ajuda!

    A minha dúvida é a seguinte:

    O xsi tem instalado um motor 1.6 cujo código é NFZ.

    Tanto o 106 XSI Mk2 como o 206 1.6 8v utilizam blocos com o código NFZ.

    Assim sendo, quais as diferenças?
    Existem diferenças na cabeça?

    A cabeça do motor do 106 utiliza os "large bearings" e a do 206 os "small bearings"?

    Pergunto isto porque quando pesquiso imagens do motor vejo que no XSI mk2, surge com a tampa das válvulas preta. Mas o 206 utiliza a tampa cinzenta!

    É possivel utilizar o motor do 206 com a tampa preta?
    O antigo dono disse que tinha instalado o motor do XSI Mk2, ams sinceramente estou a duvidar!

    Será que tenho instalado o motor do 206 mas com a tampa do XSI?

    Sempre pensei que a diferença entre os dois motores (106 e 206) fosse apenas relacionada com a electrónica e os colectores de escape, ams afinal parece que há mais diferenças!

    Ou será possivel que os motores sejam iguais e que a Peugeot tenha instalado a tampa cinzenta no 206 por ser mais moderna e mais apelativa esteticamente?

    Esta minha dúvida coloca-se em virtude da compra de uma came!

    ao que parece, os motores de tampa cinzenta usam cames diferentes dos motores de tampa preta e estou a negociar uma came e não queria deitar dinheiro fora!

    O vendedor refere-me que tinha uma cabeça de um motor NFZ instalada no carro dele e que a came estava a funcionar e que é para aquele tipo de motores!

    A came em questão é esta:



    Citroen/Peugeot TU 8v Engines - Large Bearing
    Citroen/Peugeot Tu 8v Engines with slipper followers (Black Rocker Cover)

    Large bearing diameters (See below)

    1300cc (106 S1 Rallye)
    1400cc (106 XSI)
    1600cc (106 S2 Rallye)


    http://www.catcams.co.uk/acatalog/TU...ally_Cams.html


    Se o motor NFZ for realmente de "large bearing diameters" não terei, em principio, problemas.
    Mas é exactamente isso que preciso de confirmar!!


    Obrigado!

    Mercedes A45 AMG
    Mini F56 JCW
    Mini R53 JCW
    Fiat 124 Special T
    Fiat Coupe 20VT
    BMW M4

  2. #2
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    Citação Mensagem Original de HellRaiser Ver Post
    A minha dúvida é a seguinte:

    O xsi tem instalado um motor 1.6 cujo código é NFZ.

    Tanto o 106 XSI Mk2 como o 206 1.6 8v utilizam blocos com o código NFZ.

    Assim sendo, quais as diferenças?
    Existem diferenças na cabeça?

    A cabeça do motor do 106 utiliza os "large bearings" e a do 206 os "small bearings"?

    Pergunto isto porque quando pesquiso imagens do motor vejo que no XSI mk2, surge com a tampa das válvulas preta. Mas o 206 utiliza a tampa cinzenta!

    É possivel utilizar o motor do 206 com a tampa preta?
    O antigo dono disse que tinha instalado o motor do XSI Mk2, ams sinceramente estou a duvidar!

    Será que tenho instalado o motor do 206 mas com a tampa do XSI?

    Sempre pensei que a diferença entre os dois motores (106 e 206) fosse apenas relacionada com a electrónica e os colectores de escape, ams afinal parece que há mais diferenças!

    Ou será possivel que os motores sejam iguais e que a Peugeot tenha instalado a tampa cinzenta no 206 por ser mais moderna e mais apelativa esteticamente?

    Esta minha dúvida coloca-se em virtude da compra de uma came!

    ao que parece, os motores de tampa cinzenta usam cames diferentes dos motores de tampa preta e estou a negociar uma came e não queria deitar dinheiro fora!

    O vendedor refere-me que tinha uma cabeça de um motor NFZ instalada no carro dele e que a came estava a funcionar e que é para aquele tipo de motores!

    A came em questão é esta:



    Citroen/Peugeot TU 8v Engines - Large Bearing
    Citroen/Peugeot Tu 8v Engines with slipper followers (Black Rocker Cover)

    Large bearing diameters (See below)

    1300cc (106 S1 Rallye)
    1400cc (106 XSI)
    1600cc (106 S2 Rallye)


    http://www.catcams.co.uk/acatalog/TU...ally_Cams.html


    Se o motor NFZ for realmente de "large bearing diameters" não terei, em principio, problemas.
    Mas é exactamente isso que preciso de confirmar!!


    Obrigado!
    Mandei PM que talvez venha a ser de alguma valia

  3. #3
    Botas&Botas Average 2 Avatar de Botas&Botas
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    Viva caro amigo HellRaiser

    Na verdade os dois modelos que você refere, são diferentes no seguinte:

    106 - Gestão electrónica - MP 5.2 ; - Relação de compressão - 9,6/1; pressão de combustível - 2,3 a 2,7 (bar)

    206 - Gestão electrónica - MP 7.2 ; Relação de compressão - 10,2/1; pressão de combustível - 3,5 (bar)

    São motores com as principais alterações na gestão electrónica e pressão de combustivel, como deve entender as diferenças nas relações de compressão estão no volume das cameras de combustão, visto que o 206 tem uma relação mais elevada, se os blocos são ambos de 1587 cm3 e sabendo que a relação de compressão é o produto da soma do volume de um cilindro mais o volume da camera a dividir pelo volume da camera, sem margem para duvidas as diferentes relações encontram-se na capacidade volumétrica da camera do 206, que é menor.

    Sobre as arvores de cames, pode variar o seu diagrama o que torna difícil sem ajustamentos fazer a troca, caso mais alguma duvida, encontramo-nos por aqui ou em www.botas.pt.vu

    Espero que tenha ajudado

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