Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 86

Tópico: Cortar molas...

Hybrid View

Post Anterior Post Anterior   Próximo Post Próximo Post
  1. #1
    Senior Member Average 2 Avatar de Parreira
    Data de Inscrição
    Aug 2006
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    197

    Padrão Cortar molas...

    Sabem se é bom cortar umas molas a um 205 xad? Será k passa na inspecçao com as molas cortadas? fikem bem

  2. #2
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2007
    Mensagens
    280

    Padrão

    Esse é um assunto que já se falou pelo TOL. Cortar as molas ou prensálas vi alterar as suas caracteristicas originais , sendo possivel ficarem mais frageis e partirem.

    Mesmo assim muitas pessoas continuam a te-las, sem problemas e já com alguns quilometros em cima.

    Na inspecçao e tudo relativo ( não acredito que passe ).

    Tudo depende da mentalidade da pessoa se quer realmente correr o risco de ter as suas molas cortadas... Muitos dão-se bem ....... outros nem tanto.

  3. #3
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2007
    Mensagens
    280

    Padrão

    Uma breve pequisa e tem-se o referido link onde o tema é debatido mais aprofundadamente : http://www.tuning.online.pt/forum/en...ra-t18344.html

  4. #4
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    Trofa/Braga/Porto de Mós
    Mensagens
    2.236

    Padrão

    Não te esqueças de também cortar os cintos de segurança e os tubos de travões...

  5. #5
    Senior Member Average 2 Avatar de Parreira
    Data de Inscrição
    Aug 2006
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    197

    Padrão

    obrigado pelo esclarecimento... e nao me vou eskecer de cortar os cintos; agr os tubos dos travoes é k ja n sei se corto...
    abraços pa (quase) todos

  6. #6
    Senior Member Super user Avatar de WolfDesign
    Data de Inscrição
    Dec 2005
    Mensagens
    2.738

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Parreira Ver Post
    obrigado pelo esclarecimento... e nao me vou eskecer de cortar os cintos; agr os tubos dos travoes é k ja n sei se corto...
    abraços pa (quase) todos
    o que o SquareWheels era uma maneira de zelar pela tua segurança. Eu no teu lugar não as cortava, esperava mais uns tempos para juntar algumas coroas e depois comprava um kit novo de molas. Depois de cortares as molas vais sentir muito, por exemplo em curva, é bastante perigos visto que elas não existem so para conforto mas também para segurança

  7. #7
    TOLices Crew Member #2 Super user Avatar de minhOfles
    Data de Inscrição
    Apr 2003
    Localização
    Porto
    Mensagens
    3.950

    Padrão

    Se as tirares fora ainda fica mais baixo...
    Weds Sport TC005 || Impul Hoshino Racing RSIII


  8. #8
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    May 2007
    Mensagens
    5

    Padrão

    Citação Mensagem Original de SquareWheels Ver Post
    Não te esqueças de também cortar os cintos de segurança e os tubos de travões...
    LOL
    O SquareWheels está a ironizar mas tem razão.
    Cortar as molas é um perigo, muita gente corta as molas e nem se preocupa em deixar ajustadas ao apoio, e com folgas a direcção fica muito falsa porque com a pressão amola move-se. Mesmo que isto não se verifique e a mola esteja fixa estamos a reduzir a altura do carro com umas molas que não estão preparadas para isso, ou seja a distância de amortecimento não diminui provocando estragos nos amortecedores, etc.
    Destemperar e temperar é outra das grande asneiras. Uma mola nunca fica com a mesma resistência e/ou maleabilidade depois disso. Muitas vezes acontece que o carro fica a parecer um canguru e em vez de estabilizar depois de uma irregularidade na estrada fica aos saltos e demora a estabilizar.
    O melhor mesmo é comprar molas especiais, e obviamente amortecedores também, adequados à utilização que fazemos do carro, existem marcas q até têm preços catitas.
    É a minha opinião, não sou espe******ta mas ouvi a opinião de quem o é e já vi muitas calinadas por aí.
    Última edição por Nonnus; 15-05-2007 às 19:37.

  9. #9
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2006
    Mensagens
    24

    Padrão

    há quem corte, pessoalmente não faria isso, é preferivel comprar umas, nem que em 2ª mão mas para x altura, há quem corte e não tenha problemas, mas tb há o contrário, e geralmente....n acaba bem

  10. #10
    Senior Member Super user Avatar de FrEaKZoIdE
    Data de Inscrição
    Apr 2003
    Localização
    Matosinhos
    Mensagens
    4.835

    Padrão

    Eu até já vi o Foose a cortar molas... mas eu não faria!

    O G a unica alteraçao significativa que tem sao Koni Sport!
    No Corsita.. depois de levar umas jantes à maneira, a 2ª coisa que levou foi umas H&R. O sistema de suspensao de origem é um medo!
    Built, not bought!

  11. #11
    Senior Member Average 2 Avatar de GITO
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    187

    Padrão looool

    Citação Mensagem Original de SquareWheels Ver Post
    Não te esqueças de também cortar os cintos de segurança e os tubos de travões...
    Esta ta brutal rofl :P

  12. #12
    Member Average 2 Avatar de comturbo
    Data de Inscrição
    Feb 2007
    Localização
    Figueira da Foz
    Mensagens
    370

    Padrão

    um gajo da minha zona tb andou com um 205xad com as molas curtadas bue time e ñ se passou nada....mas umas molas po 205 são +/-75€ ou menos, são so as da frente, a trás e barras de torsão.

    tb sei de um gajo k fez isso no punto....era bom mas so nas retas....nas curvas a traseira soltava-se derepente e pufffff
    Fiat PowerTrain

    www.puntotd.com

  13. #13
    Senior Member Senior Avatar de nLeitao
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    538

    Padrão

    Gente,

    Estupido ou não, eu ando com molas cortadas no meu 205 XAD... já lá estão há mais de 70.000km e nunca tive qq problema.

    Pq razão as cortei: primeiro comprei umas molas da sparco mas eram demasiado baixas (estupidamente rijas e desconfortaveis) e o carro raspava demasiado na rampa da garagem.

    Como o rebaixamento que queria era minimo, o corte que fiz nas molas tb foi minimo.

    Cortei-lhe um elo no sitio exacto se iniciava o elo anterior... fiz-o com o maximo cuidado possivel, nomeadamente para assegurar que o ferro não destemperava pq isso é que provoca o enfraquecimento da mola.

    Malta a queixar-se de falta de segurança e molas quebradas não me espanta, fazem tudo às 3 pancadas.

    O conceito de uma mola permite o corte dos elos pois a mola (devia) funcionar como um todo.

    Obviamente se usam discos de corte que não são proprios e demoram demasiado a cortar o metal aquece demais e perde as propriedades originais.

    Por outro lado, se lhe cortam 3 ou 4 elos para fazer rebaixamentos estupidos correm o risco obvio de ver a mola saltar da suspensão... o que também me parece obvio ! a suspensao fica com um curso muito maior do que a mola tem quando em posição normal.


    Obviamente eu tenho um 205XAD, sei o que ele vale... e não ando a fazer dele nem foguete nem carro de rallye, por isso nunca me pareceu minimamente que estava a fazer uma coisa perigosa.

    Na IPO nunca tive o minimo problema.


    É uma alteração que me parece, como qualquer outra, normal desde que feita em condições e principalmente se for feita sem exageros !



    PS: Isto é apenas o meu testemunho, não é por nunca me ter acontecido nada que cortar molas passa a ser uma alteração segura.
    Não tenho dados para o afirmar, nem me interessa estar a tomar posição num assunto que no minimo acho estupido. Carros rebaixados com que efeito ? Raspar em todo o sitio ? Transformar os carros em carroças no que diz respeito a conforto ? Ou pq é moda ?
    Fica na ideia de cada um... a minha alteração foi meramente estética pq efectivamente o 205 XAD tem a frente muito alta, bastava meter-lhe meia carga e ficava com a frente a apontar para cima....




    Abraços
    Última edição por nLeitao; 07-05-2007 às 12:29.
    NLeitao
    Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)

  14. #14
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2007
    Mensagens
    280

    Padrão

    Foi meramente estetica , disso não duvido.... Se fosse para performance e segurança, não seria decerteza com as molas cortadas.

    A raspar no chão ? pois realmente há gente que abusa é como tudo.

    Mas se axas que as tuas molas que são pensadas e estudadas para terem certa altura e certa durreza , cortar-lhe um elo já enfluencia as suas caracteristicas.

    Está mais baixa, mas com a mesma dureza ( para não perderez conforto como dizes ) mas por esse mesmo facto a mola chegará com mais facilidade ao final do curso podendo arrebentar o amortecedor.

    Foi o que eu disse no meu primeiro post a este tópico, uns cortam dão-se bem outros nem por isso. Quem estiver disponivel para correr o risco faz , quem não estiver opte realmente por algo mais que testado .

    Um abraço

  15. #15
    Senior Member Senior Avatar de nLeitao
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    538

    Padrão

    Loirinho,

    Claramente o meu problema mais que estético era incómodo, andar em AE (mesmo que a 120/130) com a sensação que a frente está mais levantada que a traseira é muito mau.

    Quanto a raspar no chão... as molas da sparco baixavam o carro 40mm, não é assim tanto, mas a rampa é demasiado inclinada e por isso o carro raspava em demasia.

    Como podes ver pelas fotos, acho que nem posso chamar a isto rebaixamento ;P



    De qualquer forma, quis apenas deixar o meu testemunho pq quando se falam em molas cortadas toda a gente faz um grande alarido.

    Mais que outra alteração qq, deviam era ter noção real do carro que têm nas mãos e do material que lhe montaram. Não é querer andar a 220 com modelos citadinos que levam umas molas para rebaixar, uma reprogramação para estoirar e um aileron para mostrar


    E sim, se fosse para fazer uma alteração mais séria tinha comprado uma molas próprias ! Para esta modificação não acho que seja preciso.


    Abraços a todos
    NLeitao
    Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)

  16. #16
    Senior Member Super user Avatar de Lopez
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    PT
    Mensagens
    1.663

    Padrão

    Cortar molas é um perigo k nem vos passa pela cabeça...

    A mola não tem dureza nem diametro uniforme em todo o seu comprimento...parece!! Qt cortam uma mola estao a modificar todo um conjunto de comportamentos/reaccoes já projectados para molas de origem... um dia k o carro tenha uma reaccao estranha em curva e se despistem sem motivo aparente, já sabem...

    Imaginem um carro com ABS c/ EBD, ESP, controlo de traccao, etc com molas cortadas...

    cumps
    Vendo T2 NOVO com Garagem

    07/07 - Opel Astra Caravan Cosmo Z17DTR

  17. #17
    Senior Member Average 2 Avatar de Parreira
    Data de Inscrição
    Aug 2006
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    197

    Padrão

    nLeitao podias me dizer kuanto é k o carro baixou? so cortaste um "arco" da mola n foi? abraço a todos

  18. #18
    Member Novato Avatar de GTC_p0wEr
    Data de Inscrição
    Apr 2007
    Mensagens
    33

    Padrão

    boas pessoal,gostaria de saber se alguem sabe d alguma kasa em lisboa q faça este trabalho

  19. #19
    Senior Member Super user Avatar de Lopez
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    PT
    Mensagens
    1.663

    Padrão

    O ké? Cortar molas??...

    Qualquer sapateiro faz isso...é só ter uma rebarbadora e disco de corte!

    Cumps
    Vendo T2 NOVO com Garagem

    07/07 - Opel Astra Caravan Cosmo Z17DTR

  20. #20
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2007
    Mensagens
    280

    Padrão

    Pensem bem ... Se ouver molas para vosso carro comprem. è um pouco mais caro , mas bem mais seguro.

    Mais uma vez volto a dizer que não é de todo aconcelhavel cortar molas.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. vw golf II gti soluça antes de cortar
    Por joaor17 no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 13
    Última Resp.: 18-07-2011, 08:10
  2. Cortar parachoques
    Por Vitorfz no fórum Geral Tuning
    Respostas: 2
    Última Resp.: 30-06-2009, 18:52
  3. cortar pepinos
    Por joaofilip no fórum Videos
    Respostas: 2
    Última Resp.: 24-10-2008, 11:14
  4. Cortar molas [setubal]
    Por acidu no fórum Ligação ao solo
    Respostas: 46
    Última Resp.: 15-12-2007, 12:31
  5. Cortar(plasmar) molas? Que dizem disto?..
    Por Nott no fórum Ligação ao solo
    Respostas: 25
    Última Resp.: 18-12-2006, 02:39

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •