Sabem se é bom cortar umas molas a um 205 xad? Será k passa na inspecçao com as molas cortadas? fikem bem
Sabem se é bom cortar umas molas a um 205 xad? Será k passa na inspecçao com as molas cortadas? fikem bem
Esse é um assunto que já se falou pelo TOL. Cortar as molas ou prensálas vi alterar as suas caracteristicas originais , sendo possivel ficarem mais frageis e partirem.
Mesmo assim muitas pessoas continuam a te-las, sem problemas e já com alguns quilometros em cima.
Na inspecçao e tudo relativo ( não acredito que passe ).
Tudo depende da mentalidade da pessoa se quer realmente correr o risco de ter as suas molas cortadas... Muitos dão-se bem ....... outros nem tanto.
Uma breve pequisa e tem-se o referido link onde o tema é debatido mais aprofundadamente : http://www.tuning.online.pt/forum/en...ra-t18344.html
Não te esqueças de também cortar os cintos de segurança e os tubos de travões...
obrigado pelo esclarecimento... e nao me vou eskecer de cortar os cintos; agr os tubos dos travoes é k ja n sei se corto...
abraços pa (quase) todos
o que o SquareWheels era uma maneira de zelar pela tua segurança. Eu no teu lugar não as cortava, esperava mais uns tempos para juntar algumas coroas e depois comprava um kit novo de molas. Depois de cortares as molas vais sentir muito, por exemplo em curva, é bastante perigos visto que elas não existem so para conforto mas também para segurança
Se as tirares fora ainda fica mais baixo...
Weds Sport TC005 || Impul Hoshino Racing RSIII
LOL
O SquareWheels está a ironizar mas tem razão.
Cortar as molas é um perigo, muita gente corta as molas e nem se preocupa em deixar ajustadas ao apoio, e com folgas a direcção fica muito falsa porque com a pressão amola move-se. Mesmo que isto não se verifique e a mola esteja fixa estamos a reduzir a altura do carro com umas molas que não estão preparadas para isso, ou seja a distância de amortecimento não diminui provocando estragos nos amortecedores, etc.
Destemperar e temperar é outra das grande asneiras. Uma mola nunca fica com a mesma resistência e/ou maleabilidade depois disso. Muitas vezes acontece que o carro fica a parecer um canguru e em vez de estabilizar depois de uma irregularidade na estrada fica aos saltos e demora a estabilizar.
O melhor mesmo é comprar molas especiais, e obviamente amortecedores também, adequados à utilização que fazemos do carro, existem marcas q até têm preços catitas.
É a minha opinião, não sou espe******ta mas ouvi a opinião de quem o é e já vi muitas calinadas por aí.
Última edição por Nonnus; 15-05-2007 às 19:37.
há quem corte, pessoalmente não faria isso, é preferivel comprar umas, nem que em 2ª mão mas para x altura, há quem corte e não tenha problemas, mas tb há o contrário, e geralmente....n acaba bem
Eu até já vi o Foose a cortar molas... mas eu não faria!
O G a unica alteraçao significativa que tem sao Koni Sport!
No Corsita.. depois de levar umas jantes à maneira, a 2ª coisa que levou foi umas H&R. O sistema de suspensao de origem é um medo!
Built, not bought!
um gajo da minha zona tb andou com um 205xad com as molas curtadas bue time e ñ se passou nada....mas umas molas po 205 são +/-75€ ou menos, são so as da frente, a trás e barras de torsão.
tb sei de um gajo k fez isso no punto....era bom mas so nas retas....nas curvas a traseira soltava-se derepente e pufffff
Gente,
Estupido ou não, eu ando com molas cortadas no meu 205 XAD... já lá estão há mais de 70.000km e nunca tive qq problema.
Pq razão as cortei: primeiro comprei umas molas da sparco mas eram demasiado baixas (estupidamente rijas e desconfortaveis) e o carro raspava demasiado na rampa da garagem.
Como o rebaixamento que queria era minimo, o corte que fiz nas molas tb foi minimo.
Cortei-lhe um elo no sitio exacto se iniciava o elo anterior... fiz-o com o maximo cuidado possivel, nomeadamente para assegurar que o ferro não destemperava pq isso é que provoca o enfraquecimento da mola.
Malta a queixar-se de falta de segurança e molas quebradas não me espanta, fazem tudo às 3 pancadas.
O conceito de uma mola permite o corte dos elos pois a mola (devia) funcionar como um todo.
Obviamente se usam discos de corte que não são proprios e demoram demasiado a cortar o metal aquece demais e perde as propriedades originais.
Por outro lado, se lhe cortam 3 ou 4 elos para fazer rebaixamentos estupidos correm o risco obvio de ver a mola saltar da suspensão... o que também me parece obvio ! a suspensao fica com um curso muito maior do que a mola tem quando em posição normal.
Obviamente eu tenho um 205XAD, sei o que ele vale... e não ando a fazer dele nem foguete nem carro de rallye, por isso nunca me pareceu minimamente que estava a fazer uma coisa perigosa.
Na IPO nunca tive o minimo problema.
É uma alteração que me parece, como qualquer outra, normal desde que feita em condições e principalmente se for feita sem exageros !
PS: Isto é apenas o meu testemunho, não é por nunca me ter acontecido nada que cortar molas passa a ser uma alteração segura.
Não tenho dados para o afirmar, nem me interessa estar a tomar posição num assunto que no minimo acho estupido. Carros rebaixados com que efeito ? Raspar em todo o sitio ? Transformar os carros em carroças no que diz respeito a conforto ? Ou pq é moda ?
Fica na ideia de cada um... a minha alteração foi meramente estética pq efectivamente o 205 XAD tem a frente muito alta, bastava meter-lhe meia carga e ficava com a frente a apontar para cima....
Abraços
Última edição por nLeitao; 07-05-2007 às 12:29.
NLeitao
Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)
Foi meramente estetica , disso não duvido.... Se fosse para performance e segurança, não seria decerteza com as molas cortadas.
A raspar no chão ? pois realmente há gente que abusa é como tudo.
Mas se axas que as tuas molas que são pensadas e estudadas para terem certa altura e certa durreza , cortar-lhe um elo já enfluencia as suas caracteristicas.
Está mais baixa, mas com a mesma dureza ( para não perderez conforto como dizes ) mas por esse mesmo facto a mola chegará com mais facilidade ao final do curso podendo arrebentar o amortecedor.
Foi o que eu disse no meu primeiro post a este tópico, uns cortam dão-se bem outros nem por isso. Quem estiver disponivel para correr o risco faz , quem não estiver opte realmente por algo mais que testado .
Um abraço
Loirinho,
Claramente o meu problema mais que estético era incómodo, andar em AE (mesmo que a 120/130) com a sensação que a frente está mais levantada que a traseira é muito mau.
Quanto a raspar no chão... as molas da sparco baixavam o carro 40mm, não é assim tanto, mas a rampa é demasiado inclinada e por isso o carro raspava em demasia.
Como podes ver pelas fotos, acho que nem posso chamar a isto rebaixamento ;P
De qualquer forma, quis apenas deixar o meu testemunho pq quando se falam em molas cortadas toda a gente faz um grande alarido.
Mais que outra alteração qq, deviam era ter noção real do carro que têm nas mãos e do material que lhe montaram. Não é querer andar a 220 com modelos citadinos que levam umas molas para rebaixar, uma reprogramação para estoirar e um aileron para mostrar
E sim, se fosse para fazer uma alteração mais séria tinha comprado uma molas próprias ! Para esta modificação não acho que seja preciso.
Abraços a todos
NLeitao
Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)
Cortar molas é um perigo k nem vos passa pela cabeça...
A mola não tem dureza nem diametro uniforme em todo o seu comprimento...parece!! Qt cortam uma mola estao a modificar todo um conjunto de comportamentos/reaccoes já projectados para molas de origem... um dia k o carro tenha uma reaccao estranha em curva e se despistem sem motivo aparente, já sabem...
Imaginem um carro com ABS c/ EBD, ESP, controlo de traccao, etc com molas cortadas...
cumps
nLeitao podias me dizer kuanto é k o carro baixou? so cortaste um "arco" da mola n foi? abraço a todos
boas pessoal,gostaria de saber se alguem sabe d alguma kasa em lisboa q faça este trabalho
O ké? Cortar molas??...
Qualquer sapateiro faz isso...é só ter uma rebarbadora e disco de corte!
Cumps
Pensem bem ... Se ouver molas para vosso carro comprem. è um pouco mais caro , mas bem mais seguro.
Mais uma vez volto a dizer que não é de todo aconcelhavel cortar molas.