Viva!
Como o tópico diz, eu vou reforçar a embraiagem e estou na dúvida se deva ou não tirar peso ao volante do motor.
Já me disseram que um volante mais leve o carro fica melhor a subir de rotação.
Mas também já me disseram que vai forçar mais a cambota e em altas vai ficar pior.
Ou seja, preciso de opiniões.
Abraços,
No motor diesel não é nada recomendável essa modificacion, depois parece o motor de um trator...
regra geral tirar peso deixa o carro mais rápido a subir, mas dp perde um pco d ponta... mais, quanto maior o peso tirado...
quanto aos equilíbrios... s o volante for trabalhado por quem tenha experiencia a fazer no fim está equilibrado e n há problemas para a cambota ou os bronzes...
XAD + XADT
Por expreiência propria tirei 4kg.O carro não fica de todo com akele trabalhar que dizem, tractor, pelo contrario ficou muito mais suave no relentim.De faqcto nota-se uma disponiblidade maior no motor, mas no meu caso contei com cerca de 15km/h de velocidade de ponta e uma faixa de rotação util mais reduzida.
Parece que a unica pessoa que deu uma opinião decente foi o Soft Maniac,®_$¡|va...pois os outros comentarios devem ser de pessoas que "...ouviram dizer que..." numa conversa de esquina !!!
Se o Peso retirado for feito por uma pessoa profissional, onde o volante de motor esteja calibrado n existe problemas de cambota bronzes etc !!!
O barulho "tractor" isso deve ser por causa da embraiagem reforçada mas mesmo nem todas as embraiagens reforçadas hoje em dia fazem esse barulho horrivel de "pregos soltos" ...
Vantagens e desvantagens depende muito de marca pra marca mas teoricamente se tiras peso fica mais leve logo o motor fica mais rapido a atingir "X" rotação...existem casos de menos velocidade ponta e tb existe o contrario!!!
Uma coisa que achei estranho foi dizeres que vais reforçar a embraiagem e depois é que vais tirar peso ao volante...
Costuma ser ao contrário, o pessoal quando tira peso investe em embraiagens melhores...
Tirar peso ao volante, senão for exagerado, "liberta" o motor. Recomendo, mas só para kit's próprios ou para quem saiba o que está a fazer.
Audi A3 Sportback 1.9 TDi '07
Honda NT 650 Deauville '98
Land Rover Discovery 300 TDi '96
Mini HL '81
Amigo quem em Portugal consegue calibrar cambotas ? Quem é esse torneiro que conheces ? Se conheces um torneiro que que calibra cambotas diz-me que faço dele um homem rico
Quem diz ou PENSA que é possivel calibrar uma cambota de um carro é completamente ignorante, e venha lá o mais inteligente mecanico do TOL dizer que é possivel sim é possivel mas em Portugal eu só conheço uma máquina que seja capaz de tal coisa e que custa para lá de milhares de euros e está na zona de palmela Quem disser que tem máquina para isso é um mentiroso
E essa máquina não está disponivel ao publico ou cliente
Concordo e não acrescento mais nada
P.S: Cheguei a soldar um volante Bi-Massa de modo a ficar mono massa há aqui useres novos que talvez não conheçam um projecto que em cerca de 2005 fiz Mas pronto, Frutter tens uma resposta completa Concordo plenamente contigo
Última edição por Metralha; 08-07-2009 às 05:11.
ART DISCIPLE - Team Máfia Power
Então meu caro, há dua máquinas em Portugal....
O Rito em Braga.
Audi A3 Sportback 1.9 TDi '07
Honda NT 650 Deauville '98
Land Rover Discovery 300 TDi '96
Mini HL '81
Sim, o Rito em Braga também tem.
Abraço!
CorsaCRacing powered by VCPower
Há mais d duas!
E nao se equilibra uma kambota ,equilibra se um konjunto de manivelas ,ke pra kem nao sabe é, a poli o(s) parafuso(s) da poli ,a kambota ,o volante d motor e os seus parafusos!
boas,
n sei qual o carro do user k abriu o tópico, mas p ter respostas mais concretas: no caso do 1.4 da PSA (ax gti, 106xsi...) quais as vantagens/desvantagens de tal alteração? qd dizem k é preciso saber fazer, significa k n é coisa p qq torneiro?
edit: oops, n tinha reparado k o tópico estava nos motores diesel mas se alguém tiver resposta é sempre bem vinda!
cumpts
e convem que a joca ali no prior velho tambem tenha uma maquina dessas, senao tem enganado muito boa gente ao longo deste tempo...
E para fazer o trabalho correctamente, é necessario tambem a prensa junto com o volante de motor, calibrar o volante depois de tirar peso é bom, mas nao é o mesmo do que fazer ao conjunto, quando se tira peso ao volante do motor é preciso pensar nisso...
Principalmente em carros turbo, e se o trabalho for bem feito, nao vejo como é que seja possivel perder velocidade de ponta...
Em carros atmosfericos é possivel em determinadas situações, se tiver em desiquilibrio, e se ficar desproporcionado, mas de resto nao vejo como pode retirar velocidade de ponta, se o motor tem mais facilidade em fazer rotação, mais velocidade vai fazer, ou pelo menos fazer a mesma mais rapido.
ja nos anos 90, aligeirava se e calibrava se volantes e cambotas ....
Estamos a falar de um Diesel?? Eu gostava era de ver algum dono que tenha feito tal calibragem no volante e/ou na cambota dar o seu testemunho!
Nos carros a gasolina, já desde os anos 90 que se trabalha kker parte interna do motor cá em Portugal.
...