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Tópico: Vantagens/Desvantagens - retirar EGR

  1. #1
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    Padrão Vantagens/Desvantagens - retirar EGR

    Boas

    O meu DCI ta a precisar de substituir a EGR e por isso tou a ponderar mesmo retira-la.

    Gostava de saber opinioes e quais as vantagens e desvantagens de retirar a mesma. Será que vale a pena? O carro ainda ta stock de motor...


    *Tenho impressão de já ter visto aqui um topico sobre isto, mas como depois de uma pesquisa não encontrei nada, decidi abrir o topico.

    Cumps

  2. #2
    $nk
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    Do que tenho lido,sem nenhum experiencia pessoal:

    as desvantagems é o aumento dos consumos e do fumo

    vantagens, motor mais limpo, e já ouvi varias vezes que ajuda o carro subir ligeiramente melhor de rotação.

    Abraço
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  3. #3
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    O meu já não tem EGR.

    Os consumos mantêm-se iguais e o fumo também.
    O motor fica mais limpo.

    Mas cada caso é um caso. No meu motor todos recomendam tirar, tanto é que a maioria das EGR começa a dar problemas, por isso...

    Abraço
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  4. #4
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    Os consumos n aumentam, isso nem seker faz sentido. A EGR apenas serve para diminuir os gases q saem para a atmosfera, o unico contra é mm esse. Pelo lado positivo está a admissao andar mais limpinha

  5. #5
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    No meu caso por ser dci nao sei como poderá ser do fumo, mas tambem nao dever ser nada por aí além, como nem sequer tenho repro. Em termos de consumo, mesmo que suba aí 1L tambem nao é nada de especial.
    Tenho de ponderar isso porque se não criar quaisquer tipo de problemas, ainda é uma forma de poupar uns 300€.

    A troca é uma coisa simples? É tirar a EGR por uma tampa certo?

    Alguém que tenha um dci e diga que diferenças notou....

    Cumps

  6. #6
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    Citação Mensagem Original de Rodcar Ver Post
    Os consumos n aumentam, isso nem seker faz sentido. A EGR apenas serve para diminuir os gases q saem para a atmosfera, o unico contra é mm esse. Pelo lado positivo está a admissao andar mais limpinha
    Pelo que li, há um reaproveitamento dos gases, que são novamente introduzidos no motor o que diminui a emissao de gases.
    Por um lado tem logica baixar os consumo por ao entrarem novamente esses gases, vai haver ali qualquer coisa para "ser consumida" em vez de combustivel; por outro lado nao tem muita logica porque essa qualquer coisa não é nem combustivel nem oxigenio.

    Estou certo ou tou a dizer alguma coisa completamente absurda:p

  7. #7
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    Citação Mensagem Original de almera.dci Ver Post
    No meu caso por ser dci nao sei como poderá ser do fumo, mas tambem nao dever ser nada por aí além, como nem sequer tenho repro. Em termos de consumo, mesmo que suba aí 1L tambem nao é nada de especial.
    Tenho de ponderar isso porque se não criar quaisquer tipo de problemas, ainda é uma forma de poupar uns 300€.

    A troca é uma coisa simples? É tirar a EGR por uma tampa certo?

    Alguém que tenha um dci e diga que diferenças notou....

    Cumps
    O consumo se aumentar é coisa minima... No meu pelo menos não noto assim muita diferença! Deitar mais fumo, não sei, quando puxo sai o mesmo fumo que saia dantes! lol

    No meu meti uma junta cega e pronto fica fechada fisicamente, mas já vi quem tira-se mesmo...

  8. #8
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    Citação Mensagem Original de Box.Power Ver Post
    O consumo se aumentar é coisa minima... No meu pelo menos não noto assim muita diferença! Deitar mais fumo, não sei, quando puxo sai o mesmo fumo que saia dantes! lol

    No meu meti uma junta cega e pronto fica fechada fisicamente, mas já vi quem tira-se mesmo...
    Acho que amanha ja vou estudar como fazer. No teu metes-te a junta cega na parte do colector ou da admissao? Não tives-te problemas com electronica? Erros ou algo do genero.

    Cumps

  9. #9
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    Boas. Com EGR consegue-se melhores consumos mas nem 1L/100kms. Pois quando vamos a "meia-carga" ou "carga-parcial" (depende da posição do acelerador), o CPU sabe que não é necessário injectar a quantidade máxima de combustivel em função das Rpm´s.
    Quando carregamos a fundo, a válvula EGR (funciona como uma borboleta, como se de um carburador se tratasse) fecha e entra apenas ar fresquinho
    Para quem tem repro compensa, pois não ficam com as válvulas de admissão cheias de fuligem/gasóleo. Para quem não tem repro não se nota grande coisa, pois é pouca a "fuligem" que entra novamente para a admissão. Neste caso recomendo o não uso de gasóleos "jumbo e etc".

    Mas a EGR-Off não dá cavalos, binário, etc. apenas previne a "limpeza" da camara de combustão e talvez uma ligeira maior rapidez nas recuperações
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  10. #10
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    Citação Mensagem Original de Lopez Ver Post
    Mas a EGR-Off não dá cavalos, binário, etc. apenas previne a "limpeza" da camara de combustão e talvez uma ligeira maior rapidez nas recuperações
    A minha ideia não é ganhar performance com a EGR-off, que sei que não acontece.lol Apenas comecei com esta ideia de a tirar porque o carro começou a dar uns problemas, mais precisamente relanti irregular e uns "soluços" quando vou constante nas 1500/1700rpm. Também por 2 ou 3 vez acendeu a luz do motor e quando fui ao mecanico ele disse-me ser da EGR. Quando tapar aquilo vejo já se ele tinha razão ou não.:p

  11. #11
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    nao sei se ganhas, claro que nao vão ser 10cvs, mas que notas o carro a responder melhor isso notas! e é fácil de perceber, todo o ar que entra é por utilizar, ou seja entra mais oxigénio do que se estivesse com a egr ligada, pois ia entrar gases de escape no lugar do ar que o motor suga! logo tens um melhor aproveitamento do motor já para nao falar na limpeza !
    ;

  12. #12
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    Citação Mensagem Original de Blackbravo
    nao sei se ganhas, claro que nao vão ser 10cvs, mas que notas o carro a responder melhor isso notas! e é fácil de perceber, todo o ar que entra é por utilizar, ou seja entra mais oxigénio do que se estivesse com a egr ligada, pois ia entrar gases de escape no lugar do ar que o motor suga! logo tens um melhor aproveitamento do motor já para nao falar na limpeza !
    Não é assim uma diferença TAO grande...talvez umas milésimas de segundo (tempo para a EGR fechar)

    Citação Mensagem Original de Lopez
    Quando carregamos a fundo, a válvula EGR (funciona como uma borboleta, como se de um carburador se tratasse) fecha e entra apenas ar fresquinho
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  13. #13
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    pois eu disse que nao ia ganhar quase nada, mas no meu em subidas e a responder parece ter melhorado bem!

    ;

  14. #14
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    Pode depender muito do motor/carro mas por norma a EGR off não dá cv mas dá melhores baixas sem duvida porque é a altura em que a EGR está aberta.
    Para não falar na porcaria que aquilo deita.

  15. #15
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    Talking

    foi o que eu queria dizer
    ;

  16. #16
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    Exacto...só estava a reforçar com base na minha experiência.

  17. #17
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    Bem pessoal, ontem lá me meti de volta do carro e nunca pensei que desse o trabalho que deu... Só mesmo o meu carro para ter a tubagem da EGR lá debaixo de tudo e atrás de alguns 3 ou 4 tubos, para não falar também dos parafusos que quase nem com a mão dá para chegar a eles. Foi preciso desmontar admissão, tubos do intercooler e sei lá mais o que.lol Quando dei com a dita cuja, reparei que as ligações do tubo que vai do colector de escape à EGR, são diferentes de tudo o resto ou seja, impossivel meter uma junta cega propriamente dita, porque aquilo é fechado com umas braçadeiras de encaixe e não de aperto com parafusos e que depois de retiradas, só voltando a por umas novas, porque aquelas já não dão. Depois de inventar um bocado lá tapei o tubo com uma chapinha que recortei e voltei a apertar o tubo com uma braçadeira "home made". Por enquanto está bom, mas ainda não está do meu agrado e vou ter eliminar aquele tubo e inventar umas tampas para lá. Quando tiver tempo a ver se faço isso.

    Em termos de andamento e fumo não notei diferenças nehumas, mas só o facto de aquela porcaria toda não voltar para dentro do motor, já é um ponto a favor. Quando vi os tubos da admissão onde vai "desaguar" a EGR até me passei só m*rd* mesmo, tinha aí uns 2/3mm de acumulado de porcaria nas paredes do tubo. Agora o meu motor vai passar a respirar bem melhor.loool

    Cumps

  18. #18
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    essa porcaria toda é devido ao ccv-bypass
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  19. #19
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    Citação Mensagem Original de Lopez Ver Post
    essa porcaria toda é devido ao ccv-bypass
    já ouvi falar mas não faço ideia qual seja a função... se pudesses explicar

  20. #20
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    Isso da EGR é devido aos "avec´s" dos francious da Renault

    Desculpa mas os Nissan/Renault Dci´s de hoje em dia, não valem 1/10 dos Datsun/Nissan "Old-School"

    O ccv-bypass é o respiro da cabeça do motor que vai para a admissão. É para cumprir normas anti-poluição. Vais ficar com o IC cheio de m**** e futuramente + LAG de turbo.

    Vê aqui o meu:
    http://www.gtcteamclub.com/forum/ind...c,4772.30.html

    Cumps
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