ninguém opina???
vá lá...umas dicas eram bem vindas
boas, ultimamente tenho andado a puxar um bocado mais pelo meu carro (coisa que não é nada costume), e reparei que acima das 4500/5000 rpm's, o motor revela-se algo preguiçoso a desenvolver. Este modelo (323F de 1996) é um 1.5 com 90cv e injeção multiponto, passei a andar com BP ultimate 98(ou 100...já ninguém sabe muito bem) e noto que o motor parece algo preguiçoso. Convém dizer que este carro tem cerca de 205.000km, sempre assistido na marca e totalmente de origem. É um carro que nunca foi puxado, as rotações normais ao longo da vida dele têm sido 2500rpm a 3500rpm...Será que se lhe colocar um filtro e velas sem ser de origem, ele começará a ficar mais solto??? Poderá alguma coisa estar a comprometer o rendimento? Eu, honestamente, nada sei e estou a tentar perceber alguma coisa. Se calhar, o problema é mesmo falta de motor...
Cumpts.
ninguém opina???
vá lá...umas dicas eram bem vindas
o pa e akela coisa...
kuantas valvulas e isso? binarios e afins?
nao peças mais do ke akilo ke ele pode dar
É assim, o carro já tem 205.000km's pode notar-se já algum cansaço e o facto de ele nunca ter sido puxado também não ajuda nada, um carro também precisa de um andamento mais agressivo de vez em quando senão fica morto e acredita que ao contrário que muitas pessoas pensam um carro a andar sempre às 2000rpm também estraga
Manufacturer Mazda
Type S-4
DOHC
16 valves total
4 valves per cylinder
Main bearings 5
Construction
Bore × stroke 78.00mm × 78.40mm
3.07 in × 3.09 in
Bore/Stroke ratio 0.99
Displacement 1498 cc
(91.414 cu in)
Unitary capacity 374.5 cc/cylinder
Compression ratio 9.40:1
Fuel system EFi
Aspiration Normal
Compressor type N/A
Intercooler None
Catalytic Converter Y
Max. output
(DIN) 89.2 PS (88.0 bhp) (65.6 kW)
@5500 rpm
Max. torque
(DIN) 133.0 Nm (98 lbft) (13.6 kgm)
@4000 rpm
Maximum rpm
Coolant Water
Specific output 58.7 bhp/litre
0.96 bhp/cu in
Specific torque 88.79 Nm/litre
olha faz uma coisa enche o deposito com 98 ou 100 octanas faz uma viagem grande e de vez em quando puxa por ele principalmente no regresso puxa mesmo pelo motor vais ver que vai ficar bastante melhor
ok, posso tentar, mas de qualquer forma, a minha dúvida é se vale a pena apostar num filtro de ar reutilizável (K&N) e numas velas. Refiro-me, claro, a material sem ser da Mazda. Será que melhora alguma coisa? O motor poderá ficar a "respirar" e a queimar melhor?
Cumpts.
Penso que te vou dar um bom conselho.
Se alguem discordar, que sejam objectivos para ajudar o rapaz.
O filtro de ar, coloca um filtro de caixa para soltar o carro. e coloca novas velas indicadas para o carro ( Mazda dá-se bem com NGK )
Após isso coloca sempre SC98, ou 100 ... nunca abaixo disso.
Sempre que circulares em cidade, aquece bem o carro antes de puxares mudanças, e faz uma ou duas viagens grandes onde tenta esforçar as mudanças mais baixas ( de 1º a 4º )
Se após isso notares a 5ª perguiçosa, compras umas mangas num TD e vais dentro do Autodromo esticar 5ª
thanks, vou ver isso. Tens alguma sugestão para velas? alguma referência em especial?
E em relação ao encontro de Mazda?
Tenho estado atento ao tópico, mas nada parece certo...
Cumpts.
O que o Outlaw disse é correcto, mas deixa só completar a informação das velas: NGK é bom pra qualquer carro japonês
Ou pode colocar uma admissão directa, se for uma boa admissão ajuda, mas começa por um filtro de caixa
Se andou 205K a pastar ... ñ é agora que há.de correr.
Vái puxando por ele progressivamente. Apanhas uma descida, estica.o até ele não dár mais, depois volta a velocidade normal, vái fazendo isso regularmente que eventualmente ele começa a andar melhor
... mas ñ esperes que seja dum dia pó outro.
So many idiots, so little ammo.
Mensagem Original de R1sk3z
Pois, o meu carro também vinha com 115mil km's, e era duma mulher que não puxava por ele..Mensagem Original de R1sk3z
Se não puxar pelo meu carro durante uma semana já noto diferenças enormes, e então bp 95 não aprova nada..
Pus Denso Iridium e entrada de ar á frente.. Pelo menos no meu caso notei diferenças sigfnificantes, então com gasolina 98 nem se discute..
No teu caso fazia como ja disse o R1sk3z, puxava progressivamente, e puxar até não dar mais, isso tu é que tens que saber..
Cumps
08/99 Mitsubishi Lancer Evolution 6
05/74 Datsun 1200 Deluxe
Boas, já coloquei as velas NGK Iridium, e noto o que o carro tem um comportamento mais "suave". Não lhe noto mais potência, mas sim uma progressividade melhorada, digamos que ficou com um trabalhar e aceleração mais "soltos"...
Depois coloquei um filtro de caixa K&N, e desliguei o tubo que vem da caixa de ar do filtro à caixa de ressonância. Como esta última é restritiva (ao nível de fluxo de ar), o carro ficou agora com mais um pouco de força (e aqui já se nota).
Por último, a quebra nas rotações que eu sentia, devia-se ao facto de que o tubo que está a seguir à caixa de ar e MAF ( e que se liga depois aos colectores de admissão) estava completamente a desfazer-se (sim, todo rôto). Ou seja, a seguir à MAF medir o caudal de ar, e antes de esse ar chegar aos colectores de admissão, "misturava-se" mais ar...dai a quebra.
E é assim...agora fiquei com o carro em condições e a puxar melhor, mas já se começa a sentir no consumo.É que isto de andar melhor e ter uma sonoridade um pouco mais alta aumenta e de que maneira os consumos. Antes, atestava o depósito e, qaundo ia sensivelmente a meio do depósito já tinha cerca de 350Km feitos...agora tou a meio do depósito com apenas 250km