Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 44

Tópico: Peugeot 206 cc 1.6i 110cv

  1. #1
    Member Average Avatar de Plisk
    Data de Inscrição
    Sep 2009
    Mensagens
    61

    Padrão Peugeot 206 cc 1.6i 110cv

    Boa noite pessoal
    Como já tinha referido num outro tópico, recentemente adquiri um Peugeot 206 cc 1.6i de 2001 com 110 cv.
    Ora eu queria ver se o tornava um pouco mais "divertido", nada de especial pois este continuará a ser o meu carro de dia-a-dia.

    Concluindo gostava de saber o que sugerem, quanto dinheiro vou ter de investir e, acima de tudo, se vale a pena investir.

    Obrigado
    Cumps

  2. #2
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2010
    Mensagens
    268

    Padrão

    Amigo, antes de mais, parabéns pela aquisição, tens ai um carro que com uns toques fica mesmo do aço.

    Já vi que és dos meus, queres é aço, mas num carro que possa circular à vontade nas estradas de Portugal.
    Para fazeres uma coisa como deve de ser, tens de investir em pneus, travagem, suspensão, aço para o motor e acima de tudo, reduzir o peso do conjunto.

    A nivel mecanico o conselho que te dou é :

    Compras um bloco dum Cup ou Gti (é plug&play) e fazes um projecto allmotor.
    Rectificas todo o bloco, com camisas mais resistentes, pistons cabeçudos de alta compressão com bielas reforçadas e mais leves, tudo com uma cambota calibrada, tenta colocar a cilindrada ai nos 17xxcc para teres mais binário, (importante para um bom arranque nos comparativos)
    A nivel de cabeça faz um trabalho completo, e coloca cams do mais agressivo (aquelas com relantim muito irregular, mas quem quer andar na frente tem de se sujeitar)
    Coloca uns ITB's na admissão e a nivel de escape, colectores 4-1 Raceland, com linha directa de 60mm em inox.
    O fundamental é depois uma boa electrónica, ficas com um motor na casa dos 2xx cvs e 9xxx rpm's.
    No entanto, se tiveres este motor e o peso de origem, acredita que ficas com um carro nada de outro mundo...
    Tão ou mais importante que o motor é reduzir o peso amigo, logo ai tens um grande entrave... a capota rigida, retractil. No entanto há solução... mandas fabricar um hard-top leve em carbono e removes todo o mecanismo e essas merdas pesadas que fazem parte do sistema, só ai poupas uns 100 kg's.
    Depois é o basico, removes o banco do pendura e trocas o teu por uma backet leve, tiras carpetes, forras das portas, da mala, AC, direcção assistida, radio, cablegem, sistema de som, forro do tecto, roda suplente, etc... resumindo, tiras tudo o que não é necessário e que faz peso.
    No fim, metes para-choques, mala, capot, portas e guarda lamas em carbono para conseguires reduzir mais um pouco o peso.
    Coloca tambem umas jantes leves (oz ultraleggera, por ex)

    Com isto vais ficar com um demónio da estrada amigo. Ficas ai com 800kgs e 2xx cvs, o que te permite um anadamento que não tens a noção...
    Espero ter ajudado, um abraço companheiro.
    AÇO

  3. #3
    VCPower Super user
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Localização
    PORTO
    Mensagens
    1.239

    Padrão

    oh rodolf ja quase podias fazer copy past a parte de reduçao de peso,
    ja podias abrir uma empresa de reduçao de peso
    agr os carro so andam se tirar peso???

  4. #4
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2010
    Mensagens
    268

    Padrão

    Não amigo, uma boa mecânica é a base de tudo, no entanto, o peso é um inimigo das performances.
    Para mim quanto mais leve melhor, são opções e diferentes maneiras de ver as coisas.
    Eu encaro o aço como uma guerra, não ando a brincar aos carrinhos, e neste mundo, cada grama é um entrave ao perfeito andamento.

    Para veres, o meu carro com o mesmo setup, mas sem toda a remoção de peso, no meu ponto de referencia fez 230km/h. sem o peso e com 2as peças em carbono fez 243km/h, isto de gps.

    E não amigo, não abro empresa nenhuma, tenho a minha vida organizada, apenas gosto de ajudar os outros, tal como fizeram comigo.

    Cumprimentos, qualquer duvida, apitem.
    AÇO

  5. #5
    riscos_MC_PoWeR Super user Avatar de riscos
    Data de Inscrição
    Dec 2007
    Localização
    Matosos city
    Mensagens
    1.840

    Padrão

    essa de ajudar os outros é k me parte todo...
    o rapaz k abriu este topico disse que keria melhorar um bocadinho o andamento mas nada de especial pois é carro de dia a dia...e tu vens com a treta de tirar bancos ,capota ,etc etc etc

    tu nao keres ajudar o homem a por o carro andar mais,tu keres é por o homem a destruir o carro...

    quanto ao retirar peso tb podias mandar retirar o volante...ja sao umas gramitas....
    Seat Ibiza 6L 1.4TDI 1XXcvs POWERED BY MR Garage & Shop
    Renault Clio Break 1.5dci 75cvs POWERED BY MR Garage & Shop


    Venda de Material Automovel - MR Garage & Shop

    Contacto: MR.garage.shop@Hotmail.com

  6. #6
    VCPower Super user
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Localização
    PORTO
    Mensagens
    1.239

    Padrão

    Citação Mensagem Original de riscos Ver Post
    essa de ajudar os outros é k me parte todo...
    o rapaz k abriu este topico disse que keria melhorar um bocadinho o andamento mas nada de especial pois é carro de dia a dia...e tu vens com a treta de tirar bancos ,capota ,etc etc etc

    tu nao keres ajudar o homem a por o carro andar mais,tu keres é por o homem a destruir o carro...

    quanto ao retirar peso tb podias mandar retirar o volante...ja sao umas gramitas....
    e os travoes, servo freio e tal...ololol

  7. #7
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2010
    Mensagens
    268

    Padrão

    Sim amigo, estes são os meus conselhos para este user.
    Acredita que é muito dificil construires um projecto com um set-up melhor que este.
    Como é obvio, não se vai tirar o volante, mas como é obvio um volante de competição, leve e sem airbag é o melhor a ser colocado.
    Um volante oem com airbag ainda pesa uns bons 5/6kg's, ao passo que um de competição anda pelas 700 gramas e olha que este peso faz diferença...
    Espero ter ajudado amigo riscos.
    Última edição por Rodolf; 23-02-2010 às 03:35.
    AÇO

  8. #8
    riscos_MC_PoWeR Super user Avatar de riscos
    Data de Inscrição
    Dec 2007
    Localização
    Matosos city
    Mensagens
    1.840
    Seat Ibiza 6L 1.4TDI 1XXcvs POWERED BY MR Garage & Shop
    Renault Clio Break 1.5dci 75cvs POWERED BY MR Garage & Shop


    Venda de Material Automovel - MR Garage & Shop

    Contacto: MR.garage.shop@Hotmail.com

  9. #9
    riscos_MC_PoWeR Super user Avatar de riscos
    Data de Inscrição
    Dec 2007
    Localização
    Matosos city
    Mensagens
    1.840

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Rodolf Ver Post
    Sim amigo, estes são os meus conselhos para este user.
    Acredita que é muito dificil construires um projecto com um set-up melhor que este.
    Como é obvio, não se vai tirar o volante, mas como é obvio um volante de competição, leve e sem airbag é o melhor a ser colocado.
    Um volante oem com airbag ainda pesa uns bons 5/6kg's, ao passo que um de competição anda pelas 700 gramas e olha que este peso faz diferença...
    Espero ter ajudado amigo riscos.
    sim ajudas-te muito em relaçao ao volante...e os travoes posso por uns mais levezinhos ?
    é k os k tenho no carro ainda pensam 50kgs...ou tiro os travoes de vez???k te parece?
    Seat Ibiza 6L 1.4TDI 1XXcvs POWERED BY MR Garage & Shop
    Renault Clio Break 1.5dci 75cvs POWERED BY MR Garage & Shop


    Venda de Material Automovel - MR Garage & Shop

    Contacto: MR.garage.shop@Hotmail.com

  10. #10
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2010
    Mensagens
    268

    Padrão

    Não amigo, todo o peso em travagem mais eficaz, é bem vindo.
    É bom termos sempre algo que nos pare se for necessário aquando de um aço.
    No entanto, no meu leon, coloquei um kit AP racing, em que apesar de ser muito maior que o OEM, mantem mais ou menos o mesmo peso.
    É uma questão de pesquisa e conhecimento, mas dentro de algum tempo espero vir a descobrir o set-up de travagem com a relação de eficácia-peso mais eficaz de todos, porque ainda é um peso um bocado grande...
    Eu não como a maior parte, que quer aço com suspensões e travoes OEM... há que ter um conjunto equilibrado, porque é sempre importante e pode ser necessário tambem para o aço.
    Dou-vos um exemplo que aconteceu comigo:

    Ia a num aço, na faixa da esquerda, ja perto dos 260... um carro um pouco à frente mete-se para ultrapassar, consegui travar...possivelmente com os travoes oem não teria conseguido.

    Cumprimentos amigos, qualquer duvida disponham
    AÇO

  11. #11
    Member Average Avatar de Plisk
    Data de Inscrição
    Sep 2009
    Mensagens
    61

    Padrão

    Caro Rodolf
    assim como o amigo riscos disse, eu estava à procura de um pouco mais de andamento, não de transformar o meu carro num carro de competição. Só para fazer um bocadinho o gosto ao pé.
    Talvez não me tenha explicado bem, até porque ainda sou um novato nestas andanças, mas eu estava a pensar numa coisa mais simples tendo em conta o motor que tenho. Vi por aí varias soluções como repros, aumento de pressão dos turbos, sistemas de escape, air intake... Coisas que possam ser facilmente removidas caso queira vender o carro.

    Não sei se alguém me consegue dar-me uma ajuda tendo em conta o motor e dentro deste enquadramento que especifiquei.

    Mas obrigado a todos os que responderam.

    cumps

  12. #12
    Senior Member Super user Avatar de Danyy24
    Data de Inscrição
    Apr 2007
    Localização
    Algueirao - Sintra
    Mensagens
    3.533

    Padrão

    Segundo me disse o telmo (o antigo dono do famoso Xsi fc) o bloco do cup e do 206 sao iguais ou compativeis, por isso basta 1 cabeça do cup pra notares a diferença, a partir daí é investir como num cup, o ceu é o limite.

    Se nao kiseres investir numa cabeça, tens sempre outras solucoes...
    Fitro de caixa k&n, colectores de escape, linha de 52mm e panela final e já notas grande diferença.
    Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
    Colt 1.6 GLXi XX-XX-AM ____ Trackday Car
    Civic Eg6 Vti XX-XX-FA ____ 189.2Cv 178.5Nw.m

    Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo

    Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html

    Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html

  13. #13
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Jan 2003
    Localização
    Algures no pais das Bananas
    Mensagens
    1.156

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Rodolf Ver Post
    Amigo, antes de mais, parabéns pela aquisição, tens ai um carro que com uns toques fica mesmo do aço.

    Já vi que és dos meus, queres é aço, mas num carro que possa circular à vontade nas estradas de Portugal.
    Para fazeres uma coisa como deve de ser, tens de investir em pneus, travagem, suspensão, aço para o motor e acima de tudo, reduzir o peso do conjunto.

    A nivel mecanico o conselho que te dou é :

    Compras um bloco dum Cup ou Gti (é plug&play) e fazes um projecto allmotor.
    Rectificas todo o bloco, com camisas mais resistentes, pistons cabeçudos de alta compressão com bielas reforçadas e mais leves, tudo com uma cambota calibrada, tenta colocar a cilindrada ai nos 17xxcc para teres mais binário, (importante para um bom arranque nos comparativos)
    A nivel de cabeça faz um trabalho completo, e coloca cams do mais agressivo (aquelas com relantim muito irregular, mas quem quer andar na frente tem de se sujeitar)
    Coloca uns ITB's na admissão e a nivel de escape, colectores 4-1 Raceland, com linha directa de 60mm em inox.
    O fundamental é depois uma boa electrónica, ficas com um motor na casa dos 2xx cvs e 9xxx rpm's.
    No entanto, se tiveres este motor e o peso de origem, acredita que ficas com um carro nada de outro mundo...
    Tão ou mais importante que o motor é reduzir o peso amigo, logo ai tens um grande entrave... a capota rigida, retractil. No entanto há solução... mandas fabricar um hard-top leve em carbono e removes todo o mecanismo e essas merdas pesadas que fazem parte do sistema, só ai poupas uns 100 kg's.
    Depois é o basico, removes o banco do pendura e trocas o teu por uma backet leve, tiras carpetes, forras das portas, da mala, AC, direcção assistida, radio, cablegem, sistema de som, forro do tecto, roda suplente, etc... resumindo, tiras tudo o que não é necessário e que faz peso.
    No fim, metes para-choques, mala, capot, portas e guarda lamas em carbono para conseguires reduzir mais um pouco o peso.
    Coloca tambem umas jantes leves (oz ultraleggera, por ex)

    Com isto vais ficar com um demónio da estrada amigo. Ficas ai com 800kgs e 2xx cvs, o que te permite um anadamento que não tens a noção...
    Espero ter ajudado, um abraço companheiro.
    deves ser daqueles que pensa que e espetar o material e toda a andar lol
    queria ver o homem a andar com o carro no dia a dia com esse material
    para nao falar , de nao perceber o porque de trocar bloco e afins , visto que sao iguais
    depois o bloco nem leva camisas , mas pronto ...

    depois tem um pequeno problema que para fazeres o que dizes gastas a volta de 8000€ ... e tamos a falar de um motor para fazer alguns km , nao vai fazer 10000k km lol

    para passares para 1760cc precisas de um stroke kit , pistoes bielas e cambota , la se vao 2500€
    depois itbs la se vao masi 1000€
    injectores
    cames trabalhar cabeça , tuches mecanicas molas duplas etc , la para 1200€
    electronica 700€ + remap
    linha de escape
    radiador de oleo
    embraiagem
    mao de obra
    etc....


    depois para quem nao sabe a cabeça do 206 e bem melhor que a do cup ...

    por alguma coisa facilmente se atinge num motor stock apenas com cames/electronica e colector de escape 160cv num 206



    umas catcams para esse motor , uma linha de escape e electronica chega bem aos 155/160cv e ja fica engraçado , e serve perfeitamente para andar no dia a dia

    falam em 200cv como se fosse algo facil de atingir num 1.6 psa ...
    e preciso gastar mesmo muito dinheiro para atingir 200cv reais
    Peugeot 206 1.1 260km/h gps 7000rpm quanto sera as 8000 ?
    Peugeot 307 1.6 HDI
    www.clubepeugeot206.com/forum

  14. #14
    JT
    JT está desconectado
    Time Attack Super user
    Data de Inscrição
    Apr 2004
    Localização
    Hamamatsu, Shizuoka, Japan
    Mensagens
    5.134

    Padrão

    oh spyro, deixa na net tudo é facil!
    2 old 4 this $hit

  15. #15
    VCPower Super user
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Localização
    PORTO
    Mensagens
    1.239

    Padrão

    Citação Mensagem Original de JT Ver Post
    oh spyro, deixa na net tudo é facil!
    tou a ver que o spyro nao entende nada disto .... lol

  16. #16
    MB Power Super user Avatar de HellRaiser
    Data de Inscrição
    Jan 2004
    Localização
    Wherever i may roam
    Mensagens
    3.521

    Padrão

    Por acaso também sempre ouvi dizer que uma cabeça de 206 GTI stock, é melhor que uma de Cup/GTI trabalhada!

    Bem, mais realisticamente, optaria por sistema completo de escape, admissão, uma electrónica e se me desse na telha umas cames!

    Ficaria já extremamente porreiro!

    Mercedes A45 AMG
    Mini F56 JCW
    Mini R53 JCW
    Fiat 124 Special T
    Fiat Coupe 20VT
    BMW M4

  17. #17
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Rodolf Ver Post
    Amigo, antes de mais, parabéns pela aquisição, tens ai um carro que com uns toques fica mesmo do aço.

    Já vi que és dos meus, queres é aço, mas num carro que possa circular à vontade nas estradas de Portugal.
    Para fazeres uma coisa como deve de ser, tens de investir em pneus, travagem, suspensão, aço para o motor e acima de tudo, reduzir o peso do conjunto.

    A nivel mecanico o conselho que te dou é :

    Compras um bloco dum Cup ou Gti (é plug&play) e fazes um projecto allmotor.
    Rectificas todo o bloco, com camisas mais resistentes, pistons cabeçudos de alta compressão com bielas reforçadas e mais leves, tudo com uma cambota calibrada, tenta colocar a cilindrada ai nos 17xxcc para teres mais binário, (importante para um bom arranque nos comparativos)
    A nivel de cabeça faz um trabalho completo, e coloca cams do mais agressivo (aquelas com relantim muito irregular, mas quem quer andar na frente tem de se sujeitar)
    Coloca uns ITB's na admissão e a nivel de escape, colectores 4-1 Raceland, com linha directa de 60mm em inox.
    O fundamental é depois uma boa electrónica, ficas com um motor na casa dos 2xx cvs e 9xxx rpm's.
    No entanto, se tiveres este motor e o peso de origem, acredita que ficas com um carro nada de outro mundo...
    Tão ou mais importante que o motor é reduzir o peso amigo, logo ai tens um grande entrave... a capota rigida, retractil. No entanto há solução... mandas fabricar um hard-top leve em carbono e removes todo o mecanismo e essas merdas pesadas que fazem parte do sistema, só ai poupas uns 100 kg's.
    Depois é o basico, removes o banco do pendura e trocas o teu por uma backet leve, tiras carpetes, forras das portas, da mala, AC, direcção assistida, radio, cablegem, sistema de som, forro do tecto, roda suplente, etc... resumindo, tiras tudo o que não é necessário e que faz peso.
    No fim, metes para-choques, mala, capot, portas e guarda lamas em carbono para conseguires reduzir mais um pouco o peso.
    Coloca tambem umas jantes leves (oz ultraleggera, por ex)

    Com isto vais ficar com um demónio da estrada amigo. Ficas ai com 800kgs e 2xx cvs, o que te permite um anadamento que não tens a noção...
    Espero ter ajudado, um abraço companheiro.
    Andas completamente alucinado!!

    Mas tens razão, reduzir peso é uma das formas de ganhar potência. No entanto, precisas de saber a relação peso/potência do carro, imagina que até é 10KG por cv... tinha k tirar 500kg para conseguir 50cv!!

    Olha uma coisa: mas tu és maluco ou quê?? Tens noção do que é fibra de carbono?? Fazes alguma ideia de quanto custa o kg da mesma?? Quanto mais fazer um hard top disso!!

    Lê + um bocado, informa-te melhor das coisas, já andas bem na noção peso-potência, então, EVOLUI para outras coisas!!

    Quanto ao tópico:

    Linha de escape com colectores, tubo sem katalizador e panela final + filtro de admissão com puxada de ar e já ficas com 2 coisas que te vão emocionar: o som do carro e os 10/15cv a mais!
    ...

  18. #18
    Member Average Avatar de Plisk
    Data de Inscrição
    Sep 2009
    Mensagens
    61

    Padrão

    Hmm...
    Então, como a maioria de voces sugere, se eu optasse por pôr umas cames, catcams, admissão, sistema de escape e electrónica, quanto é que me custava?
    iria aumentar muito o consumo?
    e já agora, por mera curiosidade, o que são e o que fazem as cames e as catcams (isto se não estiver a falar do mesmo)?

    Como já disse, sou um novato =p

  19. #19
    Member Average Avatar de Plisk
    Data de Inscrição
    Sep 2009
    Mensagens
    61

    Padrão

    Ah e caso o fizesse, o carro passaria na inspecção sem problemas?

  20. #20
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    O que gastas depende da categoria de material que meteres!

    Podes gastar 1000 euros numa linha de escape da Supersprint ou gastar cerca de 400 se a mandares fazer cá numa casa especializada, é claro, será uma réplica e não funcionará tão bem, mas olha que não fica longe do pretendido...

    As árvores de cames, basicamente, servem para abrir e fechar as válvulas que deixam entrar e sair o ar dos cilindros. Ao meteres umas mais agressivas o que acontece é k aumenta a quantidade de ar que entra para cada cilindro aumentando a potência. O problema das cames é que têm um determinado espaço de rotação útil, ou seja, as que tens são boas em baixas e médias rotações mas já não são boas em altas rotações, se meteres umas bastante agressivas, o carro fica inconduzível em baixas rotações mas fica fantástico a alta rotação! Tens que ver, se o carro é para uso absoluto e diário, usa as de origem e investe outro material, se o usas só no fim de semana e é para andar a sério, mete umas cames melhorzitas; se é para competição, mete as mais agressivas que encontrares! Percebeste, mais ou menos..?
    ...

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Peugeot 206 XS 1.6 HDI 16v 110cv
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 05-02-2011, 18:00
  2. Peugeot 206 hdi 1.6 110cv
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 10-01-2011, 02:40
  3. Peugeot 206 CC 1.6 HDI 110CV
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 17-03-2010, 16:40
  4. Peugeot 206 GTI 110CV
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 19-02-2009, 15:10
  5. Peugeot 206 Hdi 1.6 110cv
    Por stbf no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 4
    Última Resp.: 11-09-2008, 12:08

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •