Resultados 1 a 11 de 11

Tópico: Modificar Caixa de filtro

  1. #1
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    May 2005
    Mensagens
    103

    Padrão Modificar Caixa de filtro

    Boas,

    Vou modificar a caixa do filtro de ar de origem do meu carro. Pretendo alisá-la toda por dentro para o ar fluir mais facilmente.
    A minha dúvida é a seguinte, depois de a alisar fibro-a? Com fibra de vidro ou com outro material? Sou leigo nisto e não sei que materiais aderem bem ao plástico e que não aqueçam muito.

    Quem puder ajudar...

  2. #2
    Member Average
    Data de Inscrição
    May 2005
    Localização
    Earth
    Mensagens
    82

    Padrão

    eu diria que os eng da peugeot terão desenhado a caixa com o desenho aerodinamicamente mais eficiente possivel.

    Já fizeste algum teste de fluxo a determinar o que podes melhorar?
    Sabes o que vais fazer ou vais alisar pq alisado fica "+ melhor bonito"


    As vezes mais vale estar quieto.
    1998 Volvo S70 T5
    2004.5 Volvo S40 T5
    2005 Volvo S40 2.0D

  3. #3
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    May 2005
    Mensagens
    103

    Padrão

    Esqueci-me de referir que a caixa de filtro em questão não é do Peugeot. A caixa é bastante grande e no interior o ar não flui com muita facilidade.

    Não me interesse que fique bonito ou feio pois ando com o capôt fechado e o que me interessa é facilitar a entrada de ar para o turbo, de modo a que quando carregue no acelerador o turbo consiga aspirar todo o ar facilmente sem restrinções.

    Por isso quem souber qual o melhor material para "aderir" ao plástico que diga...

  4. #4
    SDR
    SDR está desconectado
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2007
    Localização
    Santarem
    Mensagens
    14

    Padrão

    Boas...
    Os eng. da peugeot nao desenharam uma caixa de ar mais eficaz, eles quando desenham algo para o motor tambem pensam no consumo do carro, tanto se olhares para caixas de ar de competiçao desse carro nao é igual, porque na competiçao nao interesa o consumo.....

    se queres alterar essa caixa, estuda os fluxos de ar que pretendes, assim acabas por saber sempre o resultado, e talvez te possa ficar tambem mais economico a transformaçao, porque em combustivel vais ter de alargar a bolsa.....

  5. #5
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    May 2005
    Mensagens
    103

    Padrão

    Eu sei como alterar a caixa e repito, não é para nenhum Peugeot.

    A minha dúvida é apenas com que tipo de material posso alisar a caixa por dentro, se por exemplo a fibra de vidro é aconselhável ou nem por isso.

  6. #6
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    Trofa/Braga/Porto de Mós
    Mensagens
    2.236

    Padrão

    A dinâmica do fluído na admissão é diferente do que se for no escape.
    Acho que o que pretendes fazer não tem interesse quase nenhum, além disso, turbulência haverá sempre, pois a diferença de diâmetros será sempre abrupta, pois passarás de uma caixa para um tubo... e tubo esse que se calhar está cheio de irregularidades...
    Audi A3 Sportback 1.9 TDi '07
    Honda NT 650 Deauville '98
    Land Rover Discovery 300 TDi '96
    Mini HL '81

  7. #7
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    May 2005
    Mensagens
    103

    Padrão

    Citação Mensagem Original de SquareWheels Ver Post
    A dinâmica do fluído na admissão é diferente do que se for no escape.
    Acho que o que pretendes fazer não tem interesse quase nenhum, além disso, turbulência haverá sempre, pois a diferença de diâmetros será sempre abrupta, pois passarás de uma caixa para um tubo... e tubo esse que se calhar está cheio de irregularidades...
    Vou passar de uma caixa para 1 tubo? Explica-me essa porque sinceramente não me lembro de ter escrito isso...

    A caixa do filtro de ar em questão é enorme e dentro tem bastantes saliências que não permitem uma boa fluidez do ar. Vai-se cortar essas saliências, termo vulgo "rapar" o interior da caixa. Mas depois ao ficar toda lisa por dentro vai aumentar o volume. A ideia é fazer algum enchimento de modo a diminuir o tempo de resposta.

    A dúvida é apenas do material que poderei utilizar para fazer este enchimento.

  8. #8
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    em casa ainda...
    Mensagens
    26

    Padrão

    Viva


    Parece-me que anda alguma confusão no ar, daí as dúvidas.
    Segundo entendi queres alisar o interior da caixa do filtro de ar de um motor turbinado para este respirar melhor e diminuir o tempo de resposta???

    As saliências que a caixa tem são nervuras, estão lá para aumentar a resistência estrutural desta, podes diminui-las mas nunca as faças desaparecer por completo, 1 mm de altura é o minimo mas não te admires se um dia a caixa aparecer partida/rachada.
    Quanto à fibra....esquece.
    A melhor coisa a fazer é comprar um filtro de algodão lavável e substituir o de papel, e no caso de algum dos tubos de entrada ou saida do ar entrar dentro da caixa, retirar essa parte.
    Agora o tempo de resposta, tudo o que está antes do turbo não o influencia, a não ser que o motor esteja a respirar por uma palhinha....
    porque é essa a função do turbo, fornecer ar em excesso( daí a pressão positiva) de forma a que o motor consiga admitir uma massa de ar (muito ou um pouco acima, a pressão positiva, mais ou menos pressão, recordas-te?) superior à permitida pela sua cilindrada.
    O que aumenta ou diminui o tempo de resposta do turbo é o tamanho/volume do circuito após este até ao cilindro, daí tubagens compridas, permutadores de calor de grande vol. interno/restritivos na passagem do ar são os grandes responsáveis por isso ao fazerem baixar a pressão notoriamente.

    fica bem e desculpa o testamento

    carlos barata

  9. #9
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    Trofa/Braga/Porto de Mós
    Mensagens
    2.236

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Seker Ver Post
    Vou passar de uma caixa para 1 tubo? Explica-me essa porque sinceramente não me lembro de ter escrito isso...

    A caixa do filtro de ar em questão é enorme e dentro tem bastantes saliências que não permitem uma boa fluidez do ar. Vai-se cortar essas saliências, termo vulgo "rapar" o interior da caixa. Mas depois ao ficar toda lisa por dentro vai aumentar o volume. A ideia é fazer algum enchimento de modo a diminuir o tempo de resposta.

    A dúvida é apenas do material que poderei utilizar para fazer este enchimento.
    ...vai passar de uma caixa para um tubo... porque o ar entra nessa caixa e vai para onde? LOLOLOL
    Audi A3 Sportback 1.9 TDi '07
    Honda NT 650 Deauville '98
    Land Rover Discovery 300 TDi '96
    Mini HL '81

  10. #10
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    May 2005
    Mensagens
    103

    Padrão

    Citação Mensagem Original de SquareWheels Ver Post
    Acho que o que pretendes fazer não tem interesse quase nenhum, além disso, turbulência haverá sempre, pois a diferença de diâmetros será sempre abrupta, pois passarás de uma caixa para um tubo...
    Tu não escreveste que o ar ia passar da caixa para o tubo mas sim que passaria de uma caixa para um tubo, deste a entender que iria transformar a caixa num tubo. A língua portuguesa é traiçoeira por isso na boa


    diplomata: Excelente post, acho que foste o único a entender o que eu queria e que me soube explicar o que deveria e não deveria fazer!
    Última edição por Seker; 15-07-2008 às 21:06.

  11. #11
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Citação Mensagem Original de diplomata Ver Post
    Viva


    Parece-me que anda alguma confusão no ar, daí as dúvidas.
    Segundo entendi queres alisar o interior da caixa do filtro de ar de um motor turbinado para este respirar melhor e diminuir o tempo de resposta???

    As saliências que a caixa tem são nervuras, estão lá para aumentar a resistência estrutural desta, podes diminui-las mas nunca as faças desaparecer por completo, 1 mm de altura é o minimo mas não te admires se um dia a caixa aparecer partida/rachada.
    Quanto à fibra....esquece.
    A melhor coisa a fazer é comprar um filtro de algodão lavável e substituir o de papel, e no caso de algum dos tubos de entrada ou saida do ar entrar dentro da caixa, retirar essa parte.
    Agora o tempo de resposta, tudo o que está antes do turbo não o influencia, a não ser que o motor esteja a respirar por uma palhinha....
    porque é essa a função do turbo, fornecer ar em excesso( daí a pressão positiva) de forma a que o motor consiga admitir uma massa de ar (muito ou um pouco acima, a pressão positiva, mais ou menos pressão, recordas-te?) superior à permitida pela sua cilindrada.
    O que aumenta ou diminui o tempo de resposta do turbo é o tamanho/volume do circuito após este até ao cilindro, daí tubagens compridas, permutadores de calor de grande vol. interno/restritivos na passagem do ar são os grandes responsáveis por isso ao fazerem baixar a pressão notoriamente.

    fica bem e desculpa o testamento

    carlos barata
    5 estrelas!
    ...

Tópicos Similares

  1. Respostas: 13
    Última Resp.: 22-03-2011, 11:48
  2. Filtro BMC de caixa
    Por ultimate_dls no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 4
    Última Resp.: 26-01-2009, 11:10
  3. Vendo - Filtro Caixa Fk Polo G40 Novo Na Caixa 20€
    Por GOLFSC no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 1
    Última Resp.: 09-07-2007, 09:09
  4. Filtro cónico VS Filtro de caixa
    Por VW Golf Lover no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 6
    Última Resp.: 30-12-2006, 14:39
  5. Caixa do filtro de Ar
    Por Seker no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 3
    Última Resp.: 09-01-1970, 15:21

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •