Pensei que estava a ver o outro tópico.
Cump.
Com o outro solto por essas estradas a fazer rodagem, tinha de arranjar um substituto para não estranhar a ausência dum 323 gtx vermelho ..
Ora bem, deixaram-me este 323 gtx 4x4 para diagnóstico e eventual autopsia.. após uma longa vida sem a devida manutenção, o novo dono reservou-lhe um renascimento digno do puro aço ..
Dizem que uma foto vale por mil palavras, pois bem.. será por essa máxima que este tópico se desenrolará, alguma questão não hesitem ..
Última edição por scorcher; 24-09-2013 às 18:06.
scorcher Imports 200sx s13 RB30/26DETT www.scorcher-Imports.com
Pensei que estava a ver o outro tópico.
Cump.
Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
Colt 1.6 GLXi XX-XX-AM ____ Trackday Car
Civic Eg6 Vti XX-XX-FA ____ 189.2Cv 178.5Nw.m
Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo
Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html
Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html
esteticamente e stock, na minha opiniao, nao tem por onde se lhe pegue, mas motor nao deve faltar..
Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
Colt 1.6 GLXi XX-XX-AM ____ Trackday Car
Civic Eg6 Vti XX-XX-FA ____ 189.2Cv 178.5Nw.m
Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo
Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html
Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html
Vamos lá desenterrar o tópico e o carro, o dono na altura acabou por desistir e optou por algo diferente (rwd) e mais recente, mais propriamente um s14, então acabei por ficar com o carro para restaurar/preparar, em parte por já ter preparado este http://www.tuning.online.pt/forum/ma...x-t101847.html e por ser 4x4 para variar um pouco do s13 rb30.
A intenção é melhorar a eficácia do carro e torna-lo capaz de lidar com os +-250cv que pretendo extrair da mecânica original (1600cc turbo). É uma mecânica bastante interessante para a época, 1987, onde o que contava era a performance pura, daí detalhes como o design dos runners do colector de admissão optimizados exclusivamente para altas, régua injectora com dupla alimentação, dump valve de recirculação de origem, entre outras coisas que me vão meter um sorriso na cara quando me dedicar a ele ..
Foto que encontrei do colector JDM (o que tenho) e respectiva comparação com a versão americana, dizem que há 15cv de diferença entre eles.JDM Vs. USDM B6T Intake Manifolds - WERBATFIK.COM
Uma coisa que pretendia ajuda era na escolha de jantes, no DU ele tem averbado 195/45/16 e queria algo direccionado para o propósito que a mazda tinha para o carro, ou seja, rally.
Última edição por scorcher; 02-09-2012 às 16:19.
scorcher Imports 200sx s13 RB30/26DETT www.scorcher-Imports.com
Bem, farto de ter de andar como o compressor atrás para mudar o carro lá arranjei umas jantes.
São umas Sparco NS2 em 16" com 7" e 8" (deep dish) apesar de no Du só ter 195/45.
As de 8" vieram com uns 225/50 que encostam no amortecedor então só montei as de aba vermelha 7" (205/50).
Última edição por scorcher; 19-09-2013 às 06:14.
scorcher Imports 200sx s13 RB30/26DETT www.scorcher-Imports.com
carro engraçado. a puxar as 4, + de 250cv, pequeno e leve. vai ser qq coisa de especial...
isso em trackdays era uma supresa para muita gente
BMW E46 323CI + IVA = 2xxcv
nao conhecia esta versão deste carro mas é espetacular
Estou curioso com este projecto.. claramente um carro rarissimo de ver.. vai sem duvida causar surpresas quanto estiver pronto
Audi A4 TDI "Black Baron"
http://www.tuning.online.pt/forum/au...d=1#post810721
Bem, ao fim de 3 anos em standby.. finalmente chegou o dia D para este projecto .. começo então com uma pequena apresentação do espaço onde vou reconstruir este motor:
Como é a primeira vez que este motor foi todo desarmado, vou aproveitar para rever tudo desde guias das válvulas, vedantes, descarbonizar, rodar, etc..
Desmontei as bielas dos pistões porque detectei um ligeiro bater proveniente do bloco do motor, diagnóstico inicial que podem ouvir aqui: (video de 2010), e confirmei agora que de facto há indices de gripagem nestes casquilhos onde os pinos dos pistões trabalham, por isso tb são para trocar.. de resto é para manter a cilindrada e reutilizar os pistões originais. Nada de "maluqueiras" como nos outros projectos.. tirando a intenção de querer trocar o turbo por um "ligeiramente mais eficiente" ..
scorcher Imports 200sx s13 RB30/26DETT www.scorcher-Imports.com
Valvulas descarbonizadas (falta uma).
Cabeça faceada, bloco despolido/faceado e casquilhos das bielas novos em bronze (pronto para começar a montagem).
Tive aqui um contratempo com as porcas das jantes, elas usam porcas especificas da sparco que são no mínimo "caras", então tive de encontrar uma alternativa viável para n rebentar com o orçamento deste restauro, o que implicou o torneamento dum set completo de porcas para encaixarem nas jantes como podem ver.
scorcher Imports 200sx s13 RB30/26DETT www.scorcher-Imports.com
Gostei de ver scorcher! mas 250cv do 1.6? só com troca de turbo? ou percebi mal?
Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.
Não consigo ver nada com essas garrafas todas aí.....Bloqueiam-me a atenção...
Bom trabalho!
Desconhecia completamente o modelo.
As jantes são lindíssimas, o carro precisa de uma pintura nova para não "destoar".
É um carro raro sim, apenas foram construídos 5000 exemplares para homologação da FIA no grupo A de rally.
scorcher Imports 200sx s13 RB30/26DETT www.scorcher-Imports.com
Fui testar as porcas para ver se as medidas tinham sido bem tiradas, ficaram no ponto .
scorcher Imports 200sx s13 RB30/26DETT www.scorcher-Imports.com
É isso e o carro ficar 5* com essas jantes xP
Fui tirar umas fotos aos interiores, aqui ficam..
A assinalar:
- Indicador de pressão de turbo no quadrante.
- Bloqueio electrónico do diferencial.
- Regulação lombar no banco.
scorcher Imports 200sx s13 RB30/26DETT www.scorcher-Imports.com