Bem, há muito tempo que andava a procura de um Rover 114 GTi (tenho algum gosto pelo carro), mas nunca tinha encontrado nenhum que tivesse em bom estado. Ou tinham batidas, mazelas de acidente, interiores completamente estragados, ferrugens e afins… Mas parece que finalmente a sorte me bateu a porta e encontrei um Rover 114 GTi 75% em bom estado. Levou pintura nova, não tem nenhum toque visível (mesmo depois de desmontar os interiores). Comprei o carro então, com o motor avariado (tinha a junta queimada devido a um tubo da sofagem ter rebentado), era um mono ponto mas isso em breve irá mudar.
Vamos ao que interessa, as fotos e o trabalho já feito no carro!
O carro chegou-me as mãos neste estado, pintura nova mas com aspecto “gasto” (estava sempre parado numa base militar ao sol todos os dias desde que foi arranjado de chapa e pintado). Além disso o que menos gostei foi dos pára-choques gastos e sem cor.
A minha primeira alteração foi trocar as ópticas traseiras pelas do restyling do Serie 100…
Logo de seguida foi trocado o plástico da óptica das luzes de nevoeiro traseiras…
De seguida foi retirar a “armação” da publicidade da matrícula e as siglas traseiras…
Aqui já sem as siglas mas ainda com a cola das mesmas…
Um dos problemas do tubo da sofagem ter rebentado foi ter entrado liquido com óleo misturado para o habitáculo do carro, a carpete ficou neste estado…
O facto de ter entrado água e do carro ter estado parado tanto tempo, tive receio que pudesse ter começado a ganhar algum ponto de ferrugem na carroçaria. Meti mãos à obra e comecei a desmontar o interior para ver o aspecto do interior (podres ou batidas) e para poder limpar melhor e com calma.
Felizmente não tinha nenhum toque nem ferrugem no interior!
Como o carro era de 1991 pensei em meter as matrículas da época…
Tinha de arranjar algumas peças para o carro que estavam partidas ou desgastadas. Fiz uma procura na internet a ver se encontrava um Rover 111 barato para poder tirar peças dele e achei este Rover 114 GTi por um bom preço com muitas peças que precisava e com um motor já multiponto e a funcionar sem qualquer problema.
Cada dia que passa o carro vai sendo mais desmontado para limpar e trocar peças partidas ou gastas com o tempo…
Aqui o cofre do motor já só quase com o motor pronto para sair também…
Uma das coisas que notei quando comprei o carro foi que a óptica do lado do condutor não estava bem direita. Fui ver qual era o problema e foi então que encontrei isto…
A óptica estava partida num dos apoios e tinha também o espelhado “comido” do tempo…
Troquei por outra que tinha em bom estado. A diferença ainda era grande…
Os pedais já estavam gastos do tempo, por isso troquei os pedais também…
Depois o resto do tempo foi dedicado às limpezas que são muitas. Vão poder ver nas fotos como estavam as peças e como ficaram…
Aqui o que me deu mais trabalho a lavar, e mesmo assim ainda não estão como quero, o reservatório do líquido do pára-brisas e o vaso de expansão.
Abraços