Marca: FORD
Modelo: Focus Station Wagon 1.6TDCI
Ano: 2008
Descrição do projecto: Um projecto totalmente virado para o OEM+. Em minha posse desde 2009, o pretendido sempre foi utilizar material Original do grupo Ford, utilizando a maioria dos extras disponíveis nos modelos desportivos de modo a criar uma base homogénea, agressiva e simples. Conjugando as Jantes Jaguar, marca que faz parte do grupo Ford, os coilovers feitos por medida na D2 Racing e os extras disponíveis na Ford, o meu objectivo foi totalmente atingido - OEM+.
Alterações totais
Motor:
- Reprogramação PKE - 141cv/321nm
- Remoção de Filtro de Particulas
- Filtro K&N
- Fita térmica desde turbo até ao fléxivel
Suspensão:
- Coilovers feitos por medida na D2 Racing USA, através do importador Importperfomancentre em Malta.
Dito pelo próprio importador , Cédric Bartolo - "The only Station Wagon in the world with D2 Racing Coilovers. Congrats!"
Travões:
-Originais, com previsão para montar os Travões Jaguar de 330mm na frente.
Rodas:
- Jaguar Cygnus em 18x8.5j com 215 40 R18 Falken.
Exterior:
- Frente Ford Focus ST
- Saias laterais Ford Focus ST
- Aileron ST
- Plásticos e cromados lacados de preto
- Faróis de nevoeiro amarelos
- Farolins escurecidos
- Letras removidas
- Simbolos FORD personalizados a vermelho
- Ponteira dupla
- Escova traseira Toyota
Interior:
- Original.
- Simbolo volante vermelho
Som:
- Isolamento acustico nas portas, chão e porta bagagens, com material STP Standartplast.
- Fonte Kenwood BT60-U
- Sub Activo Pionner debaixo do banco
Outros:
- Espaçadores Eibach 20mm ha frente e 25mm atras.
Alterações realizadas em 2012:
- Tirando as saias, aileron e mais alguns pormenores, a maioria foi feito em 2012.
TOL: Há quanto tempo possui este carro?
Resposta: Desde novembro de 2009
TOL: Quando começaram as alterações?
Resposta: Logo quando o comprei, com o kit de suspensão Eibach.
TOL: O que destaca neste projecto que tenha sido realizado no ano de 2012?
Resposta: Sem duvida os coilovers, as Jantes e o kit completo do ST. Só os coilovers estive 6 meses ha espera, mas valeu a pena!
TOL: Quais os objectivos futuros para este projecto tuning?
Resposta: Um bom upgrade de travagem, de resto, está como eu o planeei.
TOL: Se fosse enquadrado num estilo de tuning como o denominaria?
Resposta: OEM + = Original Equipment Manufacturer Plus.
TOL: Qual é a peça/alteração melhor conseguida durante 2012 e porquê?
Resposta: Apesar de os coilovers serem unicos no mundo, vou ter de dizer as Jantes. Estive algum tempo para as conseguir encontrar, mas o facto de serem Jaguar, e ter sido chegar e montar, sendo tudo igual há Ford, é muito bom! Mas, vou ter de destacar tambem o isolamento acústico, o conforto no habitaculo ficou extremamente melhor!
TOL: Que inspirações tiveste ou que influências mais destacas para este projecto?
Resposta: Os bons amigos ajudam sempre...mas tal como todos, tento sempre ser original, mas os amigos inspiram sempre.
TOL: Que tipo de utilização faz do carro?
Resposta: Diária.
TOL: O que diria para convencer os restantes utilizadores a votar neste projecto?
Resposta: Eu só peço que haja união e respeito entre todos os tuners...seja qual for o estilo seguido, lutamos todos pelo mesmo...ganhar ou nao, interessa é haver bons projectos para mostrar, e cada vez mais, tenho orgulho do produto nacional que está a surgir.
Fotografias:
Quando a comprei:
Estado Actual:
Filmes:
Agradecimentos:
Tal como o meu grande amigo Tony refere, a toda a gente que despendeu minimamente o seu tempo comigo e a ajudar-me. A todos os meus amigos, Familia e namorada.