cada vez que abres um topico eu ate tenho medo de ler
Quanto mais baixa for a temperatura mais gasolina a centralina manda po motor.
Boas, ontem pus mãos a obra e substitui o sensor da temperatura do meu Ax 1.1 com um potenciometro de 10k
os valores no autodata sao:
nos 0º C 8750ohm
nos 20º C 3750ohm
nos 80º C 380ohm
Com o potenciometro no minimo o relantim é irregular e no maximo o carro derrapa que nem um louco xD
agora queria saber se ele injecta mais gasolina quando esta quente ou quando esta frio?
Estou a pensar substituir o sensor map por um diodo de 5v ja que a tensao que ele manda para a centralina é de 1.5v-5v
cada vez que abres um topico eu ate tenho medo de ler
Quanto mais baixa for a temperatura mais gasolina a centralina manda po motor.
Peugeot 106 xsi
Pois tens razões para isso :P
a verdade é que notei um ganho significativo, para o motor que é, uma resposta e aceleração brutal.
Agora estou a fazer uma placa para controlar o sensor de temperatura(IAT)
o MAP e a sonda lambda, depois posto resultados.
Gostava de melhora um bocado a parte da ignição, mas não estou a ver como.Existe alguma maneira de mexer na bobine?
Última edição por ghostbuster; 25-10-2010 às 16:57.
Asneira manel. O carro vai durar pouco com essas invenções. O que eu recomendo mesmo é alterar os mapas da centralina. Penso que tem que retirar o chip (não sei se está soldado ou está numa ficha de suporte). Depois tem que ler o chip com um leitor apropriado ligado a um computador que tenha o software especifico.
Tem vários parâmetros importantes: Temperatura do ar, rotação do motor, avanço da ignição ... etc, etc
Se quiser as coisas bem feitas, faz os testes num rolos dum dinamómetro, para acertar os mapas até ficar com uma verdadeira bomba.
Manda gota com fartura la para dentro.. quando partir um piston avisa
Última edição por FilipeJA; 02-11-2010 às 16:12.
5000 RPM´s onde os diesel acabam e os verdadeiros carros começamDetalhe Automóvel
Última edição por FilipeJA; 02-11-2010 às 16:18.
5000 RPM´s onde os diesel acabam e os verdadeiros carros começamDetalhe Automóvel
Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
Colt 1.6 GLXi XX-XX-AM ____ Trackday Car
Civic Eg6 Vti XX-XX-FA ____ 189.2Cv 178.5Nw.m
Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo
Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html
Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html
Não entendo o porquê do haver pessoas a quererem estragar os carros com "invenções" que os próprios fabricantes e os espe******tas em alterações aos motores não as fazem. Esta de andar a fazer com que o sensor de temperatura do ar "minta" à centralina, é muito vulgar encontrar à venda no ebay. Pobre do incauto que põe isso no carro. Já parece aquela do turbo eléctrico que mais parece um abanico. O pior é quando o motor suga as pás do turbo eléctrico e faz de triturador de turbos. Já vi quem retire o sensor de dentro da tubagem de admissão e a meta pendurada por debaixo do para choques. Enfim, só inventores que depois dão-se mal.
eu n entendo é o pk de pessoas que n percebem nada de mecanica virem falarem do que n sabem...
Tenho um bloco 1.0 de ax com uma preparaçao a nivel de cabeça e parte electrica que por acaso ate anda com um potenciometro nessa valvula e com outras coisas desse tipo e nunca deu problemas, e em termos de andamneto anda mt bem para um motor 1.0, posso dizer que alguns 1.4 tem uma certa dificuldade em acompanhar..
o que esse sensor faz basicamente é mandar mais gasolina la pa dentro a frio.
Peugeot 106 xsi
Asneira manel.
1 - Toda e qualquer valvula é um actuador e não um sensor.
2 - Aposto que quando refere valvula (que é um actuador), queria referir-se ao sensor da temperatura do ar (este é um termistor, ou seja, a resistência varia com o calor).
3 - Ao alterar o valor da resistência do sensor, está a fazer com que o sensor funcione como um sensor danificado. Isto quer dizer, que está a "mentir" à centralina.
Como resultado, logo à partida está a fazer com que a centralina altere a quantidade de gasolina e o avanço da ignição. O resultado pode ser as velas andarem borradas por excesso de gasolina e começar a ter problemas de auto detonação e auto ignição. Se é um facto que ao ter mais gasolina, baixa a temperatura na câmara de combustão, o valor cistolico não é obtido fazendo com que a combustão seja mais difícil de se efectuar e por consequência, quando abre as válvulas de escape ainda ter os gases a arder. Por outro lado, ao baixar a temperatura, está a evitar a auto-detonação, mas por outro lado, vai ficar com pontos de carvão incandescente, o que provoca auto-detonação. Para finalizar, o avanço da ignição vai ser alterado, o que por um lado leva a grandes perdas de potencia e por outro lado pode levar a partir os pistons por detonação e auto ignição.
Portanto, o que recomendo vivamente é alterar os mapas da centralina.
Outra recomendação é a leitura de livros técnicos sobre o assunto, pois como bem refere, como não sou um entendido sobre a matéria, apenas um mero amador e curioso, tenho uma certa dificuldade em transmitir os meus conhecimentos que por acaso até estão um bocado colados com cuspo (tenho uma ideia sobre o assunto, mas até posso estar completamente equivocado).
5000 RPM´s onde os diesel acabam e os verdadeiros carros começamDetalhe Automóvel
manel, enganar o sensor vai fazer com que ele diga a centralina para mudar a injeçao, mais gasolina e igniçao diferente, com mais gasolina o sensor map vai tb obrigar a mandar mais ar ( sim eu sei a relaçao de ar/gasolina vai ficar rica) Tendo mais ar e alguma gasolina em excesso vai fazer com que o carro tenha mais força em certos regimes e pior a fazer velocidade. O sensor anti-detonação faz o resto, é certo que em exagero alguma gasolina queima no escape a reduzir.
Agora deixe um pouco os livros que sao feitos a falar de carros em funcionamento normal e nao com base de carros alterados.
E para o outro, a casas bem conhecidas de preparação que fazem isto e mais umas coisas incluindo as válvulas prensadas para autódromo, por isso pergunta la ao teu mecanico outra vez para te informares melhor. E sim falo pk conheço pessoas no ramo das competiçoes.
Peugeot 106 xsi
No meu carro, a válvula da gasolina prensada, não resulta, muito antes pelo contrario. A esfera dentro do tubo de vácuo que vai para a válvula que regula a pressão da gasolina é outra que não resulta de todo no meu carro.
O objectivo da válvula que regula a pressão da gasolina é quando abrir a borboleta, vai uma quantidade extra de gasolina para compensar o lag da centralina mandar os injectores estarem abertos mais tempo.
Comparativamente, os motores com carburador ao invés dos motores com EFI, o abrir a borboleta é compensado com uma bomba que injecta mais gasolina para dentro do carburador.
Não há nada melhor que um bom mapa na centralina. Não há milagres com pozinhos nem feitiços que resultem.
Mas, como tira teimas, nada melhor que ter 2 carros iguais, um com as mod's que refere e um outro com um mapa bem feito. Depois é levar os 2 para uma pista e ver o que acontece. Certo ? Já agora um cronometro seria uma boa ferramenta para o tira teimas. Já agora, os carros que limpam os resultados em competição, não usam as mod's que refere. Pelo menos, os fabricantes e os que andam em competição, não gostam de perder nem a feijões.
Última edição por 106XSiLx; 04-11-2010 às 21:49.
Ah muito pessoal que martela ou prensa a valvula mas isso está erado, porque nao se consegue controlar a pressao que pretendemos.
Agora em vez de prensar a valvula, esperimenta soldar-lhe uma porca e mete la um parafuso com uma anilha, de modo que quando se enrosca prensa mais a mola, liga um manometro de pressao e ajusta isso para um kilo e meio de pressao, normalmente andam a 0.8-1 kg.(isso para injecçao mono-ponto, para multiponto tem que levar uma valvula regulavel)
Já vi que aqui so criticam os outros em vez trocar ideias e deixar de bater no ceguinho!
Eu fico na minha, não preciso de monstrar nada, que o carro anda X ou não, mas cada um faz o que quer, e criticarem os outros so porque teem um 1100cc é estupido, podem nao dar mais que 140km/h, mas la que ficam brutos com as modificações certas ficam..
A primeira coisa que lhe quero dizer, é desculpa-me eu ter tentado entrar nas parodia com os outros users, não era para fazer troça se si.
Ninguém nasce ensinado, e a maioria vem aqui para aprender e pedir ajuda. Não foi intenção minha criticar-lo e muito menos ofender-lo. No entanto, como reparou, não gosto de ver os outros serem induzidos em erro. Eu já fui, e não gostei !!! Gastei uma "nota preta" para nada. Despendi montes de dinheiro em infantilidades que deram péssimos resultados (se eu tivesse sido esperto, tinha ficado quieto).
Ralativamente à válvula prensada, o que eu afirmo é, que não dá os resultados esperados e tem efeitos colaterais não desejados. No caso do tal equipamento do parafuso e porca (independentemente de ser mono ponto ou multi ponto), ou melhor ainda, com FSE com manómetro, é afinar a pressão que vai para os injectores. Se a válvula estiver em condições, não precisa da válvula FSE. Aqui, há a resalva que desde já faço que é quando se altera alguma coisa no motor (filtro diferente, colector de escape, panelas, reprogramação) o FSE é uma óptima maneira de obter melhorias.
Quando sugeri, comparativos, foi para se poder confirmar que a alteração efectuada aprova ou não. Não basta fazer a simulação em computador.
Desde que há carros que tem sido sempre assim. A rapaziada faz uma experiência e depois vai ver se realmente aprova ou não. Vaí daí, vão fazer corridas e provas dos mais diversos tipos.
Como é evidente, todos os motores com as modificações certas, ficam com melhores desempenhos e performances acrescidas.
Stoichiometric air-fuel na gasolina é a proporção de 14.7 : 1
http://en.wikipedia.org/wiki/Stoichiometry
Na boa amigo, a gente está aqui para apender, e a mecanica vai-se aperfeiçoando com a experiencia, independentemente do dinheiro mal gasto ou nao, no meu caso como sou estudante a noite, de dia ainda estou a procura de emprego, a questao é que eu tento fazer melhorias no motor com pouco dinheiro, e ideias malucas se tivesse dinheiro nao me faltam.
Ontem estive a trocar umas ideias com um amigo meu que faz carros de rally, e ele disse-me que se eu por o bloco do saxo cup com cabeça de 8v do xsi ou afins, era má ideia, coisa que muitas pessoas o fazem, depois ele contou-me um projecto que era capaz de funcionar no meu caso, mas é preciso largar um balurdio no torneiro, ou seja por no bloco de 1.1 combota e bielas do cup, e cabeça do xsi, ai sim ficava uma maquina.Ele a uns anos fez esta coisa num clio para o rally, quando foi ao torneiro pedirlhe para modificar o bloco pequenino para meter la a P*** da combota ele disse impossivel, mas rezultou e ficou a subir rotação que nem um doido .
Já agora alguem me sabe dizer como calculo o diametro da panela em função do diametro da linha de escape? queria so tirar o catalizador e por uma panela a medida.