Resultados 1 a 16 de 16
Like Tree3Gostos
  • 2 Escrito por tuningonline
  • 1 Escrito por VariantTDI

Tópico: Duvidas travoes golf IV

  1. #1
    Senior Member Average 2 Avatar de VariantTDI
    Data de Inscrição
    May 2008
    Localização
    Gaia
    Mensagens
    194

    Padrão Duvidas travoes golf IV

    Olá a todos, tenho tido azar com os discos de travão para o meu golf IV tdi 115 de 2001, ao fim de pouco tempo empenam e não é prefiso fazer condução brusca, mesmo em condução normal ao fim de uns kms estão na m***da... Tenho comprado uns discos brembo, julgo de gama barata no a.vieria de baguim do monte e umas pastilhas que não sei o nome que eles tb vendem com os discos e já é a segunda vez que acontece o mesmo... estou a ponderar gastar mais um bocado e andei a pesquisar por marcas e pelo que vi encontrei a Zimmerman e ATE, ao que parece é bom material. Só tenho algumas duvidas nos calços... se comprar da marca dos discos ficasse bem? alguem tem experiencia nestas marcas em disco e pastilhas?

    agradecia a vossa ajuda.
    Obrigado a todos

  2. #2
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    porque não metes um sistema de origem do Audi TT, com 312mm de diametro? era um bom upgrade.
    AJMD e diogo_k gostam disto.

  3. #3
    Senior Member Average 2 Avatar de KikO
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    London / Coimbra
    Mensagens
    220

    Padrão

    embora me pareca que este topico esta no local errado aqui vai a minha resposta

    faz o que o rui disse e mete 312 encontras bem tudo o que precisas na net e faz uma diferenca enorme a travar!!!
    ArtofSpeed.net

  4. #4
    Senior Member Senior Avatar de diogo_k
    Data de Inscrição
    Sep 2010
    Localização
    Cascais, Lisboa
    Mensagens
    520

    Padrão

    acho que na parte de classificados de peças tava a venda qualquer coisa do genero...
    Vw Golf mk4 1.9 TDI 19X.Xhp 4XXnm
    Mercedes C270 CDI Stock 4 now...

  5. #5
    Senior Member Super user Avatar de Bora
    Data de Inscrição
    Oct 2008
    Localização
    Lagoa (Algarve) / Newark (USA)
    Mensagens
    1.810

  6. #6
    Senior Member Average 2 Avatar de VariantTDI
    Data de Inscrição
    May 2008
    Localização
    Gaia
    Mensagens
    194

    Padrão

    Sim, pode ser uma opção, no entanto nao me queixo da eficiência da travagem, até trava bem, o problema maior é que passado alguns kms começa tudo a vibrar e isso acho que é má qualidade ou dos discos ou das pastilhas, há quem diga que grande parte das vezes é fraca qualidade das pastilhas que nao dissipam bem calor e acontece isto. Vai acontecer o mesmo com o sistema de 312mm se o material nao for bom, julgo eu...

  7. #7
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    tenho os 312 há cerca de 8 anos, sem problemas. Tens mais potencia, só usas a necessária, dura mais...

  8. #8
    JDM Senior Avatar de starlet
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    Porto
    Mensagens
    952

    Padrão

    Os 312mm só são melhores em fadiga face aos normais porque se não se trocar a bomba central pouco se ganha... Agora montar 312mm com discos e calcos bons, trocar o oleo e tubos de malha de aço aí a conversa é outra!
    No meu mk4 tenho discos e calcos normais mas da Textar e trava muito bem e nunca notei fadiga. E é sistema de 280mm.


  9. #9
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2006
    Mensagens
    165

    Padrão

    Citação Mensagem Original de starlet Ver Post
    Os 312mm só são melhores em fadiga face aos normais porque se não se trocar a bomba central pouco se ganha... Agora montar 312mm com discos e calcos bons, trocar o oleo e tubos de malha de aço aí a conversa é outra!
    No meu mk4 tenho discos e calcos normais mas da Textar e trava muito bem e nunca notei fadiga. E é sistema de 280mm.
    Estás errado. A potência também aumenta. Se te referes à força da mordida, aí sim, a bomba central (ou mais correctamente cilindro mestre) se não for mudada nada mais faz.

    A potência aumenta pois ao aumentares o diametro do disco, para a mesma força, o efeito alavanca é maior que antes, logo maior capacidade de travagem. Não conheço o kit em questão e duvido que seja assim como vou dizer mas a fadiga não tem só a ver com discos maiores. Se o disco passa de 280mm para 312mm mas a espessura dele passar para metade (hipoteticamente falando), vais ter mais fadiga.

    Agora, quanto ao tema em questão, sim, é um bom upgrade. Aliás, qualquer upgrade que vise maior segurança é bom.

  10. #10
    Senior Member Average 2 Avatar de VariantTDI
    Data de Inscrição
    May 2008
    Localização
    Gaia
    Mensagens
    194

    Padrão

    Citação Mensagem Original de starlet Ver Post
    Os 312mm só são melhores em fadiga face aos normais porque se não se trocar a bomba central pouco se ganha... Agora montar 312mm com discos e calcos bons, trocar o oleo e tubos de malha de aço aí a conversa é outra!
    No meu mk4 tenho discos e calcos normais mas da Textar e trava muito bem e nunca notei fadiga. E é sistema de 280mm.
    Exacto era isso que pretendia

  11. #11
    Senior Member Average 2 Avatar de VariantTDI
    Data de Inscrição
    May 2008
    Localização
    Gaia
    Mensagens
    194

    Padrão

    Citação Mensagem Original de blayde Ver Post
    Estás errado. A potência também aumenta. Se te referes à força da mordida, aí sim, a bomba central (ou mais correctamente cilindro mestre) se não for mudada nada mais faz.

    A potência aumenta pois ao aumentares o diametro do disco, para a mesma força, o efeito alavanca é maior que antes, logo maior capacidade de travagem. Não conheço o kit em questão e duvido que seja assim como vou dizer mas a fadiga não tem só a ver com discos maiores. Se o disco passa de 280mm para 312mm mas a espessura dele passar para metade (hipoteticamente falando), vais ter mais fadiga.

    Agora, quanto ao tema em questão, sim, é um bom upgrade. Aliás, qualquer upgrade que vise maior segurança é bom.
    O que dizes faz todo o sentido, se existe mais superficie de disco não é necessario exercer tanta força no pedal para travar como num sistema de 280 e mesmo com discos e calços ditos "normais" talvez nunca venha a ter problemas de aquecimento excessivo nem vibraçoes. Vou pensar seriamente num upgrade... só que tenho outra duvida... não sei se os de 312 cabem nas jantes 16 do golf IV... penso que não mas alguem que diga algo sobre isto. Tenho um vizinho que tem o golf 4 150cv com jante de origem 17" com esse sistema, julgo eu, e enche a jante toda por dentro... acho que o limite para esta jante é o que vem no 130cv, 288 se não me engano... mas alguem mais entendido que se pronuncie.

    abraço e obrigado

  12. #12
    JDM Senior Avatar de starlet
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    Porto
    Mensagens
    952

    Padrão

    288mm cabe em jante de 15''.
    312mm cabe em jante de 16''.

    Que ninguém me interprete mal, o que eu disse foi que fica melhor mas não fica MUITO melhor do que com a travagem de origem. A sensação no pedal fica quase a mesma pela situação da bomba central mas é obvio que o poder de travagem aumenta significativamente. Embora ao fazer essa alteração o ideal seria mesmo montar já material melhor, discos e calços.

    Agora numa de gastar menos optar por discos e calços bons (zimermann e ebc green por exemplo) num circuito BEM SANGRADO e com óleo de travões bom e já fica com travagem mais do que suficiente (partindo do princípio que está de origem).

    E os discos de 280mm de origem têm 22mm de espessura enquanto os de 312/288 têm 25mm de espessura.

    O meu acontecia como o teu, vibrava depois de algumas travagens, troquei calços e discos e até agora (já com 50mil kms em cima) nada a apontar!

    Tens aqui uma foto dos 312mm em jante de 16'':

    Photo-0089.jpg
    Última edição por starlet; 09-10-2012 às 12:23.


  13. #13
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2006
    Mensagens
    165

    Padrão

    Citação Mensagem Original de starlet Ver Post
    288mm cabe em jante de 15''.
    312mm cabe em jante de 16''.

    Que ninguém me interprete mal, o que eu disse foi que fica melhor mas não fica MUITO melhor do que com a travagem de origem. A sensação no pedal fica quase a mesma pela situação da bomba central mas é obvio que o poder de travagem aumenta significativamente. Embora ao fazer essa alteração o ideal seria mesmo montar já material melhor, discos e calços.

    Agora numa de gastar menos optar por discos e calços bons (zimermann e ebc green por exemplo) num circuito BEM SANGRADO e com óleo de travões bom e já fica com travagem mais do que suficiente (partindo do princípio que está de origem).

    E os discos de 280mm de origem têm 22mm de espessura enquanto os de 312/288 têm 25mm de espessura.

    O meu acontecia como o teu, vibrava depois de algumas travagens, troquei calços e discos e até agora (já com 50mil kms em cima) nada a apontar!

    Tens aqui uma foto dos 312mm em jante de 16'':

    Photo-0089.jpg
    Entendo perfeitamente o que estás a querer dizer. No entanto só concordo contigo em parte e vou-te dar o meu exemplo abaixo. Concordo que montar componentes maiores (e teoricamente mais eficazes) é melhor no entanto discordo contigo na parte X marca + Y marca é a receita ideal. Para mim, a conjugação idêntica de materiais é melhor pensada do que a escolha isolada de componentes que singularmente são superiores mas em conjugação pode não ser bem assim.

    Eu tenho montado no meu carro um kit full brembo, ou seja, bombas de 4 pistões brembo, discos lisos (supostamente OEM replacement) brembo, pastilhas brembo (mais uma vez categorizadas como OEM replacement) e um oleo bom (Castrol RBF660). Os discos têm cerca de 100000km, já com 1 track day em cima, com o 4º jogo de pastilhas em uso, nunca foram rectificados e dou-lhe bastante abuso. O meu carro pesa cerca de 1400kg. Em suma, nunca tive problemas de empenos, fadiga ou outros, na travagem. A potência é substancialmente melhor que origem, já para não falar na quase ausência de fadiga numa condução agressiva em estrada.

    Um amigo tem um carro idêntico ao meu, com o mesmo set de bombas (brembo 4 pistões) mas em muito poucos km (se não estou em erro cerca de 30000km) já é o 3º jogo de discos que estraga, não por desgaste mas por empenos e outros, sem condução muito agressiva e/ou track days. Ele tem umas EBC GreenStuff (que pessoalmente não gosto). A conjugação que ele fez de materiais para mim, é errada. Na teoria, ele tem componentes melhores mas na prática eu tenho mais capacidade e ele mais chatices. O kit de travagem dele não tem qualquer problema.

    Eu com um kit teoricamente inferior tenho melhor travagem que alguém com kit semelhante mas componentes melhores? Pessoalmente, este é o unico caso que conheço mas tenho lido mais relatos idênticos por essa net fora.

    Por estas e por outras sou um Brembo addicted. Aconselho vivamente.

  14. #14
    JDM Senior Avatar de starlet
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    Porto
    Mensagens
    952

    Padrão

    Brembo é outra conversa. Eu falo pelo que leio de pessoal com estes setups de travoes, tanto com material oem como com material de marcas xpto e também um pouco da minha experiência embora o meu seja carro de dia a dia e então a travagem seja mais "normal".
    E neste caso trocar para 312mm só irá justificar o investimento se se trocar mais coisas na mesma altura...


  15. #15
    Senior Member Average 2 Avatar de VariantTDI
    Data de Inscrição
    May 2008
    Localização
    Gaia
    Mensagens
    194

    Padrão

    Depois de ter ponderado algumas coisas e não querendo trocar de sistema, pois não ando a fazer corridas e o meu problema maior são as vibrações e não tendo também dinheiro disponivel para um upgrade (312mm vendem-se por aí a 300€ usados, pelo que tenho visto!), pesquisei sobre marcas boas de discos e pastilhas e encontrei estes da zimmermann, ao que parece dá ideia que é material bom. Por 175€ +- tenho os discos e pastilhas da mesma marca, julgo que seja um bom investimento e espero que me desaparecam as vibrações, é só do que me queixo.
    aqui fica o link:

    ZIMMERMANN VW GOLF 4 BORA BREMSSCHEIBEN+Beläge BREMSEN 280mm SPORT VORNE | eBay

    Se alguem souber de algum representante em Portugal da Zimmerman era bom para comparar preços.

    Obrigado a todos
    abraço

  16. #16
    Senior Member Average 2 Avatar de VariantTDI
    Data de Inscrição
    May 2008
    Localização
    Gaia
    Mensagens
    194

    Padrão

    Citação Mensagem Original de VariantTDI Ver Post
    Depois de ter ponderado algumas coisas e não querendo trocar de sistema, pois não ando a fazer corridas e o meu problema maior são as vibrações e não tendo também dinheiro disponivel para um upgrade (312mm vendem-se por aí a 300€ usados, pelo que tenho visto!), pesquisei sobre marcas boas de discos e pastilhas e encontrei estes da zimmermann, ao que parece dá ideia que é material bom. Por 175€ +- tenho os discos e pastilhas da mesma marca, julgo que seja um bom investimento e espero que me desaparecam as vibrações, é só do que me queixo.
    aqui fica o link:

    ZIMMERMANN VW GOLF 4 BORA BREMSSCHEIBEN+Beläge BREMSEN 280mm SPORT VORNE | eBay

    Se alguem souber de algum representante em Portugal da Zimmerman era bom para comparar preços.

    Obrigado a todos
    abraço
    Já passado algum tempo, acabei por comprar os ditos discos e pastilhas da Zimnmermen do link que especifiquei e estou super contente, são excelentes na travagem e em qualquer situação e não vibram nada. Quem quiser algo identico por um preço relativamente acessivel aconselho zimmerman.

    Abraço e obrigado a todos.
    tuningonline gosta disto.

Tópicos Similares

  1. VW Golf IV 1.9 TDI VP110 - Repro by MB Power - DUVIDAS
    Por danielperes no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 25
    Última Resp.: 11-12-2011, 14:38
  2. [VENDO] Travões do GOLF IV R32
    Por zibbs no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 12
    Última Resp.: 06-05-2011, 22:44
  3. Vendo travoes de golf V GTI
    Por Mafia no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 0
    Última Resp.: 18-03-2009, 20:15
  4. Travões Golf mk4
    Por Coop no fórum Manutenção
    Respostas: 1
    Última Resp.: 28-08-2008, 22:10
  5. Golf 4 TDi 110cv >> Duvidas!
    Por DuReX no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 1
    Última Resp.: 27-09-2006, 00:28

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •