Resultados 1 a 4 de 4

Tópico: [DIY] EvryMod para Gasolina

  1. #1
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Lx
    Mensagens
    43

    Padrão [DIY] EvryMod para Gasolina

    Primeiro isto é apenas para quem tem alguns conhecimentos em electronica e em mecanica (parte electrica)!!

    Segundo não me responsabilizo pela informação prestada aqui, embora seja baseada numa experiencia concretizada com sucesso.


    Então aqui vai:

    1-Teoria:
    Parte A.
    Conforme a temperatura do ar, a sua densidade tambem varia. Com ela a quantidade de ar (ou de moleculas de O2) para o mesmo volume tambem varia. As injecções electronicas ajustam a quantidade de combustivel de acordo com o real quantidade de ar.

    Parte B
    A relação de Ar/Gasolina tem de ser muito exectamente calculada sob pena de existir Detonação e do consequente partir de motor!!! No entanto existem uma pequena janela de variação que pode ser utilizada a favor de economia ou a favor da performance.
    Neste aspecto podemos interferir com essa relação, mas pouco!!

    2-Pratica:
    Existem dois tipo de sensores de temperatura do ar: um mede a temperatura do ar de admissão (conhecido po IAT) e outro que mede a temperatura do compartimento do motor.

    No meu BMW tenho o 2º caso. A ideia é colocar uma resistencia extra para aumentar ou diminuir o valor devolvido pelo sensor à Centralina.
    O valor da resistencia e a forma de montar (em serie ou paralelo) depende do tipo de sensor. Temos de medir o valor devolvido pelo sensor a quente e a frio para vermos qual o seu comportamento e variação admissivel.
    No meu caso susbtitui o sensor por uma resistencia variavel e ajustei de acordo com os valores da Sonda lambda (que devolve um valor 0-1v) e principalmente de acorso com testes em estrada: aelarações a subir em 2º e 3º partindo quase do ralenti.

    A melhoria é instantanea, mas os consumos tambem sobem +1 ou 2 litros. No entanto testes repetidos mais tarde( 100-200Km depois), relevaram que as performances mantiveram-se mas os consumos baixaram para apenas +0.2 ou 0.3L.

    Aconselho a montar este esquema apenas em motores com sonda lambda e de preferencia com sensor de detonação. Assim podemos estar mais à vontade nas afinações sem partir nada nem estragar o catalizador!!

    BOA SORTE para os mais afoitos!!



    Esqueci-me de postar que tambem avança a ignição!!!
    Por isso, ou tem sensor de detonação que ajusta automaticamernte ou, melhor ainda: recomendo que andem com Gasolina 98 ou mais!!!
    A3 TDI 110cv-->200cv
    Alfa Guilietta 1.6 JTDM2 Vitaminado

  2. #2
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Nov 2003
    Localização
    Seixal
    Mensagens
    129

    Padrão

    podias por ai uns "bonecos" mais explicativos? por exemplo umas fotos do que fizeste no teu carro, assim o pessoal fica mais elucidado

    mas não deixa de ser um bom post de troca de conhecimentos

    Golf 3 1.9 GTD 149cv270nm-ARC Motorsport

  3. #3
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Lx
    Mensagens
    43

    Padrão

    Acrescentei mais umas coisinhas no fim do post inicial e brevemente posto algumas fotos!!
    A3 TDI 110cv-->200cv
    Alfa Guilietta 1.6 JTDM2 Vitaminado

  4. #4
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    28

    Padrão

    Boas,

    Fiz há tempos no meu Subaru Impreza, resulta na perfeição, quem tiver visualizador de mistura pode confirmar melhor...fiz um teste em estrada com a maquina ao lado a registar valores, os ciclos de injectores aumentam, da mesma maneira o enriquecimento de mistura,tenho um pequeno reostato junto ao volante para calibrar...

    Um abraço
    Fernando Almeida

Tópicos Similares

  1. Gasolina 100 oct para GTR
    Por xcraft no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 170
    Última Resp.: 17-04-2011, 10:56
  2. Gasolina: De super para........
    Por emlf no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 14
    Última Resp.: 27-08-2007, 21:17
  3. EvryMod num VW Polo 1.4 de 96
    Por PacoSousa no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 4
    Última Resp.: 14-01-2007, 02:53
  4. evrymod no 1.3 CDTi?
    Por Massa no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 6
    Última Resp.: 10-02-2006, 13:46
  5. evrymod no 1.3 CDTi?
    Por D r I f T no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 6
    Última Resp.: 09-01-1970, 18:56

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •