podias por ai uns "bonecos" mais explicativos? por exemplo umas fotos do que fizeste no teu carro, assim o pessoal fica mais elucidado
mas não deixa de ser um bom post de troca de conhecimentos
Primeiro isto é apenas para quem tem alguns conhecimentos em electronica e em mecanica (parte electrica)!!
Segundo não me responsabilizo pela informação prestada aqui, embora seja baseada numa experiencia concretizada com sucesso.
Então aqui vai:
1-Teoria:
Parte A.
Conforme a temperatura do ar, a sua densidade tambem varia. Com ela a quantidade de ar (ou de moleculas de O2) para o mesmo volume tambem varia. As injecções electronicas ajustam a quantidade de combustivel de acordo com o real quantidade de ar.
Parte B
A relação de Ar/Gasolina tem de ser muito exectamente calculada sob pena de existir Detonação e do consequente partir de motor!!! No entanto existem uma pequena janela de variação que pode ser utilizada a favor de economia ou a favor da performance.
Neste aspecto podemos interferir com essa relação, mas pouco!!
2-Pratica:
Existem dois tipo de sensores de temperatura do ar: um mede a temperatura do ar de admissão (conhecido po IAT) e outro que mede a temperatura do compartimento do motor.
No meu BMW tenho o 2º caso. A ideia é colocar uma resistencia extra para aumentar ou diminuir o valor devolvido pelo sensor à Centralina.
O valor da resistencia e a forma de montar (em serie ou paralelo) depende do tipo de sensor. Temos de medir o valor devolvido pelo sensor a quente e a frio para vermos qual o seu comportamento e variação admissivel.
No meu caso susbtitui o sensor por uma resistencia variavel e ajustei de acordo com os valores da Sonda lambda (que devolve um valor 0-1v) e principalmente de acorso com testes em estrada: aelarações a subir em 2º e 3º partindo quase do ralenti.
A melhoria é instantanea, mas os consumos tambem sobem +1 ou 2 litros. No entanto testes repetidos mais tarde( 100-200Km depois), relevaram que as performances mantiveram-se mas os consumos baixaram para apenas +0.2 ou 0.3L.
Aconselho a montar este esquema apenas em motores com sonda lambda e de preferencia com sensor de detonação. Assim podemos estar mais à vontade nas afinações sem partir nada nem estragar o catalizador!!
BOA SORTE para os mais afoitos!!
Esqueci-me de postar que tambem avança a ignição!!!
Por isso, ou tem sensor de detonação que ajusta automaticamernte ou, melhor ainda: recomendo que andem com Gasolina 98 ou mais!!!
A3 TDI 110cv-->200cv
Alfa Guilietta 1.6 JTDM2 Vitaminado
podias por ai uns "bonecos" mais explicativos? por exemplo umas fotos do que fizeste no teu carro, assim o pessoal fica mais elucidado
mas não deixa de ser um bom post de troca de conhecimentos
Golf 3 1.9 GTD 149cv270nm-ARC Motorsport
Acrescentei mais umas coisinhas no fim do post inicial e brevemente posto algumas fotos!!
A3 TDI 110cv-->200cv
Alfa Guilietta 1.6 JTDM2 Vitaminado
Boas,
Fiz há tempos no meu Subaru Impreza, resulta na perfeição, quem tiver visualizador de mistura pode confirmar melhor...fiz um teste em estrada com a maquina ao lado a registar valores, os ciclos de injectores aumentam, da mesma maneira o enriquecimento de mistura,tenho um pequeno reostato junto ao volante para calibrar...
Um abraço
Fernando Almeida