Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 25

Tópico: distancia de segurança

  1. #1
    Senior Member Super user Avatar de WolfDesign
    Data de Inscrição
    Dec 2005
    Mensagens
    2.738

    Padrão distancia de segurança

    boas, n sei s sabiam mx 80% dos acidentes entre automoveis podiam ser evitados se os condutores deixassem uma distancia de segurança dependendo de onde circulam, da velocidade, do tipo e estado do veiculo em k circulam e das condições atmosfericas, respeitando os limites de velocidade e circulando com um veiculo em estado normal, as distancias devem ser:

    em condições atmosfericas normais dentro das localidades -> distancia de 1s

    em condições atmosfericas adversas dentro das localidades -> distancia de 3/4 s

    em condições atmosfericas normais fora das localidades -> distancia 2/3 s

    em condições atmosfericas adversas fora das localidades ->distancia 5/6 s


    Como saber a qtos segundos de distancia vamos do veiculo da frente?

    dentro das localidades em condições atmosfericas normais, estamos a uma distancia segura em quanto vimos as rodas do veiculo da frente.

    outra forma de saber isso, mx independente do sitio ond circulamos ou das condições atmosfericas é :
    enquanto circulamos, defenimos um ponto significativo k esteja á frente do veiculo k estamos a "seguir" (pode ser um poste, uma arvore, um sinal, etc), qd o veiculo da frent passa por esse ponto, começamos a contar qtos segundos levamos nós a passar por esse ponto. por exemplo s for numa autostrada e demoramos 4 s a passar pelo ponto k defenimos, entao temos k aumentar a distancia de segurança, entao repetimos o processo pra confirmar se ja nos encontramos a uma distancia segura do veiculo da frente.

    espero k isto sirva para lembrar os mais eskecidos e para ajudar os k ainda tao nas aulas de codigo

  2. #2
    Senior Member Senior Avatar de karkov tê dê i
    Data de Inscrição
    Apr 2003
    Localização
    GUIMARAES
    Mensagens
    961

    Padrão

    sem duvida um passo a rever....
    ainda bem que me ensinaram a "travar" sem travar

    quando aqueles broncos se encostam calco o travão suavemente com o pé esquerdo e a luz apenas acende.... NUNCA MAIS SE ENCOSTAM!!

  3. #3
    TOLices Crew Member #2 Super user Avatar de minhOfles
    Data de Inscrição
    Apr 2003
    Localização
    Porto
    Mensagens
    3.950

    Padrão

    Citação Mensagem Original de karkov tê dê i
    sem duvida um passo a rever....
    ainda bem que me ensinaram a "travar" sem travar

    quando aqueles broncos se encostam calco o travão suavemente com o pé esquerdo e a luz apenas acende.... NUNCA MAIS SE ENCOSTAM!!
    giro giro é quando se encostam, eu acendo a luzinha e acelero...haha
    "que corsa do poder, o gajo carrega no travão e anda mais "..ou não. =X

    bom post, dica útil e interessante

    [abraçO]
    Weds Sport TC005 || Impul Hoshino Racing RSIII


  4. #4
    Senior Member Average 2 Avatar de Lino
    Data de Inscrição
    Sep 2004
    Localização
    Pinhal Novo aka PN
    Mensagens
    237

    Padrão

    palmo... palmo e meio...

    a distancia é tão pequena que o da frente não tem tempo de desacelerar o suficiente para que o embate produza estragos significativos.

    Abraço
    Lino

  5. #5
    Senior Member Senior Avatar de karkov tê dê i
    Data de Inscrição
    Apr 2003
    Localização
    GUIMARAES
    Mensagens
    961

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Lino
    palmo... palmo e meio...

    a distancia é tão pequena que o da frente não tem tempo de desacelerar o suficiente para que o embate produza estragos significativos.

    Abraço
    Lino
    és fodido

  6. #6
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    6

    Padrão

    A distançia de segurança nao se mede em segundos...
    o que se mede em segundos é o tempo de reação, diferente de condutor para condutor pelas condicionantes de idade, sexo, doença, fadiga, capacidade, alcool, droga, sono... etc..
    Se assim fosse andava-mos todos a fazer contas de cabeça enquanto conduzimos.
    A distançia de Segurança é aquela que permite imobilizar o nosso veiculo em caso de necessidade sem bater no da frente.. isto é o que diz o CE e o que interessa realmente... Cada um de nós dá aquela que entender ser a necessaria pra evitar acidentes, tendo em conta a capacidade de travagem do nosso veiculo, piso, inclinação da via, condições atmosfericas, carga transportada.. etc... é sempre diferente de carro para carro e de condutor para condutor.
    O CE não estipula nenhuma distançia de segurança a nao ser nas AE em que vêm aquelas marcas amarelas na via e o seu desrespeito é COMuito grave..60 a 2500€ de multa....

  7. #7
    Brigada AntiXuning Average 2 Avatar de ReDaLeRt
    Data de Inscrição
    Jul 2005
    Mensagens
    368

    Padrão

    Citação Mensagem Original de MARQUES
    A distançia de segurança nao se mede em segundos...
    Podes medir em segundos. Se viajares a uma velocidade constante e contares o tempo entre a passagem do carro da frente por um determinado ponto e o teu, consegues obter uma boa estimativa para uma distância de segurança. :P

    A "regra" é 3 segundos: 1 para o tempo de reacção do condutor, 1 para actuar em conformidade (travar, contornar, ...) e mais 1 para dominar o veículo.


    [[]]

    PS: É obvio que em circunstâncias adversas, deve-se aumentar "tempo".

    Fórum de Mecânica, Detalhe e Car Care.

  8. #8
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    6

    Padrão

    Podes medir em segundos. Se viajares a uma velocidade constante e contares o tempo entre a passagem do carro da frente por um determinado ponto e o teu, consegues obter uma boa estimativa para uma distância de segurança. Razz

    A "regra" é 3 segundos: 1 para o tempo de reacção do condutor, 1 para actuar em conformidade (travar, contornar, ...) e mais 1 para dominar o veículo. Smile


    [[]]

    PS: É obvio que em circunstâncias adversas, deve-se aumentar "tempo". Smile

    Pois sim...
    Nessa situação a distançia de segurança é enorme, aliaz nem é considerada como distancia de segurança...
    quem consegue fazer isso é porque tem kms de distancia do veiculo da frente, olhando o meio que o rodeia e arranjando pontos de referençia, contar o tempo, ver quando passa o carro da frente, quando passa o teu... assim estas a centrar a tua atenção em coisas que não sao importantes na condução...
    onde é que consegues ponto de referencia se estiveres a cerca de 20/30 m do carro á tua frente?? e em Auto estrada em velocidade constante onde vais buscar os pontos de ref??
    Ou seja na pratica nunca se faz isso... o que um condutor normal faz é olhar para o carro da frente e da analize dos indices criticos retirados da função da condução, aliados á sua experiencia e memoria, este pensa apenas que o carro que conduz está perto de mais ou não e as caractresiticas do seu carro conseguem ou não parar/desviar sem bater no da frente... velocidade, ABS, Travões de disco ás 4 rodas etc... pneus lisos... piso molhado...
    Agora ir a fazer essas contas .... bem cada um faz o que achar melhor... mas o Codigo da estrada nunca ensinou isso... aliaz só mesmo os pensadores que querem fazer doutrina de condução é que se saem com essas coisas...

  9. #9
    Brigada AntiXuning Average 2 Avatar de ReDaLeRt
    Data de Inscrição
    Jul 2005
    Mensagens
    368

    Padrão

    Citação Mensagem Original de MARQUES
    Pois sim...
    Nessa situação a distançia de segurança é enorme, aliaz nem é considerada como distancia de segurança...
    3 segundos = enorme? A 120km/h percorres 100 metros em 3 segundos. 100 metros!


    Citação Mensagem Original de MARQUES
    quem consegue fazer isso é porque tem kms de distancia do veiculo da frente, olhando o meio que o rodeia e arranjando pontos de referençia, contar o tempo, ver quando passa o carro da frente, quando passa o teu... assim estas a centrar a tua atenção em coisas que não sao importantes na condução...
    Não é necessario calcular a distância de segurança constantemente! Se a souberes manter, estimas uma vez e pronto.

    Com a experiência, passas quase instintivamente a adoptar uma distância correcta. Falo por mim...


    Citação Mensagem Original de MARQUES
    onde é que consegues ponto de referencia se estiveres a cerca de 20/30 m do carro á tua frente?? e em Auto estrada em velocidade constante onde vais buscar os pontos de ref??
    Onde? Mas conduzes em desertos, é?

    Semáforos, passadeiras, postes, pessoas paradas na berma, whatever... Não sabes obter pontos de referência na estrada? Como é que estimas o apex em curvas?


    Citação Mensagem Original de MARQUES
    mas o Codigo da estrada nunca ensinou isso...
    O Código não é teu pai para te ensinar seja o que for. :P A experiência, um pouco de física e 2 dedos de testa chegam perfeitamente.


    [[]]

    Fórum de Mecânica, Detalhe e Car Care.

  10. #10
    Member Average
    Data de Inscrição
    Jun 2007
    Mensagens
    59

    Padrão distancia de segurança !!!

    Não é preciso fazer contas em metros para a distancia de segurança vai da consciencia das pessoas ...distancia de segurança é poderes imobilizar o veiculo no espaço livre e visivel á tua frente em segurança.
    agora se eu acordar com o espirito de rally ..lol posso pensar ke consigo parar o carro e não o conseguir fazer isso, depende das pessoas ..lol mas seguramente é isso ,conseguires imobilizar o veiculo no espaço livre e visivel em segurança perante kualker obstaculo ..para kem anda no codigo é isto ...
    :p by lena.....

  11. #11
    Member Average
    Data de Inscrição
    Jun 2007
    Mensagens
    59

    Padrão distacia de travagem!!!

    para a distancia de travagem é ke é preciso contas e tb para a distancia de reacção ....cumps..:P
    :p by lena.....

  12. #12
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    512

    Padrão

    MARQUES por acaso tens alguma coisa a ver com escolas de condução?

    Gostei dessa dos indices criticos...

    Temos os formais, informais, pertinentes, criticos

    É que estou a tirar o curso de instruror automovel e isso é materia de Psicologia/Pegagogia, e pela forma como falas parece que estas por dentro do assunto.

  13. #13
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Wink Já cheguei a reservar mais de 100 metros de segurança

    A distancia de segurança é aquela que em qualquer momento e sejam as condições que forem permitem sempre parar com facilidade sem haver necessidade de recorrer a recursos de emergencia, como por exemplo, dar uma guinada para não acertarmos no obstaculo. Como toda a gente sabe, os sistemas de travagem são baseados no método mais antigo de fazer parar um carro. O método ainda hoje, vulgarmente é sempre à custa da transformação da energia cinetica em energia calorifica, atravez da frixão. Isto, salvo, os sistemas de montanha, ou dos hibridos, em que é transformada a energia cinetica em energia eletrica, ao serem criados campos magneticos. Por exemplo, já conduzi sem ter travões, e não bati em ninguem, somente reservava o espaço suficiente para não bater no carro da frente e controlava a velocidade com a rotação do motor e com a caixa.

  14. #14
    VW Addicted Average 2 Avatar de Tony_
    Data de Inscrição
    Oct 2006
    Localização
    Beja, Portugal, Portugal
    Mensagens
    260

    Padrão

    Citação Mensagem Original de ReDaLeRt Ver Post
    O Código não é teu pai para te ensinar seja o que for. :P A experiência, um pouco de física e 2 dedos de testa chegam perfeitamente.

    Ora nem mais, aqui está uma grande verdade. O Código da Estrada são as regras que se devem seguir quando se circula na via pública. Agora, cabe a cada condutor "decidir" a maneira de as colocar em prática, em interacção com o meio envolvente. A isto se chama, ser pró-activo ao volante. E é aqui que Portugal na Estrada, no geral, falha.

  15. #15
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Vigo / Viana / Porto / Lisboa
    Mensagens
    1.494

    Padrão

    Infelizmente quem faz esses estudos não tem a noção matematica de quanto é 1 segundo. normalmente 1 segundo para essa gente é o tempo que leva a dizer ''1'', ou seja, algo muito curto. Mas um segundo ainda demora a passar se pegarem num cronometro..

    Convido-vos a testarem o tempo de reacção vosso e dos outros, mas pelo cronometro. Atirem uma bola, digam uma palavra, e meçam o tempo de reação do amigo, pai, familiar etc. Se der mais do que meio segundo pode ter algum problema a nivel de sinapses a meu ver.

    SEstes estudos ''cientificos'' em que está sempre tudo ''provado'' sempre me irritaram.

    Façam o teste e depois pensem por voces.O meu tempo de reacção é de cerca de 0,15 segundos.Isto com sono. Ou sou sobredotado ( não me parece) ou isso de mandar pro ar valores 7 vezes maiores por exemplo é errado.

    Mas isto não é uma critica ao user que escreveu o post , as entidades competentes ( not) ja lhe deram o estatuto de dogma.
    Don't drive faster than your guardian angel can fly.

  16. #16
    Batechapeiro Average 2 Avatar de j ferreira
    Data de Inscrição
    Nov 2008
    Localização
    Abóboda Tires
    Mensagens
    441

    Padrão

    Citação Mensagem Original de karkov tê dê i Ver Post
    sem duvida um passo a rever....
    ainda bem que me ensinaram a "travar" sem travar

    quando aqueles broncos se encostam calco o travão suavemente com o pé esquerdo e a luz apenas acende.... NUNCA MAIS SE ENCOSTAM!!
    eu ultimamente tenho apanhado uma nova geração de broncos daqueles que calcas suavemente o travão e ficam em furia total e so não passam por cima porque porque

  17. #17
    Member Average Avatar de Soprano C2hdi
    Data de Inscrição
    Oct 2008
    Mensagens
    99

    Padrão

    Citação Mensagem Original de j ferreira Ver Post
    eu ultimamente tenho apanhado uma nova geração de broncos daqueles que calcas suavemente o travão e ficam em furia total e so não passam por cima porque porque

    LOLOL....desses ainda nao apanhei...
    Ja apanhei foi aqueles que nao percebem á primeira ou pensam que é bluff e tem de apanhar um sustozinho maior....

    Sao irritantes broncos destes....Fazem um gajo ter de estar atento á estrada e a eles pois qualquer coisa/reação que eu seja obrigado a fazer corro o risco de levar com o kit de unhas do artista e em em vez de me safar eu ainda me entalo mais por causa de um anormal qualquer a cheirar-me o rabo que me empurra...so nao entram pela panela de escape porque se calhar nao conseguem fazer pontaria....

    Como já foi dito o ideal é manter distancia de segurança consuante tempo/piso/carro e ainda acrescentar uns metros ao calculo mental que cada um de nós faz ...

  18. #18
    Porsche Fan Senior Avatar de PedroM
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Braga
    Mensagens
    566

    Padrão

    Citação Mensagem Original de indian-mustang Ver Post

    Façam o teste e depois pensem por voces.O meu tempo de reacção é de cerca de 0,15 segundos.Isto com sono. Ou sou sobredotado ( não me parece) ou isso de mandar pro ar valores 7 vezes maiores por exemplo é errado.

    Mas isto não é uma critica ao user que escreveu o post , as entidades competentes ( not) ja lhe deram o estatuto de dogma.
    0,15seg?
    Tu não és sobredotado, és mas é anormal!!!
    Um ser humano normal, entre o acto de precepção, pensar no acto e o realizar demora em média 1,5seg.
    O melhor tempo de um conductor bom é de 0,7seg.
    O melhor tempo de um pilote de WRC é de 0,4seg.

    Queres um bom teste? Pega num cronometro e mede o tempo que consegues fazer em dois cliques.
    Ligar e desligar o cronometro...

    O meu melhor tempo é de 0,2seg...
    '95 BMW E36 318Tds Touring

  19. #19
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Vigo / Viana / Porto / Lisboa
    Mensagens
    1.494

    Padrão

    Então não fui eu que falei no cronómetro? Ador o quando sublinnham o óbvio.
    Faço 0,15 segundos. Lê o meu post primeiro, e deixa de atirar opiniões para o ar.

    Faz o teste como te disse, com uma bola, alguem a aparecer, qualquer coisa. Se te der 1 segundo é oficial que tens um atrasao mental grande.

    E neste topico, falam em 4 segundos de segurança dentro de uma localidade em condições adversas? Epá.. nem com um tsunami.

    Irrita.me atirarem valores estupidos para o ar sem fazerem qualquer medição. Meçam na realidade e vejam o ridiculo destas afirmações que metem aqui.
    Don't drive faster than your guardian angel can fly.

  20. #20
    Nunauto
    Guest

    Padrão

    Boas a Todos

    Gosto bastante de ver as respostas que aqui se dão.
    HEHEHEEHHEHEHHEHH.....

    É por isso que 95% dos acidentes ródoviários são erro humano e não pelo mau estado da via ou mesmo pelas condições atmosféricas ou ainda pelo mau estado do veículo.

    Tenho a dizer que o nosso tempo de reacção é de 0,85 seg. mais ou menos, mas que o IMTT(Antiga DGV) alterou para 1 seg. para ser mais fácil o calculo (pelos vistos ainda faz confusão a muita gente).
    Ora como a distancia de segurança se calcula multiplicando por dois o nosso tempo de reação (atenção que estou a falar de um condutor no seu PERFEITO ESTADO NORMAL), isto quer dizer que a distancia de segurança será de 2 seg. do veiculo que circula na nossa frente ( e quem me disser que é dificil calcular 2 seg. que vá para a escola aprender.)

    Tenho Dito e Explicado.
    Ponto Final Paragrafo.

    Nuno Pereira
    Última edição por Nunauto; 16-02-2009 às 19:36.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. comandos à distancia para fecho central
    Por JONI_J no fórum Geral Tuning
    Respostas: 1
    Última Resp.: 17-02-2009, 16:44
  2. [Vendo] Aileron de carbono motorizado c/comando à distancia
    Por Pinhas no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 1
    Última Resp.: 01-12-2008, 19:09
  3. [Group Buy] -Teclados NOVOS para Comando à Distancia
    Por lucianorato no fórum Group buys e promoções
    Respostas: 0
    Última Resp.: 04-01-2008, 11:20
  4. Ajuda!! Comando à distância...
    Por PDR no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 1
    Última Resp.: 31-05-2007, 19:19

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •