Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 55

Tópico: Dicionário do Tuning e do Streetracing

  1. #1
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2005
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    30

    Padrão Dicionário do Tuning e do Streetracing

    Olá a todos os usuários do TOL

    Como vos tenho vindo a "chatear" a já algum tempo com a minha tese, gostaria de criar um dicionário com termos específicos do Tuning e do Street racing.

    Todas as contribuições são preciosas, por isso pedia-vos para deixarem os termos que conhecem ou que utilizam!

    Obrigado pela vossa ajuda.

    Red

  2. #2
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    boné: dispositivo para cobrir a tola e dar mais velocidade de ponta

    cone: bolacha que suporta as bolas de gelado.

    carros (distância) : medida variavel de acordo comos interesses que espressa a distância que um carro deixa o outro para trás



    agora a sério , parece-me um tema um pouco fraco...dicionario de termos.

  3. #3
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2005
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    30

    Padrão

    Citação Mensagem Original de tuningonline
    boné: dispositivo para cobrir a tola e dar mais velocidade de ponta

    cone: bolacha que suporta as bolas de gelado.
    LOL -> esses tão mesmo bons!

    o dicionário de termos é apenas um anexo! Quando um determinado grupo social ganha protagonismo social, transformando-se em fenómeno, normalmente associa os seus pertencentes desenvolvem uma linguagem própria. por isso é que quero adicionar um pequeno dicionário de termos utilizados como forma de demonstrar, com mais este ponto, a dimensão do fenómeno do tuning na sociedade portuguesa.

    Mas se realmente acharem má ideia ou um intinto descabido não hesitem em dizer.

    Cumprimentos
    Red

  4. #4
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    ah como anexo a historia já é outra.

    Sobre termos de tuning é quase tudo termos tecnicos, poderás dizer ou descrever o que é cada coisa.

    Se usares o que está na secção tecnica do TOL e faças uma referencia no teu trabalho não tenho problema com isso.

    Posso também nos proximos dias dar-te outro link com mais alguma coisa que possa ser usada no teu trabalho.

  5. #5
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2005
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    30

    Padrão

    tuningonline -> obrigadao! Todo o apoio é mais que bem vindo, é fundamental! Concerteza que irei utilizar muitos dos termos que estão na seccção técnica aqui do Tol, com a devida referência à fonte de informação.

    Os termos que neste momento disponho dizem mais respeito às street racings e aos concursos que ocorrem nas concentrações, de entre os quais surgem o tal boné e o cone, mas este dicionário ainda está no começo.

    Abraço
    Red

  6. #6
    Member Average
    Data de Inscrição
    Jul 2003
    Mensagens
    77

    Padrão

    Citação Mensagem Original de tuningonline
    boné: dispositivo para cobrir a tola e dar mais velocidade de ponta

    cone: bolacha que suporta as bolas de gelado.

    carros (distância) : medida variavel de acordo comos interesses que espressa a distância que um carro deixa o outro para trás



    agora a sério , parece-me um tema um pouco fraco...dicionario de termos.
    Epá desculpa lá, eu concordo com o que dizes ai, plo menos a parte do:

    "boné: dispositivo para cobrir a tola e "

    No entanto o resto da frase, desculpa lá pá, mas isso não é bem assim ai e tal...

    é mais:

    boné: dispositivo para cobrir a tola e para dar mais aerodinâmica e downforce"

    Porque se tu vires bem aquilo na frente é +- o mm que um spoiler ou aleron

    Abraço

  7. #7
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    pois, mas eu dei a definição de um dicionário, tu deste a de uma enciclopedia. O rapaz quer fazer um dicionario de termos não uma enciclopedia!!!

  8. #8
    Member Average
    Data de Inscrição
    Jul 2003
    Mensagens
    77

    Padrão

    Citação Mensagem Original de tuningonline
    pois, mas eu dei a definição de um dicionário, tu deste a de uma enciclopedia. O rapaz quer fazer um dicionario de termos não uma enciclopedia!!!
    My bad !






    Cumps


    EDIT: já agora deixo aqui mais uma:

    Comboio: Vários carros todos uns atrás dos outros, a aproveitarem todos o cone de um carro superior, para dar a ilusão que andam mt !

  9. #9
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Localização
    Funchal - Madeira
    Mensagens
    104

    Padrão

    Man quando é que é percebido que nem todos os tuners andam de boné, da idade das pitas e dos basofes.
    Criar linguagem social... Lolololol Até parece
    Os basofes é que grupo, etc etc etc, deus me livre falar assim. Ta-se mesmo a ver 2 fast 2 furious faz muitos pensamentos errados neste país.
    Cumpz
    P.S:. Se é termos que ninguém percebe principalmente nos tuner de mecanica agarras em manuais de mecanica e de afinações desportivas e começas a ler. O vocabulario já é antigo.



  10. #10
    Senior Member Super user Avatar de 306 Rxs
    Data de Inscrição
    Jul 2005
    Localização
    gondomar
    Mensagens
    2.389

    Padrão

    estao a esquecer se da tao famosa e falada "CORDA",
    aquela que puxa quem fica pra trás...

  11. #11
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2005
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    30

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Knyght
    Man quando é que é percebido que nem todos os tuners andam de boné, da idade das pitas e dos basofes.
    Criar linguagem social... Lolololol Até parece
    Caro Knyght não é por haver uma linguagem grupal que que todos os tuners falem do mesmo modo ou andem todos de bone e por ai fora! Isto tem mais a ver com a chamada criatividade linguistica dos grupos!

    Teremos de admitir que se dissermos: o meu carro ta stock ou tou a pensar em fazer umas Mods, colocar umas saias, cola-lo ao chao .... por ai fora, em principio poucas pessoas, que nao estejam ligadas ao tuning ou ao mundo automóvel, vão compreender!

    Cumprimentos e junto lhe o bigode ao bone que segue num comboio de cones!
    Red

  12. #12
    Velho do Restelo Super user Avatar de MercFan
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Parede
    Mensagens
    1.082

    Padrão

    Melhor Modificação : Excape i admixão

    d'orige .......


    e depois é o mitico ... dois trinta... há que falar aos pares...

    ca grande paxorra vais tu ter..... só a corda que tens levado .... nem a cravar lá vais...

  13. #13
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2005
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    30

    Padrão

    vou fibrar os ovos da pascoa que tentei oferecer, a quem respondesse ao inquerito, pa esta nova fase LOLOL!

    Vou é mandar a ratada aos profs com este trabalho chipadao, quero é ver se tambem chego aos dois digitos! um quatro ou um cinco.

    Abraço
    Red

  14. #14
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Oct 2005
    Mensagens
    684

    Padrão

    Citação Mensagem Original de tuningonline
    boné: dispositivo para cobrir a tola e dar mais velocidade de ponta

    cone: bolacha que suporta as bolas de gelado.

    carros (distância) : medida variavel de acordo comos interesses que espressa a distância que um carro deixa o outro para trás



    agora a sério , parece-me um tema um pouco fraco...dicionario de termos.
    Acrescento:

    Xuning:"arte" de estragar carros fibrando-os ao desbarato, e deixando tudo com uma qualidade de acabamentos horrivel(mt usada no fundão)

    Xuner:praticante do referido xuning

    Sonoro:Ruido imanado de dentro de automoveis geralmente xuning's, k nos dá cabo da cabeça ao passar por nós aos berros

    Estamos sempre a aprender...

  15. #15
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    152

    Padrão

    Olha que por acaso.. tlvs nem fosse má ideia de todo criar à semelhança de outras comunnidades como a do www.hattrick.com , uma espécie de wikipédia mas cujo universo é apenas o que se pretende, neste "nosso" caso, peças , extras, expressões comuns etc

  16. #16
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2005
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    30

    Padrão

    de Tomaso -> isso do "senore" é mais: ponteira a imitar escape e afins mas com um barulho do belo. e porque é que é necessario este barulho??? pa "dama" saber onde anda o seu xuning. o xuninzito sai de casa e vai po cafe e assim a "dama" sabe onde ele anda por causa dakele maravilhoso "senore" que a ponteira lhe confere!!

    Poderoso!!

    Abraço Red

  17. #17
    Senior Member Super user Avatar de Raggs
    Data de Inscrição
    Jun 2003
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.513

    Padrão

    O que tu queres sei eu!


    "pintor" como unidade de velocidade equivalente a cem quilometos por hora
    "encolhido" como rebaixado;

    Queres o jargão...

    Então quando te dedicares aos nichos e descobrires os drifters de algibeira, i.é, aqueles que só por terem um RWD e terem soltado a traseira em potência dizem que já fizeram "uns drifts"...meu amigo. Vais mudar de vida e seguir Direito.

    Abraço

  18. #18
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Oct 2005
    Mensagens
    684

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Red_Mariachi
    de Tomaso -> isso do "senore" é mais: ponteira a imitar escape e afins mas com um barulho do belo. e porque é que é necessario este barulho??? pa "dama" saber onde anda o seu xuning. o xuninzito sai de casa e vai po cafe e assim a "dama" sabe onde ele anda por causa dakele maravilhoso "senore" que a ponteira lhe confere!!

    Poderoso!!

    Abraço Red
    1000desculpas!!
    Eskecime k o raio do "senore" é um canto nupecial xuner!!

    Ao bom estilo dos documentarios da BBC sobre a vida selvagem:

    "O xuner sai de casa debaixo dakelo ruido intenso e "fantastico"(looooooooool), e a sua femea tb conhecida por "dama" dirige-se ao café mais proximo da secundaria para umas demonstrações de mtt amor em publico"

    Estamos sempre a aprender...

  19. #19
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Mensagens
    3.224

    Padrão

    repro- termo utilizado pelo tuner ou street racer para o aumento de potência através de métodos informáticos num carro, alteração da centralina por via intravenosa permitindo assim o aumento dos cavalos e do fumo por muitas vezes!

    fumo- nuvem provocada por carro a gasoleo após a repro ou por deficiência do motor, esta pode ser negra ou de várias cores, fácilmente perceptível a olho nú ou mesmo olhando para a traseira do carro com mudança de côr

    admixão- mais conhecido por admissão traduzindo em português, este termo normalmente é usado em conjunto com "excape" e "tá de órige"

    tá de órige- é usado para iludir o street racer que vai para o "pikanso", permitindo este assim poder ganhar a pikaria fazendo crer que o carro se encontra completamente sem alterações aka "mexidas"

    trancar a roda- esta palavra foi usada por um street racer durante a pikaria e desde então é usada por muitos street racers, este termo é usado durante o pikanso quando vão numa posição perpendicular ao outro carro

    boné- adorno utilizado pelos street racers, este adorno é fundamental para a virilidade do street racer, desde a antiguidade que é usado para o carro andar mais e ser mais seguro e pensar que é o maior

    cone- este é mais um termo usado no mundo do street racing , desde os tempos antigos da pikaria, é mais usado na ponte vasco da gama pelos street racers durante o pikanso, serve para dizer que o carro vai atrás do outro ( vai a cheirar o cú do outro)

    fibra- substância usada para estragar carros, é usada para o "xuning" e exageros nos carros, pensado o utilizador que embeleza o carro, esta substÂncia só pode ser usada em pequenas quantidades e dar-lhe o uso adequado sem cair no exagero (xuning)

    corda- ratada, cordel, carga, coça etc, termos usado quando se ganha um pikanso

    xuning- fibras, molas cortadas, autocolantes excessivos, uso de adereços inuteis, arte de transformar um carro em algo feio e sem uso prático para uso na via pública, esta arte é praticada pelo azeiteiro ou xuner

    azeiteiro ou xuner-individuo com muito mau gosto que pratica a arte do xuning

    ipoB- arma de repressão contra tuning, criatura temida por todos os tuners e street racers, esta criatura é uma constante na mitogia do tuner, são contadas histórias em que carro entra lá e já não sai mais

    bófia e inspector da DGV- são o inimigo nº 1 do tuner, estão munidos com armas poderosas tais como o livro de multas e o reboque para a apreensão, são individuos muito perigosos e temidos, que é apanhado por eles muito dificilmente escapa

    operação stop- cilada,armadilha,caça á multa, algo temido pelos tuners e street racers, é algo maldito e quem cai nas teias da operação stop fica lá , arriscando-se a ficar sem o carro e sem o dinheiro

  20. #20
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Localização
    Funchal - Madeira
    Mensagens
    104

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Red_Mariachi
    Caro Knyght não é por haver uma linguagem grupal que que todos os tuners falem do mesmo modo ou andem todos de bone e por ai fora! Isto tem mais a ver com a chamada criatividade linguistica dos grupos!

    Teremos de admitir que se dissermos: o meu carro ta stock ou tou a pensar em fazer umas Mods, colocar umas saias, cola-lo ao chao .... por ai fora, em principio poucas pessoas, que nao estejam ligadas ao tuning ou ao mundo automóvel, vão compreender!

    Cumprimentos e junto lhe o bigode ao bone que segue num comboio de cones!
    Red
    Olha o stock vem de mecanica eu já disse precissas é de dicionarios de mecanica e de condução desportiva para perceberes os cones! Mais nada.
    Cumpz



Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Streetracing - o que não fazer
    Por LeNnOxLeWiS no fórum Videos
    Respostas: 11
    Última Resp.: 07-02-2010, 17:33
  2. Dicionario Português-Inglês
    Por v4NDALu no fórum TOLices
    Respostas: 8
    Última Resp.: 21-09-2007, 21:15
  3. Novo Dicionário de Língua Portuguesa
    Por Pestegti no fórum TOLices
    Respostas: 6
    Última Resp.: 26-01-2007, 12:54
  4. Dicionario da mulher / homem
    Por Pestegti no fórum TOLices
    Respostas: 6
    Última Resp.: 26-01-2007, 12:51
  5. streetracing niponico
    Por andred. no fórum Videos
    Respostas: 1
    Última Resp.: 03-10-2006, 22:29

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •