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Tópico: Devo por xenon ou nao?

  1. #1
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    Padrão Devo por xenon ou nao?

    Boas pessoal, é o seguinte, estou a pensar em por xenon no meu carro, eu sou um lego neste assunto, com tal queria saber a vossa opinião, se compensa, qual o preço, se traz vantagens significativas, se é legal etc...

    O carro é uma Megane 1.5dci 105cv, e tem o chamado (olho de boi).

    Obrigado
    Última edição por samuka92; 07-06-2009 às 20:48.

  2. #2
    Senior Member Senior Avatar de nLeitao
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    Samuka,

    Acho que neste caso nem serve dizer-te que podias procurar antes... porque a quantidade de tópicos a falar de xenon é tão grande que nem faz sentido...

    Vá... dá uma voltita ao fórum e vais encontrar respostas para todas as tuas questões


    Abraço
    NLeitao
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  3. #3
    Senior Member Average 2 Avatar de fermamar
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    Grosso modo,respondendo as tuas questões:

    -Compensa?Largamente!...

    -Preço?Penso que arranjas desde 90/100€...

    -Vantagens?Imensas...tens a optica adequada para utilizares xenon,e vais notar uma grande melhoria na iluminação em quaisqueres condições.

    -É legal?No teu caso não,a não ser que possuas um "D" (discharge) gravado na optica,possuires lava-farois,teres auto-niveladores.Tambem só podem usar veiculos com matricula posterior a 1-1-1998,mas o teu não tem problema neste aspecto.

    Espero ter ajudado.
    Abraço!

  4. #4
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    Citação Mensagem Original de fermamar Ver Post
    Grosso modo,respondendo as tuas questões:

    -Compensa?Largamente!...

    -Preço?Penso que arranjas desde 90/100€...

    -Vantagens?Imensas...tens a optica adequada para utilizares xenon,e vais notar uma grande melhoria na iluminação em quaisqueres condições.

    -É legal?No teu caso não,a não ser que possuas um "D" (discharge) gravado na optica,possuires lava-farois,teres auto-niveladores.Tambem só podem usar veiculos com matricula posterior a 1-1-1998,mas o teu não tem problema neste aspecto.

    Espero ter ajudado.
    Abraço!
    Fiquei esclarecido com as tuas respostas, no entanto tenho andado em varios foruns, audipt, ibizaclub, a verdade é que uns dizem que nao há problemas, até 6000k é na boa, uns falam que se nao tiver os auto-niveladores já há problema, uns dizem que xumbam no IPO, outros dizem que não, é como vos digo estou indeciso e nao sei mesmo o que fazer, alguem me pode ajudar?

    Se for o caso e puder trocar quando for ao IPO, para as de Halogenio, é muito complicado monta-las?

  5. #5
    Senior Member Average 2 Avatar de fermamar
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    Citação Mensagem Original de samuka92 Ver Post
    Fiquei esclarecido com as tuas respostas, no entanto tenho andado em varios foruns, audipt, ibizaclub, a verdade é que uns dizem que nao há problemas, até 6000k é na boa, uns falam que se nao tiver os auto-niveladores já há problema, uns dizem que xumbam no IPO, outros dizem que não, é como vos digo estou indeciso e nao sei mesmo o que fazer, alguem me pode ajudar?

    Se for o caso e puder trocar quando for ao IPO, para as de Halogenio, é muito complicado monta-las?

    Ha problema sim,se não reunires as condições que descrevi,numa IPO não passa,a não ser com "amizades"...

    Numa operação STOP as coisas podem passar despercebidas,principalmente se tiveres lava farois,porque o resto é mais dificil de verificar,nomeadamente os auto-niveladores.
    Relembro que,segundo a nova lei,ter xenon num carro que não está preparado para o efeito pode originar a apreensão do mesmo,pois trata-se de uma alteração as caracteristicas originais do veiculo.

    Eu já tenho no meu á 3 anos ou mais,sempre na boa sem stress´s,mas no ano passado já embirraram na IPO e não me queriam passar,mas lá passaram porque a directiva (na altura tinha acabado de sair as novas regras) ,tinham recebido á poucos dias mas avisaram-me logo que este ano já não dava para passar...fui lá no mes passado,mas tirei as lampadas.Ha carros que se tira e põe na boa,no meu caso é algo dificil,mas vou continuar a andar,logo se vê...já não me imagino a andar á luz de velas outra vez!

    Já agora desafio aqui alguem a dizer-me se actualmente ha algum centro de inspecções a deixar passar xenon sem ter tudo em ordem?Pode dizer-me por PM sff,para eu trocar de centro porque o meu está a cumprir as regras a 101%...

  6. #6
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    Cool Cuidado com as luzes da arvore de natal

    Eu acho que é preciso ter cuidado. Ainda no outro dia ia tendo um acidente porque um caramelo me espetou os faróis na tromba (aposto que era xenon). Não baixou os faróis para médios ou os faróis pura e simplesmente não baixam para médios. Acabei por parar completamente, pois fiquei completamente cego.

  7. #7
    Senior Member Average 2 Avatar de fermamar
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    Citação Mensagem Original de 106XSiLx Ver Post
    Eu acho que é preciso ter cuidado. Ainda no outro dia ia tendo um acidente porque um caramelo me espetou os faróis na tromba (aposto que era xenon). Não baixou os faróis para médios ou os faróis pura e simplesmente não baixam para médios. Acabei por parar completamente, pois fiquei completamente cego.
    Sim,as coisas começaram a ficar apertadas porque ha por aí muitos chicos espertos que resolveram por os seus Kadett´s,Corsas A/B,Golf´s II/III,PuntosMKI,Clios... e tantos outros com a belas luzinhas azuis,mas depois esquecem-se de que as opticas reflectoras dos seus carros não servem,nem de longe,para por xenon pois atiram mais luz para cima do que para o asfalto.
    As adequadas são as tipo projector,tambem conhecidas como "olho de boi",pois cria uma linha horizontal e dali não passa...

    Uma coisa tão importante como as opticas é a regulação!A que estava normalmente não serve,porque o feixe regulado para halogeneo,começa a levantar a meio da faixa de rodagem para ir apanhar a berma mais longe,ou seja,começa a encandear quem vem de frente,principalmente em curvas para a direita e em lombas.

    O meu está reguladissimo,altura adequada,feixe de luz calibrado em ambas as opticas,sobrepondo-se na perfeição,e a levantar mesmo em cima da linha que separa a faixa de rodagem da berma em ambas as opticas.
    Já ando á mais de 3 anos e nunca tive reclamações...

    Ha que ter consiencia tambem que quando se carrega a mala com carga ou se leva passageiros atras se deve utilizar a regulação electrica manual,os que a têm...

    Depois tambem ha o facto que os autoniveladores não se têm revelado assim tão eficazes nos xenons de origem,pois frequentemente quantos de nós somos encadeados por carros novos que os trazem montados de fabrica?...eu falo por mim,imensas vezes.

    Resumindo,não é só atirar com o xenon lá para dentro,tambem ha que ter consciencia que ha mais veiculos a circular na estrada...

    Just my 2 cents...
    Última edição por fermamar; 08-06-2009 às 23:18.

  8. #8
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    Eu tenho o olho de boi, tenho os niveladores manuais, e em principio devo por 6000k, nas paragens Stop o pessoal diz que nao costuma haver muitos problemas, na inspecção, eu vou lá com o xenon, se passar passou, se nao passou, troco para as de halogenio e ta feito....inda por cima a carrinha é recente, muito menos "cana" dá nas inspecções e isso...nao tem nada haver com aqueles carros que andam ai todos azeiteiros com xenon, esses sim, penso que têm mais hipotese de nao passarem na inspecção, mas penso que hei-de por o xenon dentro de 2 a 3 semanas

    Tou um bocado indeciso qual será a melhor, 6000k ou 5000k

  9. #9
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    Citação Mensagem Original de samuka92 Ver Post
    Tou um bocado indeciso qual será a melhor, 6000k ou 5000k
    Julgo que o que mais se aproxima da tonalidade dos sistemas de fabrica é entre os 4500 e 6000K,se fosse hoje ía para os 4500,branquinho branquinho!

  10. #10
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    Boas, isso do xenon encandear é muito reletivo, é natural que se os farois estiverem muitos altos, ai sim, encandeiam mas se for halogénio e estiveram altos tambem encandeiam a mesma, isso vai de cada um ter consciencia que quando se mexe nos farois tem sempre de se verificar o nivelamento dos mesmos

  11. #11
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    Boas...
    Eu pus xenon e na inspecção chumbou!!!
    Argumento:
    Tem que vir com xenon de origem

    cump

  12. #12
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    Citação Mensagem Original de PUSGAS Ver Post
    Boas...
    Eu pus xenon e na inspecção chumbou!!!
    Argumento:
    Tem que vir com xenon de origem

    cump
    Tem de ter nivelador automatico e lava farois se tiver isso tem de passar, infelizmente vivemos em Portugal arranjam leis para nao se puder fazer nada

  13. #13
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    Citação Mensagem Original de fermamar Ver Post
    Grosso modo,respondendo as tuas questões:

    -Compensa?Largamente!...

    -Preço?Penso que arranjas desde 90/100€...

    -Vantagens?Imensas...tens a optica adequada para utilizares xenon,e vais notar uma grande melhoria na iluminação em quaisqueres condições.

    -É legal?No teu caso não,a não ser que possuas um "D" (discharge) gravado na optica,possuires lava-farois,teres auto-niveladores.Tambem só podem usar veiculos com matricula posterior a 1-1-1998,mas o teu não tem problema neste aspecto.

    Espero ter ajudado.
    Abraço!
    Boas

    sera que a minha carrinha VW Sharan 09/2000 pode levar Xenon ela nao tem lava farois e nao sei se tem auto-nivelador mas sei que tem regulador manual..

    sera que da??

    i num seat ibiza de 1995(mk2) ???

    abraço

  14. #14
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    Boas,

    por exemplo se eu meter estas opticas no Seat Ibiza 1995 (mk2) sera que ainda era preciso muito mais coisas para nao encadear os outros condutores e passar na inspeçao???


    Anexo 5681

    abraço

  15. #15
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    Passar na inspecçao duvido, agora para nao encandeares, como essas opticas já trazem olho de boi basta elas estarem bem alinhadas

  16. #16
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    Boas,

    mas e para passar no ipo a alguma maneira???
    ou tenho sempe de as tirar???

    i quanto a vw sharan posso por? ja passa no ipo? ja tem olho de boi...

    abraço

  17. #17
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    Citação Mensagem Original de Joel_B Ver Post
    Boas,

    mas e para passar no ipo a alguma maneira???
    ou tenho sempe de as tirar???

    i quanto a vw sharan posso por? ja passa no ipo? ja tem olho de boi...

    abraço
    Sem lava-farois e niveladores automaticos nao passa, é uma questao de mudares as lampadas antes d ires

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