Resultados 1 a 15 de 15

Tópico: AX Gti - Medida da linha ideal...

  1. #1
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2006
    Mensagens
    16

    Padrão AX Gti - Medida da linha ideal...

    Boas, vou por linha directa desde os colectores ate á panela final, vou retirar o catalizador mas a panela final vai ficar a de origem, gostava do que me indicassem qual a medida ideal, penso que 55mm e apropriada mas gostava de saber as vossas opiniões

  2. #2
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2003
    Mensagens
    256

    Padrão Re: AX Gti - Medida da linha ideal...

    Citação Mensagem Original de Ov3rRuLeR
    Boas, vou por linha directa desde os colectores ate á panela final, vou retirar o catalizador mas a panela final vai ficar a de origem, gostava do que me indicassem qual a medida ideal, penso que 55mm e apropriada mas gostava de saber as vossas opiniões
    Eu utilizei 55mm internos com uma panela identica num Sport q agora está à venda (a linha) e gostei mto do efeito prático.
    -

  3. #3
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2005
    Mensagens
    212

    Padrão Re: AX Gti - Medida da linha ideal...

    Citação Mensagem Original de Amarelo
    Citação Mensagem Original de Ov3rRuLeR
    Boas, vou por linha directa desde os colectores ate á panela final, vou retirar o catalizador mas a panela final vai ficar a de origem, gostava do que me indicassem qual a medida ideal, penso que 55mm e apropriada mas gostava de saber as vossas opiniões
    Eu utilizei 55mm internos com uma panela identica num Sport q agora está à venda (a linha) e gostei mto do efeito prático.
    55mm internos num bloco 1.3??? Espero que isso seja carro para andar sempre em altaas rpms... muitoooooooooo altas mesmo....

  4. #4
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2003
    Mensagens
    256

    Padrão Re: AX Gti - Medida da linha ideal...

    Citação Mensagem Original de Junglas
    Citação Mensagem Original de Amarelo
    Citação Mensagem Original de Ov3rRuLeR
    Boas, vou por linha directa desde os colectores ate á panela final, vou retirar o catalizador mas a panela final vai ficar a de origem, gostava do que me indicassem qual a medida ideal, penso que 55mm e apropriada mas gostava de saber as vossas opiniões
    Eu utilizei 55mm internos com uma panela identica num Sport q agora está à venda (a linha) e gostei mto do efeito prático.
    55mm internos num bloco 1.3??? Espero que isso seja carro para andar sempre em altaas rpms... muitoooooooooo altas mesmo....
    As coisas nao sao tao lineares como medir os cc´s. Sim, é um carro q mesmo para utilização fora de pista so rende das 3mil rpm´s para cima e no caso do nosso tinha vida até às 8mil sempre a puxar bem.
    -

  5. #5
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2005
    Mensagens
    212

    Padrão

    Amarelo, tu melhor do que ninguém, deves saber que nem tudo o que é bom para pista, é bom para o dia a dia.

    Depois tens que ter noção que a linha tem como função conduzir um fluído, neste caso de gases. Isso é física 101. Em função do diâmetro vais ter uma velocidade máxima, relacionada com o caudal. Se tens uma linha demasiado grossa, a velocidade de escoamento de gases é pequena e os gases "enrolam-se". Pura e simplesmente não os vai escoar. Se tiveres uma linha demasiado estreita, saturas muito depressa a capacidade de ecoamento da linha.

    Vamos admitir uma eficiência volumétrica de 100%, para facilitar as contas.

    Um motor 1300 cc, gera a cada 4 rpms, 1300 cc de gases.
    Um motor 1600 cc, gera a cada 4 rpms, 1600 cc de gases.

    A 4000 rpms tens o motor 1.3 com 5.2L de gases enquanto que o motor 1.6 gerou 6.4L de gases que têm que ser escoados, ou seja, cerca de 20% mais volume do que o motor com menos cc. Se usares a mesma linha, para que ela tenha a mesma eficiência, o motor 1.3 necessita de estar a rodar cerca de 20% mais depressa do que o motor 1.6, pois só assim consegue gerar o mesmo fluxo de gases.

    Em numeros redondos, um motor 1.3 a 4800 rpms, gera tantos gases como um motor 1.6 a 4000 rpms. A linha tem que ser dimensionada para a faixa de rpms onde o carro vai ser usado. Por isso é que disse, se o carro vai ser usado em altas rpms, siga de 55mm internos. Se continua a ser NA e vai ser um daily driver que passa 90% do tempo abaixo das 4500 rpms, 55mm é demasiado largo...

    Mas pronto, once again, é apenas a minha opinião...

    P.S.: Lembra-te que uma linha é tão larga (em termos de fluxo de gases) como a sua secção mais estreita... (Repara bem no estrangulamento que as curvas feitas a pedreiro criam...)

  6. #6
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2003
    Mensagens
    256

    Padrão

    Qual sugerias?
    -

  7. #7
    Senior Member Average 2 Avatar de MaScOtE
    Data de Inscrição
    Jul 2003
    Localização
    Onde o rio se faz ao tejo... Caparica
    Mensagens
    115

    Padrão


    ja agora tambem gostava de saber ao certo a medida para um carro do dia a dia... pois assim ja fico + informado para quando meter uma linha directa no meu...

    Projecto BH -> www.axgti.site.vu <-
    Apex -35mm - Barra AA Sparco - NGK

  8. #8
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2005
    Mensagens
    212

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Amarelo
    Qual sugerias?
    Tal como disse, depende da aplicação. Para track, acho que os 55 internos devem ser o ideal, visto raramente o carro estar abaixo das 4000-4500 rpms.

    Para o dia a dia, dificilmente passava de uma com 45-48 internos, num motor 1.3.

    Just my humble opinion...

  9. #9
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2003
    Localização
    Setubal, terroa
    Mensagens
    181

    Padrão

    e para um compressorizado como o meu?

  10. #10
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2005
    Localização
    S.M Infesta Matosinhos
    Mensagens
    167

    Padrão

    e num ax 1.1 45mm serve?

  11. #11
    Senior Member Average 2 Avatar de MaScOtE
    Data de Inscrição
    Jul 2003
    Localização
    Onde o rio se faz ao tejo... Caparica
    Mensagens
    115

    Padrão

    ja fiquei + esclareçido... la tenho que meter o GTi a fazer barulho com linha

    45mm para 1.1 isso deve ser muito puxado

    Projecto BH -> www.axgti.site.vu <-
    Apex -35mm - Barra AA Sparco - NGK

  12. #12
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2005
    Localização
    S.M Infesta Matosinhos
    Mensagens
    167

    Padrão

    atao qual e melhor para 1.1?

  13. #13
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2005
    Mensagens
    212

    Padrão

    Xiiiii porra mas pensam que eu sou o Senhor da verdade Absoluta? Sou apenas mais um no meio da multidão...

    Para um G, e visto que em motores FI o trabalho da linha deixa de ser tão crítico como num motor NA (Eficiências volumétricas acima dos 100% são alcançáveis, mas já é muito "jogo de cintura", entre overlap nas cams, diâmetro da linha e velocidades de escoamento). Num G40, penso que não tens qualquer tipo de problema em colocar 55 internos. Mas o meu conhecimento de motores FI é demasiado escasso para te poder dar um número. Tenta saber a eficiencia volumétrica do teu motor e depois aplicas as mesmas contas que eu apresentei lá em cima. Mas em vez de usares os 1300cc, usas 1300 * eficiencia volumétrica/100.

    Para um motor 1.1 ... Até linha de 60mm serve. Agora se a questão é se terás ganhos? Não, apenas perdas. Num 1100 penso que 38-41mm internos seja o limite já um bocadinho esticado...

  14. #14
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Localização
    Setúbal
    Mensagens
    154

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Junglas
    Amarelo, tu melhor do que ninguém, deves saber que nem tudo o que é bom para pista, é bom para o dia a dia.

    Depois tens que ter noção que a linha tem como função conduzir um fluído, neste caso de gases. Isso é física 101. Em função do diâmetro vais ter uma velocidade máxima, relacionada com o caudal. Se tens uma linha demasiado grossa, a velocidade de escoamento de gases é pequena e os gases "enrolam-se". Pura e simplesmente não os vai escoar. Se tiveres uma linha demasiado estreita, saturas muito depressa a capacidade de ecoamento da linha.

    Vamos admitir uma eficiência volumétrica de 100%, para facilitar as contas.

    Um motor 1300 cc, gera a cada 4 rpms, 1300 cc de gases.
    Um motor 1600 cc, gera a cada 4 rpms, 1600 cc de gases.

    A 4000 rpms tens o motor 1.3 com 5.2L de gases enquanto que o motor 1.6 gerou 6.4L de gases que têm que ser escoados, ou seja, cerca de 20% mais volume do que o motor com menos cc. Se usares a mesma linha, para que ela tenha a mesma eficiência, o motor 1.3 necessita de estar a rodar cerca de 20% mais depressa do que o motor 1.6, pois só assim consegue gerar o mesmo fluxo de gases.

    Em numeros redondos, um motor 1.3 a 4800 rpms, gera tantos gases como um motor 1.6 a 4000 rpms. A linha tem que ser dimensionada para a faixa de rpms onde o carro vai ser usado. Por isso é que disse, se o carro vai ser usado em altas rpms, siga de 55mm internos. Se continua a ser NA e vai ser um daily driver que passa 90% do tempo abaixo das 4500 rpms, 55mm é demasiado largo...

    Mas pronto, once again, é apenas a minha opinião...

    P.S.: Lembra-te que uma linha é tão larga (em termos de fluxo de gases) como a sua secção mais estreita... (Repara bem no estrangulamento que as curvas feitas a pedreiro criam...)
    Já que tas a pensar em pormenor, usa a formula do caudal que se dá em elementos da termodinamica e em mecanica dos fluidos, m= V. A (tirase a area e em seguida o diametro com a formula da area do circulo) e a equaçao da conservaçao da energia, n te esqueças tambem pode deferir a entrada do circuito, em conformidade com os valores lambda(oxigenio) e logo a mistura ou mesmo a carga no pedal que e aplicada etc etc, para um mesmo nº de rpms maior ou menor volume, por isso dimensionar a linha d escape pois ha outras coisas que modificam o tipo de escoamento tal como a rugosidade do material do escape e até o aquecimento do escape pode variar o volume dos gases de escape... nao e tao facil qt pareçe para obter um rendimento maximo, eu deixava tar a largura da linha quieta,como o junglas disse ha curvas(por exemplo colectores) que retiram rendimento, se queres mais directo, panela fora e colectores como deve ser.
    Se queres mesmo modificar a linha compra de marcar bem conheçidas, que sabes que tas a pagar uma boa obra de engenharia.

  15. #15
    Senior Member Senior Avatar de xenon
    Data de Inscrição
    Feb 2004
    Localização
    PORTO/MAIA
    Mensagens
    883

    Padrão

    isso de comprar marcas... os escapes SS para o cup são caros e n são assim tão bons como se diz... até porque n passam de tubos... eu uso 55mm no meu cup e acho o tamanho ideal para as mods que tenho, um SS não tem 55mm e penso nem ser inox... eu fui á interescape e fiz o tubo 100% inox e com as curvas mais suaves que me conseguiram fazer o resultado está a vista...

    para um 1.3 acho que 50mm era um bom compromisso com a panela final de origem a dar backpressure e depois sempre podias fazer mais umas mods, se for so para andar assim usa a medida de origem dos cups 47mm
    THERE IS A SUBSTITUTE FOR DISPLACEMENT: IT'S CALLED BOOST!!
    ..:::ECU's:::...:::KIT's MSD:::...:::IC's:::...:::TURBOS:::...:::OMEX:::..X.T.S.
    Xenon Tuning Shop http://xenontuningshop.blogspot.com
    Saxo Cup T16 By GARAGEM 18-X.T.S.
    Corsa T16 By X.T.S.

    Agente Vorwerk - Bimby Credenciado

Tópicos Similares

  1. IQ ideal tdi com carga
    Por rukacupra no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 24
    Última Resp.: 20-11-2011, 23:11
  2. pressao ideal dos pneus
    Por jumper no fórum Manutenção
    Respostas: 6
    Última Resp.: 18-09-2011, 09:57
  3. Nivel oleo ideal
    Por Duarte88 no fórum Manutenção
    Respostas: 12
    Última Resp.: 27-12-2007, 19:53
  4. What is your ideal job?
    Por Carlitos3 no fórum TOLices
    Respostas: 15
    Última Resp.: 27-07-2007, 20:03

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •