Eu utilizei 55mm internos com uma panela identica num Sport q agora está à venda (a linha) e gostei mto do efeito prático.Mensagem Original de Ov3rRuLeR
Boas, vou por linha directa desde os colectores ate á panela final, vou retirar o catalizador mas a panela final vai ficar a de origem, gostava do que me indicassem qual a medida ideal, penso que 55mm e apropriada mas gostava de saber as vossas opiniões
Eu utilizei 55mm internos com uma panela identica num Sport q agora está à venda (a linha) e gostei mto do efeito prático.Mensagem Original de Ov3rRuLeR
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55mm internos num bloco 1.3??? Espero que isso seja carro para andar sempre em altaas rpms... muitoooooooooo altas mesmo....Mensagem Original de Amarelo
As coisas nao sao tao lineares como medir os cc´s. Sim, é um carro q mesmo para utilização fora de pista so rende das 3mil rpm´s para cima e no caso do nosso tinha vida até às 8mil sempre a puxar bem.Mensagem Original de Junglas
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Amarelo, tu melhor do que ninguém, deves saber que nem tudo o que é bom para pista, é bom para o dia a dia.
Depois tens que ter noção que a linha tem como função conduzir um fluído, neste caso de gases. Isso é física 101. Em função do diâmetro vais ter uma velocidade máxima, relacionada com o caudal. Se tens uma linha demasiado grossa, a velocidade de escoamento de gases é pequena e os gases "enrolam-se". Pura e simplesmente não os vai escoar. Se tiveres uma linha demasiado estreita, saturas muito depressa a capacidade de ecoamento da linha.
Vamos admitir uma eficiência volumétrica de 100%, para facilitar as contas.
Um motor 1300 cc, gera a cada 4 rpms, 1300 cc de gases.
Um motor 1600 cc, gera a cada 4 rpms, 1600 cc de gases.
A 4000 rpms tens o motor 1.3 com 5.2L de gases enquanto que o motor 1.6 gerou 6.4L de gases que têm que ser escoados, ou seja, cerca de 20% mais volume do que o motor com menos cc. Se usares a mesma linha, para que ela tenha a mesma eficiência, o motor 1.3 necessita de estar a rodar cerca de 20% mais depressa do que o motor 1.6, pois só assim consegue gerar o mesmo fluxo de gases.
Em numeros redondos, um motor 1.3 a 4800 rpms, gera tantos gases como um motor 1.6 a 4000 rpms. A linha tem que ser dimensionada para a faixa de rpms onde o carro vai ser usado. Por isso é que disse, se o carro vai ser usado em altas rpms, siga de 55mm internos. Se continua a ser NA e vai ser um daily driver que passa 90% do tempo abaixo das 4500 rpms, 55mm é demasiado largo...
Mas pronto, once again, é apenas a minha opinião...
P.S.: Lembra-te que uma linha é tão larga (em termos de fluxo de gases) como a sua secção mais estreita... (Repara bem no estrangulamento que as curvas feitas a pedreiro criam...)
Qual sugerias?
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ja agora tambem gostava de saber ao certo a medida para um carro do dia a dia... pois assim ja fico + informado para quando meter uma linha directa no meu...
Tal como disse, depende da aplicação. Para track, acho que os 55 internos devem ser o ideal, visto raramente o carro estar abaixo das 4000-4500 rpms.Mensagem Original de Amarelo
Para o dia a dia, dificilmente passava de uma com 45-48 internos, num motor 1.3.
Just my humble opinion...
e para um compressorizado como o meu?
e num ax 1.1 45mm serve?
ja fiquei + esclareçido... la tenho que meter o GTi a fazer barulho com linha
45mm para 1.1 isso deve ser muito puxado
atao qual e melhor para 1.1?
Xiiiii porra mas pensam que eu sou o Senhor da verdade Absoluta? Sou apenas mais um no meio da multidão...
Para um G, e visto que em motores FI o trabalho da linha deixa de ser tão crítico como num motor NA (Eficiências volumétricas acima dos 100% são alcançáveis, mas já é muito "jogo de cintura", entre overlap nas cams, diâmetro da linha e velocidades de escoamento). Num G40, penso que não tens qualquer tipo de problema em colocar 55 internos. Mas o meu conhecimento de motores FI é demasiado escasso para te poder dar um número. Tenta saber a eficiencia volumétrica do teu motor e depois aplicas as mesmas contas que eu apresentei lá em cima. Mas em vez de usares os 1300cc, usas 1300 * eficiencia volumétrica/100.
Para um motor 1.1 ... Até linha de 60mm serve. Agora se a questão é se terás ganhos? Não, apenas perdas. Num 1100 penso que 38-41mm internos seja o limite já um bocadinho esticado...
Já que tas a pensar em pormenor, usa a formula do caudal que se dá em elementos da termodinamica e em mecanica dos fluidos, m= V. A (tirase a area e em seguida o diametro com a formula da area do circulo) e a equaçao da conservaçao da energia, n te esqueças tambem pode deferir a entrada do circuito, em conformidade com os valores lambda(oxigenio) e logo a mistura ou mesmo a carga no pedal que e aplicada etc etc, para um mesmo nº de rpms maior ou menor volume, por isso dimensionar a linha d escape pois ha outras coisas que modificam o tipo de escoamento tal como a rugosidade do material do escape e até o aquecimento do escape pode variar o volume dos gases de escape... nao e tao facil qt pareçe para obter um rendimento maximo, eu deixava tar a largura da linha quieta,como o junglas disse ha curvas(por exemplo colectores) que retiram rendimento, se queres mais directo, panela fora e colectores como deve ser.Mensagem Original de Junglas
Se queres mesmo modificar a linha compra de marcar bem conheçidas, que sabes que tas a pagar uma boa obra de engenharia.
isso de comprar marcas... os escapes SS para o cup são caros e n são assim tão bons como se diz... até porque n passam de tubos... eu uso 55mm no meu cup e acho o tamanho ideal para as mods que tenho, um SS não tem 55mm e penso nem ser inox... eu fui á interescape e fiz o tubo 100% inox e com as curvas mais suaves que me conseguiram fazer o resultado está a vista...
para um 1.3 acho que 50mm era um bom compromisso com a panela final de origem a dar backpressure e depois sempre podias fazer mais umas mods, se for so para andar assim usa a medida de origem dos cups 47mm
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