A4 B5 TDI


Marca: Audi
Modelo: A4 B5
Ano: 95
Motor e Transmissão: 110cv com caixa de 5




Descrição do projecto







Tudo começou por adquirir um dos carros que sonhava ter em 97/1998, e à imagem dos jovens da minha idade ia colecionando revistas de motos e carros que gostaria de ter... o Audi A4 fazia parte de um desses poster´s colado na parede do meu quarto.
No ano 1999 "finais"chegou a altura de comprar está viatura, era preciso um carro familiar e este saiu na rifa... veio da Belgica para Portugal e tornou-se propriedade minha.


A primeira mod que fiz no carro começou logo pelo som, na altura um Sony camaleão, amplificadores Sony, altifalantes vias separadas frontais infinity kapa e traseiras ovais infinity.
Na mala ficava a caixa imponente com os 2 sub´s da Rockford.


Em 2000 senti necessidade logo de aumentar a potencia da maquina, passou por colocar um chip.
Em 2001 a colocação de jantes 17
Em 2002 montei a caixa de velocidades de um audi a4 b6 130cv de 5 vl
A montagem do parachoques frontal replica RS4 e Farois traseiros tipo Lexus...
De referir que em 2000/2002 não se tinha as oportunidades de agora de choques OEM no ebay, sucatas com material deste genero etc etc


Nem tudo ficava como queria, mas como podia.
E de preferencia sempre feito por mim.


Aos poucos foi ganhando vida, no entanto não seguia o rumo que eu pretendia,participou em muitas concentrações tuning, em provas de arranque, expo salão etc etc.
Sendo assim resolvi guardar o carro na garagem e só sair com ele à rua no dia que estivesse como eu pretendia... ou muito proximo disso. Em 2004/2005 encostei o carro.


Quem me conhece sabe que este carro faz parte da minha vida, passou por muitas aventuras e desaventuras, em 2009 a minha vida da uma volta, e comigo vem o meu companheiro...
No final de 2010 resolvo pegar no Audi até a data encostado, andava só de garagem em garagem ou mudava de loja como eu... e parte para nova aventura, resolvo criar um projecto novo de raíz, desmontar o carro todo e refazer.


Em 2011 começa essa aventura, desmonto o carro todo, e preparo-me para começar com o projecto da minha vida, ou um deles.
No decorrer de 2011 preparo o carro todo de forma a ser pintado, sei que o branco nao fica bem no modelo B5, muita gente diz o mesmo que não tem linhas etc, então o desafio para mim é criar essas mesmas linhas ou mod´s necessarias de forma a que o branco cai-se bem no modelo.
Começo por alterar o choques frontal e traseiro, posso dizer que só não o pintei, mas desde desmontar o carro e montar e andar de lixa na mão e fibra, assim como forrar o interior que passou pelas minhas mãos.


Todo o serviço foi feito no ano de 2011 e 2012, ou melhor chaparia 2011 restante em 2012, neste espaço de tempo, tinha que dar prioriadade a clientes meus, pois como muitos sabem sou reprogramador, logo os carros dos clientes primeiro depois o meu...
Com gosto fui fazendo o que podia e sabia, gostei de explorar areas que não a minha e aprendi bastante, desde lixar, fibrar, estofar e mecánica tudo passou pelas minhas mãos...
Não me esqueço dos amigos que me foram dando uma mão e todos os que para bem e para mal trabalharam nele. Num todo faz o que ele é hoje.


Se ja está terminado? Não... Quem altera nunca se cansa e arranja sempre algo a fazer, é como pintar uma tela, o criador vê sempre algo que pode ir fazendo "pintando"


Espero que gostem, todo ele foi feito com gosto, não se pode agradar a todos, mas acima de tudo fiz para mim e para o meu filho. Um projecto é muito mais que meter umas jantes e rebaixar um carro, é certamente uma paixão que só quem vê, o "nada" a ganhar forma é que sabe o que sente.




Alterações totais


Motor:





> 1.9 TDI ANF 110Hp

> Caixa de velocidade audi a4 b6 130hp "rupeças"

> Colector de admissão PD 130 audi a4 b6 - 2012

> EGR off by abs.power - 2012

> Turbocharger VK by abs.power - 2012

> Reprogramação de centralina by abs.power

> Sensor map 051 C by abs.power - 2012

> Intercooler frontal e tubagens de intercooler by abs.power - 2012

> Linha de escape completa desde down pipe a panela final em inox
by Escapes rápido Valença - 2012

> Ponteiras da panela final da Ibiza FR OEM - 2012

> Filtro K&N By Q&F

> Embraiagem reforçada Sachs Racing By GBS

> Kat off "supressor"

> Tubagens e uniões em silicone Samco - 2012




Suspensão:

> Koni Eibach 2011
> Coilovers Supersport black edition + by KW - 2012




Travões:

> Frt - Brembo max B5 OEM 288mm
> Trs - Brembo e ferodo OEM



Rodas:

> 16 Sport OEM
> AEZ ICON 5 até 2011 com pneus 225/45/17

> 3SDM em 18 frt 8,5J trs 9,5J - 2012

> Pneus Michelin Pilot Exalto 225/ 40 / 18 - On time neumaticos en Tui Espanhã - 2012
> Pintura em red orange das mesmas by António "Surdo" - 2012




Exterior:

> Pintura em Branco Pérola

> Pintura do carro By Vipainting em Valença

> Pintura do choques frontal e traseiro by António "Surdo" - 2012

> Pilares B em preto mágico

> “Partes baixas” pintadas à cor da carroçaria

> Para-choques frontal trabalhado look RS4 B5 -2012

> Para-choques traseiro OEM look S4 - 2012

> Grelha capot look RS4 -2012

> Embaladeiras Sport OEM

> Mini wide body Guarda lamas frontal

> Desfrisamento das portas) - 2012

> Lava-faróis OEM - 2013 adquirido em 2012

> Faróis OEM com fundo negro by Chris Garcia - 2012

> Escovas frontais aerotwin com braços do S4 - 2012

> Câmara de marcha atrás - 2012

> Xenon nos médios Philips (h7 6000k)

> Duplo Fn traseiro

> Farois traseiros look S4 - 2012

> Leds nos mínimos 5000K , luzes de presença, pisca e marcha-atrás. - 2012

> Piscas guarda lamas escurecidos OEM - 2012

> Piscas farois frontais em Led - 2012

> Matricula frontal em autocolante - 2012



Interior:
> Bancos S4 com apoios laterais em pele e regulação lombar eléctrica - 2012

> Forras das quartelas em pele com dupla costura - 2012

> Trims em look carbono - 2012

> Volante Scirocco OEM em pele semi-perfurada - 2012

> Manete de velocidades S-Line em pele

> Apoio de braço em pele

> Quadrante com CB - 2012

> Quadrante RS4 OEM - 2013 - adquirido em 2012

> Plafonier e borrachas em preto RS4 OEM - 2012

> Palas do sol com iluminaçsão RS4 OEM - 2012

> Difusores ar iluminado RS4 OEM - 2012

> Pedais RS4 B7 OEM - 2012

> Tapetes personalizados S Line by Faroquinha

> Luzes de cortesia - 2012

> Leds vermelhos direccionais - 2012

> Full led inside.

> Short-Shift

> Manómetro de pressão do turbo A´pexi - 2012

> Turbo timmer HKS - 2012




Som:
> Fonte - 1 din Pioneer cd dvd - 2012


> Altifalantes -
Frente - Focal 2 vias separadas
Traseira - Infinity oval 3 vias


> Subwoofer´s Focal - "2" dupla bobine 27v2
"1" Sub P 30 - 2012

> Amplificadores -

ROCKFORD 1100A
Magnat combat 5000
Alpine v12



Outros:
> Alarme

> Chave retráctil OEM B6

> Isolamento Dynamat e stinger - 2012

> Kit emergência OEM









Fotografias:


Muitas das fotos foram feitas por telemóvel durante a alteração, ficam as desculpas pela qualidade, mas a única maneira de ir registando todo o trabalho.




















[I










































































































Filmes:





Video de teste a manómetro de turbo..







Agradecimentos: A todos que me ajudaram em todas as etapas, até aos que me prejudicaram... sem eles não tinha tido força para o acabar.


P.S - Este projecto teve andamento em finais de 2010, muito material comprado ao longo destes anos, em 2012 foi o ano que tudo se juntou


Agradecimentos ainda aos 2 fotógrafos que realizaram a sessão de fotos tão esperada.

Vasco e Nelson Costa.

https://www.facebook.com/pages/Nélson-Costa-Photography/189664264412550

A
migos que participaram de alguma forma no projecto - Silver_bullet "Joel" / Chris Garcia "Joker" / Paulo "Lobo" / André "Rodas" / Pedro Alves / Vasco Galvão e todos os demais... a todos o meu obrigado